Judeus Sefarditas - Informações e processos

1110111113115116157

Comentários

  • Gandalf

    Muito obrigado

  • PPVPPV Member

    Bom dia, alguém que me consiga ajudar, estou a fazer o pagamento por cartão, entre tanto surgiu uma duvida, estou a pagar Eu o processo de meo irmão e sobrinho, no site do pagamento esta nome do requerente, aqui o nome de meo irmão, o sobrinho claro; mais na morada, localidade, pais, telemóvel, e informação da pessoa do cartão, nao e? o tein que ser do requirente? obrigada,

  • PPVPPV Member

    @Leticialele @gandalf

    Obrigadisima pela ajuda, hoje estamos ja a enviar a documentação minha e de meu irmão (ja certificado Cil) e sobrinho (menor de idade sim certificado Cil, filho de ja certificado) pelo art. 6.7 e art 2, o formulario tein que ser apostillado, o nao, se a firma e reconhecida presencialmente no cartório notarial em Equador? Nos em Equador nao a consulado português, por tanto fica essa duvida....

    E por ultimo no site de pagamento dos formularios modelo 6,7 e 2, nos estamos a pagar com cartão de um amigo que ja mora em Portugal, nesse caso, os dados de morada, telefono, ciudad, pais, som do dono do cartao, o tein que ser os de o requerente. Disculpen esta a chatear com esta preguntas, mais, fiquei na duvida...

  • editado July 2022

    @PPV

    No pagamento, tem que preencher o nome do Requerente, e o e-mail onde quer receber o recibo e form. Todo o restante são dados do dono do cartão, Nome, endereço (morada), cidade, CEP, que o sistema usará para validar o pagamento, e deve coincidir com os dados do cartão.

    Depois manda impresso o e-mail que receberá após o pagamento, onde se fará a ligação entre os dois, e facilita acharem o pagamento.

    O formulário não precisa ser apostilado. Precisa levar já preenchido para assinar diante do oficial, para que a assinatura seja reconhecida por autenticidade. Pode ser do tabelião se for um cartório no BR ou EQ, de um cônsul português, ou do funcionário do balcão de nacionalidade.

    Não há motivo para se desculpar. Ninguém nasce sabendo. Pergunte até entender o mecanismo, e ficar tranquilo com os procedimentos.

  • @IsabelaLopes

    hola Isabela, yo saqué el certificado en holanda y fue muy facil. Dile a tu hermano que entre a la pagina vogdesk.nl y escoge la opción de visas. Puede pagar online y el certificado se lo envían a su casa. Dice que se demora dos semanas en llegar pero a mi me llego en menos tiempo.

  • @IsabelaLopes

    Para el formulario, tu hermano puede certificar su firma en la municipalidad (gemeente) de la ciudad de holanda en la que viva y después apostillar en un rechtbank.

  • Alguém pode colocar o link da planilha aqui não sei achar kk alguém sabe se os processos estão sendo aprovados normalmente (se com todos os documentos necessários) ou estão dificultando a vida agora depois de dizerem que só 300 pedidos foram reprovados ao longo desses anos

  • @ale1993

    Nossa, muito obrigada!! Ele mora na Holanda há pouco tempo e ainda não sabe bem como funciona as burocracias, tudo parecia ser muito difícil, mas com a sua ajuda ele acabou de conseguir solicitar o VOG!

    Quanto ao formulário, ele foi agendar a data para assinar na embaixada em Haia e só tem vaga para 25/08 e todos os outros consulados próximos não tinham sequer vagas disponíveis para agendamento. Então, pelo que entendi, ele pode realizar o reconhecimento de firma do formulário no "gemeente", não é isso? Muito obrigada mesmo!!

  • @gandalf Muito obrigada!

  • @gandalf Bom dia Gandalf, Tenho uma dúvida sobre a situação da bola número 6. Na planilha excel dos processos sefarditas apresenta 2 tipos de eleição para a bola 6, sendo a primeira a aprovação do CRC e a segunda a aprovação do Ministério da Justiça, porém a bola Com certeza continuará na cor marrom até que as duas aprovações sejam concedidas. Existe alguma forma de saber o momento em que a CRC aprova e a aprovação do Ministério da Justiça está pendente? Se a bola ficar marrom, significa que foi aprovada pelo CRC e se mudar para verde, significa que foi aprovada pelo Ministério da Justiça? Ou sou informado na página de acordo com as mensagens que aparecem abaixo das bolas de andamento do processo? obrigado

  • @IsabelaLopes

    O seu irmão deve marcar uma consulta com o “gemeente”, aparece na página uma marcação especial para certificar as assinaturas. No dia da consulta, leve seu formulário sem assiná-lo. É muito importante que você traga seu passaporte, eles me pediram porque era o número que me identificava no formulário 6.7. Depois de ter a certificação, você pode ir diretamente a um "rechtbank" e apostila. Você pode pedir a apostila em inglês, holandês ou espanhol.

  • ale1993ale1993 Member
    editado July 2022

    @IsabelaLopes Após apostilar a assinatura autenticada no formulário, envie-o para tradução.  Não tenho certeza se era necessário, mas você pode procurar um em sua área.  Nesta página você pode encontrar um tradutor oficial https://zoekeentolkvertaler.bureauwbtv.nl/

    e após a tradução, a assinatura do tradutor deve ser apostilada novamente

  • arellcarellc Member

    @gandalf

    Obrigada pela resposta!

  • arellcarellc Member

    Bom dia!

    Quando você preenche o formulário Art 6.7 , o que você diz para "profissão" se a pessoa for pensionista? colocar a profissão anterior e entre colchetes ("aposentado" ou "pensionista") ou o que fazer?

    Agradeço antecipadamente.

  • @MalloneBarros



    nao sei em relação ao número de aprovações, mas imagino que se toda documentação ok, eles não tem motivos para nega.


  • @gandalf

     Olá, tenho uma dúvida sobre o formulário 6.7.

     Baixei o formulário da página do IRN, preenchi-o, certifiquei minha assinatura e apostei. Depois disso, descobri que quando você faz o pagamento de € 250, eles enviam o formulário com seus dados de pagamento por e-mail.

     Preciso recertificar minha assinatura neste novo formulário que recebi? Ou posso anexar o comprovante de pagamento ao formulário previamente preenchido e certificado? E também anexar uma cópia do novo formulário que recebi, mas este sem certificar minha assinatura.

    Obrigada.

  • @WVG eu também tenho a mesma dúvida!

  • @ale1993 , junte o Formulário já assinado, o Formulário com o recibo no cabeçalho e um print do email que o encaminhou. Não terá problemas.

  • @Leticialele Obrigada. O formulário com meus dados no cabeçalho, preencho igual ao anterior? Ou anexá-lo vazio? 

    E se eu preencher, assino e escrevo a data do pagamento?

  • @ale1993 , não preencha nem assine. Apenas imprima colorido, frente e verso.

  • KarjanKarjan Member

    Prezados, bom dia


    primeiramente gostaria de pedir desculpas caso haja tratativas sobre esse assunto ja mencionado em tópicos anteriores, entretanto, ja retornei consideráveis posts e não encontrei.

    estou entrando (por conta e risco) com o pedido da CIL e mesmo tempo com requerimento na ACP, para assim, garantir o número do processo anteriormente à vigência do decreto. Existe alguma dica/orientação sobre enviar os documentos para ACP no sentido de estar sem a CIL? Algo como uma carta explicando, ou simplesmente mando todos os documentos faltando apenas a CIL? Eles irão pendenciar o processo solicitando CIL, ou simplesmente irão indeferir e “extinguir” o processo?

  • editado July 2022

    @Karjan Escreva na caixa de busca (no topo da tela) a palavra rabino e achará vários posts relacionados.

    Creio que você está bastante atrasado, e tem que providenciar tudo nas próximas 4 semanas para ter alguma chance de mandar a tempo.

    E você talvez precise traduzir documentos, mas não tem mais a opção de mandar para a CRCentrais. Se for esse seu caso, para você agora só pelo ACP, mandando os documentos como estão. Depois que for numerado, você faz as traduções e manda de novo os documentos e a tradução oficial, ambos apostilados.

  • @Karjan

    Eu mandaria, no lugar do certificado da CIL:


    - Comprovante de que deu entrada na CIL (número do processo, comprovante de donativo e e-mails trocados com a CIL)

    - Árvore genealógica nos mesmos moldes que mandou para a CIL, demonstrando que é descendente de judeu sefardita português

    - Se você for judeu, junte uma declaração do rabino declarando que você faz parte de comunidade judaica.

    - Se alguém da sua família obteve o certificado da CIL, eu mandaria para reforçar que você é de fato descendente, juntamente com outras certidões de nascimento de parentes que completariam a árvore genealógica do parente certificado.

    Um primo meu está nessa situação e vamos mandar dessa maneira. Eu acabei pegar meu certificado e o dele acho que não vai dar tempo.

  • @Karjan

    Você pode enviar seu pedido sem o CIL. Se eles pedirem o número do certificado, basta fornecer o número de registro no CIL e você também pode anexar uma carta informando que seu processo no CIL está pendente. O que aconteceria a partir daí será que em algum momento seu processo cairá em um requisito e nesse momento você precisará apresentar o certificado. Se se registar no Porto pode esperar o requisito em 8 meses mais ou menos enquanto lisboa pode demorar até um ano. Tudo depende em que estágio você está no CIL e se espera o certificado mais cedo ou mais tarde. Obrigado

  • BuziosBuzios Member

    @gandalf

    Muito obrigada!!!! Entendi td!!!

    :)

    Vc é 1000000000!

  • Olá pessoal.

    Gostaria que alguém me esclarecesse uma dúvida. Solicitei meu certificado na CIL em maio deste anos. Há poucos dias, solicitei para minha mãe, como familiar, e coloquei o número do meu processo. Só depois que fui me atentar que pra familiar seria somente para os que já tem o certificado pronto. Ou seja, minha mãe usou o número do meu processo no requerimento dela, porém eu ainda nem tenho o certificado.

    O que fazer? Faço um novo requerimento pra ela? (com árvore genealógica e os docs que usei). Ou aguardo?

  • KarjanKarjan Member

    @gandalf Traduzir documentos? Não entendi bem, eu sou brasileiro. De fato, falta muito pouco tempo, já estou com todos os documentos, o relatório da minha árvore devo pegar na próxima quarta-feira (única coisa que falta) e a pessoa que montou, ja certificou muita gente através da minha ascendente (Beatriz Furtado). Espero que até dia 22/07 eu consiga enviar todos os documentos, CIL e ACP (pelo que andei lendo é ACP o indicado, correto?)


    @mercatelli

    muito obrigado pelas sugestões!

  • 0MM00MM0 Member

    Prezados, eu já tenho o certificado emitido pela CIL e já foi dada entrada na conservatória. Ainda estou na bola 1. Minha dúvida é a seguinte: eu estudei nos EUA, em 2017, por sete meses. Já tinha 30 anos de idade. Quando iniciei o procedimento para adquirir a nacionalidade, eu informei ter morado lá nos EUA nesse período. Isso é realmente domicílio para a lei portuguesa? Preciso mesmo juntar a certidão de antecedentes criminais ou tem chance de ser deferido mesmo sem esse documento? O governo português não tem como acessar esses registros sem que eu junte a certidão? Pergunto isso porque obter essa certidão é muito caro e demorado (além de obter, apostilar e traduzir). Valeria a pena eu aguardar notificação da conservatória para juntar a certidão? A propósito, a certidão de antecedentes criminais brasileiras eu juntei. O que vocês, mais experientes, pensam que devo fazer?

  • Gandalf. ola

    É a mesma morada para enviar os documentos para o porto? Devo escrever um pedido de cidadania ao lado do endereço? Atenciosamente..

  • Ola Gandalf

    Esse é o endereço? Arquivo Central do Porto | Rua Visconde de Setúbal, 328 | 4200-498 - Porto | +351 22 557 3849 arquivocentral.porto@irn.mj.pt

    Obrigado

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.