Nacionalidade portuguesa pelo casamento

1248249251253254318

Comentários

  • @Janinenc

    Muito obrigada! Por esse site aparece que foi entregue na CRC Lisboa! :)


    Alguém poderia adicionar meu marido na planilha de acompanhamento, por gentileza? Enviada a documentação por carta registrada dos Correios em 08/06/22, com data de recebimento 22/06/22. Aguardando o e-mail com a senha.

  • Boa tarde Pessoal! Favor acrescentar também o processo da minha esposa Marli. Enviado via DHL dia 09/08/2022 para o ACP e dia 17/08/2022 a remessa foi entregue. Aguardando também o e@mail com a senha para acompanhamento.

  • Tuga1925Tuga1925 Member
    editado August 2022

    Olá!

    Para registo:

    O meu pedido com os documentos foi entregue na CRC Lisboa por DHL dia 29.08.22.

    Tenho 64 anos, sou casado com uma tuga há 40 anos (moramos meses em Portugal e meses no Brasil) e temos um filho e netos tugas.

    Aguardando...

  • ErloErlo Member

    @diegomendes23 tudo bem?

    Eu vi em um comentário anterior que você fez o pedido de urgência. Gostaria de saber como procedeu, pois quero solicitar para acompanhar minha esposa que irá mudar de pais, caso contrário eu e meu filho não conseguiremos ir.

  • Prezados,

    Estou preparando procedimento de nacionalidade para conjuge com união estável e fiquei com uma dúvida: No formulário Modelo 3 consta "Certidão de sentença judicial que reconheçeu que o estrangeiro coabita com nacional português em condições análogas às dos cônjuges, há mais de 3 anos".

    Sabem informar se um documento de declaração de união instável, reconhecido em cartório tem validade? Fiquei na dúvida porque consta o termo sentença judicial.

  • Boa tarde!

    Uma ajuda, por favor?

    É possível enviar o formulário impresso em duas páginas, ao invés de frente e verso? Já está com firma reconhecida.

    Desde já agradeço quem puder ajudar.

  • editado September 2022

    @Janice_Picchi até onde eu sei, o formulario precisa ser frente e verso, pois, você vai precisar autenticar a assinatura desse documento, então em 2 paginas não ficaria um documento só.

  • Muito obrigada, @Lopes_alvs

    Vamos refazer!!

    Janice

  • Ola pessoal!

    Gostaria de uma ajuda, moro em Londres e preciso traduzir os antecedentes criminais da minha esposa, fiz uma traducao juramentada e levei no consulado portugues para valida-la, eles me falaram que nao iriam aceitar aquele documento pois a traducao nao estava feita do modo correto, alguem sabe algum orgao de UK que eu cosiga fazer a traducao correta da maneira que eles exigem?


    Outra pergunta eh, eu solicitei o DBS check( Disclosure and Barring Service) para o governo de UK que eh considerado antecedentes criminais mas estou vendo aqui no forum outro documento chamado Subject access request. Qual sera o documento correto para enviar?


    Muito Obrigado

  • Bom dia! Sou casado há mais de 20 anos e minha esposa teve a cidadania portuguesa aprovada em fevereiro de 2021.

    Enviei por correio requerimento e documentos para minha cidadania em julho de 2022.

    Assinalei "SIM" no quadro 2 item 3 ("Tem ligação efetiva à comunidade portuguesa") no formulário modelo 3 (Declaração para aquisição de nacionalidade portuguesa - estrangeiro casado há mais de 3 anos com nacional português.....).

    Gostaria de saber se fiz certo e se as mudanças que vêm acontecendo nas leis de Portugal prejudicam ou dificultam em algum modo o meu pedido.

    Agradeço se puderem ajudar.

  • @RodrigoM se você fez a transcrição do seu casamento após sua esposa ter concluído a cidadania dela como filha ou neta e supondo que a documentação enviada esteja correta, tudo ok, só aguardar a longa espera. Não ha nenhuma mudanca legal para cidadania via casamento no radar próximo.

  • @Erlo

    Boas.

    Se o país aonde forem viver fizer parte da união europeia, poderá pedir a residência através da esposa, assim como em Portugal, talvez se for esse caso os conservadores não vejam isso motivo de urgência, tem que ser algo realmente que gere um entrave. Não sinto que possa falar sobre minha urgência aqui porque é algo sensível para a família mas o que posso informar é que foi muito bem calçado através de pedido assinado por uma representante de órgão público, lei com detalhe do requerimento e necessidade e minha carta pedido formalmente assinada em cartório.

    Se poder falar qual será o país com certeza alguém poderá ajudar com informações, boa sorte.

  • @renatoss

    A nacionalidade dela foi pela lei do judeu sefardita. Muda alguma coisa?

    Muito obrigado!

  • editado September 2022

    @RodrigoM sim, muda bastante. Essa nacionalidade é adquirida e não atribuída, pelo que só tem efeitos a partir de sua aquisição (não retroage ao nascimento). Neste sentido, teria que ter 6 anos de casado após essa obtenção da cidadania (ou 3 com filhos portugueses em comum) para pedir a cidadania de conjuge. Veja art. 6.7 e art.12-B.4

    base legal: https://dre.pt/dre/legislacao-consolidada/lei/1981-34536975-48300175

  • @renatoss Muito Obrigado pela resposta. Infelizmente fiz besteira e já enviei o meu pedido pelo correio.

  • Bom dia!

    Minha mãe vive em união estável com cidadão português oficializada por meio de escritura pública há 9 anos.

    Contactamos um advogado português para a homologação em Portugal e este informou que o documento de oficialização da União Estável no Brasil tem que ser do tipo "judicial".


    É isso mesmo? Temos que pedir primeiro o reconhecimento judicial brasileiro por meio de advogado aqui também?

  • Oi gente!

    Os documentos da minha mae para o processo de nacionalidade pelo casamento foi entregue com sucesso em: 01/06/22 para Conservatoria de Lisboa. Ainda não obtive respostas do acesso por email, para acompanhar o processo. Isso é normal?

    Quanto tempo tem demorado o processo? Alguém tem uma lista para acompanhar, para ter uma ideia.

    Valeeeu!!

  • @RodrigoM vai que seu processo cai nas mãos de um conservador com interpretação mais “flexível”… como já está feito, pode acontecer de acabar passando… mas não seria minha expectativa realista infelizmente

  • @alcidiaxavier o meu caso foi assim também, primeiro tive que fazer o reconhecimento judicial brasileiro por meio de advogado aqui,

    para depois homologar em Portugal.

    Boa sorte.

  • Qual destas conservatórias recomenda para um pedido urgente de passaporte e cartão de cidadão?

  • editado September 2022

    @Ariadnainojosa12 gostei muito de Marvila. DIC Expo, salvo engano, é o Campus de Justiça. A senha lá é mais difícil. Lá é muito cheio geralmente. Lembre-se que primeiro tem que ser feito o Cartão do Cidadão. Você pode pegar no mesmo dia, caso faço até 11h. Já marque para o dia seguinte o passaporte, que também poderá ser pego no mesmo dia se for feito até às 11h. O CC você vai pegar no mesmo dia no Campus de Justiça, independentemente onde vc tenha requerido, às 17h. O passaporte é também nesse horário, só que no aeroporto na Loja da Passaporte. Não raro, quando você vai pegar o CC no Campus de Justiça, pode acontecer de ter senha para passaporte sendo distribuída na hora, aí vc faz e desmarca a que tiver marcado para o mesmo fim.

  • @Destefano Recebo o mesmo que laranjeiras e como vai ser DIC BOA HORA?

  • No DIC BOA HORA @mrramzan foi e parece ser mais fácil

  • @Ariadnainojosa12 perfeito. Eu só falei os que eu tive experiência. E dentre os dois que tive experiência, Marvila é muito melhor. Quanto ao horário indisponível, isso é normal. Tem que entrar todo dia, uma 5x. Tente o horário comercial de Portugal, que aqui chutaria entre 5h e 15h. Entre nesse período, em horários diferentes, todos dias úteis. Uma hora vem. Já consegui no fim do dia para o dia seguinte. É difícil mesmo.

  • @Destefano muito obrigado estarei aguardando entrar nesse horário para ver se consigo agendar…

    Quanto tempo demorou para obter seu registro como novo cidadão depois que marquei 7 marrom??

  • Bom noite,

    Preciso, mais uma vez, de ajuda.

    Já adquiri a cidadania portuguesa e quero iniciar o processo de requerer a cidadania para minha companheira. Temos uma declaração de união estável feita aqui no Brasil em cartório.

    Podem me informar qual é o passo-a-passo para este processo?

    Grato,

    @Lacir

  • @Ariadnainojosa12 De manhã cedo é um ótimo momento para estar lá. obter a nomeação antecipada possível. eles começam a partir das 8h30 da manhã. então esteja lá às 8h do lado de fora da porta.

  • Olá

    Estou na bolinha 3 amarela já há 1 ano, alguém tem novidades?

  • Bom dia,

    Será meu primeiro post aqui no de Aquisição.

    Se alguem puder adicionar na planilha, entrei com o processo do meu pai (casado 35 anos com minha mãe tuga). os documentos foram enviados dia 30/08/22 e foi recebido dia 31/08/22 via CTT. Nome do pai Julio Bonfim, pago via Cartão de Credito.

    No aguardo do envio do numero de processo e senha.

    Obrigada

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.