Judeus Sefarditas - Informações e processos

1116117119121122155

Comentários

  • Olá Gandalf novamente,

    Estou envergonhado, perguntando tanto, mas desde que descobri o fórum, fiquei completamente perdido. Aqui depois de ler todos os comentários, consegui esclarecer muitas dúvidas! Não sei a quem agradecer!

    Perguntar:

    O SI está no número 4 mas vermelho escuro, e diz "Ou o seu pedido foi verificado, está completo e válido, e agora será validado se estiverem preenchidos os requisitos legais para que lhe seja concedida a nacionalidade portuguesa".

    QUER DIZER QUE NÃO VAI MAIS PEDIR MAIS DOCUMENTAÇÃO?

    OU SERÁ QUE AINDA PEDEM CIL OU OUTRA COISA?

    OBRIGADA

  • @sefardi

    Caso seu processo esteja em bola 4 marrom, o Conservatório está analisando se todos os seus documentos atendem aos requisitos da lei e se estão completos. Esta fase é onde normalmente o requerente é solicitado a corrigir/atualizar ou enviar os documentos que faltavam na candidatura. no entanto, tenha em mente que tecnicamente você pode ser solicitado a qualquer momento, mas 99,9% das vezes, isso acontece na bola 4. Atenciosamente.

  • Muito obrigado @wvg!!

    Agora, alguém pode me explicar quando as assinaturas das nacionalidades sefarditas vão ser renovadas? Não pode ser que paguemos o justo pelos pecadores... se já nomearam o vice-secretário, por que ele não começa? alguma possibilidade de que ele não continue assinando. ..

    obrigado a todos.

  • editado August 2022

    @sefardi

    É isso mesmo. Por enquanto tudo bem, é a análise normal, estão analisando o caso.

    Se precisar de documentação suplementar, lhe mandarão uma carta da exigência, a cor mudará para 4-laranja, e o texto dirá: "O seu processo não está completo, tal como foi notificado. O seu pedido estará nesta fase até à receção e registo pelos nossos serviços da documentação em falta."

    • alguém pode me explicar quando as assinaturas das nacionalidades sefarditas vão ser renovadas? Não.
    • Não pode ser que paguemos o justo pelos pecadores... se já nomearam o vice-secretário, por que ele não começa? Ele certamente já está trabalhando nisso, e estabelecendo critérios, no espírito da lei. Mas primeiro tem que avaliar: "quem são os pecadores?", aqueles que estão usando a regra para se infiltrar, como lobos em pele de cordeiro.
    • alguma possibilidade de que ele não continue assinando? Não. Isso seria ir contra a lei. O direito está garantido, e ele assinará.

    É uma questão de justiça. Você tocou no ponto central: decidir quem é justo e quem é pecador. Quais são os critérios? Basta a aprovação do CIP e do CIL? Enquanto isso não fica estabelecido, tem espaço para recurso judicial. Até o momento, 2 oligarcas russos conseguiram se infiltrar, e outros 3 estão aprovados. Um deles com ligações no crime organizado, ex-presidiário que cumpriu pena de 9 anos por roubo.

    São oligarcas próximos a Vladimir Putin, se infiltrando no bloco europeu, muito muito dinheiro russo (pelo que consta ilícito), explorando brechas na legislação. Depois darão um jeito de sumir com o dinheiro. Os mesmos atores da guerra na Ucrânia, trazendo fome, e crise energética na Europa, querem esconder lá o dinheiro desviado (investindo em times de futebol, como o Chelsea). Para negar pontualmente, tem que se estabelecer regras. Enquanto isso não for possível, suspende para todos, porque os pecadores também já estão aprovados. São lobos em pele de cordeiro.

    E se todos são pecadores? O rabino do CIP que foi preso, em seguida foi solto, porque alegou estar seguindo o mesmo critério que tinha sido estabelecido anteriormente. Na letra da lei, ele é inocente, ainda que sua conduta seja moralmente questionável. É justo ou pecador?

    https://observador.pt/2022/07/29/oligarca-russo-suspeito-de-ligacoes-ao-crime-organizado-aguarda-nacionalidade-portuguesa/

    Creio ter respondido a seu questionamento, e não tenho intenção de continuar nessa linha de argumentação. As pessoas que estão a cargo disso têm competência para fazer o trabalho, e não os vejo agindo de má fé. Pelo contrário, estão evitando um mal maior, irreparável.

  • Compreendo perfeitamente os seus argumentos e, claro, apoio-os fortemente. O que quero dizer é que "estamos pagando" aqueles de nós que não têm absolutamente nada a ver com o mundo russo, um atraso monumental, porque o processo que está na bola laranja está assim desde o ano passado... De repente, eu não lembro quando, tudo ficou paralisado de novo, eu entendo que os oligarcas e companhia estão banidos, mas isso não quer dizer que tudo tem que ser paralisado tão drasticamente.

    O governo português faz um imenso favor a todos os requerentes da sua nacionalidade, e esta interferência e exploração prejudicou-nos, tanto os requerentes como todos os funcionários do registo.

    Obrigado novamente.

    Espero que possamos ter boas notícias em breve. E este Sr. Secretário começa com entusiasmo (que imagino que tenha poucos).

  • @sefardi

    Apenas uma retificação:

    • alguma possibilidade de que ele não continue assinando? Não. Isso seria ir contra o espírito da lei. O direito está garantido, e ele assinará.

    A lei em si, diz que a aprovação da nacionalidade sefardita depende de aprovação do Ministro da Justiça. Ele decide, pode deferir ou não. Ele não é obrigado a aceitar.

    Mas há "o espírito da lei", em que se a pessoa cumpre os requisitos, essa não deveria ser uma decisão discricionária. Mas o desvio do uso está forçando a repensar nos critérios. Da maneira como escrevi, daria a impressão de que seria obrigatório, e não é.

    No momento em que você pergunta "há alguma possibilidade", a resposta correta seria SIm, porque é uma atribuição do MJ. Mas se olhar o espírito da lei, ele é maior, e a possibilidade se torna tão remota que preciso dizer Não.

  • @gandalf

    Olá, enviei meus documentos com a DHL em 18 de julho. Foi entregue em 21 de julho. Se não recebermos a senha até 30 de agosto, perderemos nossos direitos, respeito?

  • @gandalf

    Boa tarde,

    Gostei muito da precisão da sua resposta.

    Outra pergunta, se me permite:

    Se eu iniciar o processo esta semana, mas não estiver registrado no CIL, o processo será cancelado no dia 1º de setembro ou será exigido mais tarde, como tem sido até agora?

    obrigada

  • editado August 2022

    Olá! alguém sabe quanto tempo em média para conseguir um certificado da CIL? , entrei no CIL em 30/11/2021, paguei a doação e ainda nada

  • Finalmente apraecio el "despacho" para todos aquellos que estamos ATORADOS en "Bolinha 6 Marrom": https://dre.pt/dre/detalhe/despacho-extrato/10104-2022-187537677

  • @Matzer

    Em tempos normais, 6-12 meses. Desde 18/Março não têm sido tempos normais.

    Mas depende muito de quantos graus de parentesco existem para ser buscados. Depende de quão detalhado está o trabalho prévio do genealogista. Depende se pagou antes, na pré-análise. Há quem consiga a aprovação em 3 meses.

  • @sefardi

    Não sei como faria esse envio. Entregando pessoalmente, talvez ainda tenha tempo, mas não sei dizer se conseguiria mesmo faltando o doc do CIL ou algo equivalente. Teria mais 2 semanas para ser recebido. De preferência com um "protocolo" em papel.

  • Então se pagar na pré análise a taxa da CIL o processo costuma ser mais rápido?

  • @gandalf

    preciso de sua opiniao..

    Quando devo entrar com o pedido de nacionalidade para minha esposa e meus filhos ? em qual bolinha ? ou tenho que aguardar o resultado final.

    Obrigado

  • @lralves

    Você precisa esperar primeiro para se tornar um cidadão português e depois iniciar o processo para sua esposa e filhos. Você não pode adicionar pessoas ao seu aplicativo, pois é um assunto individual.

  • @gandalf Olá Gandalf, agora que a delegação para a aprovação da nacionalidade foi anunciada, estou muito interessado em saber qual é a sua opinião sobre isso? Em um comentário eu vi que antes era feito automaticamente assim que o curador aprovasse a inscrição, mas não sei se seria assim agora ou haverá mudanças. Alguma informação ou opinião que você possa compartilhar sobre isso? Quanto tempo mais levará para aqueles de nós que estão na bola 6 para terminar o processo? obrigado

  • editado August 2022

    @lralves

    Não tenho informação suficiente para avaliar seu caso em particular, somado com essas mudanças para Sefarditas.

    Em princípio, se faz uma após a outra. Primeiro ter o seu assento, que servirá de base para todos os outros.

    Sua esposa certamente depois do seu assento, e da transcrição do casamento. O direito dela é certo e não está em risco de mudança.

    Seus filhos menores, também não estão em risco de mudança, e deve esperar o seu assento.

    Seus filhos maiores, a situação deles pode mudar. Teriam que comprovar ligação efetiva. Uma vez que vc tenha o assento, isso não será difícil conseguir. Eles podem se mudar para PT para estudar, por exemplo, pedir residência. Nesse momento não há muito que possa ser feito, a não ser que queira entrar com uma nacionalidade sefardita "por descendência direta ou colateral", usando seu certificado do CIL, que não me lembro se já tem. Não creio que haja tempo hábil para tudo isso antes de 31/agosto.

  • @rafaelrm

    Eu li em algum lugar, que não há garantia da pré-análise sem ter o pagamento. Funciona como uma cortesia, uma análise rápida no processo por genealogistas que entendem do ofício.

    Mas quando tem o pagamento do donativo, o processo obviamente tem comprometimento, e farão logo a pré-análise e a análise.

    Não há garantia alguma com o pagamento, mas certamente que se a pessoa paga, é porque confia no resultado, não é apenas um free-lancer.

    Também se a pessoa faz um bom trabalho prévio, com genealogistas profissionais, facilita a busca deles, e acelera o processo.

  • @gandalf

    Obrigado pelas respostas. Apenas para informação, já tenho o certificado CIL e estou na bolinha 1 no ACP desde o mês de fevereiro/22. Pensei em usar o artigo 40 A do novo decreto (Apensação de Processos), porque tenho um filho que irá completar 18 anos em junho de 2024, o que dificultaria o processo, porém se tudo correr bem, pode ser que tenha o meu processo finalizado em fevereiro/2024..

  • @lralves

    Mesmo que seu processo não fique pronto, você deve dar entrada no processo de seu filho bem antes dele completar 18 anos.

    Se não tiver seu assento ainda, deve fazê-lo apenas com um print-screen da tela de consulta. Deixe que eles consultem o seu processo.

    Eu faria assim que tivesse o processo aprovado.

  • @gandalf Beleza.. Obrigado. è que eu pensei.. quando chegar depois da bolinha 4, ja iniciar o processo

  • editado August 2022

    Bom dia, pessoal!

    Uma boa notícia hoje!

    Meu processo foi terminado hoje, o que indica que houve um posicionamento do Ministério da Justiça. Acredito que os processos voltaram a andar novamente, pelo menos os que aguardavam o despacho da Convervatória e do MJ.


    Seguem os detalhes do meu processo:

    Bola 1: 29.01.2020

    Pedido de urgencia aceito: 18.04.2022

    Bola 3 : 18.04.2022

    Bola 4: 12.05.2022

    Bola 6: 24.05.2022

    Bola 7 (Terminado): 18.08.2022

  • @LLima , após esse print, a bolinha 7 já ficou verde ?

  • @viniciusfm, acabei me empolgando aqui e nao vi direito, de fato, ainda falta o assento.

    Espero que saia logo.

  • Alguém que mandou a documentação para a ACP no começo do mês já recebeu a numeração do processo?

    A minha chegou lá dia 27/07 e até agora nada de numeração... Se eles estão de greve nas segundas e sextas, temos apenas mais 5 dias úteis. Tenso!

  • guimossguimoss Beta
    editado August 2022

    Bom dia, pessoal

    URGENTE!!!

    Eu sugiro que quem está com o processo pendente o envie o mais rápido possível, pois as regras devem mudar em setembro.

    Explico melhor nesse tópico:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/299863/#Comment_299863

    ===

    Para marcar alguém, é só digitar "@"+letras do apelido até a pessoa que você deseja ficar em 1° na lista que irá aparecer. Clique nela e se a combinação "@"+apelido ficar colorida, estará certo.

    Desse jeito, o sistema avisa que há uma msg nova.

    Boa sorte a todos!

  • @guimoss

    Ola, Entreguei os documentos com a DHL em 22 de julho. Ainda sem número. Perderei meu direito se não chegar até 31 de agosto? obrigada

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.