Eu não sei a data exata que foi dada entrada. Mas agora vi aqui e o código eu recebi em 20 de setembro. Me enganei. Achava que tinha sido ainda em agosto. E está na Conservatória dos Registros Centrais, em Lisboa.
Boa tarde, sou novo no fórum, dei entrada no meu processo na CRC e recebi a senha em janeiro deste ano, porem desde então meu processo segue parada na bola 01, alguém pode me ajudar a entender os prazos ?! quanto tempo normalmente o processo começa a andar e quanto tempo estimam para ser finalizado ?1
Vc não disse qnd os teus docs chegaram lá. Mas invariavelmente demorará bastante. Neste momento, estão saindo da bolinha 1 os processos que começaram na CRCentrais de Lisboa entre dezembro de 20 e janeiro de 21.
Sobre o tempo total dos processos, vc mesmo pode consultar a planilha de acompanhamento daqui do grupo, e colaborar colocando as informações do teu processo :
Mandei meu relatório para CIL em março, dia 28 de julho solicitaram o donativo.
Em 1⁰ de agosto paguei via PayPal, enviei €540 pra não ter erro. Foi enviado o comprovante da transação por e-mail mas até agora não obtivemos resposta. Já tem 23 dias.
Tem demorado assim mesmo? Alguém mais mandou donativo recentemente e passou pelo mesmo?
Entrei na CIL em 30/11/2021, eles pediram doação e eu paguei em 28/03/2022 e não tenho notícias deles pois, segundo outros membros do fórum, demora entre 6 a 12 meses para emitir um certificado
A numeração do processo e atribuição de uma chave de acesso é uma etapa que o processo tem que passar.
Se uma pessoa vai na CRC e recebe nº e chave na hora ela em tese não passaria por essa etapa interna de numeração e atribuição de senha, o que reduziria o tempo total do processo em alguns meses. Estou confundindo ?
Ou um processo que chega hoje por correio e outro que é protocolado hoje e tem a chave de acesso na hora vão "caminhar no mesmo tempo" ?
@devsefardita Interessante, pode ser que o caso não passe para a próxima etapa até que o pagamento seja confirmado, que é quando o processo é numerado e a senha é fornecida. Nesse caso, então sim, obter a senha imediatamente pode representar que seu processo estará adiantado alguns dias/semanas em comparação com os outros que tiveram que aguardar a senha.
Fiquei sabendo sobre a possibildiade de naturalização portuguesa por descendência de judeus sefarditas há pouco tempo (ontem!), poucos dias antes da entrada em vigor das alterações na lei.
No entanto, já possuo uma pesquisa bastante fundamentada e aprofundada sobre a genealogia dos meus filhos pela via materna, a qual leva a um cristão-novo lisboeta que foi pelo Santo Ofício na Bahia no século XVI: Manuel Paredes (da Costa).
Vislumbro fazer um sprint final para apresentação dos requerimentos antes de 31/08/2022. Mas gostaria de esclarecer dúvidas cruciais com vocês, se possível. (Desculpem-me por não ter tido tempo para digerir todo o conteúdo desta e outras threads sobre o assunto, o que certamente ajudaria a sanar algumas dessas dúvidas por conta própria.)
1. Mais importante - é possível apresentar requerimentos apenas para naturalização dos meus filhos, que são menores? A mãe deles, de quem decorreria o direito a naturalização portuguesa por descender do judeu sefardita em questão, não deseja se naturalizar. Para ela, isso poderia implicar na perda da sua nacionalidade austríaca. Meu entendimento da lei portuguesa é que menores não podem ser naturalizados, sem que um dois pais também o seja.
2. Há alguma garantia de que os órgãos competentes portugueses aceitarão um requerimento que não contenha um certificado pronto da CIL, mas sim um protocolo que demonstre a recepção e a análise em andamento do pedido? Não me resta tempo suficiente para a alternativa que substituiria o certificado da CIL, ou seja, a apresentação de documentos certificados que comprovem a ascendência sem qualquer dúvida.
3. A CIL costuma aceitar vínculos familiares descritos em trabalhos genealógicos consagrados, porém que não citam referências precisas? Especificamente, me refiro às genealogias de Silva Leme e Jaboatão? Na minha pesquisa, é apenas por meio desses autores que posso comprovar a relação entre Lourenço Lobo de Barros e sua mulher Maria de Negreiros (/de Barros), ambos na linha direta de descendência do Manuel Paredes (da Costa) até os meus filhos.
ola Fernando! Apenas por título de curiosidade, se são para os filhos e eles tem uma mãe austríaca, não valeria mais a pena tentar a austríaca pra eles? Assim poderia fazer com mais calma e tbm seriam membros da comunidade europeia.
@XGS Bom ponto. Sim, vamos fazer isso. No entanto, uma vez conseguida a nacionalidade austríaca, ela é perdida quando da aquisição de outra nacionalidade. Se eles já fossem portugueses, poderiam adquirir a nacionalidade austríaca sem problemas.
Mas, você me atentou para o fato que devo estudar as leis portuguesas para saber se a nacionalidade seria mantida após aquisição de outra nacionalidade da União Europeia. Obrigado.
Recebi meu certificado da CIL dia 18 de Agosto e enviei toda documentação para CRC Lisboa dia 23 de Agosto. A previsão de entrega é dia 30. Acredito que vai dar tudo certo, pois creio que o prazo é dia 31.
@gandalf Hey Gandalf, sei que é uma pergunta subjetiva e tal, mas gostaria de saber sua opinião conforme sua experiência e participação., Você acha que frente a esse tumulto de processos chegando nas conservatória, a nova Lei, etc. Possam dificultar a aprovação de processos já em andamento para judeus sefarditas mesmo que não estejam sob a nova Lei. Em outras palavras, usarem da discricionariedade de poder conceder ou não a nacionalidade para começarem a negar como forma de não abrir de mais a cidadania para todos nós milhares e milhares de candidatos diariamente acolhidos nas conservatória? Receio a maneira que os oficiais possam ver os processos sefarditas com essa questão de suspeitas e estresses por alta demanda. Obrigado se puder trocar ideia aqui a respeito.
Creio que não têm a intenção de dificultar a aprovação para os processos já estão em andamento. Seria repetir o erro que a lei tenta reparar. Quem estiver com o processo em andamento, entrado até 31/agosto/22 não terá problemas.
Não teriam dado esse prazo de 6 meses, permitindo entrar novos processos, para impedi-los em seguida. Com mais razão ainda, os que entraram antes da mudança. Mas precisam limitar o volume de novos processos de alguma maneira, porque PT é um país pequeno. Não poderia absorver tanta gente, nem pode funcionar como um portal de acesso a nacionalidade europeia por outros interesses.
Talvez um filtro mais fino na aprovação do MJ, em particular uma tentativa de "bloqueio a oligarcas", mas não uma xenofobia generalizada.
Obviamente há extremo exagero na notícia. Coisas de propaganda grevista.
Sim, está havendo em julho e agosto um grande afluxo de sefarditas. Mas não como eles colocam, 3000/dia em média. Basta fazer a conta.
23 dias X 3000 = 69000 processos por mês, só contando sefarditas. Em 2 meses, seriam mais processos sefarditas do que todos os processos que deram entrada nas conservatórias no ano todo. Em final de Julho, a numeração estava em torno de 106.000 procs (todas modalidades).
Sefarditas tipicamente são uma pequena fração do total anual. Tipicamente 5 talvez 10 mil por ano. Duvido que passe muito disso. Mas 2022 de fato está atípico, e projeta um grande crescimento de pedidos. Grande quer dizer 30% a mais. No total parcial anual, até 31/julho, tem
Meu advogado me disse que as bolas não representam a realidade do processo. Que ela tem muitos que não se mexeram nas bolas e de repente mandam a certidão de nascimento.
Meu processo está parado desde o ano passado às 4 laranjas, é urgente, e nada mudou! Isso é normal?
Pode ser que a consulta online não esteja para um ou outro, mas são excessões. As bolas (e o texto abaixo delas) são o Status do processo.
4-laranja, com o texto embaixo dizendo "seu processo não está completo, tal como foi notificado. O seu pedido estará nesta fase até à receção e registo pelos nossos serviços da documentação em falta".
Ligue na Linha de Registos, e se informe sobre o que é a exigência, e quando souber qual foi, pergunte se ela "foi satisfeita".
Em caso de uma segunda exigência, nada muda no site, nem a data. Pode ter sido esse o eu caso. Apenas busque saber o que está acontecendo. É seu direito, e é de seu interesse.
Comentários
@LLima
Agora sim, ficou melhor. Cada um tem um entendimento das cores nas bolinhas. Para efeito da planilha, eu vou marcar no seu exemplo.
@gandalf
Eu não sei a data exata que foi dada entrada. Mas agora vi aqui e o código eu recebi em 20 de setembro. Me enganei. Achava que tinha sido ainda em agosto. E está na Conservatória dos Registros Centrais, em Lisboa.
Segue a tela:
Boa tarde, sou novo no fórum, dei entrada no meu processo na CRC e recebi a senha em janeiro deste ano, porem desde então meu processo segue parada na bola 01, alguém pode me ajudar a entender os prazos ?! quanto tempo normalmente o processo começa a andar e quanto tempo estimam para ser finalizado ?1
muito obrigado
@taag747 ,
Vc não disse qnd os teus docs chegaram lá. Mas invariavelmente demorará bastante. Neste momento, estão saindo da bolinha 1 os processos que começaram na CRCentrais de Lisboa entre dezembro de 20 e janeiro de 21.
Sobre o tempo total dos processos, vc mesmo pode consultar a planilha de acompanhamento daqui do grupo, e colaborar colocando as informações do teu processo :
@taag747
Qual a conservatória e modalidade que aparece na consulta online, logo acima do seu nome.
(como visto no exemplo imediatamente acima do seu post, junto com o seu primeiro nome)
@viniciusfm meu processo foi entregue pela DHL em setembro de 21, senha chegou no email em janeiro de 22.
@gandalf meu processo foi via sefardita e se encontra na conservatória dos registros centrais.
Gente, boa tarde.
Mandei meu relatório para CIL em março, dia 28 de julho solicitaram o donativo.
Em 1⁰ de agosto paguei via PayPal, enviei €540 pra não ter erro. Foi enviado o comprovante da transação por e-mail mas até agora não obtivemos resposta. Já tem 23 dias.
Tem demorado assim mesmo? Alguém mais mandou donativo recentemente e passou pelo mesmo?
Obrigada :)
@LLima
Parabéns pela conquista.
Vc poderia divulgar o seu caso de urgência, por favor?
Desde já, agradeço.
Alguns pensamentos a respeito do marco inicial do processo:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/300515/#Comment_300515
Espero que possam ser úteis e gerar um debate sobre os cenários possíveis.
Abraços
Boa dia,
@CeciliaCarvalho
Entrei na CIL em 30/11/2021, eles pediram doação e eu paguei em 28/03/2022 e não tenho notícias deles pois, segundo outros membros do fórum, demora entre 6 a 12 meses para emitir um certificado
tudo o que podemos fazer é esperar
@Matzer Obrigada! Eu estava no aguardo de me enviarem algum comprovante de que haviam recebido o donativo. O que nos resta é aguardar então... #oremos
@CeciliaCarvalho
que eu saiba não enviam confirmação de pagamento
Uma dúvida sobre tempo total do processo.
A numeração do processo e atribuição de uma chave de acesso é uma etapa que o processo tem que passar.
Se uma pessoa vai na CRC e recebe nº e chave na hora ela em tese não passaria por essa etapa interna de numeração e atribuição de senha, o que reduziria o tempo total do processo em alguns meses. Estou confundindo ?
Ou um processo que chega hoje por correio e outro que é protocolado hoje e tem a chave de acesso na hora vão "caminhar no mesmo tempo" ?
@taag747
Pode informar os dias, e o NºProcesso? Pela descrição não tem como saber nem se foi numerado em 2021 ou 2022
Proc: 101xx/21 - Recebido: 09/09/21 - Senha: 14/01/22 - Enviado por DHL/EMS - Pago: Cred/Deb/Dinh - Cert: CIL/CIP/outra - p/Advogado? S/N
Se os dados forem mais ou menos assim, a previsão seria em torno de 07/Abril/2023
@devsefardita Interessante, pode ser que o caso não passe para a próxima etapa até que o pagamento seja confirmado, que é quando o processo é numerado e a senha é fornecida. Nesse caso, então sim, obter a senha imediatamente pode representar que seu processo estará adiantado alguns dias/semanas em comparação com os outros que tiveram que aguardar a senha.
Dúvidas de ultimíssima hora
Fiquei sabendo sobre a possibildiade de naturalização portuguesa por descendência de judeus sefarditas há pouco tempo (ontem!), poucos dias antes da entrada em vigor das alterações na lei.
No entanto, já possuo uma pesquisa bastante fundamentada e aprofundada sobre a genealogia dos meus filhos pela via materna, a qual leva a um cristão-novo lisboeta que foi pelo Santo Ofício na Bahia no século XVI: Manuel Paredes (da Costa).
Vislumbro fazer um sprint final para apresentação dos requerimentos antes de 31/08/2022. Mas gostaria de esclarecer dúvidas cruciais com vocês, se possível. (Desculpem-me por não ter tido tempo para digerir todo o conteúdo desta e outras threads sobre o assunto, o que certamente ajudaria a sanar algumas dessas dúvidas por conta própria.)
1. Mais importante - é possível apresentar requerimentos apenas para naturalização dos meus filhos, que são menores? A mãe deles, de quem decorreria o direito a naturalização portuguesa por descender do judeu sefardita em questão, não deseja se naturalizar. Para ela, isso poderia implicar na perda da sua nacionalidade austríaca. Meu entendimento da lei portuguesa é que menores não podem ser naturalizados, sem que um dois pais também o seja.
2. Há alguma garantia de que os órgãos competentes portugueses aceitarão um requerimento que não contenha um certificado pronto da CIL, mas sim um protocolo que demonstre a recepção e a análise em andamento do pedido? Não me resta tempo suficiente para a alternativa que substituiria o certificado da CIL, ou seja, a apresentação de documentos certificados que comprovem a ascendência sem qualquer dúvida.
3. A CIL costuma aceitar vínculos familiares descritos em trabalhos genealógicos consagrados, porém que não citam referências precisas? Especificamente, me refiro às genealogias de Silva Leme e Jaboatão? Na minha pesquisa, é apenas por meio desses autores que posso comprovar a relação entre Lourenço Lobo de Barros e sua mulher Maria de Negreiros (/de Barros), ambos na linha direta de descendência do Manuel Paredes (da Costa) até os meus filhos.
Obrigado desde já,
Fernando S.
@FernandoS
ola Fernando! Apenas por título de curiosidade, se são para os filhos e eles tem uma mãe austríaca, não valeria mais a pena tentar a austríaca pra eles? Assim poderia fazer com mais calma e tbm seriam membros da comunidade europeia.
abraco
@XGS Bom ponto. Sim, vamos fazer isso. No entanto, uma vez conseguida a nacionalidade austríaca, ela é perdida quando da aquisição de outra nacionalidade. Se eles já fossem portugueses, poderiam adquirir a nacionalidade austríaca sem problemas.
Mas, você me atentou para o fato que devo estudar as leis portuguesas para saber se a nacionalidade seria mantida após aquisição de outra nacionalidade da União Europeia. Obrigado.
@guimoss ,
eu fiz o pedido em janeiro deste ano, recebi uma resposta no meio de abril. Não cheguei a cobrar nenhuma vez resposta quanto ao pedido.
A base do pedido foi principalmente por causa de uma proposta de trabalho na UE.
@LLima
Obrigado pela informação.
Abraços
Boa tarde!
Recebi meu certificado da CIL dia 18 de Agosto e enviei toda documentação para CRC Lisboa dia 23 de Agosto. A previsão de entrega é dia 30. Acredito que vai dar tudo certo, pois creio que o prazo é dia 31.
https://www.publico.pt/2022/08/25/sociedade/noticia/conservatorias-recebem-tres-mil-pedidos-naturalizacao-descendentes-judeus-sefarditas-dia-2018351?ref=hp&cx=latest_news_a_v2--496639
@gandalf Hey Gandalf, sei que é uma pergunta subjetiva e tal, mas gostaria de saber sua opinião conforme sua experiência e participação., Você acha que frente a esse tumulto de processos chegando nas conservatória, a nova Lei, etc. Possam dificultar a aprovação de processos já em andamento para judeus sefarditas mesmo que não estejam sob a nova Lei. Em outras palavras, usarem da discricionariedade de poder conceder ou não a nacionalidade para começarem a negar como forma de não abrir de mais a cidadania para todos nós milhares e milhares de candidatos diariamente acolhidos nas conservatória? Receio a maneira que os oficiais possam ver os processos sefarditas com essa questão de suspeitas e estresses por alta demanda. Obrigado se puder trocar ideia aqui a respeito.
boa tarde!
@msscosta
parabéns pela obtenção do certificado! e boa sorte no resto do processo! quando você entrou na CIL e qual era a linha do tempo?
@MalloneBarros
Creio que não têm a intenção de dificultar a aprovação para os processos já estão em andamento. Seria repetir o erro que a lei tenta reparar. Quem estiver com o processo em andamento, entrado até 31/agosto/22 não terá problemas.
Não teriam dado esse prazo de 6 meses, permitindo entrar novos processos, para impedi-los em seguida. Com mais razão ainda, os que entraram antes da mudança. Mas precisam limitar o volume de novos processos de alguma maneira, porque PT é um país pequeno. Não poderia absorver tanta gente, nem pode funcionar como um portal de acesso a nacionalidade europeia por outros interesses.
Talvez um filtro mais fino na aprovação do MJ, em particular uma tentativa de "bloqueio a oligarcas", mas não uma xenofobia generalizada.
@msscosta
Ola,Quando se candidatou ao CIL? Obrigada.
@PH86
Obviamente há extremo exagero na notícia. Coisas de propaganda grevista.
Sim, está havendo em julho e agosto um grande afluxo de sefarditas. Mas não como eles colocam, 3000/dia em média. Basta fazer a conta.
23 dias X 3000 = 69000 processos por mês, só contando sefarditas. Em 2 meses, seriam mais processos sefarditas do que todos os processos que deram entrada nas conservatórias no ano todo. Em final de Julho, a numeração estava em torno de 106.000 procs (todas modalidades).
Sefarditas tipicamente são uma pequena fração do total anual. Tipicamente 5 talvez 10 mil por ano. Duvido que passe muito disso. Mas 2022 de fato está atípico, e projeta um grande crescimento de pedidos. Grande quer dizer 30% a mais. No total parcial anual, até 31/julho, tem
Oi de novo @gandalf
Meu advogado me disse que as bolas não representam a realidade do processo. Que ela tem muitos que não se mexeram nas bolas e de repente mandam a certidão de nascimento.
Meu processo está parado desde o ano passado às 4 laranjas, é urgente, e nada mudou! Isso é normal?
Obrigado novamente
@sefardi
Pode ser que a consulta online não esteja para um ou outro, mas são excessões. As bolas (e o texto abaixo delas) são o Status do processo.
4-laranja, com o texto embaixo dizendo "seu processo não está completo, tal como foi notificado. O seu pedido estará nesta fase até à receção e registo pelos nossos serviços da documentação em falta".
Ligue na Linha de Registos, e se informe sobre o que é a exigência, e quando souber qual foi, pergunte se ela "foi satisfeita".
Em caso de uma segunda exigência, nada muda no site, nem a data. Pode ter sido esse o eu caso. Apenas busque saber o que está acontecendo. É seu direito, e é de seu interesse.
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/297136/#Comment_297136