Nacionalidade portuguesa pelo casamento

1249250252254255318

Comentários

  • @mrramzan em que hotel você se hospedou? Recomende-me um que tenho que viajar, mas viajo da Venezuela

  • @Lacir,

    Para que seja reconhecido em PT,  primeiro tem que fazer o reconhecimento judicial por meio de advogado aqui no Brasil da sua união estável para depois dar entrada em PT como uma homologação de sentença.

  • Prezados,

    Remeti meu processo de atribuição de nacionalidade pelo casamento, assim como de meus filhos menores, e os mesmos foram entregues na Conservatória de Lisboa em 28/03/2022. Até o dia de hoje não recebi o numero de processo ou senha. Os e-mails que mandei para registros.centrais@irn.mj.pt pedindo informações sequer foram respondidos. Alguém pode orientar a quem apelar/o quê fazer?

  • @RL17, você pode tentar enviar uma mensagem para o e-mail rcentrais.admin@irn.mj.pt, solicitando o número do processo e a senha de acesso para o acompanhamento do processo. Informe seu nome completo, filiação, data de nascimento e a conservatória para onde o processo foi enviado.

  • Pessoal,conversando com uma amiga que tambem entrou com o processo do pai (nacionalidade por casamento/aquisição), por mae portuguesa... ela relatou que não enviou o passaporte do pai apostilado.. Ela ainda nao recebeu processo/senha, acham que caira em exigencia ou algo assim? Se sim, é melhor ela ja enviar o documento? Deve ir alguma carta explicando ao conservador?

    Desde já mto obrigada

  • @RL17 você já verificou na caixa de Span?

  • @RL17 o processo da minha esposa foi entregue em Lisboa dia 04/04/2022 e também ainda não recebemos o email com os dados para acompanhamento. Dia 10/08/2022 enviamos um email solicitando informações e a resposta foi que ate o momento o processo não constava no sistema.

    Logo acredito que esteja em uma pilha gigantesca de processos pois alem do período de ferias que esta terminando ou terminou a pouco ainda tem a questão do grande numero de pessoas presencialmente no balcão de Lisboa como foi reportado a pouco tempo nesse mesmo tópico.

  • @mrramzan Quanto tempo demorou a sair a tua assento ?Enviaste algum correio para Lisboa? estou esperando a 2 meses e nada

  • @Ariadnainojosa12 leva de 3 a 6 meses para o assento sair depois de finalizado. seja paciente e continue verificando todo fim de semana. boa sorte

  • o meu procedimento estava em Lisboa há 1 mês foi enviado para Santa Maria da Feira para a transcrição do registo hoje estou a entrar novamente no portal e diz-me que foi novamente enviado para Lisboa… isso é normal?

  • Pessoal, bom dia

    Compartilho boas noticias! meu processo foi aprovado na data de hoje, segue o timeline para fins de acompanhamento dos colegas:

    Processo enviado em 18/11/2020

    Recebido em Portugal em 23/11/2020

    Chave de acesso recebida em 16/12/2020

    Registrado (bola 2) em 30/10/2021

    Verificação de Docs (bola 4) em 16/01/2022

    Análise do Pedido (bola 5) em 05/09/2022

    Despacho (bola 6) em 09/09/2022


    Agora estou aguardando a criação do registro (bola 7 marrom).


    Obrigado pela ajuda de todos!

  • finalmente minha nacionalidade concluiu demorou 12 meses e 10 dias exatamente, quero agradecer a todos que me ajudaram com as dúvidas principalmente mesmo não sendo mais @Leticialele @gandalf eles tiveram uma experiência incrível em todo esse processo, aqui estamos a sua disposição caso precise de alguma informação

  • Boa noite!

    Está parada há mais de 1 ano na câmara dos deputados a PEC16/2021 que elimina o risco da perda da cidadania brasileira em casos de aquisição de nacionalidade não originária, caso da aquisição por casamento, e dos judeus sefarditas. Há um link na página de tramitação do projeto, para o cidadão votar em uma enquete. Votando podemos ajudar a pressionar.

    https://www.camara.leg.br/propostas-legislativas/2288318

  • @RodrigoM

    Bom dia!

    Muito bom saber, pois estou aguardando a finalização de sua tramitação.

    Obrigada pela informação.

  • Fui no site e votei na enquete, só clicar no lado direito da página(enquete em verde), como tenho cadastro em gov.br, foi fácil o acesso na Câmara dos Deputados e anotação do meu voto.

  • @Beatriz Bonfim melhor esperar a numeração , você vai enviar um documento para um processo que ainda nem foi numerado , se o passaporte( xerox) não foi apostilado vai cair em exigência , depois que ela receber a numeração e a senha , ela envia a copia apostilada com o número do processo , fica mais fácil ate pra eles encontrarem .

  • @Simeia Lobato Olá, não, solicitei normalmente através do consulado do meu país, Venezuela, dei entrada no consulado em 31/08/2021, demorou exatamente 1 ano e 10 dias para o processo ficar pronto, e isso no pso 4 eles me pediram o formulário novamente por correio e eu tive que enviá-lo por dhl e isso atrasou, caso contrário eu teria terminado o processo em julho

  • Parabéns @Ariadnainojosa12! Caramba, o seu foi muito rápido... quando você disse que tinha levado 12 meses e 10 dias achei que tivesse errado nos meses. O da minha esposa chegou lá em 16/03/2021 e ainda está no passo 4, como todos os outros da mesma época, e só o pessoal que deu início no final de 2020 que já está nos finalmentes... E o seu ainda teve que ser enviado do consulado na Venezuela para Lisboa. Realmente foi bem fora do normal!

  • @RodrigoM

    Obrigada por enviar o link. acabei de votar na enquete. Seria interessante se pudéssemos fazer também um abaixo-assinado online específico a favor desta PEC, mas não tenho a mínima idéia de como se faz para organizar um. alguém saberia fazê-lo? Aposto que haveria muitas assinaturas, ainda mias porque poderia ser disponibilizado em outros grupos. Só não sei se seria permitido disponibilizar o link aqui. Talvez o @Admin possa responder. Se sim, alguém se habilita?

  • AdminAdmin Member, Banner, Administrator, Beta

    @verifel sem problemas, basta deixar claro que é uma iniciativa independente do fórum.

    Um exemplo de plataforma que você pode utilizar: https://www.change.org/.

  • Ok, muito obrigada pela informação. Se alguém estiver disposto a formular um abaixo-assinado, fica sugestão. Não entendo nada de informática

  • @RodrigoM já votei à favor, é claro!

  • @sue_morga

    sobre seu comentário "Para que seja reconhecido em PT, primeiro tem que fazer o reconhecimento judicial por meio de advogado aqui no Brasil da sua união estável para depois dar entrada em PT como uma homologação de sentença.", o reconhecimento judicial pode ser feito somente no Brasil? É aceito em Portugal desta forma?

  • Olhando a planilha da a impressão que não estão processando os processos recebidos desde final de Março de 2022 que foram enviados pelo correio (DHL e etc) pois não temos relatos de ninguém ter recebido a senha de acompanhamento desde então. Com exceção de casos de urgência ou especiais. Apenas os entregues pessoalmente tem apontado o recebimento da senha pois é entregue na hora.

  • @PedroGaspar Se a chave me chegou em fevereiro e demorei um pouco, foi porque no passo 4 me pediram o formulário atualizado e durou 1 mês enquanto o recebiam e atualizavam.

  • Olá, @mrramzan o pagamento do pedido urgente do seu cartão de cidadão e passaporte, fez com cartão de débito ou crédito internacional ou em dinheiro? Tenho hora marcada no DIC BOA HORA e não sei como é a parte para pagar o referido documento

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.