Mi proceso se completó hoy, lo que indica que el Ministerio de Justicia ha tomado una posición. Creo que los procesos se han reiniciado, por lo menos los que esperan el despacho de la Convervatória y del MJ.
A subdelgação para os Conservadores aprovarem as aquisições da nacionalidade pelo 6.7 já foi feita, e os casos de urgência tanto nas CRCentrais de Lisboa quando no ACPorto já começaram a ser despachados, inclusive há notícia de uma pessoa que hoje recebeu o assento.
@gandalf Olá, perdão incomodar, mas a unica mudança é para esse caso de judeus correto? não há mudança em setembro para a aplicação do 1D nacionalidade de netos certo? perdão é que abri aqui e vi isto e me deu panico pois meus documentos de 1D chegam 04/09.
Eu creio que a situação está já equacionada, e que a partir de 01/set se verá uma evolução muito positiva nesse sentido de liberar processos retidos.
Não foi publicado ainda como será a aprovação do MJ, se é automática após o parecer do Conservador, mas nada indica que deva mudar.
O MJ deve fazer intervenções negando aqui e ali, em casos notoriamente complicados. Deve ter maior escrutínio e atenção do que apenas a aprovação da genealogia pelo CIL ou CIP. Certamente mais atenção aos aprovados no CIP.
Mas são meras especulações. Tem razão de ser, mas não sei se é o que estará escrito.
Obrigada @gandalf . Eu também entendo que no meu caso tenho “direito adquirido” porque processo se anda para a frente, e se já estou na bolinha 6, ou seja, com reconhecimento da nacionalidade pelo MJ desde dezembro 21, pendendo tão só o registro, não acredito que desande, correto? Por isso acho que o problema é na Conservatória, e não do MJ. Sim, você está correto, recebi uma resposta do Arquivo Central do Porto em janeiro dizendo que até fevereiro fariam os processos despachados em dezembro, e haja paciência para esperar mais de 8 meses sem esse registro.
Queria saber se alguém mais está na mesma situação que eu.
Notei que, assim como eu, muitos colegas do fórum tiveram seu processo evoluído! Hoje o meu saiu da bolinha 6 p a 7! Agora a bolinha 6 ficou verde e o 7 está marrom.
alguém consegue me orientar o que esperar e quanto tempo esperar para o registro? posso imaginar que em quanto tempo finaliza o processo?
@MartaTorresBrPt , então é isso mesmo, tecnicamente vc já é portuguesa, a data da naturalização será inclusive retroativa à data que o MJ aprovou a sua aquisição da cidadania portuguesa.
Infelizmente, vc deu azar por ter caído em Barreiro para criação do registro, demora muito mesmo que cai lá. Mas em breve vc deve receber o seu assento!
Eu havia perguntado da cor da bolinha porque não havia compreendido bem em que efetivo status vc estava.
NºProcesso, Nome do requerente (só o primeiro), Data de envio e como enviou, Data de recepção (pelo rastreio DHL ou AR dos correios), Data da Senha (como recebeu, por e-mail, advogado, ou pela LR?), Status (última bolinha verde).
Se houve pedido de urgência, e/ou se houve exigência (4-laranja) e nesse caso de forma breve o que foi exigido.
Qual Conservatória aparece logo abaixo do nome na consulta online: (O Processo encontra-se na XXXXX)
Mais tarde, quando tiver, preencha a data que ficou 6-verde, e 7-verde.
Meu processo foi terminado hoje (23.08.2022), o assento foi criado!
Espero que os demais processos andem de acordo.
Tenho uma dúvida sobre o passaporte, eu preciso antes tirar o Cartao Cidadao para depois dar entrada no passaporte ? Não pode ser pedido os dois ao mesmo tempo ? É isso? Já fiz o pedido da certidão pelo civil online em todo caso.
Já faz um tempo que leio aqui pra acompanhar as novidades, mas só agora me cadastrei para postar sobre o meu processo.
Meu processo de cidadania pela via Sefardita está na Conservatória de Lisboa desde agosto de 2021 com apenas a bolinha 1 verde. Recebido. E nenhuma movimentação posterior. Tem mais alguém aqui que entrou na mesma época?
Detalhe. Entramos vários da mesma família ao mesmo tempo. Eu, minha irmã e 4 primos. Todos estão assim. Foi através de escritório de advocacia de Portugal mesmo.
É assim mesmo. Deve mudar daqui a uns 2-3 meses e ser aprovado com 6-verde.
Sem informar quando chegou, quando recebeu a senha, em que conservatória está, e o NºProcesso (1234xx/21), não há muito mais que se possa dizer a respeito.
Comentários
@gandalf
Você acha que a prioridade continuará sendo dada aos venezuelanos? se tudo for reativado?
@gandalf
Digo isso porque alguém escreveu no fórum que sua bola mudou para 6, certo?
@gandalf,
É assim que esta senhora escreve, então ela está
A subdelgação para os Conservadores aprovarem as aquisições da nacionalidade pelo 6.7 já foi feita, e os casos de urgência tanto nas CRCentrais de Lisboa quando no ACPorto já começaram a ser despachados, inclusive há notícia de uma pessoa que hoje recebeu o assento.
@gandalf Olá, perdão incomodar, mas a unica mudança é para esse caso de judeus correto? não há mudança em setembro para a aplicação do 1D nacionalidade de netos certo? perdão é que abri aqui e vi isto e me deu panico pois meus documentos de 1D chegam 04/09.
@Nery42
Mudanças mais complicadas aconteceram apenas para processos Sefarditas art-6.7.
Elas ocorreram em março, mas entrarão em vigor dia 01/set/22.
Para netos não há problemas. Apenas coisas que podem é facilitar sua vida. Não se preocupe. Seu processo está seguro.
@sefardi
Eu creio que a situação está já equacionada, e que a partir de 01/set se verá uma evolução muito positiva nesse sentido de liberar processos retidos.
Não foi publicado ainda como será a aprovação do MJ, se é automática após o parecer do Conservador, mas nada indica que deva mudar.
O MJ deve fazer intervenções negando aqui e ali, em casos notoriamente complicados. Deve ter maior escrutínio e atenção do que apenas a aprovação da genealogia pelo CIL ou CIP. Certamente mais atenção aos aprovados no CIP.
Mas são meras especulações. Tem razão de ser, mas não sei se é o que estará escrito.
Obrigada @gandalf . Eu também entendo que no meu caso tenho “direito adquirido” porque processo se anda para a frente, e se já estou na bolinha 6, ou seja, com reconhecimento da nacionalidade pelo MJ desde dezembro 21, pendendo tão só o registro, não acredito que desande, correto? Por isso acho que o problema é na Conservatória, e não do MJ. Sim, você está correto, recebi uma resposta do Arquivo Central do Porto em janeiro dizendo que até fevereiro fariam os processos despachados em dezembro, e haja paciência para esperar mais de 8 meses sem esse registro.
Queria saber se alguém mais está na mesma situação que eu.
@MartaTorresBrPt
Estando aprovado, não retorna nem se você tivesse comprado o time do Chelsea. Rsrsrs
Mas estão passando pente fino nas regras do MJ, e isso tem atrasado bastante.
@MartaTorresBrPt , vc está na bolinha 6 marrom com 7 branca, ou na 6 verde com 7 marrom?
Boa noite!
Notei que, assim como eu, muitos colegas do fórum tiveram seu processo evoluído! Hoje o meu saiu da bolinha 6 p a 7! Agora a bolinha 6 ficou verde e o 7 está marrom.
alguém consegue me orientar o que esperar e quanto tempo esperar para o registro? posso imaginar que em quanto tempo finaliza o processo?
muito obrigado
@viniciusfm
O processo dela foi aprovado e transferido para a Conservatória de Barreiro. 7-marrom.
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/280774/#Comment_280774
@XGS seu processo e una urgencia? Cual es la data de registro de seu processo?
voce registro em lisbo o em porto? Obrigado
@XGS
Não sabe. Terá que esperar sua vez. O MJ está começando a retomar os casos e concluir. Não se sabe quantos tem pendentes.
Não menos de 3-4 meses.
Obrigada @gandalf !
@viniciusfm :
processo de outubro 2020
despacho do MJ +-15 dezembro 2021
aguardando o registro na Conservatória de Barreiro desde então, ou desde março quando foi distribuído.
sem urgência.
faz diferença a cor da bolinha?
@WVG
sem urgência, feito pelo Porto, enviei os documentos em jan/2021.
@gandalf
obrigado pela orientação
@MartaTorresBrPt , então é isso mesmo, tecnicamente vc já é portuguesa, a data da naturalização será inclusive retroativa à data que o MJ aprovou a sua aquisição da cidadania portuguesa.
Infelizmente, vc deu azar por ter caído em Barreiro para criação do registro, demora muito mesmo que cai lá. Mas em breve vc deve receber o seu assento!
Eu havia perguntado da cor da bolinha porque não havia compreendido bem em que efetivo status vc estava.
Oi de novo,@gandalf
Eu realmente não entendo para que serve a planilha do Excel.
Preenchi vários campos, mas eles me mostraram uma data passada que não era real.
Pode enviar o link novamente?
Obrigado.
@sefardi
Informe aqui:
NºProcesso, Nome do requerente (só o primeiro), Data de envio e como enviou, Data de recepção (pelo rastreio DHL ou AR dos correios), Data da Senha (como recebeu, por e-mail, advogado, ou pela LR?), Status (última bolinha verde).
Se houve pedido de urgência, e/ou se houve exigência (4-laranja) e nesse caso de forma breve o que foi exigido.
Qual Conservatória aparece logo abaixo do nome na consulta online: (O Processo encontra-se na XXXXX)
Mais tarde, quando tiver, preencha a data que ficou 6-verde, e 7-verde.
@gandalf
Bem, eu não vejo nenhum movimento de bola! Espero ter a mesma sorte que os deste fórum!
Tem a ver com o fato de ser da Venezuela e serem pedidos urgentes?
A minha ainda está na bola 4 solta laranja, do processo 82***/2020
Desempregado há pelo menos um ano... foi entregue por advogado em novembro de 2020. E um pedido urgente foi aceito.
Bom dia a todos!
Meu processo foi terminado hoje (23.08.2022), o assento foi criado!
Espero que os demais processos andem de acordo.
Tenho uma dúvida sobre o passaporte, eu preciso antes tirar o Cartao Cidadao para depois dar entrada no passaporte ? Não pode ser pedido os dois ao mesmo tempo ? É isso? Já fiz o pedido da certidão pelo civil online em todo caso.
@LLima
Mais um Tuga na área! Parabéns!
Vá comemorar o dia com uma boa comida portuguesa, com certeza.
Obrigado, @gandalf ! Certamente!
Parabéns @LLima !! que alegria! Felicidades!
Quanto tempo entre a bolinha 7 marrom para a verde?? Seu pedido tinha urgência??
abraco
@XGS , obrigado!
Tive sorte, foi bem rápido, de 19.08 a 23.08, pedido com urgencia.
Seguem algumas informaçoes:
Processo sem advogado na CRC de Lisboa.
Bola 1 - 29.01.2020
Pedido de urgencia aceito: 18.04.2022
Bolinha 3 : 18.04.2022
Bola 4: 12.05.2022
Bola 6: 24.05.2022
Bola 7: 19.08.2022
Bola 7 - Assento: 23.08.2022
@LLima
Sua informação aqui está diferente da planilha. A senha for 29/01/21.
As bolinhas têm cores. Você diz bolinha-6, mas deveria dizer:
@gandalf , nesse formato seria:
Eu tinha salvo essas datas junto com os prints de tela com a cores de cada etapa.
Olá, pessoal.
Já faz um tempo que leio aqui pra acompanhar as novidades, mas só agora me cadastrei para postar sobre o meu processo.
Meu processo de cidadania pela via Sefardita está na Conservatória de Lisboa desde agosto de 2021 com apenas a bolinha 1 verde. Recebido. E nenhuma movimentação posterior. Tem mais alguém aqui que entrou na mesma época?
Detalhe. Entramos vários da mesma família ao mesmo tempo. Eu, minha irmã e 4 primos. Todos estão assim. Foi através de escritório de advocacia de Portugal mesmo.
@Gauchopoars , nas CRCentrais de Lisboa recém estão saindo da bolinha 01 os que ingressaram entre dezembro de 20 e janeiro de 21.
@Gauchopoars
É assim mesmo. Deve mudar daqui a uns 2-3 meses e ser aprovado com 6-verde.
Sem informar quando chegou, quando recebeu a senha, em que conservatória está, e o NºProcesso (1234xx/21), não há muito mais que se possa dizer a respeito.