Transcrição de Casamento - Atualizada [13/05/2021]

18910111214»

Comentários

• @lhmartino Acho que essa dúvida será melhor respondida nesta sala - https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9702/atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-lei-37-81-atualizada-2020-22-processos-e-acompanhamento#latest

Apesar do assunto ser sobre a transcrição, o cerne é sobre o processo de neto.

• Boa tarde!

Pedirei a nacionalidade para meu tio através do meu avô já falecido. Meu avô se casou somente no Brasil com uma portuguesa. Preciso transcrever a certidão de casamento deles?

• @quelanjos

Sim, se o avô e avó eram portugueses e casaram no Brasil, o casamento precisa ser transcrito em Portugal para que os descendentes possam pedir cidadania portuguesa. Alguém da família já pediu cidadania? Se sim, o casamento deve estar transcrito

• @quelanjos ,

Se o casamento ocorreu após abril de 1911 a transcrição é necessária. Ou mesmo que não tenha sido após 1911 mas quem declarou o nascimento de seu tio não tenha sido o seu avô na menoridade.

• Estou com uma dúvida no preenchimento do formulário.

Nasci no Br e tenho a nacionalidade Portuguesa, quando me casei já tinha a nacionalidade e na certidão de casamento consta somente a nacionalidade br. Ao preencher o formulário eu coloco a 2 nacionalidades? Ou coloco somente portuguesa?

• editado October 16

@JuLCosta

Nas vezes que fiz preenchi apenas "portuguesa", mas não acredito que tenha problema preencher "portuguesa e brasileira" (desde que seja a verdade, óbvio 😉)

• @ecoutinho

Muito obrigada!

Reunindo os documento para enviar 😉

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.