Nacionalidade portuguesa pelo casamento

1250251253255256318

Comentários

  • editado September 2022

    @Ariadnainojosa12 você precisará pagar em dinheiro (euros), e sim, eu pedi urgência

  • Bom dia pessoal!

    Estou precisando de uma orientação para tirar o cartão cidadão para a familia em Lisboa... Gostaria de saber se alguem aqui tirou recentemente? Seria necessário fazer agendamento ou agora em setembro já está mais calmo e daria para ir direto? Ouvi dizer que tambem posso dar entrada em Laranjeiras atraves de agendamento, qual seria melhor, ir direto ao Campus da justiça ou solicitar em Laranjeiras? Fica pronto no mesmo dia? Teria como solicitar passaporte tambem? Qual a documentação necessaria?

    Acho que exagerei na quantidade de perguntas.... Rsrsrs. So mais uma uma, gostaria tambem de saber como tirar o NIF para mim que ainda não tenho cidadania? qual seria a documentação necessaria?

    Obrigado,

    Wesley.

  • Bom dia pessoal!

    Estou precisando de uma orientação para tirar o cartão cidadão para a familia em Lisboa... Gostaria de saber se alguem aqui tirou recentemente? Seria necessário fazer agendamento ou agora em setembro já está mais calmo e daria para ir direto? Ouvi dizer que tambem posso dar entrada em Laranjeiras atraves de agendamento, qual seria melhor, ir direto ao Campus da justiça ou solicitar em Laranjeiras? Fica pronto no mesmo dia? Teria como solicitar passaporte tambem? Qual a documentação necessaria?

    Acho que exagerei na quantidade de perguntas.... Rsrsrs. So mais uma uma, gostaria tambem de saber como tirar o NIF para mim que ainda não tenho cidadania? qual seria a documentação necessaria?

    Obrigado,

    Wesley.

  • muito obrigado @mrramzan uma ultima pergunta Tenho passaporte marcado para 19 de outubro às 19h15, vou solicitá-lo com urgência, me dariam o passaporte para 20 de outubro, sabe mais ou menos a que horas?

  • editado September 2022

    @Ariadnainojosa12 eles lhe dariam o passaporte no dia seguinte, já que sua consulta é à noite. no dia seguinte terá de levantar o passaporte no aeroporto de lisboa às 17h, caso tenha pedido com urgência. mas vá para o aeroporto às 16h30 ou mais cedo, pois há uma grande fila lá.


    siga este link para ter uma ideia.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/20354/demora-para-registo-de-processos-aprovados-de-casamento/p6

  • @mrramzan muito obrigado, agradecido a você

  • @WESLEY pode solicitar em laranjeiras, primeiro você tira o cartão cidadão depois o passaporte. Você consegue tirar no mesmo dia pagando a taxa de urgência , na época paguei 50 euros,

    No seu cartão cidadão já vem o NIf, segurança social, e numero Utente de saúde.

    Você já tem cidadania ou sua família que tem?

  • Boa noite Simeia Lobato,

    Minha familia sim, possui a cidadania (Esposa e 2 filhos), eu dei entrada em janeiro na condição de Marido... Mas gostaria de tirar o NIF para abrir uma conta...

    Minha esposa e filhos vão tirar o primeiro cartão cidadão, eles tem a certidão de nascimento Portuguesa e minha tambem tem a de casamento! Creio que as copias serão o documentos exigidos certo?

    Quanto a mim não sei quais os documentos exigidos para o NIF apenas....

    Sabe me dizer se terei que fazer agendamento previo ou agora em Setembro estão atendendo por ordem de chegada?

    Obrigado,

    Wesley.

  • Prezados,

    Remeti meu processo de atribuição de nacionalidade pelo casamento, assim como de meus filhos menores, e os mesmos foram entregues na Conservatória de Lisboa em 28/03/2022. Até o dia de hoje não recebi o numero de processo ou senha e os e-mails que mandei para registros.centrais@irn.mj.pt pedindo informações sequer foram respondidos, Alguém pode orientar a quem apelar/o quê fazer?

  • @Pedro Bicalho obrigado pela sugestão, mas não tive retorno do e-mail que enviei. Permaneço sem informações.

  • @AFFBORJA, sim verifiquei a caixa de spam. Não recebi nada.

  • @aalvess pelo menos te responderam. Eu mandei 4 e-mails e não tive qualquer retorno. É péssima essa sensação de não saber o que houve com os documentos enviados.

  • @RL17, não sei se a resposta foi para mim, mas deve ter sido. O endereço para o qual você enviou mensagem de e-mail (registros.centrais@irn.mj.pt) é diferente do endereço que eu sugeri (rcentrais.admin@irn.mj.pt). Você tentou enviar para o endereço que eu sugeri? Outras pessoas enviaram para esse antes, com sucesso.

  • @WESLEY pra você tirar o NIF vai precisar de alguém que seja seu represente fiscal , sua esposa pode fazer isso pra você .

  • Obrigado Simeia Lobato,

    Boa noticia, assim fica mais facil, Tiro o Cartão cidadão de minha esposa e de imediato tiro o meu NIF.

    Depois conto como foi os procedimentos....

    Obrigado,

    Wesley.

  • Bom dia!

    @pimentelsergio

    O reconhecimento judicial deve ser feito somente no Brasil? Sim

    É aceito em Portugal desta forma? Sim

    Precisa desse reconhecimento judicial para fazer a homologação em Portugal.

    Boa sorte

  • Boa tarde!

    Fomos presencialmente hoje (15 09) na Central de Lisboa, chegamos as 3:30 e saímos somente 13:45. A fila permanece grande durante a madrugada e grande...

    Como faço para registar na planilha o processo? Foi já nos facultado a senha de acesso para acompanhamento do processo.

  • Bom dia pessoal Alguém poderia me orientar sobre minha situação:

    Minha esposa conseguiu a nacionalidade Portuguesa por atribuição ano passado, somos casados a 28 anos. Eu fui militar concursado (Sargento da Aeronáutica) por 20 anos, dei baixa e hoje sou Auditor Fiscal Estadual concursado a 13 anos. Isto me impede de ter a nacionalidade Portuguesa através do casamento? Se sim, qual outra forma eu posso adquirir a nacionalidade portuguesa?

    Obrigado pela atenção.

  • @AlexandreDom a outra forma seria você quando se aposentasse ir morar lá, depois você conseguiria por tempo de residência.

    Se vocês tiverem interesse em morar lá, ela pode pedir o reagrupamento familiar.

  • @PedroGaspar em 08/09 mandei mensagem para o e-mail sugerido por você. Infelizmente, até agora não tive resposta. De tomo modo, agradeço a dica.

  • Boa tarde pessoal,

    Meu processo já estava na bolinha 4 marrom há alguns meses. Hoje consultei e aparece na bolinha 3 marrom! É possível o processo voltar? não recebi nenhuma notificação sobre pendências.

    Muito obrigado,

  • @Eduardohca, isso aconteceu com o processo da minha esposa! O sobrenome dela aparecia com um erro de grafia na página de consulta do andamento do processo, então em 20/julho eu enviei um e-mail para rcentrais.admin@irn.mj.pt perguntando se isso poderia ser um problema e se poderia ser corrigido. O processo já estava no passo 4 (Verificação documentos) com a cor marrom.

    Em 25/julho notei que o erro de grafia no sobrenome dela havia sido corrigido, mas, o processo tinha voltado para o passo 3 (Aguarda consultas) com a cor marrom. Respondi o e-mail avisando desse problema, No dia seguinte eles encaminharam minha mensagem para a CRC Lisboa, com cópia para mim, pedindo uma resposta, mas, até hoje continua no passo 3 e não recebi resposta. Mas creio que internamente esteja no passo 4 e só não tiveram tempo para arrumar, talvez só seja corrigido quando passar para o próximo passo, 5 ou diretamente para o 6.

  • @PedroGaspar

    situações bem semelhantes as nossas. Meu nome também estava errado na consulta. Entretanto, seguindo as opiniões daqui e também do atendimento telefônico, não pedi alteração. O entendimento é que o erro aparecia somente na consulta mas internamente estava correto, portanto não faria sentido alterar.

    entretanto, vejo que além de ter voltado para a bolinha 3 meu nome, como o seu caso, foi corrigido também!

    Pela lógica devem ter feito as consultas com o nome errado e agora o processo vai atrasar bastante. Será?

  • Bom día. Alguem tem este problema? Digitei a minha senha corretamente e aparece isto.


  • editado September 2022

    @LILIANA2105, testei agora e está dando erro para mim também. Isso acontece de vez em quando, a página deve estar com algum erro que logo será corrigido. Já chegou a ficar mais de uma semana assim, em outras vezes.

  • @Eduardohca, eu também não teria pedido alteração, sei que é apenas um erro no cadastro da consulta e que não vai influenciar em nada o registro, porque na hora do registro vão olhar os documentos da pessoa e não o cadastro feito para o site de consulta. Tanto que no processo da minha filha foi assim, o sobrenome estava errado no site de consulta, eu não disse nada, e o registro do nascimento dela em Portugal foi feito corretamente.

    Eu pedi a alteração mais porque no final do ano temos uma viagem marcada para Portugal, e eu já tenho o assento e minha filha também, e o da minha esposa está em processo, então pretendo passar na entrada de cidadão europeu (para não pegar as imensas filas para quem não é cidadão da União Europeia) e para isso vou mostrar nossos assentos, e no caso da minha esposa mostrarei um print da tela de consulta do processo (além do nosso assento de casamento em Portugal, e talvez até nossa certidão de casamento brasileira), mas pensei que se o nome dela estivesse com a grafia incorreta na tela de consulta, a probabilidade de dar algum problema seria maior, então, achei que não custava nada tentar!

    Mas, interessante que arrumaram o seu nome também, e que o seu também voltou para o passo 3... será que criaram alguma rotina automatizada para corrigir nomes, mas que está com algum bug que volta para o passo anterior? Eu ainda acho que internamente o passo deve estar certo e foi só um erro de cadastro para o sistema de consulta, da mesma forma que o erro da grafia dos nomes, porque, não sei se faz sentido voltar do passo 4 para o passo 3, ainda mais sem ter nenhuma exigência...

  • @PedroGaspar Isso aconteceu comigo quando me pediram no passo 4 o formulário novamente, tive que enviar por dhl, o que meu advogado me disse sobre voltar ao passo 3 é que eles meio que checam as entidades externas novamente para corrigi-los, e para mim Demoro 1 mês e 1 semana para atualizar novamente. Então isso é normal quando há um erro ou quando eles pedem algo na etapa número 4 eles voltam para o 3 para verificar tudo

  • Boa noite, sou nascido no Brasil mas tenho a cidadania portuguesa por atribuição do meu pai português nato. Meus filhos tb já tem. Minha esposa brasileira casada comigo a mais de 10 anos queria solicitar, tem um link do passo a passo? Pela nova lei vou dar entrada num processo de aquisição ou atribuição? Tanto eu quanto meus filhos, remeti a documentação para ACP Porto, neste caso da minha esposa, melhor fazer aqui ou enviar para Portugal?? Desde já muito agradecido pela atenção!

  • @PedroGaspar

    tambem achei que pudesse ser erro de sistema, mas o pessoal do atendimento telefônico me disse que de fato seriam feitas novas consultas, mas ela não soube explicar porque. Entretanto disse que é normal o processo andar pra frente e para trás até o passo 6 (?)

    enfim.. tenhamos fé e paciência.. se o seu andar novamente avisa aqui!

    boa sorte!

  • @Simeia Lobato Obrigado pela atenção, então essa minha condição de ser ex militar me impede de obter a cidadania através do casamento?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.