Nacionalidade portuguesa pelo casamento

1253254256258259315

Comentários

  • Olá a todos!

    Gostaria de saber se posso entregar o pedido de Nacionalidade para marido de portuguesa em alguma Conservatória em Porto,pois estou com viagem marcada para Outubro. Qual endereço posso entregar? Precisa agendar atendimento?

    Já temos o casamento transcrito desde 2017 e as filhas também possuem nacionalidade. Em Junho enviei os documentos para CNAI em Porto,pois estava esse endereco no formulário Modelo 3, porém essa semana recebi aviso de endereço não encontrado e pretendo entregar pessoalmente em Portugal.

  • @simeia lobato.

    obrigada entregamos os documentos em 06/2020, para ser criado assento cerca do cinco meses

  • @fabricials Foi a senhora que deu entrada no seu processo esse ano e pediu urgência? Pergunto isso porque fiz o pedido de urgência a quase 2 meses e meio e não vejo alteração nas bolinhas. No aguardo.

  • @Clarissa processos de casamento só é aceito em Lisboa na Crc ,mas você pode levar quando chegar em Portugal enviei pelo CTT ( correios), foi assim que eu fiz com o do meu esposo.

    Endereço R Rodrigo Fonseca 198

    1099-003Lisboa-Portugal

  • Oi diegomendes23. Fiz o pedido de urgência na mesma data em que enviei o processo, ou seja, em Março/2022. Hoje 03/10/22, meu processo está na bolinha 7, aguardando a criação do registro de nascimento.

  • @fabricials


    Mas conseguiu ver as bolinhas mudando gradativamente ou foi do 1 ou 7 em um único avanço? Chegou a perguntar para eles se aceitaram o pedido de urgência ou fez como muitos que apenas aguarda naquela famosa ansiedade?

    Obrigado por responder.

  • @Simeia Lobato , obrigada! Farei dessa forma.

  • @diegomendes23

    O meu processo passou por todas as bolinhas. Não perguntei se acataram o meu pedido de urgência, mas, acredito que sim pelo avanço rápido do processo.

  • Olá a todos!

    Pessoal, estou com uma dúvida muito grande sobre o pedido de urgência, li e reli tudo que encontrei em alguns tópicos aqui dentro do fórum e o que percebi é que normalmente os pedidos de urgência estão atrelados a saúde (tratamento na UE), trabalho ou idade.

    Assim sendo eu gostaria da ajuda de vocês se assim o puderem. Eu e minha família estamos numa situação delicada, pois (@diegomendes23) minha esposa está morando no Canadá e eu e meu filho de um ano e nove meses tivemos que ficar no Brasil devido os vistos de turista estarem parados e quem tem a cidadania/nacionalidade portuguesa pode solicitar o visto de forma eletrônica com o visto sendo aprovado em questão de minutos.

    Acreditam que por questão de reunificação familiar envolvendo um bebê seria possível pedir a urgência?

    Meu processo atualmente está na bolinha 4 desde agosto.Me desculpem se esta dúvida estive poluindo o tópico.

     

    Att, Erlo Gomes

  • olá, @Erlo eu pensó que tentar não custa nada. Envie uma carta a conservatória com o seu número de proceso.

    Por em quanto, pasar da bolinha 4 para as seguintes demora bastante


    Sorte.

  • @Rafael Barbosa esse é um tema muito sensível.

    Está na constituição as características para a perda da nacionalidade brasileira, no entanto isso de fato ocorre quando há um processo fundamentado para tal.

    Houve um caso bastante conhecido de uma nacional brasileira que foi extraditada para os Estados Unidos, pois cometeu crime naquele país e retornou ao Brasil (um ponto fora da curva, pois o Brasil não extradita seus cidadão). Mais nesse caso em específico, foi um processo bem fundamento contra a cidadã brasileira. Visto que, a mesma era cidadã brasileira nata e ao residir nos Estados Unidos a mesma possuía visto de residência (green card); um tempo depois a mesma pleiteou a cidadania americana. Entende o caso ? Simplesmente para viver e trabalhar naquele país não era necessário a nacionalidade em si. Por isso ao converter o visto de residente permanente para a cidadania americana, a mesma "teoricamente" perdeu a nacionalidade brasileira. Perdendo a nacionalidade brasileira a mesma foi extraditada.

    No caso de Portugal o que existe é o: reagrupamento familiar; fixação de residência. que é pleiteado á quem tem visto. Então é uma situação um pouco diferente. Visto que aqui neste estamos a tratar sobre nacionalidade pelo casamento, entendo ser caso diferente por isso não prospera sobre esse assunto. Igual a nacionalidade originária, que não anula a outra.

    Abraços

  • Mais um caso extraordinário, certamente por questões politicas, em que alguem denuncia e um departamento faz questão de investigar e dar sequencia ao caso... Porem seguindo a maxima "Há males que veem pra bem", quem sabe os filhos para proteger a mãe acelerem a PEC dentro dentro do congresso para acabar de vez com esta sombra que nos assusta....

  • @PedroGaspar tudo bem?

    O processo da sua esposa voltou a andar depois de voltar ao passo 3?

    O meu continua parado.

    Abraço e boa sorte

  • @Eduardohca, o da minha esposa continua parado no passo 3 também!

  • @PedroGaspar seguimos com fé.. boa sorte!

  • Boa Tarde , sou casada com POrtugues desde de 2013 no cartorio, mas estamso juntos a 27 anos,, eu solcicitei noc onsulado portugues a trancriçao do casamento 2021-04-12 13:14:36 porem paguei o boleto e envie tudo que estava solcitando a ultima alteração e esta 2022-06-09 12:44:39Processo encaminhado ao Sectorcons.mirian.soaresFUNCIONÁRIO RESPONSÁVEL: Atendimento Consulado - consulado, porem nao tive mais informaçoes,, eu tenho duvidas, quero fazer a inscrição no registro civil português para meus filhos, tres deles ja sao de maiores e podem fazem sozinhos, mas tenho duvidas se posso solicitar o da mnha filha menor de idade antes de chegar a resposta do meu Documento,,, outra duvida te

  • @LidianeRodrigues você pode pedir uma certidão pelo civil on line , la você consegue vê se seu casamento ja foi transcrito , você paga 10 euros

  • Olá pessoal, boa tarde

    Vou dar entrada no cidadania por casamento do meu esposo, possuo todos os documentos e requisitos. Onde encontro o formulário em questão para preencher e fazer o pagamento ?

  • @Leticia Marques ...

    O formulário para o processo de Aquisição permanece o mesmo...:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/225024/#Comment_225024

    Mas você deve utilizar aquele que lhe será enviado por e-mail após a confirmação do pagamento pela plataforma do IRN...:

    https://irn.justica.gov.pt/Impressos-e-Modelos

    https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC3

  • Boa tarde,

    meu processo foi enviado em dez/2021,

    recebido em marco de 2022,

    e ate hoje nada de senha, no mesmo lugar.

    Isto está normal?

    Alguém pode me enviar o link da planilha?

    obrigada

  • AdminAdmin Member, Banner, Administrator, Beta

    @PatriciaM boa tarde, o link é:

    https://planilha.cidadaniaportuguesa.com/casamento

    Se quiser adicionar o seu processo, é só acessar o seu perfil no fórum e clicar no botão Acessar Planilha de Acompanhamento. Você vai receber por e-mail um link para acessar a planilha com a sua conta do fórum. Aí é só clicar no botão vermelho Novo Processo e preencher os dados.

  • Obrigada,

    ja recebi o email.

  • Oi, pessoal, tudo bem?

    O meu pai tem a nacionalidade portuguesa e eu gostaria de solicitar para a minha mãe.

    Eu já fiz a transcrição de casamento deles, os mesmos estão casado há mais de 20 antes oficialmente.

    Confesso que olhei no site do IRN mas não entendi muito bem o processo para esposa de português tirar a nacionalidade portuguesa.

    Alguém pode me dizer quais são os documentos e se é muito difícil de conseguir?

    Muito obrigada! 🤩

  • Boa noite pessoal, uma duvida, sou português desde do ano passado, cartão cidadão em mãos, casamento transcrito, sou casado á 6 anos, minha esposa brasileira precisa comprovar laços efetivos com Portugal para o pedido de aquisição por casamento?

    Obrigado

  • So por curiosidade

    Na planilha vejo que usualmente o processo sempre pasa da bolinha 4 para 6. Acaso não para na 5?

  • @Thaina cunha ...

    As informações que você busca estão nas páginas anteriores dessa mesma discussão...:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/303666/#Comment_303666...

    @Sergio Miranda ...

    Os seis anos de casamento constituem as ligações efetivas necessárias para esse tipo de processo...Se quer ter segurança na montagem de seu processo recomendo que leia as páginas anteriores dessa discussão com os vários relatos já disponibilizados aqui pelos colegas sobre esse tipo de processo...Esse link que compartilhei acima leva até as valorosas postagens do @PedroGaspar que indicam...Entre outras coisas...As listas de documentos...

    Boa Sorte...!!!

    @LILIANA2105 ...

    Como é possível ver logo abaixo do título da página JUSTIÇA.GOV.PT...O site de acompanhamento ainda permanece em *** "VERSÃO BETA"...Ou seja...Trata-se de uma ferramenta em desenvolvimento/Passível de ajustes...

    Além disso...Algumas alterações de cor de bolinha já eram irrelevantes quando o site foi criado/disponibilizado...E assim continua até hoje...(Essa de 4 para 5 é uma delas...)...

  • editado October 2022

    Olá colegas.

    A frase "Os serviços estão a preparar a documentação e informação para a análise do seu pedido" é padrão para quem está na bolinha verde a 13 meses ou já tem sinal de alguma alteração que estar por vir?


    Um grande abraço a todos os futuros portugueses.

  • 13 meses desde o recebimento do pedido de nacionalidade, com pedido de urgência devidamente formulado e documentado a quase 3 meses e nenhuma resposta pelo telefone ou e-mail, esse andamento está correto de acordo com o conhecimento dos colegas? Aquela legenda é a padrão para quem está na bolinha 1 ou tem algo mais favorável na informação?

  • @diegomendes23 ...

    Não sei qual foi a fundamentação de seu pedido de urgência...Mas algo que aprendi sobre esse tipo de pedido ao longo dos últimos anos foi que ele só será aceite pelo IRN SE alguma questão importante relacionada a vida do requerente estivem CONDICIONADA Á CONCESSÃO DA NACIONALIDADE PORTUGUESA...

    Caso contrário...O pedido de urgência é DESCONSIDERADO...

    Desde que li pela primeira vez sobre a possibilidade de solicitação de urgência na análise de processos junto ao IRN...Tenho visto muitos colegas confundindo ter a Nacionalidade como CONDIÇÃO para algo...(Como a contratação por parte de uma empresa...Ou o acesso a um curso em uma Faculdade...Etc...)...Com CONVENIÊNCIA...

    Por esse motivo já vi muitos pedidos de urgência serem negados...

    Como mencionei acima...Não tenho detalhes sobre a fundamentação de seu pedido...Pois não encontrei nenhuma informação sobre o motivo específico alegado por você em suas postagens anteriores...Porém...Lendo essa postagem sua...(Abaixo)...Me parece que pode ter havido um entendimento equivocado de sua parte no julgamento das situações que efetivamente seriam passíveis de um tratamento do processo com urgência por parte do pessoal do IRN...

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/295228/#Comment_295228...

    Bem...Espero que o equívoco tenha sido meu no entendimento de seu caso...E não em seu entendimento sobre em quais situações esse tipo de tratamento é dispensado em um processo de nacionalidade Portuguesa...Espero ainda que você tenha sucesso em seu pedido de urgência...

    E...Por favor...Não deixe de compartilhar conosco o desfecho de seu processo...Essas informações são de grande valia para um melhor entendimento por parte de todos nós sobre certas questões...E para tornar esse Fórum...Cada vez mais...Uma fonte de informações de qualidade...!!!

    Boa Sorte...!!!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.