Transcrição de Casamento - Atualizada [13/05/2021]

17891012

Comentários

  • @Gisapoli

    já pediu ajuda por aqui para localizar esta certidão?

    se não, coloque os dados dela.

  • Prezado @mabego !

    Por aqui realmente não pedi ajuda. Eu fiz buscas em muitos cartórios e paróquias, mas não consigo localizar a certidão de nascimento de minha bisa, brasileira.

    Ela, MARIA ANTONIA TABANEZ, declara em documentos que nasceu em “Santa Barbara”, estado de São Paulo. É Filha de MANOEL FRANCISCO TABANEZ e de JOAQUINA MENDES.

    Nunca achei a data exata em que ela nasceu, nos autos de habilitação de casamento dela em 1.916, ela declara ter 20 anos de idade, então ela pode ter nascido em 1.896.

    Casou-se em 17.06.1916 em Monte Alto/SP com MAXIMINO ANTONIO PIRES, português.

    Ela faleceu em 21.01.1937 em Monte Alto/SP.

    Eu tenho a certidão de óbito dela/casamento/autos de habilitação de casamento.

    Já pedi buscas em todos os cartórios que tenham nome parecido com santa bárbara, e já pedi buscas nos cartórios das redondezas da cidade em que a família morou.

    Nunca consegui localizar essa certidão de nascimento dela, pq em contato com familiares, todos desconhecem pq ela nasceria em Santa Bárbara, já que a família dela e demais irmãos são todos de Monte Alto/SP. Mistério!

  • Oi @mabego ela faleceu no parto de um dos filhos em torno de 41 anos de idade. Faleceu na cidade de Monte Alto/SP, onde casou e sempre residiu.

    Essa encarnação do documento acima é a irmã dela.

    Depois que ela faleceu uma irmã dela de nome HELENA casou com o marido dela e tiveram filhos.

    A certidão de nascimento dessa irmã Helene achei fácil, mas infelizmente de minha bisa nunca nem cheguei perto.

  • @Gisapoli

    a procurou em Jaboticabal?

    o que diz a habilitação do casamento?

  • Oi @mabego procurei em Jaboticabal sim, no cartório e também na paróquia, mas não obtive sucesso, infelizmente.

    No processo de habilitação de casamento ela declara ter nascido em Santa Bárbara, estado de São Paulo, e que ela tinha 20 anos, isso em 1.916. Mas também não fala a data exata de nascimento. Não sei mais onde procurar...

  • @Gisapoli

    santa bárbara d'oeste, vc quis dizer?

  • Oi @mabego . Pelo que pesquisei é sim. Na época a paróquia pertencia a Piracicaba, e fiz buscas por lá, mas nunca encontrei nada.

  • @mabego, Muito Boa Tarde.

    Após obter a cidadania de minha mãe, terei que transcrever os dois casamentos dela... Sou filho do Segundo casamento e ela foi divorciada as duas vezes... ambos os ex maridos faleceram e ela provavelmente não irá se casar mais (rs), pois esta com 81 anos.

    A pergunta é: Será necessário homologar os divórcios em Portugal?

    Qual seria o melhor caminho? Além de Custos e prazos?

    Muito Obrigado!!!

  • @mottalima

    Após obter a cidadania de minha mãe, terei que transcrever os dois casamentos dela... Sou filho do Segundo casamento e ela foi divorciada as duas vezes... ambos os ex maridos faleceram e ela provavelmente não irá se casar mais (rs), pois esta com 81 anos.

    A pergunta é: Será necessário homologar os divórcios em Portugal?

    Sim, pelo menos o divórcio do primeiro casamento, para poder transcrever o casamento do qual vc foi fruto.

    Qual seria o melhor caminho? Além de Custos e prazos?

    Não tem o que fazer, é transcrever o primeiro, homologar o divórcio do primeiro, transcrever o segundo. Se transcrever em Portugal (aqui uns 6 meses ou mais)... uns 4 meses, não tenho idéia do tempo de homologação lá.

    120 euros + (não tenho idéia de valor que adv. português cobra para fazer isso em Portugal) + 120 euros

  • @mabego neste caso seria mais econômico fazer de neto... Não?

    Está levando quanto tempo em média? Tenho q mandar para onde?

    Muito obrigado!!!

  • @mottalima

    sim, porém se nos seus documentos, a sua mãe aparecer como portuguesa, automaticamente a conservatoria muda para o artigo 1C... como houve alguns casos aqui pelo forum.

    Netos está demorando uns 3 anos.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/21965/lista-basica-de-documentos-para-atribuicao-de-netos-1d#latest

  • Olá!! Hoje em dia os correios não fazem mais o serviço do pagamento da taxa para a averbação do casamento. Sabem por onde posso fazer esse pagamento?

  • Pessoal, boa tarde!!

    Minha mãe é portuguesa e meu pai foi o que declarou eu e meu irmão no nascimento (eles eram casados na época). Nesse caso, sabendo que eu nasci em 94 e meu irmão em 96, é obrigatória a transcrição do casamento deles para a gente pedir a nossa nacionalidade?

    Eu li em algum lugar que, para nascidos após a década de 70, não era necessária a transcrição, mesmo quando o ascendente português não foi o que declarou na certidão de nascimento.

    Se puderem ajudar, ficarei muito grato!

  • DouglasDouglas Member

    Boa tarde pessoal.

    Fiz o meu processo de nacionalização e dos meus filhos. Tudo concluído. Agora minha esposa fez o processo dela online (com envio de docs para Portugal). O processo dela foi aprovado e aguarda o registro de cidadão português. Para pedir o cartão cidadão e passaporte é necessário transcrever o casamento, correto? Qual o melhor caminho? Estamos em SP. É fazer pelo consulado de São Paulo ou Santos? Em termos de demora... É possível iniciar esse processo diretamente em Portugal (de forma online, não presencial)? Obrigado!

  • @Douglas sua esposa fez a transcrição de casamento por onde?

  • DouglasDouglas Member

    @jessicacarminati Minha esposa fez o processo de aquisição de nacionalidade. Enviamos os documentos pelos Correios para a Conservatória dos Registros Centrais. Eles deram a nacionalidade. Agora precisamos fazer a transcrição de casamento. Como ainda não saiu o registro de cidadão não demos entrada na transcrição. E também estou aguardando alguém comentar qual o caminho mais rápido (consulado SP, Santos, mandar para Portugal, etc..).

  • @Douglas

    Sua esposa mudou o nome ao se casar? Se não mudou de nome, não há problema em pedir o CC e PEP em paralelo à transcrição de casamento. Se ela tiver mudado o nome ao casar, melhor aguardar a transcrição ser concluída para que os documentos reflitam o nome de casada.

    Sobre onde mandar a transcrição: Santos fazia rápido no passado, no ano passado degringolou (passou a levar 1 ano) e há alguns relatos de que melhorou novamente. Em Portugal, se mandar para a CRC Porto tem levado uns 4 meses para transcrever.

  • editado March 25

    Atualização da transcrição de casamento

    • 11/12/2023 - documentação enviada via correios -
    • 05/01/2024 - Recebido a documentação.
    • 25/03/2024 - E-mail recebido para pagar a taxa 120 euros - (efetuado pagamento nesta mesma data via cartão de crédito )
    • . . .
  • @Douglas ,

    Sua esposa fez a nacionalidade dela como conjuge, Mod 3? Se sim, sem a transcrição de casamento?

  • editado March 25

    @texaslady


    pelo que eu entendi da história, o @Douglas era brasileiro, pediu a cidadania. A esposa dele era brasileira, também pediu a cidadania - talvez por ser filha ou neta de portugueses?)


    e agora farão a transcrição do casamento entre eles.


    é isso?

  • @eduardo_augusto ,

    ele disse em outro post mais acima que conseguiu a nacionalidade dele e dos filhos antes da esposa.

  • @texaslady



    Mas não significa que a cidadania da esposa tenha sido por casamento. Talvez ela também tivesse direito, como descendente de portugueses.


    Nesse caso seria totalmente compreensível que ambos tivessem obtido a cidadania, sem terem feito a transcrição do casamento. Por outro lado, se a esposa obteve a cidadania pela modalidade casamento, sem que a transcrição do casamento tivesse sido feita, seria uma informação muito interessante... hoje mesmo aqui no fórum eu recomendei a uma pessoa que está buscando a cidadania por casamento, que fizesse antes a transcrição. Se descobrirmos que não é necessário...


    Precisamos ouvir o @Douglas ...

  • @eduardo_augusto ,

    Exatamente. Por isso perguntei:

    "Sua esposa fez a nacionalidade dela como conjuge, Mod 3? Se sim, sem a transcrição de casamento?"

  • DouglasDouglas Member
    editado March 26

    @ecoutinho ela não teve alteração no nome. Permaneceu o mesmo de solteira. Entendi, então, que não é necessário aguardar a transcrição de casamento antes do CC/Passaporte pois ela adquiriu a nacionalidade (por casamento com português). Então os processos podem ser em paralelo.

    @texaslady @eduardo_augusto eu sou neto de português. Fiz o processo da minha mãe, depois o meu e dos meus filhos. O processo da minha esposa foi de nacionalidade por casamento com português (eu) e foi feito em Portugal (envio de docs por Correios). Nesse pedido de nacionalidade acho que não havia nada de transcrição de casamento porque ela não tinha, ainda, a nacionalidade. Minha dúvida inicial era saber sobre a transcrição de casamento antes de pedir o CC/Passaporte. Mas pelo que entendi não é necessário aguardar a transcrição do casamento dado que ela já obteve a nacionalidade (aguardando apenas o Registo de Cidadão Português) e não teve alteração de nome.

    Acho que dessa forma irei fazer a transcrição de casamento por Santos e, em paralelo, dar entrada no CC/Passaporte (assim que sair o Registo de Cidadão Português).

    Obrigado pessoal!


    Edit: pensando aqui... se o processo dela foir por ter casado com português, a transcrição é automatica? Como iniciamos o processo em 2021 não lembro exatamente os docs e formulário enviados... vou ver se ela lembra...

  • @Douglas ,

    Para mim é novidade que não seja necessária a transcrição de casamento para a nacionalidade de conjuge.

    Você diz acima: acho que não havia nada de transcrição de casamento porque ela não tinha, ainda, a nacionalidade.

    Você não tem certeza se houve a transcrição? Não seria necessária a nacionalidade portuguesa dela para fazer a transcrição, pois você já era português. Basta que um dos dois seja portugues para poder fazer a transcrição. Por favor esclareça se realmente você não fez a transcrição de seu casamento antes de sua esposa pedir a nacionalidade. Esta informação é muito importante para orientar outros interessados. Inclusive para que possamos ratificar, se necessário, o guia para nacionalidade através do casamento.

    @Destefano , saberia informar se é possível fazer pedido de nacionalidade por casamento sem a transcrição do casamento?

  • @texaslady não é possível fazer pedido de nacionalidade por casamento sem a transcrição de casamento.

  • DouglasDouglas Member

    @texaslady Eu fiz a transcrição do meu casamento antes de pedir a nacionalidade dos meus filhos. Depois do processo deles nós começamos o processa da minha esposa. Então, de certa forma a transcrição do casamento já tinha sido feita antes, mas ela não era portuguesa e nem iniciado o processo. Quando mandamos a documentação dela para Portugal , nós enviamos vários docs, mas não lembro quais eram. Nem sabia que era necessário a transcrição antes do pedido dela. Como comentei, eu fiz a transcrição pensando no processo dos meus filhos. Achei que depois da nacionalidade dela era necessário fazer a transcrição do casamento novamente. Acho que fiz confusão.

    Se não ficou claro, me avise que tento explicar de outra forma, rs.

    Obrigado pela ajuda!

  • editado March 26


  • @Douglas

    Não há mais nada a transcrever pois o casamento já está transcrito, independente de ela ainda não ser portuguesa quando a transcrição foi feita. O estado civil dela em Portugal já está atualizado, afinal se não estivesse não teria como adquirir nacionalidade como cônjuge.

    @texaslady , bem observado! Eu tinha passado batido por esse detalhe.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.