Nacionalidade portuguesa pelo casamento

1261262264266267315

Comentários

  • @Josi Pereira vc deve ter mandado a estadual. O bom é que uma exigência Facil de resolver.

  • Boas.. alguém com processo de nacionalidade pelo casamento, entregue em janeiro/2021??? Entreguei meu pedido na conservatória central de Lisboa em 21/01/2021 e até hoje na bolinha 3. Tinha avançado para bolinha 4 mas regrediu para bolinha 3, uma vez que falta uma informação externa.


    podem me dizer se estão no mesmo nível?


    obrigada

  • @fladoreto seu processo caiu em exigência e vc receberá uma carta no endereço indicado no formulário.

  • @Destefano exatamente isso.

    Nós dias de hj qual é a melhor forma de envio?

  • @Josi Pereira eu ainda acho que a melhor forma é a DHL. O que você pode tentar é o envio por email, perguntando se o simples envio por email, com a certidão em anexo, serviria como cumprimento da exigência, considerando que a certidão pode ser verificada via internet por eles, o que agilizaria o processo. Acho que vale a tentativa e, após uns 5 dias, enviar via DHL, caso seja negada ou não respondida.

  • Opa! Já tive retorno!!

    Me mandaram o num do processo e a senha... ainda está no 1 - Recebido, rsrs. Mas tá lindo! pelo menos agora eu consigo acompanhar.

    Já atualizei a planilha 😉

  • @Marcela Epprecht excelente. Agora a angústia muda. Agora é outra. Aguarde cerca de 14 meses para se preocupar novamente, pois, mais ou menos nessa data, deve mudar para a bolinha 2.

  • @Destefano é seria uma ótima tentativa. Ok muito obrigada. Vou fazer tentativa.

  • Olá pessoal, vi que teve algumas mudanças na lei e forma como aceitam a união estável, poderia solicitar a nacionalidade para meu marido? Estamos junto em regime de união estável há 5 anos já.

    Estava vendo no https://justica.gov.pt/Como-obter-nacionalidade-portuguesa/E-casado-ou-vive-em-uniao-de-facto-com-um-portugues-ha-mais-de-3-anos#A%20liga%C3%A7%C3%A3o%20%C3%A0%20comunidade%20portuguesa%20%C3%A9%20automaticamente%20reconhecida.. seriam estes os documentos? Poderiam me ajudar?

    • Certidão de União estável de inteiro Teor
    • Declaração de União estável recente do cônjuge português
    • Formulário de declaração de aquisição de nacionalidade assinado, com firma reconhecida por autenticidade
    • Certidão de nascimento do solicitante (cópia reprográfica ou inteiro teor?)Certidão de registro/nascimento de Portugal do cônjuge português
    • Comprovante de nacionalidade - O que seria? cópia do passaporte, por exemplo?
    • CERTIFICADO CRIMINAL BRASILEIRO - emitida pela PF
    • Dispensa militar (alistamento)Documentos que comprovem a sua ligação à comunidade portuguesa - Quais seriam esses documentos? O que eu poderia enviar para comprovar? A união estável já não vale?

    Todos estes documentos serão apostilados, certo?

  • @ba_pp tem que procurar um advogado em Portugal. A união estável precisa ser homologada em Portugal, junto ao Poder Judiciário.

  • Ola pessoal,

    Eu e minha esposa somos casados a 6 anos agora em Marco 2023.

    Sou Portugues e ja temos nosso casamento transcrito em Portugal. Decidimos em morar em Portugal por um tempo e vamos dar entrada no processo de aquisicao da cidadania Portuguesa pelo casamento. De acordo com a lei atual, apos 6 anos de casamento, nao ha necessidade de provar um vinculo com a comunidade Portuguesa.


    Vamos estar em Coimbra, e minha duvida e saber se alguem aqui sabe quanto tempo esta demorando o processo de aquisicao presencialmente em Portugal?

    Minha esposa esta querando entrar agora em Janiero 2023 (nao temos vinculo, vamos ficar em um studio por 1 mes ate acharmos um imovel para alugar por 6 meses apenas), porem temo que por mais que faltem apenas 2 meses para estarmos 6 anos casados, o processo caia em exigencia por falta de vinculo.


    Seria muito bom ter opnioes de casais que passaram por algo parecido.

    Fico no aguardo de um retorno.

    Marcos

  • Para aqueles que conhecem as leis em Portugal ou que tiveram problemas com a conservatória de registo geral de Lisboa, qual seria o caminho correto para abrir um processo e ir a tribunal contra a conservatória?

  • Boa noite a todos.


    Meu marido está a fazer o pedido de nacionalidade por casamento (eu sou a portuguesa de origen) . O processo está na bolinha 4 há nove meses.

    nos mudamos de casa, porém o endereço que temos agora não é o mesmo que escrevemos no formulario/planilha de artigo 3. Vocês acham que é necessário informar a conservatoria que mudamos de endereço? Eu imagino que sim no caso do nosso processo cair em exigência eles enviam a notificação a morada.


    Alguem esteve nesta situação? Tiveram que enviar alguna documentação com o novo endereço? O é suficiÊnte com uma declaração?


    abraço e obrigada

  • @LILIANA2105 acho que é importante mandar um e-mail avisando, sim. Outro ponto. Está na bolinha 4, mas existem 4 cores para a bolinha 4. E como 2 cores são bem próximas, teria como mandar um print da tela, na parte da bolinha, pegando o texto na parte de baixo?

  • Bom dia,

    Já enviei todos os documentos que me pediram e ainda estou no bolinho 4-laranja. Por isso, perguntei o CRC-Lisboa, pelo email, sobre o estado do meu processo de aquisição de nacionalidade pelo casamento. E responderam-me que

    'o processo em causa encontra-se aguardar resposta a diligencias oficiosas (SEF). '

    Acham que a resposta do SEF vai demorar quanto tempo?


    Obrigada pela resposta.

  • oiii @Desa1979 este é o print


  • @Marcos Crelier Oi Marcos, tudo bem? Meu caso é parecido. Como ta bem enrolado tirar minha cidadania pela minha avo, decidi pelo casamento mesmo kkkk. O processo do meu esposo finalizou em junho e em Julho viemos morar em Coimbra. Eu fizemos 6 anos de casada em setembro de 2022 e agosto dei entrada na cidadania. Eles deram o prazo de no maximo até 2 anos para conclusao.

  • @LILIANA2105 não está em exigência. Manda e-mail informando as mudanças e fica de olho em eventual mudança de cor nessa bolinha, caso se mantenha na bolinha 4. Basta sempre olhar o texto na parte debaixo.

  • Obrigada :) @Desa1979 abraço

  • Boa tarde prezados.

    Agora em dezembro dei entrada no processo de cidadania do meu pai, como neto. Então já gostaria de tirar algumas dúvidas a respeito da cidadania por aquisição através de casamento.

    Quando eu me tornar portuguesa, após todos os trâmites, gostaria de repassar a cidadania para meu esposo. Estamos há 11 anos juntos, mas sem nenhum documento. Não possuímos filhos em comum. Vi que seria necessário 3 anos de casamento/união estável para casal com filhos, e 6 anos para casal sem filhos. Procede?

    Outra dúvida. Eu fazendo uma união estável e declarando que vivemos juntos nesses 11 anos, já basta para cumprir o mínimo de 6 anos? Ou o documento em si deve ter 6 anos de emissão em cartório?

  • @LILIANA2105 acho que vc tem marcado uma pessoa diferente... meu login é destefano

  • @angiernp a união estável é válida sim. No entanto, ela é mais trabalhosa e mais custosa que uma aquisição oriunda de casamento.

    O tempo da união estável é o mesmo do casamento. E você falou certinho. Com filhos portugueses (ou algum outro vínculo com a comunidade portuguesa), 3 anos, sem filhos, 6 anos.

    No entanto, para a união estável, além do procedimento necessário para fazer o processo de aquisição decorrente de casamento, é necessário que essa união estável passe por uma validação em Portugal. Só que essa validação não é meramente administrativa, mas sim judicial e será necessário que seja feito por um advogado inscrito na Ordem de Advogados de Portugal. Por isso, mais custoso.

    O casamento ainda é o modo mais fácil. E casar agora, em tese, deixaria de contar o que passou e começaria a contar novo prazo, a contar da celebração.

  • @LorenaBastos nossa, 2 anos!?

    Eu estava querendo ficar em Portugal apenas 6 meses ate o processo dela ficar pronto...

    Sera que esses 2 anos serio o prazo maximo, mas ficaria pronto antes?

    Em qual etapa esta o seu processo?

    Sera que uma cidade menor, o processo de aquisicao sairia mais rapido?

  • Meu processo 13xx52/2021 dia 11/01/2023 passou para a bolinha 2 verde .

    Dia 12/01/2023 bolinha 3 marrom .

  • Prezados(as),

    Uma vez que o processo encontra-se na casa 7, ainda na cor marrom, constando como "O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português.", alguém teria ideia do prazo para essa bolinha virar verde, ou seja, ser de fato concluído? E o que acontece depois? É enviado algum documento para a residência? Chega algum e-mail com o documento?


    Grato de antemão pelo auxílio.

  • @Flaubert Dantas Benício de 5 a 8 meses para a lavratura do assento digital.

  • @Destefano sabe dizer se existe alguma alternativa que acelere esse prazo do processo? Pessoalmente, por exemplo?

  • Obrigada @Destefano pelos esclarecimentos.

    Uma outra dúvida. Eu casando agora, e me tornando portuguesa daqui a 3 anos por atribuição (filha de português), esse tempo antes de eu me tornar portuguesa conta para os 6 anos. Ou começa a contar de quando eu me tornar? Pq na atribuição a cidadania retroage ao nascimento correto?

  • @Flaubert Dantas Benício apenas para casos de urgência, que está bem restrita aos casos de exílio dos países com sérios problemas (Venezuela e Ucrância).


    @angiernp a sua nacionalidade obtida por atribuição retroage a data do nascimento, razão pela pouco importa essa conta. O que importa é estar casada no prazo legal. E como eu disse, conta a partir da celebração.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.