Atribuição de Nacionalidade para Netos - Lei 37/81 (atualizada 2020/22) - Processos e Acompanhamento

1494495497499500664

Comentários

  • @guitpf

    Obrigado pela linha do tempo.

    Tem um outro email que não me lembro que vc pode tentar.

    O telefone parece esse ser esse mesmo.

    Eu tentaria enviar um email para rcentrais.diversos@irn.mj.pt e pergubtar a respeito.

    Faça referência ao número do processo no título do email.

    Nos deixe acompanhados do caso.

    Abraços

  • Pessoal, agradeço o comentário de todos. De fato o registro do meu avô foi de batismo. E o restante dos nomes estão corretos. Vou aguardar então e torcer para nao cair em exigencia. Mas se cair, vou pedir a correção da certidão de nascimento do meu pai brasileiro. Obrigado a todos e boa semana !!

  • @Cas_ agradeço o registro sobre a atualização do processo de @anaferreirallf . Contudo ela informou que aguarda o assento. Logo na planilha não deve haver o registro do assento na mesma data do registro da aprovação. De qualquer forma foi alterado para a bola 6 de forma correta e deve aguardar a conclusão para registrar a data para a conclusão do processo (7). Abs

    @Ana_Calheiros

  • Que maravilha! Muito obrigada @noya93!

    Meu avô tem 82 anos. Ele entra automaticamente na fila preferencial? Sabem me dizem quanto tempo está demorando em média para sair?

  • guitpfguitpf Member
    editado November 2022

    @guimoss update para minha linha do tempo. O processo andou agora direto para bolinha 7 (marrom) - Terminado :D Estou muito feliz, nem acredito que andou tão rápido hoje.


    O que acontece agora que chegou na bolinha 7? Eu irei receber as próximas informações por e-mail?

    Como esse processo é para o meu pai, irei iniciar a Atribuição para Filhos.

  • @guitpf Parabéns por isso! Que bom que foi bem rápido a sua aprovação pós-exigencia. Melhor ainda que foi aceito o envio do documento por email então. A sua bolinha 7 imagino que agora está como laranja/marrom e agora é esperar mais ou menos por volta de 6 meses pra vc ter o registro. Com o registro em mãos, (bolinha 7 verde), vc poderá dar prosseguimento para as próximas gerações.

  • @Jlvc2022 agradeço a informação sobre a data. Tinha apagado, mas o sistema ficou com ela armazenada. Vou enviar mensagem para o Admin para verificar.

    Boa semana!

  • @Carlos_Affonso Pelo que eu sei sim, e colocado de maneira automatica na fila de prioridade pela idade! Alguem me corriga se eu estiver errado.


    abracos a todos!

  • @raphafcruz de volta a espera então. Já vou preparando os documentos para o meu pedido em seguida. Muito obrigado!

  • @guitpf

    Parabéns, que bom que deu tudo certo.

    Como vc disse, de volta a espera, rs. Mas agora sabemos que o 'pior' já passou.

  • @Carolina_Giron

    Sim, foi automático no nosso caso.

    Levou um ano e pouco até a emissão do assento (junho de 2021 até final de agosto de 2022 no total),

    Acho que talvez leve um pouco mais agora pelo aumento de volume.

    Quando mandamos, era numerado por volta de um mês. Hoje em da só essa fase tem levado uns 3 meses.

  • @Carolina_Giron

    Entra na prioridade automática pela idade, que são analisados por ordem de entrada.

    Eu vi um processo de prioridade que levou entre 12-18 meses.

    Mas, eu sugiro vc olhar as planilhas dos processos mais longos em Duração que tramitam por Lisboa.

    Abraços

  • @guitpf

    Parabéns pela vitória!!!

    O que devia estar atrapalhando o andamento era a exigência.

    O seu caso ficou com a bola 7 verde ou vermelha?

    Olhe a planilha para ver a duração média.

    ===

    Eu n sei se já te perguntei pelos docs enviadas.

    Se já perguntei, vc poderia indicar o link da resposta?

    Se não, vc poderia informar a lista de docs enviados?

    Obrigado e mais uma vez, parabéns.

  • guimossguimoss Beta
    editado November 2022

    @raphafcruz

    Essa questão da cor das bolas é que nem aquela questão do vestido azul ou dourado, rs.

    Para mim as cores são branca (etapa não iniciada) verde (etapa concluida), bege/amarela (exigência) e vermelha/marrom (em análise).

    Abraços

  • @ericvinicius obrigado :D


    @guimoss Obrigado, estou mt feliz!

    O processo está com a bolinha 7 vermelha/marrom. Eu consegui a chave de acompanhamento da minha tia via telefone, e o processo dela está exatamente igual ao do meu pai.

    Os docs enviados lá no inicio do processo? Ou os docs da exigência?

  • @guitpf

    Os docs enviados lá no inicio do processo? Ou os docs da exigência?

    Se vc puder os dois.

    O máximo de informações ajuda.

    E se puder, vc poderia informar os documentos e linha do tempo do processo da sua tia?

    Sem dados privados, claro.

    Obrigado

  • @raphafcruz @guimoss adicionando ao comentário sobre as cores, se a gente utilizar um Color Picker na bolinha marrom, conseguimos ver que a cor está realmente mais próxima do laranja/marrom (parte de baixo no spectrum), do que vermelha/rosa. Informação inútil, mas apenas um fun fact. 😅😅😅

    Inclusive o rgb(196, 89, 18) está bem próximo do marrom claro: rgb(150, 75, 0)

    De qualquer forma, dado que marrom é a mistura do vermelho com verde, acho que está ok falar vermelho também.




  • guitpfguitpf Member
    editado November 2022

    @guimoss

    Segue os docs


    Neto de Português (em Vida)

    Diploma: Copia Autenticada + Apostilada

    Passaporte: Copia Autenticada + Apostilada

    RG: Copia Autenticada + Apostilada

    Carta Clube Português da cidade*: Copia Autenticada + Apostilada

    Carta ONG*: Copia Autenticada + Apostilada

    Certidão de Nascimento: Inteiro Teor + Apostilada

    Certidão de Nascimento: Repografica + Apostilada 

    Antecedentes criminais: emitida a menos de 90 dias


    Filho de Português (Falecido)


    Certidão de Nascimento: Inteiro Teor + Apostilada 

    Certidão de Nascimento: Repografica + Apostilada

    Certidão de Casamento: Inteiro Teor + Apostilada

    Certidão de Casamento: Repografica + Apostilada

    Certidão de Obito: Inteiro Teor + Apostilada 

    Certidão de Obito: Repografica + Apostilada

    Carta Clube Português: Copia Autenticada + Apostilada


    Português (falecido)

    Foto da certidão de nascimento

    Certidão de Casamento: Inteiro Teor + Apostilada

    Certidão de Casamento: Repografica + Apostilada

    Certidão de Obito: Inteiro Teor + Apostilada 

    Certidão de Obito: Repografica + Apostilada


    Caiu em exigência, pediram a certidão de nascimento original. Eu pedi no CRAV, recebi em arquivo digital e enviei.


    *Na época que começamos, ainda estavam pedindo ligação com Portugal, por isso incluímos a carta do clube português e a carta de uma ONG da minha cidade. Essa ONG faz um jantar benificiente português (bacalhoada) todo ano, o qual meu pai é um dos diretores e organizadores.


    Em relação a ligação com Portugal, você sabe se os processos já estão passando sem ela? Minha outra tia também quer pedir a cidadania dela, porém ela não tem nenhuma ligação direta como clubes e viagens.


    A linha do tempo está aqui https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/308844/#Comment_308844

  • @guitpf

    Muito obrigado!

  • Gostei do fun fact @guitpf :D

  • Boa tarde, por gentileza gostaria de saber quanto tempo leva o processo de nacionalidade para netos?

    Vocês acham mais interessante tirar o do meu pai primeiro?

  • @AnaSgrig_ Netos levam quase 3 anos para ser completado. Filho pelo ACP por volta de 6 meses. Então nesse caso, do seu pai e o seu levaria por volta de 1 ano.

  • @guitpf @raphafcruz

    Tb gostei, rs.

    Vlw.

    Obs: seguindo a questão do vestido, eubaibda acho que é a bola é de uma cor um pouco mais escura do que a postada acima.

    Abraços

  • @UIB tudo bem? Alguma novidade no seu processo?

  • Bom dia,


    Meu marido fez a cidadania dele em 2017, na época ficou parado por conta dos vínculos e quando entrou a lei nova foi aprovado. Um amigo nosso está querendo tirar agora como neto. Podem me revisar quais os documentos atuais? Cada hora vejo um checklist diferente.

  • @guitpf Saberia me dizer se a cópia reprográfica é necessaria e se precisa ser em inteiro teor? Acho que ela não estava especificada na lista que vi.

    Também estou um pouco confusa com a ordem do que fazer. Já consegui a certidão de batismo do meu avô (neto de português) e estou correndo atrás da certidão de nascimento do meu avô e de seu pai, assim como a cópia autenticada do RG, o histórico escolar e os antecedentes criminais. Depois de ter esses documentos em mãos tenho que enviá-los ao consulado antes de enviar para Portugal? Ou apenas junto eles com o formulário, pago a taxa e envio direto?

  • Muito obrigada @CarlosASP e @guimoss!!

    Também estou um pouco confusa com a ordem do que fazer. Depois de ter os documentos em mãos tenho que enviá-los ao consulado antes de enviar para Portugal? Ou apenas junto eles com o formulário, pago a taxa e envio direto?

  • editado November 2022

    @Carolina_Giron

    O consulado não participa do processo.

    Mande direto para Lisboa; siga a lista de documentos para Lisboa; não fique olhando a lista de várias fontes diferentes que vai acabar confundindo:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/21965/lista-basica-de-documentos-para-atribuicao-de-netos-1d

  • @Carolina_Giron

    Cuidado com a marcação. Não apareceuba sua menção aqui.

    ===

    A ordem é a seguinte:

    1) pagar o formulário com Cartão internacional Visa;

    Se tiver dúvidas, é só perguntar.

    2) Vc irá receber o formulário personalizado na caixa de entrada ou spam. Se estiver nesta, passe pata a 1ª.

    3) Preencher pelo pc (de preferência) e o Requerente assina por autenticidade o formulário.

    4) Enviar por DHL os documentos para a CRCENTRAIS, em Lisboa.

    Boa sorte!

  • Bom dia @David Abrao e Andreia Fortes os seus processos já foram concluídos com o registro de acento?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.