Atribuição de Nacionalidade para Netos - Lei 37/81 (atualizada 2020/22) - Processos e Acompanhamento

1466467469471472665

Comentários

  • @texaslady

    Eu li, sim.

    Eu sei que não está mais em vigor tanto que coloquei a data limite acima.

    Além da questão doa declaração, fala em ter que ir ao registro depois de o pricesso terminar.

    E tb diz aquisição, que e igual a naturalização.

    Eu acho que o mais correto dizer é que uma lista misturada entre as duas hipóteses, o que tira um pouco da credibilidade dela, a meu ver.

    Abraços

  • @mabego pode ser pelas férias, pode ser pela greve, pode ser por muitos motivos. Só compartilhei a informação. Está abaixo dos outros "agostos"

    @guimoss entendo que o gráfico é sobre o registros (realizados) por mês.

    Abs.

  • editado September 2022

    Bom dia fiz o meu processo pelo meu pai NETO de Portugues , ele localizou a certidão de batismo do avô dele em Bragança , Narrativa tudo certo , ficamos com uma cópia desta Narrativa a mesma pode ser utilizada no processo do meu tio irmão do meu Pai? procurei esta duvida aqui mas não consegui encontrar nenhum caso semelhante? talvez as respostas sirvam para outros casos também obrigada e bom dia a todos....

  • Bom dia à todos.

    Novamente o sítio https://nacionalidade.justica.gov.pt/ encontra-se indisponível.

    Uma ótima notícia para quem enviou o processo há mais de 21 meses e continua na bolinha 1- verde.

    Há que se ter paciência, talvez um container cheio.

  • Bom dia! Estou um tanto desesperada desde ontem, pois fui olhar o estado do meu processo, que estava aguardando a emissão do registro, e agora simplesmente aparece a mensagem de que não foi encontrado nenhum processo com esse número!!!

    o que pode ter acontecido? Cancelaram meu processo? Existe algum risco de ser negado, mesmo já tendo passado da fase de aprovação?

    tento desde ontem falar na linha registo mas não consigo.

    Alguém consegue me dar uma luz? @gandalf !!??

  • @FlaviaDuarte ,


    Nao se preocupe, é uma falha de sistema. Nas próximas horas, ou em poucos dias, tudo volta ao normal.

    Acontece de vez em quando.

  • O site de consulta já está funcionando normalmente. Amanhã meu processo completará 21 meses desde a entrega e no dia 26 fará aniversario de 20 meses parado na bolinha 1 verde.

  • Meu processo está a 21 meses parado na bolinha 1 verde.

  • O meu está há 20 meses parado na bolinha 1-verde.

    O dia que eu abrir o portal e ver que o processo andou, irei usar algum totem como no filme A Origem para saber se é um sonho ou não. 


    

  • E o pior de tudo é quando você consegue ligar e perguntar como está o seu processo eles falam exatamente o que está no site. Antigamente davam maiores informações e um previsão de atualização da situação. Da última vez que eu falei com eles só falaram que não tinha previsão pois tem milhares de processos. Eu entendo a situação, mas prazos devem ver cumpridos. Não seria mais correto atualizar a página com prazos mais reais?

    Só um desabafo! Tá difícil conter a ansiedade.


    Abraços e força para todos nós que estamos juntos nessa luta.

  • Boa Tarde, queridos foristas!!

    Estamos tratando do processo de cidadania para netos de nosso primo, o processo foi recebido no dia 03/05/2022, Registros Centrais em Lisboa, mas até agora a chave de acesso ao processo ainda não chegou no email, alguém por aqui está tendo experiência parecida ou pode nos dar uma luz?


    Gratidão sempre!!

  • @MAYARACELLI

    pode usar esta sim... elas não perdem "a validade"

  • @MAHA

    está dentro do prazo... no momento está demorando uns 5/6 meses para o envio da senha.

  • @guimoss ,

    o que quero dizer é que este é o site do IRN é site oficial com instruções para pedir a cidadania. Tem erros sim, que já deveriam ter sido corrigidos, mas tem muita credibilidade. E acho sim que qualquer interessado deve consultar este site para se informar melhor.

  • @Cas_ ,

    realmente tem estas flutuações como o gráfico mostra, e é mais baixa am agosto por ser o mes de férias, mas é sim interessante ver que foi a menor nos últimos dois anos, principalmente quando se está tendo um número maior de pedidos ultimamente.

  • @MAYARACELLI ,

    já postei aqui anteriormente sobre isso. Aconteceu com minha família e foi aceito. mandamos uma cópia simples da certidão narrativa explicando que a original havia sido enviada no processo numero tal de fulano de tal.

    Agora além deste fato ter acontecido com minha familia, a nova redação do artigo 40A item 5 diz a mesma coisa.

    Artigo 40.º-A

    Apensação de processos

    1 - Quando sejam apresentados no mesmo dia declarações ou requerimentos que deem início a processos para fins de nacionalidade por declarantes ou requerentes ligados entre si pelo casamento ou união de facto, pela adoção ou por parentesco até ao terceiro grau, em linha reta ou colateral, os respetivos processos podem ser apensados, a requerimento de qualquer um dos declarantes ou requerentes, de forma a permitir o aproveitamento de atos, diligências e documentos comuns.

    2 - A apensação pode ser determinada oficiosamente quando se trate de processos que pendam perante o mesmo conservador e a relação entre os requerentes ou declarantes possa ser conhecida pela consulta dos documentos instrutórios dos respetivos processos ou da informação que conste do sistema de informação do registo civil.

    3 - A apensação é feita ao processo que tiver sido iniciado em primeiro lugar, salvo se os processos forem dependentes uns dos outros, caso em que a apensação é feita na ordem da dependência.

    4 - A análise das declarações ou requerimentos para fins de nacionalidade é feita na ordem da dependência.

    5 - Ainda que não estejam reunidas as condições para a apensação de processos, o requerente pode indicar, para efeitos de consulta pelo conservador, o número do processo de nacionalidade relativo a familiar seu que considere relevante para a decisão do processo.

    6 - Os serviços ou entidades com competência para a receção de declarações ou requerimentos informam os declarantes e os requerentes da possibilidade de ser requerida a apensação de processos.

    7 - Sem prejuízo do disposto nos números anteriores, o conservador de registos, quando entender que ocorre motivo justificado, pode ordenar, oficiosamente ou a requerimento de qualquer declarante ou requerente, a separação de qualquer dos processos apensados.

  • @mabego @Ricosne Para fixar o nome, do português junto a Certidão Narrativa expedido pelo AD, devo juntar Certidão de Casamento Interior Teor Digitada, ou melhor Certidão de Óbito Inteiro Teor Digitada, há alguma orientação se há possibilidade de se criar dificuldades com a apresentação de alguma das duas especificamente.

  • Prezados, boa noite!

    Estou ajudando meu namorado com o processo de atribuição de cidadania portuguesa.

    No caso da família dele, o português é bisavô paterno. Tanto o bisavô quanto o avô já são falecidos, então daremos entrada na atribuição de cidadania para o pai dele como neto de português.

    Encontrei através desse link https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/278271/#Comment_278271 a relação de todos os documentos necessários. Porém estou com uma dúvida na seguinte questão:

    Encontramos no site do arquivo distrital a certidão do Português, que trata-se de um registro de batismo emitido antes de 1911 e, na postagem do link acima, há um link de uma outra postagem (https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17071/roteiro-para-solicitar-certidoes-nos-arquivos-distritais/p1) com um roteiro sobre como solicitar certidões nos arquivos distritais.

    Eu segui as orientações desse roteiro e mandei um e-mail para o arquivo distrital de Açores/Azores solicitando uma certidão narrativa

    Conforme foi me explicado, eu devo pedir uma certidão narrativa chancelada pelo AD com as seguintes características:

    1) Tipo de reprodução - escolha reprodução em papel

    2) Reprodução certificada: SIM

    3) Tipo de certidão - Escolha "Narrativa"

    4) Tipo de cópia - "Escolha Total"

    5) Finalidade - "Investigação" ou "certificação"

    6) Método de entrega - Envio por correio Postal com rastreamento

    Eis que a pessoa me responde com os seguintes esclarecimentos:

    Vejo que lhe aconselharam que pedisse uma certidão narrativa. Esta trata-se de uma certidão feita somente através de uma minuta, enunciando todos os elementos essenciais do registo em questão, e confirmando a sua autenticidade, sem apresentar, porém qualquer cópia integral do registo. Digo isto porque vi, entre as características que referiu: «Tipo de cópia - Escolha "Total"». Caso deseje uma certidão através de cópia do documento, poderemos fazê-lo, mas esta não se tratará de uma certidão narrativa. O valor de ambas será o mesmo, bem como o preço. Deixo esta questão à sua consideração.

    Como não tenho nenhuma experiência com relação a este assunto, gostaria do apoio de vocês em me orientar sobre o que devo fazer para prosseguir com o pedido dessa certidão narrativa.

    Desde já, muito obrigada a todos

  • @bruna_oliveirac

    já te respondi em 17/09 em um comentário duplicado.

    Veja lá

  • @adilsonribeiro1976 , tudo bem?

    Recomende que envie aquela que não tiver erros.

  • guimossguimoss Beta
    editado September 2022

    @texaslady

    É uma boa fonte, mas atualmente tem os seus problemas de atualização.

    Por isso, sempre é bom ter cautela.

    Abraços

  • guimossguimoss Beta
    editado September 2022

    @MAYARACELLI

    Olhe algumas mensagens anteriores e vc conseguirá entender o caso.

    Eu acho que o seu caso se encontra no n° 5 do artigo 40-A (indicação), que trata da apensação, se o processo do seu pai - o original - ja estiver terminado.

    ===

    @mabego

    No caso da @texaslady parece ter sido aceita a cópia.

    Foi um relato importante pata evitar gastos desnecessários.

    Abraços a todos.

  • @Cas_

    Obrigado pela informação.

  • @mabego @texaslady @Gnomo .... estou muitissima agradecida a resposta de voces obrigada e continuem a ajudar a outros tambem com certeza a resposata de voces servirá para muitos , bom dia a todos do grupo tambem , gratidão por todos...

  • Boa tarde.

    Alguém sabe informar de que mês são os processos que estão sendo finalizados?

  • @fabricmagalhaes o ultimo projeto que temos visibilidade que foi recentemente o processo aprovado (bolinha 6 verde) é de Outubro de 2020 (linha 349). Você pode verificar isso na planilha de netos abaixo:

    https://docs.google.com/spreadsheets/d/1IYzPeWFrqiEF5MxruxslpFRjlkk-7ob9An3rdPLKzWE/edit#gid=0

  • @raphafcruz, obrigado. Achei que essa planilha não estivesse mais sendo utilizada

  • Pessoal, boa tarde.

    Após aprovação do processo, são mais 8 meses para sair o assento de nascimento?

  • @fabricmagalhaes algumas pessoas aqui do forum estão trabalhando em uma nova pra substituir essa planilha, já que o forista responsável por ela, foi banido do forum. Por agora, como é o unico meio que temos no momento, é a melhor forma de acompanhar o andamento do processo das outras pessoas.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.