Nacionalidade portuguesa pelo casamento

1252253255257258315

Comentários

  • Saudações, alguém do fórum casou em Portugal? Se houver alguém, você poderia me dizer quais são os requisitos para fazê-lo? tendo em conta que o meu parceiro não é português e não vivemos em Portugal.

  • @Danielrs

    Boas

    Penso que têm que casar através do consulado português situado no país onde mora e depois transcrever o casamento para Portugal para ser válido aqui

  • @renatoss

    Obrigada

    Minha dúvida é se estando nessa fase ainda pode voltar atrás e se depois disso será mais rápido o processo, pk parece tudo lento demais

  • @Danielrs bom dia. Eu casei em Portugal, mas a cônjuge é portuguesa.

  • olá! @Zervesff Você poderia me dizer quais os requisitos e documentos que você teve que apresentar em Portugal para poder se casar lá com seu parceiro? Muito obrigado!!

  • Fala, amigos descendentes!

    Em breve darei entrada na aquisição da minha esposa.

    Tenho uma dúvida...temos filhos e anexarei a cópia do processo de nossos filhos, que ainda tramita, a fim de comprovar que os filhos “são” portugueses.

    O estado do processo de meus filhos está na “bola 1 - 1. Receção do pedido, numa conservatória, consulado ou por correio”.

    Pergunta: é recomendável esperar virar a bola 2 - Registo do pedido ou já posso mandar na 1?

    Entendo que, ao receber o processo, já existe a intenção de que os filhos sejam nacionais portugueses.

    Obrigado!

  • Boa noite pessoal.

    Existe alguma vantagem em fazer o pedido quando já se está morando em Portugal?

    Devo me mudar para Portugal até o final do ano e estava a questionar se existe alguma diferença em dar entrada no processo por correspondência ou pessoalmente.

    Obrigado!

  • Dps de um longo inverno, finalmente chegou a chave de acesso por email.

    Processo da minha esposa chegou em fevereiro de 2022 e somente hoje recebi a chave de acesso por e-mail.

  • Saudações!

    Gostaria de uma ajuda, quero entrar com o pedido de nacionalidade por Casamento, moro em Portugal a 3 anos e casada a 3 anos e meio e já tenho o casamento transcrito em Portugal, e também tenho uma filha portuguesa registrada pelo pai (português).

    Sendo assim, que documentos preciso para iniciar o processo?

    Obrigada

  • Boa tarde a todos!!

    Mandei a minha documentação em abril, tendo sido entre dia 26/4/2022 na CRC de Lisboa. Depois desse longo silêncio até hoje, a Conservatória deu sinal de vida: recebi um email da CRC com um recibo de pagamento da taxa. Mas nada de numeração e senha de processo. Aproveitei e respondi o email perguntando sobre essas informações: vamos ver no que vai dar.

    Alguém pode me dizer como faço para abrir a planilha?

  • @Danielrs não sei se atualmente os documentos são os mesmos de quando casei.

    Tive que apresentar Certidão de Nascimento em inteiro teor apostilada, cópia do passaporte, Atestado de Capacidade Matrimonial (uma declaração do Cartório afirmando que eu era solteiro), cópia do CC da nubente portuguesa.

    Na Conservatória preenchi um formulário, paguei a taxa, e aguardei ser comunicado que estaria liberado pra marcar a data do casamento. Ah, no tempo dessa espera, fui visitado por 2 agentes do SEF, que me entrevistaram para verificação da veracidade das informações que tinha declarado na Conservatória e tbm pra verificarem se não era casamento por conveniência.

    Me ligaram da Conservatoria e combinamos a data.

  • Boa Tarde , sou casada com POrtugues desde de 2013 no cartorio, mas estamso juntos a 27 anos,, eu solcicitei noc onsulado portugues a trancriçao do casamento 2021-04-12 13:14:36 porem paguei o boleto e envie tudo que estava solcitando a ultima alteração e esta 2022-06-09 12:44:39Processo encaminhado ao Sectorcons.mirian.soaresFUNCIONÁRIO RESPONSÁVEL: Atendimento Consulado - consulado, porem nao tive mais informaçoes,, eu tenho duvidas, quero fazer a inscrição no registro civil português para meus filhos, tres deles ja sao de maiores e podem fazem sozinhos, mas tenho duvidas se posso solicitar o da mnha filha menor de idade antes de chegar a resposta do meu Documento,,, outra duvida tenho passaporte Brasileiro e pretendo pedir o visto americano para uma viagem, isso atrapalharia em alguma coisa?

  • @MARCUS ALVES quanto tempo de casado vc já tem?

    você já fez a transcrição de casamento?!

    Em relação ao processo dos seus filhos não adianta anexar cópia de processo ,o processo só tem validade quando termina

  • @LidianeRodrigues ...

    Sobre sua transcrição de casamento...Não tem muito oque fazer a não ser aguardar...Se deu entrada por algum Consulado tem que aguardar a finalização do procedimento...

    Em qual Consulado está o processo de transcrição...?

    Qual é sua nacionalidade...?

    O vosso casamento mencionado é o primeiro casamento do Cidadão Português...?

    Todos os filhos são de sua união com o Cidadão Português...?

    ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Entenda o seguinte...O fator mais importante para a viabilidade de um processo de nacionalidade Portuguesa é a DECLARAÇÃO DE NASCIMENTO NO REGISTRO DO FILHO DO PORTUGUÊS...Se foi o Pai Português quem declarou o nascimento de seu filho antes da criança ter completado um ano de vida...99 % do problema está resolvido...

    Se foi o Pai Português quem declarou o nascimento de seus filhos no registro original antes das crianças completarem um ano de vida não é necessário aguardar a transcrição do casamento ser concluída...

    Para os filhos de Cidadão Português que tenham menos de 18 Anos na data de entrada da documentação nos serviços o tópico é esse abaixo...Procure ler algumas páginas para se familiarizar com os procedimentos...:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/300432/#Comment_300432


    Boa sorte...

  • editado September 2022

    Olá, boa noite @Nilton Hessel @PedroGaspar ou outros amigos que possam me ajudar. Tenho algumas dúvidas sobre como seguir com o meu processo de cidadania e o da minha filha.

    Realizei o processo de cidadania da minha esposa pelo pai dela, Português. Já transcrevi também o nosso casamento e acabei de receber o assento dela com a transcrição. Somos casados há 7 anos.

    As dúvidas seriam:

    1. Dei entrada recente no processo do meu pai como neto. Sabemos da demora e a dúvida seria: vale a pena esperar o do meu pai sair para dar entrada no meu processo como filho ou tanto faz eu entrar com o meu processo pela minha esposa? Os efeitos são os mesmos?
    2. Temos uma filha de 5 anos. Posso fazer o processo dela já pela minha esposa? Quais os documentos?
    3. Se eu puder dar entrada no processo da minha filha e for indiferente eu dar entrada no meu pela minha esposa, posso mandar o meu processo e o da minha filha juntos? E quais os documentos no meu caso?

    Obrigado.

  • @felipemendonca o processo do seu pai como neto demora em torno de uns 2 anos , saindo o dele você poderia dar entrada no seu como filho e em torno de uns 5 meses se você mandar pra Acp que ainda é uma conservatória rápida , estimativa de uns 2 ano e 6 meses .( os dois processos)

    Se você fizer pela sua esposa o processo fica em torno de uns 2 anos , o que está demorando é o assento ficar pronto , estimativa de conclusão uns 2 anos e 3 meses pelo que já li em alguns grupos .

    Processo da sua filha ela pode fazer pela sua esposa pois ela tem a cidadania, isso não vai interferir no seu processo , a única diferença são prazos e conservatória diferente, o seu processo é feito em Lisboa e o dela Acp do Porto

    Processo da sua filha menor é gratuito

    o seu se fizer pelo casamento 250€

    Filho de português 175€

  • @felipemendonca ...

    Só uma informação mais em relação com sua questão...Creio que a @Simeia Lobato não lembrou de mencionar...

    A Nacionalidade pela esposa seria através de um processo de Aquisição e a Nacionalidade obtida ao final do processo seria a Nacionalidade Portuguesa DERIVADA...

    A Nacionalidade pelo seu pai seria através de um processo se Atribuição e a Nacionalidade obtida ao final do processo seria a Nacionalidade Portuguesa ORIGINÁRIA...

    Existe vasta discussão aqui mesmo nesse Fórum sobre as dúvidas que pairam sobre a possibilidade de perda da Nacionalidade Brasileira para quem obtém uma segunda Nacionalidade por Naturalização...Aquisição / DERIVADA...

    Sim...É muito difícil de acontecer...São raros os casos conhecidos...Mas eles existem

    Além disso...Existe um projeto de alteração da legislação Brasileira em relação a isso para impedir a perda da Nacionalidade Brasileira para quem conquista uma segunda Nacionalidade por Naturalização...

    Mas como aparentemente você não sabia dessas diferenças...Acredito que seja melhor pesquisar mais a respeito antes de optar por uma ou outra...

    De qualquer modo...Penso que o correto é que você tenha conhecimento de que existem diferenças entre os dois tipos de processo e de qual tipo de Nacionalidade Portuguesa você terá ao final do processo que escolher fazer...

    Boa Sorte...!!!

  • Muito obrigado @Simeia Lobato e @Nilton Hessel pelos esclarecimentos.

    Pelos prazos que a Simeia informou, além da diferença de valor, mesmo que pequena, pelas possíveis discussões entre os efeitos por Aquisição e Atribuição que o Nilton citou e por eu não ter pressa neste momento também, vou aguardar para o processo por Atribuição, acredito ser o melhor caminho.

    Já o da minha filha vou dar entrada normalmente pela minha esposa então.

    Obrigado mais uma vez.

  • Boa tarde @gandalf

    no rol que você fez referente ao pedido pelo casamento, gostaria saber como faço para obter, onde consigo fazer essa consulta?:

    • imprima a tela de consulta online da nacionalidade dos filhos e mande no processo

    atenciosamente,

    Manuel

  • AdminAdmin Member, Banner, Administrator, Beta

    @MaanuelA1974 boa tarde, infelizmente ele não faz mais parte do fórum. Espero que outros membros da comunidade possam lhe ajudar.

  • editado September 2022

    @Admin, boa noite!

    Nao consegui enviar uma mensagem no seu privado.

    Se possível, você poderia me enviar uma mensagem?

    Desde já , agradeço a atenção.

  • AdminAdmin Member, Banner, Administrator, Beta

    Boa noite @Aninha_Lourenço, lhe respondi no privado.

  • @MaanuelA1974 Acredito que seria a tela do site onde você acompanha o seu processo no site nacionalidade.justiça.gov.pt Vc já recebeu a senha de acompanhamento? Eu não acredito ser necessário enviar a tela. Se vc mandar uma carta de apresentação e listar: possuímos filhos do casamento cujo processo de aquisição de cidadania encontra-se na conservatória xxxxx número xxxxxxx….já será suficiente.

  • bom dia obrigado a todos. já está terminado.


  • @Goha90 Parabéns!!!

    você deu entrada no seu processo quando?

    Quanto tempo demorou pra ser criado o assento?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.