Judeus Sefarditas - Informações e processos

1113114116118119158

Comentários

  • @lralves , muito obrigado! tirou minha duvida a respeito da autorização, neste caso se meus familiares pedirem o certificado agora ficarão sob a nova lei ? já que a CIL demora um pouco para analisar os documentos e a lei irá mudar em setembro?

  • @Samuel_Santos33

    Como voce pode ver no forum, as pessoas estão enviando o requerimento sem o certificado CIL, apenas com o numero do processo e o certificado do familiar. O numero do processo lhe é enviado assim que baixarem os arquivos do WeTransfer.

    Isto irá gerar uma pendencia no processo, daqui uns 9 meses, tempo suficiente para receber o certificado por derivação.

    Se receber antes de chegar na bolinha 3, voce envia um requerimento ao Conservador, solicitando anexar o CIL em cada processo

    Nesta caso, pegaria ainda a lei antiga, desde que cheque na Conservatoria até 31/08/2022. Se Voce correr ainda dá tempo.

    abrs

  • Saudações, ouvi dizer que o processo ministerial de aprovação de nacionalidades está parado e é por isso que os processos pendentes para aprovação não avançaram, você sabe alguma coisa sobre isso?

  • editado July 2022

    @ale1993

    Só marque os documentos que está de fato mandando no processo.

    Faça uma carta ao Excelentíssimo Senhor Conservador, dizendo que está enviando o processo por ter "descendência direta ou colateral de judeus sefarditas", que a documentação do CIL está em fase de conclusão, e será enviada oportunamente para análise. Assina, e reconhece por autenticidade.

    Inclua também algum documento que indique que o CIL está em processo, como um protocolo de entrega, se tiver algo.

  • @Diogo_1978

    Claro, precisa da sua certidão, por cópia reprográfica do livro apostilada (a menos que tenha nascido em algum país onde isso não existe). E se na6o estiver em português, precisa ser traduzida por um tradutor oficial (um tradutor juramentado) com firma reconhecida e apostilada.

    A certidão terá vários detalhes que não constam no passaporte. local, data, hora de nascimento, quem foi o declarante e com que idade, nome completo dos pais e dos avós, casamentos, divórcios, viuvez, etc.

  • @Danielrs

    Com a troca do Ministro da Justiça os processos ficaram parados aguardando instrução. O MJ já indicou a pessoa que ficará encarregada de resolver essas questões, e traçar as diretrizes. Não sei dizer se já foi publicado a decisão sobre esse assunto da aprovação do MJ ser automática após a aprovação do conservador, ou se voltaria a ser uma aprovação separada, como era antes.

  • @Samuel_Santos33

    Vale a data de entrada na Conservatória e numeração, se for até 31/08/22. No momento só no ACP teria tempo hábil para isso, mesmo assim se já estiver com o processo montado.

    Se ainda vai buscar os documentos, provavelmente não teria tempo pra isso. Deve ter mais uns 12 dias pra fazer tudo e mandar. Não tem mais como aprender como se faz. Se achar que ainda dá tempo, fale com eles que façam já, mas se não conseguirem montar o processo a tempo, poderão perder o dinheiro investido na taxa e nos docs.

  • Lss93Lss93 Member

    raz88, estou na mesma situação que você. Também moro no exterior e também tentei um agendamento no Consulado de Portugal mais próximo (ou em qualquer outro na Espanha). Consegui um horário no consulado brasileiro, mas encontrei pelo fórum (não lembro onde) alguém comentando que o reconhecimento da firma no nosso caso deveria ser feito por autoridade portuguesa. Não entendo o impedimento de reconhecimento por autoridade brasileira no exterior que tenha poderes notariais.

    Dito isso, agendei um horário em Lisboa e no Porto num registro civil para reconhecer a minha assinatura no dia 10/08. Depois mandarei o documento para a ACP na esperança de que registrem o meu processo a tempo. Não sei se dará certo mas, tendo em vista as dúvidas em relação a nossa situação, acredito que é o melhor a fazer.

    Alguém já fez algo parecido? Acreditam que me permitirão reconhecer somente a minha assinatura no formulário sem requerer a nacionalidade no balcão? Pergunto porque não apresentarei o certificado da CIL e quero evitar a revisão da documentação que fazem no balcão.

    Muito obrigado de novo aos moderadores e demais pessoas que contribuem com o fórum. Vocês têm sido de grande ajuda!

  • Saudações, o CIL ainda está emitindo certificados? Entrei no CIL 30/11/2021 e ainda não obtive nenhuma resposta


    e o CRC ainda aceita pedidos ou eles pararam totalmente por causa da investigação do ministério da justiça?

  • Olá. Uma ajuda por favor.

    Vou enviar meu processo à ACP. Quais são as opções de se pagar a taxa? Dentre elas, qual a melhor?

  • @Diogo_1978 , pague com cartão de crédito virtual, preferencialmente Visa. É mais seguro e não vence como o vale postal.

    Link - https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC6.7

  • @Lss93

    Eu lhe aconselho a procurar o CNAI do Porto. Se eles aceitarem seu processo como está, eles numeram na hora e lhe dão a senha. Se não aceitarem, lhe darão instrução de como proceder. É a função deles.

    Centro Nacional de Apoio ao Imigrante (CNAI) | Rua do Pinheiro, 9 | 4050-484 | Porto

    Se não aceitarem autenticar a assinatura no CNAI nem no balcão, você pode buscar um Notário Público em PT que terá o mesmo efeito, e dispensa apostila. Há escritórios de notarização de documentos. Também, todo advogado da OAP em PT é um notário.

  • @Matzer

    Segundo as últimas informações o CIL retomou a emissão de certificados, que tinha sido suspensa.

  • Lss93Lss93 Member

    gandalf Muito obrigado novamente pela informação e ajuda!

    Sabes me dizer se no CNAIM o atendimento é por ordem de chegada? Mandei um e-mail solicitando um agendamento, mas não tá claro pra mim se eles aceitam marcação de horário.

    Tenho agendamentos na CRC e CRP no Porto para pedido de nacionalidade e reconhecimento de assinatura no mesmo dia. Caso não der certo em um, tento em outro. Não entendi muito bem se, fazendo o registro do processo na CRC, mandariam o meu processo para a ACP. Todos os pedidos referentes ao art. 6-7 no Porto são enviados à ACP?

    Minha ideia é reconhecer a minha assinatura no formulário por um notário e enviar a documentação por correio/DHL à ACP. Você acha que é uma boa estratégia?

  • editado July 2022

    @Lss93

    1) Eu tentaria primeiro o CNAI, chegando cedo, sem marcação;

    2) Se eles não autenticarem docs, tentaria o balcão do ACP;

    3) Se eles não receberem pela falta de documentos, eu faria a notarização dos documentos num notário e mandaria por CTT para o ACP;

    4) Se não conseguisse um notário (é certo que conseguiria), eu iria num advogado e veria quanto custaria. Em princípio só faria a notarização, mas como seria minha última chance, eu escolheria um, faria uma consulta paga sobre o caso;

    5) e eventualmente o contrataria como procurador.

    Não sei informar sobre o atendimento no CNAI.

  • Documentação recebida na data de hoje no ACP.

    Envio DHL em 16/07/2022.

    Vamos ver que data sai esse protocolo...

  • boa tarde!

    Alguém aqui pode me indicar uma pessoa para montar o estudo genealógico para a CIL.

  • Para iniciar o processo até 31/08/22

    O mal que eu temia, esse vos sobreveio. Eu contava com algum imprevisto, mas tantos assim, exigirá mandar muito mais cedo.

    Haverá greve toda Segunda e Sexta em Agosto. Considerem prazos muito mais apertados para chegar no ACP e ainda numerar a tempo.

    https://eco.sapo.pt/2022/07/28/greve-nos-registos-e-notariado-avanca-em-agosto/

  • @LailaRodrigues

    Aqui nesse fórum ninguém vai fazer isso profissionalmente por você. É contra a política de uso. (clique em Discussões e leia na caixa)

  • @Danielrs Importa-se de partilhar a fonte do estatuto do Ministério da Justiça e as aprovações dos pedidos de nacionalidade? Obrigado

  • @gandalf

    Meus documentos chegaram dia 27 agora no ACP, espero que consiga numerar...

  • Pessoal, alguém me dê uma luz.

    Como vocês conseguem que a encomenda chegue no Porto em 4 dias??

    Aqui em Goiânia, um agente do DHL me disse que é até 15 dias úteis pra chegar…

  • editado July 2022

    @Diogo_1978

    Vá na loja em Brasília e mande de lá. Não se esqueça de levar um RG com CPF. Vai precisar por causa da alfândega, ainda que docs seja grátis.

    É porque Goiânia não tem vôos internacionais saindo, e tem que juntar um montão pra levar de caminhão até BSB para então seguir.

    De quebra, entregando em Brasília vai economizar algum $$ no preço da remessa.

    Pode contratar um despachante que faça isso pra você. Um Motoboy.

  • editado July 2022

    @Diogo_1978 , ele está enganado!! Atualmente, tem demorado uns 10 dias corridos por causa de uma operação padrão da Receita Federal, que tem demorado a liberar os documentos.

    É o único representante da DHL aí?

    Procure aqui - https://locator.dhl.com/

  • @mercatelli

    Com certeza numerarão logo no início da prox semana. Não se preocupe. Provavelmente terça ou quarta.

    Alguns poucos têm agarrado 10-15 dias, mas você está com folga de prazo.

  • @gandalf

    Nossa, espero que dê tudo certo, obrigado por responder!!!

    Nesse processo tudo que poderia acontecer errado aconteceu. Sempre me precavi e pensei no pior cenário sempre, e o pior cenário ocorreu 100% das vezes.

    Absolutamente todos os intervenientes demoraram mais do que o previsto. CIL, cartórios, DHL, etc.


    @Leticialele

    Segundo a DHL me informou, a alfândega está segurando todas as entregas por 5 dias úteis como forma de protesto. Ocorreu exatamente isso comigo. E agora que chega em Portugal, greve por lá também kkkk rindo de nervoso rsrs

  • @mercatelli

    Relaxe... Você agiu com antecedência, fez o que pode, e agora está nas mãos deles; é deixar o processo correr, sem ansiedade.

    Foi ótimo que vc recebeu o certificado do CIL nesse período tumultuado (foram poucos). Vc não corre risco algum.

    Tranquilo, você tem muita folga.

    Não pude deixar de rir... "Nesse processo tudo que poderia acontecer errado aconteceu." Pensei, "inocente... sempre tem espaço pra mais!" Rsrsrs

  • @gandalf

    Boa kkkkkk

    Agora é manter a calma e correr atrás da atribuição de neto da minha mãe, que com certeza vai dar errado bastante hahhahah

    Inclusive aquele projeto novo de lei que estão acompanhando acho que a culpa é minha, pois foi só eu descobrir que minha mãe é neta de portuguesa que resolveram fazer um novo projeto de lei pra dificultar o vínculo de netos rsrsrsrrs

  • @Thames boa tarde, td bem?

    Vc enviou o donativo de que forma?

    Mandei minha documentação para a CIL em 22/03 e em 28/07 solicitaram para efetuar o donativo.

    Estou em dúvida se mando via PayPal (como sugere o próprio site, mas com incidência de maiores taxas) ou via Wise.

  • @CeciliaCarvalho

    Mande via PayPal, eles já estão acostumados.

    Eu tentei mandar via Wise e dá problema porque a CIL não é pessoa física.

    Faça pelo PayPal que não terá dor de cabeça.

    Não se esqueça de enviar um valor a MAIOR.

    No meu caso enviei 532 euros pra sobrar pra CIL mais de 500 euros.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.