Judeus Sefarditas - Informações e processos

1120121123125126158

Comentários

  • boa tarde!

    @msscosta

    parabéns pela obtenção do certificado! e boa sorte no resto do processo! quando você entrou na CIL e qual era a linha do tempo?

  • @MalloneBarros

    Creio que não têm a intenção de dificultar a aprovação para os processos já estão em andamento. Seria repetir o erro que a lei tenta reparar. Quem estiver com o processo em andamento, entrado até 31/agosto/22 não terá problemas.

    Não teriam dado esse prazo de 6 meses, permitindo entrar novos processos, para impedi-los em seguida. Com mais razão ainda, os que entraram antes da mudança. Mas precisam limitar o volume de novos processos de alguma maneira, porque PT é um país pequeno. Não poderia absorver tanta gente, nem pode funcionar como um portal de acesso a nacionalidade europeia por outros interesses.

    Talvez um filtro mais fino na aprovação do MJ, em particular uma tentativa de "bloqueio a oligarcas", mas não uma xenofobia generalizada.

  • @msscosta

    Ola,Quando se candidatou ao CIL? Obrigada.

  • @PH86

    Obviamente há extremo exagero na notícia. Coisas de propaganda grevista.

    Sim, está havendo em julho e agosto um grande afluxo de sefarditas. Mas não como eles colocam, 3000/dia em média. Basta fazer a conta.

    23 dias X 3000 = 69000 processos por mês, só contando sefarditas. Em 2 meses, seriam mais processos sefarditas do que todos os processos que deram entrada nas conservatórias no ano todo. Em final de Julho, a numeração estava em torno de 106.000 procs (todas modalidades).

    Sefarditas tipicamente são uma pequena fração do total anual. Tipicamente 5 talvez 10 mil por ano. Duvido que passe muito disso. Mas 2022 de fato está atípico, e projeta um grande crescimento de pedidos. Grande quer dizer 30% a mais. No total parcial anual, até 31/julho, tem

    • 31/julho/2020 - 49.000
    • 31/julho/2021 - 81.000
    • 31/julho/2022 - 106.000
  • Oi de novo @gandalf

    Meu advogado me disse que as bolas não representam a realidade do processo. Que ela tem muitos que não se mexeram nas bolas e de repente mandam a certidão de nascimento.

    Meu processo está parado desde o ano passado às 4 laranjas, é urgente, e nada mudou! Isso é normal?

    Obrigado novamente

  • @sefardi

    Pode ser que a consulta online não esteja para um ou outro, mas são excessões. As bolas (e o texto abaixo delas) são o Status do processo.

    4-laranja, com o texto embaixo dizendo "seu processo não está completo, tal como foi notificado. O seu pedido estará nesta fase até à receção e registo pelos nossos serviços da documentação em falta".

    Ligue na Linha de Registos, e se informe sobre o que é a exigência, e quando souber qual foi, pergunte se ela "foi satisfeita".

    Em caso de uma segunda exigência, nada muda no site, nem a data. Pode ter sido esse o eu caso. Apenas busque saber o que está acontecendo. É seu direito, e é de seu interesse.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/297136/#Comment_297136

  • @Matzer @Suudi

    Boa dia!

    Dei entrada na CIL dia 03.12.2021, e efetuei o pagamento dia 18.04.2022, mas tive que complementar o valor no dia 21.05.2022, pois ainda não conhecia o forum e não sabia que tinham taxas para incluir. Logo em seguida a CIL entrou em contato e solicitou a quantia restante. Ah, um pouco antes tive que consertar a formatação da minha árvore genealógica, e foi aconselhado pegar o modelo que tem no site da CIL. Isso pode ter atrasado um pouquinho. Eles sempre foram muito atenciosos, toda a minha comunicação foi por email e eles nunca deixaram de responder um email sequer. Aqui no fórum tem muitas informações úteis, que me ajudaram na juntada dos documentos para enviar para a Conservatória dia 23.08.2022. Agora é aguardar, tomara que dê tudo certo pois estou no limite do prazo.

  • editado August 2022

    @msscosta


    obrigado pela informação, eu me inscrevi na CIL 30/11/2021, rezo para que eu receba meu certificado em breve, boa sorte com o restante da inscrição, espero que tudo esteja bem para você :)

  • Na CRC após numerarem o processo e gerar a senha, o processo já é digitalizado na mesma hora ou segue para uma outra fila para passar meses para ser digitalizado ? Deve ser uma informação apenas interna deles, mas se alguém tiver eu agradeço.

  • @Matzer

    Ah, deve estar perto então já que demos entrada no mesmo mês. Você já tem processo aberto na Conservatória?

  • @msscosta

    desculpe queria dizer 30/11/2021, sim tenho processo com a CRC e já consegui a senha, apliquei final de março

  • @FernandoS , quanto à sua terceira pergunta: "3. A CIL costuma aceitar vínculos familiares descritos em trabalhos genealógicos consagrados, porém que não citam referências precisas? Especificamente, me refiro às genealogias de Silva Leme e Jaboatão? Na minha pesquisa, é apenas por meio desses autores que posso comprovar a relação entre Lourenço Lobo de Barros e sua mulher Maria de Negreiros (/de Barros), ambos na linha direta de descendência do Manuel Paredes (da Costa) até os meus filhos", a resposta é positiva. Os estudos de Silva Leme e demais genealogistas brasileiros, ainda que não citem referências precisas, são aceitos pela CIL para a demonstração do vínculo genealógico. No meu caso, foi assim e passou sem problemas.

  • Opa fórum! Dia 18/08 os documentos da minha família foram entregues em Porto e desde então estamos aguardando que a numeração seja feita. Alguém aqui que solicitou em uma data próxima (por razões sefarditas) recebeu a numeração?

  • Opa fórum! Dia 18/08 os documentos da minha família foram entregues em Porto e desde então estamos aguardando que a numeração seja feita. Alguém teve processo de solicitação pelo direito sefardita numerado essa semana?

  • @Matzer

    Ah que bom, já tens processo e senha... vai dar tudo certo, boa sorte pra você também.

  • @raf55 entrada em 05/08 no Porto e até agora nada de senha

  • @lralves que coisa né, honestamente estou começando a ficar um pouco aflito

  • Entrada em 27/07 e nem número de processo.

    Liguei essa semana na linha de Registos.

  • @mercatelli

    O que eles falaram ? Lisboa ou Porto...

    Acho que vai atrasar tudo, mas não podemos fazer nada. É só aguardar

  • @gandalf

    Oi de novo,

    Você pode me dizer quando é a melhor hora para ligar para o registro e para qual número ligar, por favor? A linha normal me deixa esperando a vida toda...

    Parece que há mudanças da bola 6 para a 7, mas não da 4 para a 6, alguém poderia confirmar por favor?

  • @lralves

    Mandei para o Porto.

    Dizem simplesmente que não existe processo com meu nome e data de nascimento.

  • Pessoal, notícia importante:

    Acho que dará uma tranquilizada para quem está esperando a numeração ou quem ainda pretende enviar o processo:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/21859/irn-reforca-atendimento-a-pedidos-de-nacionalidade#latest

    Leiam as duas mensagens do tópico.

    Se alguém discordar, é só se manifestar.

    Abraços

    Créditos: @mabego

  • Essas são ótimas notícias. obrigada

  • @guimoss certamente. a data de entrega em a conservaoria e a data do inicio do processo e no a data en que o registro foi numerado segum a lei. A boa noticia e quem agora vam tenher mais pessoas para atender registros antes de 1 Sept. Um poco tarde considerando que falta solo unos dias para a entrada do nova lei. Obrigado.

  • @MalloneBarros

    Nessa decisão do IRN datada de 27/08 na 1ª página do site do IRN, a frase mais importante, para tantos que enviaram pelo CTT/DHL, é o posicionamento oficial do IRN sobre considerar a data de postagem para efeito legal. Ultrapassa todas as expectativas mais otimistas.

    Também permitindo a entrega no balcão: "Os postos de atendimento rápido, sobretudo direcionados para o atendimento de profissionais, permitem a entrega de pedidos de nacionalidade de forma idêntica ao envio postal."

    "continuará disponível a entrega dos requerimentos e respetivos documentos por via postal, sendo considerada para efeitos legais a data da expedição como data de entrega."

    Vai de encontro ao meu post anterior em 20/08 para @lralves em que eu havia mencionado sobre fazer retroativo, fazer hora extra, e valer a data do carimbo do correio. Isso será possível devido a essa decisão de última hora, permitindo explicitamente.

    Isso vai trazer grande tranquilidade aos que já enviaram, e ainda não receberam a numeração, e os que estão a caminho.

    Vem reforçar o que eu disse acima sobre não terem nenhum interesse em dificultar ou bloquear processos sefarditas que estejam em andamento. Pelo contrário, estão é facilitando tanto quanto possível a entrada de novos processos. Mas na prática haverá um limite no alcance.

  • Oi gente? Alguém pode me ajudar? Preciso do modelo de uma carta para o pedido de urgência por motivo de emprego, meu gerente vai assinar mas eu preciso mostrar o modelo pra ele , alguém tem algum ?

  • @Larissajade

    Se você já tem visto de trabalho, ou Cartão de Residente, não conseguirá comprovar que a nacionalidade é essencial para o objetivo desejado.

    É uma carta de oferta de emprego normal, como salário, condições, e um prazo razoável para seu aceite e comprovação dos documentos e NIF.

    Pode ser também uma oferta de promoção, um novo cargo que estaria disponibilizando a você, vinculado a ter nacionalidade na UE, por exemplo pela necessidade de viagens frequentes por países membros da União Européia, ou coisa semelhante.

    Cada caso é único. Não há um modelo nem do seu requerimento, nem da carta de oferta da empresa. Normalmente o RH sabe fazer a oferta.

  • Sobre a notícia acima:

    Infelizmente, a matéria sobre decisão do IRN tem a seguinte passagem:

    Depois de 31 de agosto será avaliado o impacto das medidas de reforço do atendimento e a necessidade de manutenção do incremento da capacidade dos serviços.

    A meu ver, isso significa que a medida pode ser revogada no futuro.

  • @guimoss depois agosto 31 os registros de processos sefarditas no vai a ser e a misma cantidad e volumen de antes 8/31. Seguramente a medida sera revogada. O melhor scenario e que as pessoas trabalandho en los registros de nacionalidade hasta 8/31 , sejam movidas a trabahalar e ayudar con los registros en todas as fases du processo e poder finalizar todos os procesos en 18 mesos o menos.

  • O efeito mais importante dessa decisão do IRN:

    QUEM ESTÁ COM PROCESSO PENDENTE DE NUMERAÇÃO OU QUEM ENVIAR ATÉ O DIA 31/08, TERÁ O SEU PROCESSO JULGADO, CONFORME A LEI ANTIGA.

    Então, há três dias para fazer o envio postal: 29, 30 e 31/08.

    Boa sorte a todos!!!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.