Atribuição de Nacionalidade para Netos - Lei 37/81 (atualizada 2020/22) - Processos e Acompanhamento

1474475477479480663

Comentários

  • @Jaqueline Moraes

    Alguém poderia me dizer se quando o avô e a avó são portugueses é necessário ter a certidão de nascimento dos dois? Pq na relação de documentos diz a certidão de nascimento de um ou de outro.

    Depende de onde ocorreu o casamento dos portugueses.

    Se ocorreu no Brasil, vc devetá fazer a transcrição antes e para isso vc precisará do batismo/nascimento de ambos.

    Se foi em Portugal, vc pode enviar o assento de casamento (do civilonline ou do AD) ou averbar o casamento no batismo/nascimento deles e enviar um.

    O pessoal geralmente opta pelo antepassado do sexo masculino.

    Abraços

  • guimossguimoss Beta
    editado October 2022

    @fabricmagalhaes

    Sabem me informar se eu, trineto de português, posso solicitar a transcrição de casamento pelo consulado do Rio ou precisa ser a neta (minha avó)?

    Infelizmente, tem que ser o filho ou neto do português.

    Da sua avó, ela só precisa ir a um cartório e colher a assinatura por autenticidade nos formulários (transcrição e nacionalidade) e fazer uma prova de vida, se tiver mais de 80 anos.

    Dá para vc marcar tudo com antecedência e fazer tudo no mesmo dia*.

    * inclusive colher os dados pata emissão do RG, se o da sua avó tem mais de 10 anos.

    ** Acredito que vc tb possa pedir para alguém do cartório ir na residência dela e colher as informações, se ela tiver dificuldade de deslocamento.

    Se puder, por favor, nos deixe informados sobre o seu caso.

    Abraços

  • @isgak

    Obrigado pela informação.

    Vc viu a planilha nova?

    Abraços

  • @Jaqueline Moraes ,

    O @guimoss falou que depende de onde ocorreu o casamento, mas discordo. Mesmo se o casamento tenha ocorrido no Brasil, se não houver nenhuma divergência que possa ser sanada com a transcrição do casamento, a trancrição não é necessária. Já postei várias vezes a resposta da CRC aqui. Você só precisa certificar que o filho(a) do português foi reconhecido na menoridade e que foi o português que declarou o nascimento, e também que não tenha divergências de nomes etc, ou seja que a filiação está claramente estabelecida. Sendo assim você pode tanto usar o avô ou a avó e enviar somente a certidão de nascimento daquele que você escolheu. E sim é mais fácil pelo avô.

  • @fabricmagalhaes ,

    dê uma checada no site do consulado do Rio, procure por contatos e siga as instruçoes e mande uma email perguntando. Porque no requerimento para transcrição de casamento, diz apenas para informar o grau de parentesco do requerente. Se voce obter uma resposta oficial do consulado por favor nos informe aqui.

  • guimossguimoss Beta
    editado October 2022

    @texaslady

    Vc poderia postar essa msg de novo?

    Estou na torcida para eu estar errado sobre esse tema.

    Muitas coisas que tínhamos como certas, estão mudando.

    ===

    @fabricmagalhaes

    E sobre os legitimados, acho wue é filho, neto ou cônjuge os legitimados.

    Mas, nunca digo não a uma confirmação oficial.

    Abraços

  • editado October 2022

    Alguém que está gerenciando a nova planilha poderia apagar um processo, pois acabei cadastrando e não me atentei que haviam 'puxado' os processos da antiga e ficou duplicado.

    O processo ao qual me refiro é o 88xxx/20 de 16/12/2020 - Mary (@ericvinicius, mãe)

    Obrigado e me desculpem aí pelo vacilo 😜.

  • AdminAdmin Member, Banner, Administrator, Beta

    @ericvinicius tranquilo, já apaguei a linha antiga.

  • editado October 2022

    @Admin Ao acessar a planilha aparece a seguinte mensagem: [removido]. O que está acontecendo?

  • @fcarneiro aquele planilha é a antiga mantida pelo usuário que foi banido.

    O fórum conta agora com a nossa própria planilha, integrada ao perfil de cada um aqui, onde cada um pode editar os seus dados.

    Dá uma olhada lá: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/22146/planilha-de-acompanhamento#latest

  • @LeoSantos Muito obrigada pela informação. A nova planilha ficou ótima. Parabéns!

  • AdminAdmin Member, Banner, Administrator, Beta

    @fcarneiro como disse o @LeoSantos. Peço por gentileza a quem desejar continuar participando por aqui, por favor utilizar a nova planilha e não divulgar mais os links para antigas neste espaço. Para mais detalhes, veja aqui.

  • AdminAdmin Member, Banner, Administrator, Beta

    A nova planilha ficou ótima. Parabéns!

    Obrigado! Qualquer sugestão de melhorias, é só falar.

  • @Admin boa tarde, meu processo na nova planilha está com o status de bolinha 2 “registado”, porém o processo se encontra atualmente na consulta ao site do IRN na bolinha 1 “foi recebido”. Creio que na transferência de uma planilha para outra confundiram o status. Processo 26xxx/22 Juniorfejr (pai). Obrigado.

  • Boa tarde pessoal, fiquei ausente por uns 3 meses, acessei e atualizei meus dados na planilha antiga, só agora descobri a nova e vi que já importaram os meus dados. Vi que baniram alguém, o que ele fez?

  • AdminAdmin Member, Banner, Administrator, Beta
    editado October 2022

    @Juniorfejr obrigado, corrigido. Os status da planilha antiga foram importados corretamente, a questão agora é decidir que nome dar a cada um deles. As planilhas antigas têm uma lista de possíveis status diferente para filhos/netos (mais condensada) e sefarditas/casamento (mais detalhada). Estamos tentando harmonizar as duas listas e discutindo os melhores nomes, tentando também aproximar melhor a terminologia da usada pelo sistema oficial de acompanhamento.

  • AdminAdmin Member, Banner, Administrator, Beta
  • editado October 2022

    @MarcoAFSouza, boa noite!

    Eu também deixei de preencher o campo "9" do formulário (Países onde residiu anteriormente, após os 16 anos), nos três processos que encaminhei (meu e dois irmãos). O "anteriormente" gera confusão, e como nunca moramos fora do Brasil, deixei em branco. Creio que os processos em breve serão analisados, pois chegaram lá em dezembro/2020. Se houver alguma exigência, informo aqui.

  • Pera, desde quando tem uma planilha nova e só ela é atualizada? Kkk eu tô atualizando a que aparece no meu drive como compartilhada.

    Algum motivo?

  • AdminAdmin Member, Banner, Administrator, Beta

    @gbpinheirosilva explico melhor aqui.

  • @Admin

    Joanico (@imarlonjr, avô)

    Tipo: netos

    Status: 2-registado

    Número do processo: 128xxx/21

    Data Entregue: 2021-11-10

    Recebimento da Senha: 2022-03-03

    Idade: 84

    Se você é a pessoa cuidando deste processo e gostaria de poder atualizá-lo na planilha, clique em "Solicitar Controle" abaixo.


    Na planilha de vcs fala status 2 mas esta no 1

    Se tiver como liberar pra mim poder editar, e se eu conseguir ajudar em algo tbm, posso dizer q sou relativamente ativo no forum kkkk

  • @guimoss vi sim! Meu processo já está incluído lá também. :)

  • boa noite! Entramos com pedido de atribuição de nacionalidade para netos que foi recebido na Conservatória dos Registros Centrais no dia 05/02/2021. No entanto, até hoje, 04/10/2022, ainda está na fase 1 (foi recebido). Vi na planilha que praticamente todos os processos recebidos na mesma época já tramitaram e o nosso está parado. Quando ligamos na CRC, não deram detalhes, disseram que deveríamos aguardar. Gostaria de saber se há algo que vcs recomendam fazer nesse caso. Muito obrigada!

  • AdminAdmin Member, Banner, Administrator, Beta

    @imarlonjr você já clicou no link enviado por e-mail para acesso à planilha? Aqui aparece como não.

  • Boa noite, pessoal! Finalmente recebi o email da CRC Lisboa informando o número do meu processo pelo Art. 1-D e a chave de acesso para pesquisa. Algum dos administradores poderia me incluir na planilha? Gostaria de participar. Seguem as informações:

    • Nr Processo: 155XXX/22
    • Enviado por DHL em 13/04/22
    • Recebido na CRC em 22/04/22
    • Recebi o email com a senha em 02/10/22
    • Pago com cartão de crédito
    • Idade: 59 anos

    Desde já agradeço!!

  • AdminAdmin Member, Banner, Administrator, Beta

    @LILIANEFONTESPICADO está incluso! Forma de envio e pagamento ainda não aparecem mas vão ser disponibilizados em breve.

  • @Admin bom dia.

    Como faço para acessar a nova planilha? Gostaria muito de incluir meus dados, se alguém já não o fez.

  • AdminAdmin Member, Banner, Administrator, Beta

    @antoniocesarpires bom dia, é só acessar o seu perfil e clicar no botão "Acessar Planilha de Acompanhamento. Este tópico detalha melhor.

  • @texaslady ,

    Eu já tenho a certidão de nascimento da avó enviada pelo civil online, tenho a certidão de casamento (casaram no Brasil), óbito dos dois portugueses mas não encontro a certidão de nascimento do avô. Estou no aguardo da certidão da filha do português, que acredito que tenha sido o pai o declarante.No mais os nomes não tem nenhuma divergência. Você acha que posso arriscar e mandar os documentos que tenho?

  • @Admin, a planilha ficou bem legal! Muito intuitiva e fácil de usar! Obrigado!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.