Transcrição de Casamento - Atualizada [13/05/2021]

17891113

Comentários

  • Prezados,

    Existe algum tópico referente a trasncrição no consulado em Belo Horizonte?

    Tento ha dias um agendamento nesse consulado mas nao há horários.

    Alguém sabe como funciona lá?

  • @RDLBH

    "...Existe algum tópico referente a trasncrição no consulado em Belo Horizonte?..."

    Não lembro de ter visto abrirem uma discussão específica para Transcrição em BH...

    Mas você consegue encontrar bastante coisa inserindo alguma palavra chave na caixinha de consulta no topo da página...(A janela com a lupa)...

    Eu usei "Horizonte" e encontrei essa postagem abaixo em 5 segundos...

    : )

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/300119/#Comment_300119

    Boa Sorte...

  • editado October 2022

    Pessoal, boa noite


    Se alguém puder me ajudar, agradeço...

    Estou transcrevendo o casamento da minha mãe portuguesa (atribuida) e recebi hoje as certidões dos cartórios. Acontece que o nome da minha avó (mãe do meu pai) é "Priscilla", mas na certidão de casamento ods meus pais veio com "Priscila" (Apenas com um L) e na de nascimento do meu pai(nubente estrangeiro) veio como "PrEscilla" (o E no lugar do I) . Será que vou ter que retificar antes de mandar pra Portugal?

    E caso não precise retificar, no requerimento posso escrever o nome correto da minha avó ou escrevo como está na certidão?

  • @paulagdiogo ...

    Você já se certificou junto ao (s) cartório (s) se os erros estão no Livro de Registro...

    Quando as Certidões são digitadas...Por vezes pode acontecer de ter sido um erro de digitação do escrevente que emitiu as Certidões...

    Em relação ao "L" x "LL" eu não vejo problemas...Mas esse "PrEscilla" pode dar pano pra manga...

    O caso é que...Como já foi mencionado...O pessoal de PD costuma ser extremamente rígido com divergências...Mesmo aquelas que nós consideramos irrelevantes...

    Já vou adiantar que ninguém aqui no Fórum poderá te dar "garantias" que PD vai deixar passar as divergências ou não...Nesses casos você precisa encontrar referências...Ocorre que depois que os Consulados passaram a representar uma opção melhor que PD em vários aspectos...O volume de relatos de Transcrições por PD caiu sensivelmente...Tornando as referências da discussão de lá meio que "Antigas"...

    Como mencionei antes...è recomendável "Conhecer" a serventia onde solicitaremos os serviços...

    Ponta Delgada é aqui...:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/264120/#Comment_264120

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/237711/#Comment_237711

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/238546/#Comment_238546

    PS...Esses links acima são só para você se "Familiarizar" um pouquinho com o "Modus Operandi" em PD...Eu até que tentei encontrar algum caso de divergência semelhante ao seu...(Tenho certeza de já ter visto aqui no Fórum)...Mas são muitas páginas...E eu estou sem tempo para procurar...

  • editado October 2022

    @Nilton Hessel Pensei justamente nisso, com relação ao "E". Eu to pesquisando bastante aqui no fórum e vi alguns casos de rejeição mas foi em um pedido de nacionaidade. Não achei nada ainda em ponta delgada. Mas, não tem como saber o que o conservador vai achar. De qualquer forma sempre acho melhor não arriscar. Eu enviei um email hoje pro cartório pra verificarem a ortografia no livro.

    Falando em enviar a Ponta Delgada, vi que tem muita gente preferindo mandar para a CRC do porto. Será que é melhor optar por esta, em vez de PD?

    Bom, caso o nome esteja errado mesmo, eu tenho o RG da minha Avó original (emitido em 2004) e o do meu pai também emitido em 2010). Não serve enviar estes documentos como apoio, ou pedir a certidão de nascimento da minha avó e enviar junto com o pedido de transcrição? Sei lá, to meio perdida, ou vou atrás da retificação administrativa? Desculpe esse monte de pergunta, mas é que to perdidona mesmo.


    Vou continuar procurando casos parecidos com o meu, aqui no fórum, enquanto o cartório não me retorna.

  • @paulagdiogo ...

    Eu conheço um pouco sobre PD...Mas nunca enviei sequer um processo para a CRC do Porto...Então fica difícil dar minha opinião sobre isso...

    Mas vale ressaltar...Lembro de ver alguns dos moderadores mais atuantes por aqui indicarem essa serventia como boa opção para transcrições...

    Então...Se você está encontrando alguma referência em relação a essa serventia que lhe faça ter a esperança de obter sucesso em sua empreitada por lá...Siga adiante...

    Sobre enviar esses documentos adicionais que você mencionou para PD...Não acredito que possa ajudar em algo...

    O fato é que existem algumas serventias que são muito eficientes na realização de serviços relacionados á nacionalidade Portuguesa...Mas que...Por uma correspondência desconcertante...Acabam sendo também aquelas com o maior nível de intransigência em relação a divergências...Mesmo aquelas que nós...Simples mortais...Consideramos irrelevantes...

    Eu costumo publicar aqui...E não é de hoje...Que...Ponta Delgada e Santos...(Transcrições de Casamento)...E ACP...(Atribuições)...Não aceitam que haja sequer "Um i sem pingo" nos documentos que servirão para compor um processo com eles...

    Claro que se trata de uma maneira "Leve" de colocar as coisas...Mas se você se aprofundar nas pesquisas sobre isso...Vai chegar a conclusão de que...Oque eles tem de eficiência no tratamento de processos...Tem também de intransigência com divergências em documentos...

    Eu acabei de publicar uma mensagem em uma outra discussão com o intuito de esclarecer um pouco certos pontos sobre retificações...Vou deixar o link aqui para você dar uma olhada ok...:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/306097#Comment_306097

    Além disso te enviei uma mensagem privada...

  • Pessoal boa tarde! Por gentileza, podem me informar qual a conservatória está mais rápida para a transcrição de casamento? E como devo proceder quanto a requerimento, pagamento?

  • boa tarde a todos os foristas !

    estou com uma dúvida e se puderem me ajudar agradeço !

    qdo a certidáo de nascimento da filha da portuguesa consta que a mãe era viúva no primeiro casamento, terá que ser feito alguma transcrição para Portugal referente a esse estado civil.

    agradeço desde já a atenção !

  • [CONSERVATÓRIA MAIS RÁPIDA] Alguém sabe qual é a Conservatória mais rápida atualmente para a transcrição de casamento? Grata desde já!

  • editado October 2022

    @mourare ...

    A postagem do link abaixo é de Julho...Procure ler as páginas seguintes para ver relatos mais recentes...Então...Podera tomar uma decisão segura...

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/295475/#Comment_295475

    Boa Sorte...

  • @Nilton Hessel Bom dia, poderia me esclarecer uma duvida?

    Minha avó ja concluiu a atribuição dela e agora preciso transcrever o casamento dela.

    1- A certidão de nascimento que preciso enviar é a do Brasil ou a nova Portuguesa quea saiu?

    2- Ela se casou novamente e acaba de ficar viuva, preciso enviar algum documento acerca disso ou basta a certidão de casamento dela com meu avô a qual sou descendente?

    Obrigado

  • Boa tarde @edujust ...

    Seria simples...Fácil e bem mais rápido responder "De bate-pronto" suas perguntas...

    Entretanto...Vou responder de uma maneira que possa não apenas esclarecer suas questões...Mas que a mensagem possa agregar conhecimento a quem quer que venha a ter o mesmo tipo de dúvida...

    "...Minha avó ja concluiu a atribuição dela e agora preciso transcrever o casamento dela...."

    Tendo o processo de Atribuição da Nacionalidade Portuguesa de sua Avó sido concluído ela passa a ser Cidadã Portuguesa desde o nascimento...

    Isso porque em um processo de Atribuição a Nacionalidade Portuguesa é retroativa à data do nascimento...

    Estando claro até aqui...Vamos falar sobre o casamento...

    Se esse Cidadão...(Português desde o nascimento)...Casou fora de Portugal...Deve fazer registrar em Portugal esse importante Ato Civil...

    Esse registo é feito através de um procedimento extremamente simples chamado "Transcrição de Casamento"...

    Ora...Se vamos registrar um casamento em Portugal...Parece claro que ***são necessárias 3 Certidões...:

    Casamento...;

    Nascimento do nubente PORTUGUÊS...;

    Nascimento do nubente estrangeiro...

    ***Documentos principais...!!!

    Como é IMPOSSÍVEL transcrever um casamento em Portugal sem que pelo menos um dos nubentes seja PORTUGUÊS...Fica também claro que obrigatoriamente uma das Certidões de Nascimento a serem apresentadas para a realização da Transcrição deve ser uma Certidão Portuguesa...

    Creio que isso responde sua questão #1...:

    "...A certidão de nascimento que preciso enviar é a do Brasil ou a nova Portuguesa quea saiu?..."

    ‐----------------------------------------------------------------------

    Já para a questão #2...

    "...Ela se casou novamente e acaba de ficar viuva, preciso enviar algum documento acerca disso ou basta a certidão de casamento dela com meu avô a qual sou descendente?..."

    ...A resposta é um pouco mais complexa...Pois depende de quem será o "Próximo da fila"...Na sequência dos processos de Nacionalidade da família...Além de outros detalhes do histórico de Registros Civis de sua Avó...

    Explico...

    Para os próximos processos de sua família...Sua Avó será o "Português em Questão"...

    Se o próximo processo será a Atribuição de um dos filhos de sua Avó...(Seu Pai ou sua Mãe...Por exemplo)...E ESSE FILHO FOR FRUTO DO PRIMEIRO CASAMENTO DE SUA AVÓ...SE SUA AVÓ NÃO FOR DECLARANTE NA CERTIDÃO DE NASCIMENTO DESSE FILHO...O primeiro passo será efetivamente transcrever o casamento da sua Avó em Portugal...

    Em seguida já pode dar início ao processo de Atribuição do filho...

    Agora...Se o próximo processo for a Atribuição de um FILHO QUE SEJA FRUTO DO SEGUNDO CASAMENTO...E...SE SUA AVÓ NÃO FOR DECLARANTE NA CERTIDÃO DE NASCIMENTO DESSE FILHO...Precisará...

    # 1 - Transcrever o primeiro casamento em Portugal...

    # 2 - Dissolver esse primeiro casamento...Oque pode ser feito por de duas maneiras...:

    A - Registrando o óbito do primeiro marido através de uma "Transcrição de Óbito"...;

    B - Homologando o divórcio

    # 3 - Transcrever o segundo casamento em Portugal...

    Se eventualmente sua intenção for de fazer seu processo como neto..."Pulando" a geração de seu Pai...(Ou sua Mãe)...Prevalece o mesmo raciocínio...Pois uma das Certidões a serem apresentadas para os processos de Atribuição de Netos é a Certidão de Nascimento do Filho/Filha do Português em Questão...

    Sendo então necessária uma avaliação de todas as informações contidas em todos os documentos a serem enviados para a instrução do processo para verificar como estão...

    ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    EDITADO...

    Fui dar uma olhada no seu histórico de postagens e encontrei a informação de que a descendente na linha direta para o próximo processo será a sua Mãe...:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/217768/#Comment_217768

    Mas vou deixar o texto acima mesmo tendo identificado a linha direta de sua família...Isso para consulta de algum colega que eventualmente esteja em situação semelhante àquela que narrei logo acima...

    ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Seguindo com o raciocínio após identificar que a próxima na linha direta será sua Mãe...:

    As questões a serem respondidas são...:

    # 1 - Já verificou o inteiro teor do REGISTRO ORIGINAL do Nascimento de sua Mãe...***Não estou falando de Certidões...PRECISA CHECAR JUNTO AO CARTÓRIO O QUE ESTÁ ESCRITO NO LIVRO DE REGISTRO DE NASCIMENTO...Para ver se o nome da sua Avó realmente não consta como DECLARANTE DO NASCIMENTO de sua Mãe...???

    ***Já testemunhei casos de certidões que traziam informações diferentes daquelas que estavam no Livro de Registro Original...E não foi nem uma...Nem duas vezes...Por isso que eu sempre oriento...O PRIMEIRO PASSO PARA QUALQUER PROCESSO DE NACIONALIDADE PORTUGUESA É A VERIFICAÇÃO...JUNTO AO CARTÓRIO...DO INTEIRO TEOR ORIGINAL DOQUE CONSTA NO LIVRO DE REGISTROS...!!!

    # 2 - Sua Mãe é filha do Primeiro ou do segundo casamento do "Português em Questão"...Sua Avó...???

    3 # - Como se deu o dissolução do primeiro casamento de sua Avó...Pelo óbito do primeiro marido dela...Ou pelo Divórcio...???

  • Muito obrigadonpelos esclarecimentos @Nilton Hessel. Respondendo sua questões.

    Sim minha mãe é filha do 1 casamento de m8nha avó.

    A dissolução do 1 casamento da minha avó se deu pelo óbito de meu avô.

  • Então agora o quadro está claro @edujust ...

    --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Antes de seguir adiante...Seria importante salientar que uma das informações mais importantes...(Senão a mais importante)...Para a verificação do direito de um Filho ou de um Neto de Cidadão Português à Nacionalidade Portuguesa é a DECLARAÇÃO DE NASCIMENTO...

    Quando consta o Cidadão Português como declarante do nascimento de seu filho no registro original...95% do "Problema" está "Resolvido"...Basta verificar se não há divergências entre os documentos...Não havendo...É só pagar a taxa...Juntar a documentação exigida para o tipo de processo em causa...(Filho ou Neto)...E despachar para a serventia escolhida...

    Entretanto...Quando NÃO APARECE O CIDADÃO PORTUGUÊS COMO DECLARANTE NO REGISTRO DE NASCIMENTO DO FILHO...Sempre se fará necessária alguma ação adicional...(Por exemplo...E como no caso de sua Mãe...Uma transcrição de Casamento)...

    Isso porque quando esse filho nasceu durante a constância do casamento entre um Cidadão Português e um Cidadão estrangeiro...E foi o estrangeiro quem declarou o nascimento desse filho...(NÃO O PORTUGUÊS)...A Transcrição desse casamento em Portugal tem o função de ESTABELECER A PATERNIDADE OU A MATERNIDADE EM PORTUGAL...Paternidade/Maternidade essa que não foi estabelecida pela DECLARAÇÃO DO NASCIMENTO DESSE FILHO...

    Por exemplo @edujust ...Como você relata que não aparece sua Avó como declarante no Registro de Nascimento de sua Mãe...Tendo sua Mãe nascido durante a constância do casamento de seus Avós...O Registro desse casamento em Portugal através do processo de Transcrição tem a função de ESTABELECER a MATERNIDADE...

    A Paternidade está estabelecida pois foi o Pai...(Nesse caso estrangeiro)...Quem declarou o nascimento...

    E é por esse motivo que quando aparece o Cidadão Português como declarante não é preciso transcrever o casamento...Pois nesse caso a Declaração de Nascimento feita pelo Cidadão Português no momento do Registro de Nascimento desse filho na sua menoridade já estabeleceu esse vínculo entre o Cidadão Português e seu Filho...Não se fazendo necessária nenhuma ação adicional para estabelecer oque quer que seja...

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Voltando ao seu caso...

    Me corrija se eu estiver deixando passar algo...Ok...


    PARTE 1...:

    Sua Avó é Cidadão Portuguesa...(Tem a Nacionalidade Portuguesa Originária obtida ao final de um processo de Atribuição)...;

    Sua Mãe é filha do primeiro casamento de sua Avó...;

    Sua Mãe vai entrar com o requerimento da Nacionalidade por ser filha da Cidadã Portuguesa...Sua Avó...;

    Sua Avó NÃO CONSTA como DECLARANTE no Registro de nascimento de sua Mãe...;


    Se tudo que relatei acima estiver correto...Para poder iniciar o processo de Atribuição de sua Mãe...Basta transcrever o 1º casamento de sua Avó...(O casamento com seu Avô)...


    PARTE 2...:

    Se sua Avó tiver filhos do segundo casamento...Eles também tem direito de requerer a Nacionalidade Portuguesa por Atribuição...

    A análise do que será necessário fazer é semelhante ao que relatei acima...

    Se no (s) Registro (s) de nascimento desses filhos do segundo casamento sua Avó NÃO CONSTAR como DECLARANTE...Antes de iniciar os processos deverão providenciar a transcrição do óbito do primeiro marido de sua Avó...(Seu Avô)...***A Transcrição desse óbito vai "Dissolver" o primeiro casamento em Portugal...Sua Avó então passará a ter em Portugal o estado civil de Viúva...

    Então podem fazer a Transcrição do segundo casamento de sua Avó em Portugal...E em seguida iniciar os processos desses filhos do segundo casamento de sua Avó...

    OBS...No caso de haverem filhos do segundo casamento de sua Avó...As solicitações das transcrições...(Óbito do primeiro marido + Casamento com o segundo marido)...Podem ser enviadas em simultâneo para uma ***serventia que realize esses serviços...

    ***Para quem está em São Paulo...A melhor opção para realizar essas solicitações é o Escritório Consular de Santos...Link abaixo...:

    https://saopaulo.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/servicos-consulares#transcri%C3%A7%C3%A3o-de-casamento-e-ou-%C3%B3bito-exceto-div%C3%B3rcio

    Boa Sorte...!!!

  • @Nilton Hessel Muito obrigado pelos esclarecimentos simples, objetivos e coerentes.

    Em parte do seu comentário você menciona "tipo de processo Filho ou Neto" e isso me deixou com outra dúvida.

    No meu caso faríamos a atribuição da minha mãe apenas para que eu (minha esposa e filho por consequência) tenhamos direito à cidadania, pois minha mãe não tem nenhum interesse neste processo.

    Me corrija se eu estiver errado, não seria mais rápido, barato e cômodo eu fazer a minha atribuição direto como neto da portuguesa (neste caso minha avó já atribuída)? ou minha mãe precisa obrigatoriamente se tornar cidadã para que eu tenha direito?

    Mais uma vez muito obrigado.

  • @Nilton Hessel com relação a minha avó ser ou não a declarante do nascimento de minha mãe preciso confirmar na certidão dela, não me lembro de imediato.

    Em caso de solicitar a atribuição como neto de portuguesa consigo já solicitar a da minha esposa e filho juntamente com a minha em um mesmo processo?

  • @edujust

    "...Me corrija se eu estiver errado, não seria mais rápido, barato e cômodo eu fazer a minha atribuição direto como neto da portuguesa (neste caso minha avó já atribuída)? ou minha mãe precisa obrigatoriamente se tornar cidadã para que eu tenha direito?..."

    R...

    Rápido...???

    De forma nenhuma...!!!

    Barato...???

    A princípio sim...Entretanto..."O barato pode sair caro"... ***Ver texto abaixo...:

    Cômodo...???

    Não vejo dessa forma...


    ***Lembro de ter tido conhecimento de pelo menos um caso em que Lisboa devolveu os documentos enviados para um processo de Atribuição de Netos para o requerente junto com a informação de que o processo a ser feito era a Atribuição do Filho do Cidadão Português "recém atribuído"...

    Portanto...Nesse caso citado...Que corresponde exatamente á sua pergunta...Lisboa não aceitou...Devolveu os documentos informando que deveriam ser feitos os processos de geração em geração...Sem pular a geração do filho VIVO do Cidadão Português...

    Mas como CADA PROCESSO É ÚNICO...CADA CASO É UM CASO...Eu não vou jurar que se você tentar fazer como neto não vai passar...

    Minha recomendação é de que você pesquise no Fórum se alguém que tenha tentado fazer assim...(Pulando a geração do filho VIVO do Cidadão Português)...Obteve êxito...

    ---------------------------------------


    "...com relação a minha avó ser ou não a declarante do nascimento de minha mãe preciso confirmar na certidão dela, não me lembro de imediato...."

    R...:

    Como já mencionei em algumas postagens aqui no Fórum...A DECLARAÇÃO DE NASCIMENTO NO REGISTRO ORIGINAL vem a ser um fator DETERMINANTE...[Talvez o mais importante]...Na avaliação do direito do requerente á Nacionalidade Portuguesa...

    Se você AINDA não verificou essa importante informação junto ao Cartório onde sua Mãe foi registrada...Mas já está providenciando transcrição de casamento da Avó Portuguesa...

    Lamento lhe dizer que você está colocando "A carroça na frente dos bois"...

    : )

    @edujust ...

    Procure reler com atenção minhas mensagens acima...

    Se a Cidadã Portuguesa...Sua Avó...Constar como declarante no Registro de Nascimento de sua Mãe na menoridade dela...(E SE NÃO HOUVER QUALQUER PROBLEMA COM A DOCUMENTAÇÃO)...***A transcrição do casamento de sua Avó NÃO SERÁ NECESSÁRIA...!!!

    ***Não será necessária PARA O PROCESSO DE SUA MÃE...!!!

  • @edujust ...

    Eu estava procurando outra coisa e encontrei uma postagem recente com uma questão semelhante a sua...:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/308951/#Comment_308951

  • Boas...

    Vou "aproveitar a deixa" pelo fato de que a troca de mensagens com o @edujust "levantou" esse tema de sequência correta de ações na montagem de processos...E vou "fazer um gancho" com uma Pergunta/Resposta que li em outra discussão dias atrás para deixar uma explanação aqui...

    Lembrando que não se trata de uma mensagem direcionada para "A" ou "B"...Meu objetivo é tão somente evitar que colegas tenham surpresas desagradáveis durante a realização dos procedimentos de montagem de seus processos...Por não estarem atentos aos detalhes...

    A postagem...:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/308993/#Comment_308993...

    Em um trecho da mensagem da colega...Ela menciona...:

    "...Também estou um pouco confusa com a ordem do que fazer..."

    A resposta está logo abaixo...:

    "...1) pagar o formulário com Cartão internacional Visa;..."

    Concordo "Parcialmente" com a resposta do @guimoss...E está sim correta em relação com o contexto da questão colocada pela @Carolina_Giron ...Mas para alguém que esteja iniciando a montagem de um processo...Creio que o primeiro passo seja outro que não o pagamento da taxa...

    -------------------

    Oque eu gostaria de salientar é a importância de se verificar o Inteiro Teor de todos os Registros que entrarão na composição do processo de nacionalidade Portuguesa...ANTES DE QUALQUER OUTRA AÇÃO...

    NÃO ESTOU FALANDO DE CERTIDÕES...PRINCIPALMENTE SE ESTIVEREM FAZENDO USO DE CERTIDÕES EMITIDAS A MUITOS ANOS PARA A CONSULTA INICIAL DE VIABILIDADE DO PROCESSO...!!!

    Nesses oito anos mexendo com processos eu já presenciei...Em várias oportunidades...Certidões emitidas com informações diferentes daquilo que EFETIVAMENTE consta no Livro de Registros...

    E se seguirem em frente com uma Certidão emitida com erros...O prejuízo pode ser bem significativo...Tanto em TEMPO...Quanto em $$$$$$$....!!!!


    O PRIMEIRO PASSO NA MONTAGEM DE QUALQUER PROCESSO DE NACIONALIDADE PORTUGUESA NÃO DEVE SER "PAGAR A TAXA"...MAS SIM VERIFICAR JUNTO AO (S) CARTÓRIO (S) AS INFORMAÇÕES RELEVANTES DOS REGISTROS...

    Por exemplo...No caso do @edujust ...Para o processo da Mãe dele...Ele deve dirigir-se ao Cartório e perguntar EXATAMENTE QUEM CONSTA COMO DECLARANTE NO REGISTRO ORIGINAL...Além de NOME DE PAI E MÃE DO REGISTRADO...DATA DE NASCIMENTO...ETC...(O restante se verifica quando as Certidões forem emitidas...

    ESTÁ AÍ TAMBÉM A RAZÃO DE EU SEMPRE ORIENTAR A NÃO SOLICITAR CERTIDÕES APOSTILADAS...!!!

    PRIMEIRO FAÇA A CONSULTA VERBAL...CONFORME INDIQUEI ACIMA...

    SE OS PRINCIPAIS DADOS ESTIVEREM OK...FAÇA A SOLICITAÇÃO DA CERTIDÃO...

    POR RAZÕES ÓBVIAS...SÓ QUANDO FOR RETIRAR A CERTIDÃO...E APENAS DEPOIS DE CONFERIR LETRA POR LETRA DO INTEIRO TEOR DO REGISTRO É QUE SE DEVE SOLICITAR O (S) APOSTILAMENTO (S)...

    OBS...

    Sim...Eu sei que tem muito funcionário de Cartório com má vontade...Mas a abordagem deve sempre ser feita da forma correta...

    Leve as informações anotadas em um pedaço de papel...(Se a consulta ao Cartório for por e-mail...Também é possível)...Em ambos os casos...Apresente as informações principais de maneira clara e objetiva...Informando que precisa ter essas confirmações ANTES de solicitar as Certidões...Seja cortês e firme...Você está pagando por um serviço...E quer que esse serviço seja prestado de maneira a solucionar suas demandas...Além disso...É obrigação do pessoal dos Cartórios atender adequadamente esse tipo de solicitação...

    ------------------------------------------------------------------------------------------

    Enfim...

    Eu já enfrentei diferentes tipos de dificuldades em alguns dos processos que montei...Mas aprendi bastante também...Quando comecei a montar meu primeiro processo em 2014/2015... "Apanhei bastante"...E as informações que eu ia "Garimpando" aqui no Fórum foram fundamentais para que eu conseguisse ter êxito na montagem dos processos de meus familiares...

    Claro que o Fórum não faz tudo sozinho...!!! A que se ter muita dedicação e também capacidade de discernimento para saber usar as informações corretas nos problemas correspondentes...Sempre cruzando informações com os canais oficiais do IRN...

    Portanto...É com esse objetivo de compartilhar um pouco daquilo que aprendi que de vez em quando...(Quando dá tempo...Rsssss)...Eu deixo alguma explanação como essa...

    Sorte a todos...!!!

  • Bom dia,

    Minha mãe está esperando o registo português, após o registo iremos fazer a atribuição do casamento.

    Gostaria de saber se tem alguma diferença na documentação por meu pai ser falecido, foi a única vez que minha mãe se casou e ela é viúva.

    No caso é aconselhável fazer o envio também da certidão de óbito? Teria alguma mudança no processo ou posso seguir como uma atribuição normal

    Desde já obrigado,

  • @Claudioaz

    Para a atribuição dos filhos não vai fazer diferença.

    Se sua mãe quiser que o estado civil dela em PT seja viúva, pode enviar o pedido de comunicar o óbito junto com o pedido de transcrição de casamento. Não há custo para óbito (casamento são 120 euros).

    O único custo será o da emissão da certidão de óbito brasileira e apostilar o requerimento (no do Rio pedem isso; não sei em outros estados). Nós fizemos isso via consulado do Rio; tanto o assento de nascimento PT como o de casamento PT de minha mãe vieram com um averbamento do óbito do cônjuge BR, dissolvendo o casamento.

    https://riodejaneiro.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/informacao-geral/lista-de-atos-consulares/registo-civil-nacionalidade#averbamento-de-de-%C3%B3bito-de-cidad%C3%A3o-%C3%A3-estrangeiro-casado-a-com-cidad%C3%A3o-%C3%A2-portugu%C3%AAs-a

  • Olá a todos! Alguém conseguiria me ajudar a como fazer a transcrição do meu casamento com meu marido.

    Eu moro no Rio. É melhor fazer pelo consulado ou enviando direto para Portugal? Poderiam me ensinar como, por favor? Estou lendo tanta informação que estou me sentindo meio perdida.

    Obrigada =)

  • @ingrid_maia1988

    O consulado do Rio é um dos melhores (mais rápidos) para fazer a transcrição de casamento.

    Só seguir as orientações do site do consulado PT no Rio; fazendo isso não tem erro e recebe em casa a transcrição feita. Você será a portuguesa e seu marido o nubente estrangeiro:

    https://riodejaneiro.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/informacao-geral/lista-de-atos-consulares/registo-civil-nacionalidade#transcri%C3%A7%C3%A3o-de-casamento-entre-cidad%C3%A3o-%C3%A3-portugu%C3%AAs-a-e-estrangeiro-a

  • @CarlosASP

    Muito obrigada pela ajuda, Carlos!!

    Vou fazer pelo Consulado então. =)

  • Uma consulta, alguém sabe onde está se fazendo mais rápido a transcrição de casamento nesses dias? Em ponta delgada ou em porto?

  • editado December 2022

    Olá, pessoal!!

    Eu enviei meu processo de transcrição de casamento dia 08/12 e coloquei lá planilha de processos. É isso mesmo? Ou só os pedidos de cidadania entram lá? pergunto porque embora exista uma aba "casamento" não vi nenhum processo de transcrição por lá.

  • @paulagdiogo

    As planilhas são para processos de nacionalidade.

    Exclua (ou peça ao administrador) para excluir o seu pedido de transcrição.

    Pode acompanhar o andamento de outros processos de transcrição no tópico do local onde pediu:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/categories/transcricao-averbacao-de-casamento

  • Ok @CarlosASP muito obrigada pela orientação.

    @Admin será que você poderia excluir a inclusão que eu fiz da transcrição de casamento na planilha ? Está na aba de casamento como "herminia diogo" e desculpe a confusão, mas como vi a aba casamento, achei que fosse pra acompanhamento das transcrições, assim como é feito com as nacionalidades.

  • @Nilton Hessel Bom dia.

    1 - Minha mãe, filha de pai português, é divorciada do primeiro casamento e, atualmente, está no segundo casamento.

    2 - Em razão da alteração de seu nome, a requerer a cidadania portuguesa eu averbei os dois casamentos em sua certidão de nascimento.

    3 - Após a atribuição à minha mãe, eu pretendo tirar a minha ( filho do primeiro casamento) e a de meu irmã ( filho do segundo casamento).

    4 - Quando minha mãe me registrou constava de seu nome o sobrenome de meu pai, porque ela aderiu a ele quando do casamento. Após, o divórcio ela removeu-o. Por fim, ao casar-se novamente, ela adotou o sobrenome de seu novo marido.

    6 - Então, eu preciso transcrever o primeiro casamento, o divórcio do primeiro casamento e, ao fim, transcrever o novo casamento? Isso pode ser feito junto?

  • Prezados, no meu caso eu nunca consegui localizar a certidão de nascimento de minha bisavó, que é brasileira e foi casada com meu bisavó português (o assento de batismo dele eu tenho). Eu estava querendo averbar o casamento deles em Portugal, porém nunca localizei a certidão de nascimento dela, a brasileira, e já procurei por muitos e muitos anos (já tentei de tudo). Qual seria uma saída para quem não possui a certidão de nascimento ou RG da nubente brasileira?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.