Nacionalidade portuguesa pelo casamento

1245246248250251315

Comentários

  • Uma dúvida galera.

    Efetuei o pagamento do emolumento € 250,00 on-line e recebi por e-mail o formulário personalizado.

    Irei enviar pelos correios.

    Preciso enviar algum comprovante de pagamento junto com os documentos ou basta as informações/dados que já se encontram no topo do formulário personalizado ?

  • @RainierTugarj , mande também um print do email que encaminhou o formulário. Também serve como recibo.

  • Boas! Há algum modelo utilizado para pedir urgência em um processo de nacionalidade por aquisição já iniciado em jun/2021? Pedido de urgência seria por oferta de trabalho fora de portugal (exigência da nacionalidade portuguesa). Podemos ser nós a enviar direto à conservatoria (CRC) com a proposta anexada? Ou tem que ser feito por correio e por um advogado? Obrigado pela ajuda

  • O processo da minha esposa completa essa semana 1 ano e ainda está na primeira bolinha.

    processo 884XX/21 de Agosto de 2021.

    alguém na mesma situação?

  • TRFCTRFC Member

    Olá @Leticialele , boa tarde!

    Tudo bem?

    Estou ajudando meu sogro a tirar a cidadania dele (aquisição por casamento), já fizemos a transcrição de casamento deles (minha sogra já possui cidadania por atribuição do pai dela).

    Pesquisei aqui no fórum e encontrei um comentário seu, estamos providenciando os documentos abaixo:

    1 - Pagamento dos emolumentos, no valor de 250 euros, em https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC3

    2 - Confirmado o pagamento, receberá pelo e-mail cadastrado o Formulário 3, que deverá ser impresso colorido, frente e verso, preenchido sem rasuras e com a assinatura reconhecida por autenticidade.

    3 - Certidão nascimento por cópia reprográfica do livro, apostilada (do meu sogro)

    4 - Cópia simples da certidão portuguesa de nascimento da esposa

    5 - Certidão de casamento portuguesa (obtida após a transcrição)

    6 - Cópia autenticada e apostilada do RG, emitido há menos de 10 anos (do meu sogro)

    7 - Atestado de antecedentes criminais, emitida por todos os países em que residiu após os 16 anos. O do Brasil pode ser obtido no site da Polícia Federal . Imprima o atestado e, no verso, a validação

    8 - A ligação efetiva à Comunidade Portuguesa é o casamento há mais de 3 anos com filho(s) atribuídos ou há mais de 6 anos, em qualquer situação.

    >> Nesse caso minha sogra precisa escrever uma declaração a próprio punho confirmando que continuam a viver em união de fato? Precisamos reconhecer firma normal ou por autenticidade?

    9 - Documentos que comprovem a natureza das funções públicas ou do serviço militar não obrigatório, prestados a Estado estrangeiro, se for o caso. A apresentação destes documentos só tem lugar se o interessado tiver estado nestas circunstância

    >> Então não precisamos não apresentar nada? Nem a dispensa militar? Meu sogro não é funcionário público e não serviu o serviço militar, também não é militar.

    Manda o processo de aquisição por casamento para a Conservatória dos Registos Centrais - Lisboa, a única em que tramitam estes processos. O prazo é de 18 a 24 meses.

    Endereço da Conservatória dos Registos Centrais - Rua Rodrigo da Fonseca, 200 / 1099-003 - Lisboa

    É isso mesmo ou falta algo por favor?

    Muuuuito obrigado! ^^

  • @TRFC

    8 - A ligação efetiva à Comunidade Portuguesa é o casamento há mais de 3 anos com filho(s) atribuídos ou há mais de 6 anos, em qualquer situação.

    >> Nesse caso minha sogra precisa escrever uma declaração a próprio punho confirmando que continuam a viver em união de fato? Precisamos reconhecer firma normal ou por autenticidade? Não precisa. O prazo do casamento é comprovado pela certidão de casamento portuguesa, obtida após a transcrição.

    9 - Documentos que comprovem a natureza das funções públicas ou do serviço militar não obrigatório, prestados a Estado estrangeiro, se for o caso. A apresentação destes documentos só tem lugar se o interessado tiver estado nestas circunstância

    >> Então não precisamos não apresentar nada? Nem a dispensa militar? Meu sogro não é funcionário público e não serviu o serviço militar, também não é militar. Não precisa apresentar nada. Só haveria necessidade se ele fosse funcionário público.

  • TRFCTRFC Member

    @Leticialele perfeito!!!

    Muuuuito obrigado!!!

  • @mjrjunior, o processo da minha esposa (358xx/21 recebido em 16/03/21) levou basicamente um ano e um mês para sair da primeira bolinha, mas pode levar até um pouco mais, é normal, ainda mais agora que é época de férias de verão por lá.

    Resumo do andamento do processo dela:

    DHL para CRC Lisboa; Recebido 16/03/21 por Maria do Carmo; Chave por e-mail 29/03/21; Bola 2 verde 06/04/22; Bola 3 marrom 07/04/22; Bola 4 marrom 27/06/22.

  • @NTCunha

    Não há um modelo, porque cada caso geralmente é único.

    Vou lhe responder por MsgPrivada, no envelope do canto direito da tela.

  • Boa tarde,

    Enviei o processo da minha mãe pela Base X.

    Ione Hasselmann

    Processo 11x.xxx/2022

    Enviado DHL 20/07/22

    Recebido em 29/07/22

    Senha e bolinha 1 em 17/08/22.

    Coloquei na planilha.

  • @Damasceno_de_Castro

    Ponha mais 1 ou 2 dígitos nesse NºProcesso, meu filho! Desencana aí. :-)

  • @gandalf

    Além do caso já relatado do meu amigo que mora nos Estados Unidos (falta a mãe dele, portuguesa, transcrever o casamento para ele pedir a nacionalidade), estou ajudando um outro amigo, inclusive primo do primeiro, que também mora no exterior (mas está no Brasil até depois de amanhã).

    Ele aproveitou a estadia aqui no Brasil e encaminhou os documentos para pedir a nacionalidade para a filha menor dele (atribuição 1C).

    Lembrei de você sempre dizendo que passaporte nos Consulados fora do Brasil não tem a filiação e por isso não serve pra instruir o processo.

    Lembrei porque quando estávamos na DHL fui conferir os passaportes (dele e da esposa) acreditando terem sido feitos aqui no Brasil, já que eles moram foram em tempo inferior ao de validade do passaporte brasileiro. Só que foram feitos no exterior e não consta a filiação, ou seja, o processo da filha dele vai cair em exigência (porque foi enviado mesmo assim).

    Agora eu pergunto: ele ainda não pediu a cidadania da esposa porque precisa dos antecedentes criminais do país em que residem (Canadá). Assim que tiver este documento, ele vai enviar o pedido da esposa. Ele pode mandar no mesmo envelope um requerimento de juntada de documentos dele e da esposa (que conste filiação) no processo da filha e endereçar para o ACP? Quando chegar no ACP eles juntam os documentos no processo da filha e remetem os documentos da esposa para Lisboa?

    Sugeri que enviasse logo, mesmo com a falha na documentação, porque ele está na correria e já sem tempo de reunir outros documentos.

  • @gandalf

    Estou de férias pelo sul de Portugal e hoje resolvi dar uma passada na conservatória de registos gerais de Lisboa para saber como anda meu pedido de urgência, o tumulto na porta estava tão grande que fiquei com pena da funcionária e desisti de tentar obter informação dessa forma, as coisas estão pesadas lá, tem uma onda grande de imigrantes africanos e indianos que estão pedindo nacionalidade e eles tomam conta do local.

  • editado August 2022

    @Rodrigo79

    Sim, ele pode mandar o requerimento, e vai funcionar.

    Já que ele tem pouco tempo, ele devia fazer um RG novo no Brasil, porque só faz em solo brasileiro, e consegue fazer no mesmo dia se tiver a certidão de casamento dele, as fotos e o pagamento da taxa (geralmente numa casa lotérica). Para fazer assim com urgência em geral tem locais específicos. Depende de como funciona em cada estado. Geralmente no Instituto de Identificação das Secretarias de Segurança estaduais. No Rio fazem no Detran.

    Pode tentar atualizar o passaporte também, mas fica ligeiramente mais caro.

    Tem que explicar o motivo da urgência, mas consegue fazer.

    Mandar junto resolve o problema da remessa, mas ainda assim precisa do documento para fazer cópia autenticada e apostilada, e enviar.

  • @diegomendes23

    Sim, anda bem cheio. Tem a mudança na lei de Sefarditas a partir de 31/agosto, os efeitos da guerra que vão se espalhando a outros países na forma de crise energética e de alimentos.

    A demanda tem subido muito. Fez bem em na6o entrar, se não tem absoluta necessidade.

  • Boa tarde!

    A Certidão de Nascimento de Inteiro Teor da requerente (minha esposa, eu possuo cidadania e temos casamento transcrito, com 4 anos de casamento), obrigatoriamente necessita ser Reprográfica ou poderemos utilizar a Digitada?

  • Obrigado pela resposta @gandalf

    Ele deixou pra resolver todas as pendências no último dia. Não terá tempo de correr atrás do documento.

    Quando for mandar o processo da esposa falo com ele pra enviar no mesmo envelope (com separação) cópia dos documentos para o processo da filha e encaminhar os dois para o ACP (pra aproveitar a remessa da DHL). De lá eles vão reencaminhar o da esposa para Lisboa.

  • @Rodrigo79

    olha…me dá até um desespero de pensar o quanto seus amigos vão ter dor de cabeça com o atestado de antecedentes … sério… Brasil dá de mil nos EUA nesse ponto.

  • Tuga1925Tuga1925 Member
    editado August 2022

    @Projeto bigode @Leticialele @gandalf

    Eu efetuei hoje o pagamento do link (estou no Brasil) com os dados do meu cartão de débito do Banco Millennium BCP mas surgiu a tela que o pagamento foi cancelado. Confirmei o pagamento na APP ao ser solicitado para confirmar no APP do Banco Millennium o pagamento. Tenho hum e quinhentos euros de crédito na minha conta, mais do que suficiente para este pagamento. Não sei se ocorreu erro tecnológico ou se eu deveria ter utilizado o cartão de débito ou de crédito de um banco brasileiro. Como devo proceder agora? Aguardar o e-mail? Devo efetuar o pagamento novamente, desta vez, utilizando um dos meus cartões de crédito brasileiro? Acessei hoje novamente a APP e o site do Banco Millennium BCP e não vejo o débito de 250 euros nesta minha conta. Afinal, o pagamento foi realmente cancelado? Se sim, então, eu agora devo efetuar o pagamento utilizando um cartão de crédito de um banco que tenho conta no Brasil? Isso não seria vantajoso pra mim, pois eu pagaria uma tarifa muito alta.

  • editado August 2022

    @Tuga1925

    Se teve a página de cancelado é porque não debitou no seu cartão. Tem sido um erro comum nesses dias, especialmente com MasterCard.

    Cartões com bandeira VISA tem tido mais sucesso.

    Pode ser cartão de qualquer pessoa, de qualquer país. Todos os dados são do titular do cartão, exceto Requerente e e-mail.

    aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/299808/#Comment_299808

  • alguém me ajude com o correio da conservatória de Santa María Da Feira para perguntar sobre meu caso de aquisição de nacionalidade por casamento, já estou no passo 7 marrom.

    Por favor e obrigado

  • @Ariadnainojosa12

    Registo Civil de Santa Maria da Feira

    Contactos

    • Morada: Avenida Francisco Sá Carneiro n.º 22-B, 4520-164 Santa Maria da Feira (mapa)
    • Email: civil.smfeira@irn.mj.pt
    • Telefone: (+351) 256362190


  • Bom dia galera !

    Estarei em Portugal segunda-feira dia 22 e estarei levando comigo toda documentação necessária para dar entrada na nacionalidade da minha esposa.

    Qual maneira seria mais rápida para dar entrada no processo? Pessoalmente em Lisboa ou enviar mesmo pelos correios ( Estarei em Faro ) ? Existe alguma diferença de tempo ?

    Estou na dúvida do endereço em Lisboa para enviar o processo.

  • @RainierTugarj , há relatos de que as filas na CRCentrais começam de madrugada!! Parece que há muitos indianos pedindo a nacionalidade!!

    Talvez seja mais prático enviar pelos Correios!

    O endereço em Lisboa é

     Conservatória dos Registros Centrais

    Rua Rodrigo da Fonseca, 200

    1099-003 - Lisboa


    Boa viagem e boa sorte!!

  • @Leticialele muito obrigado!

    Entao não é preciso agendar ? É por ordem de chegada ?

    Talvez eu opte por enviar pelos correios msm.

    obrigado pela dica s2

  • @RainierTugarj é por ordem de chegada, mas como se tem uma nova regra a vigorar a partir de 01-09, há muitos indianos por lá para solicitar até 31-08.

  • editado August 2022

    Boa noite,

    No formulário, posso considerar como documento de identificação, a AR emitida pelo SEF?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.