Judeus Sefarditas - Informações e processos

1120121123125126177

Comentários

• @Matzer @Suudi

Boa dia!

Dei entrada na CIL dia 03.12.2021, e efetuei o pagamento dia 18.04.2022, mas tive que complementar o valor no dia 21.05.2022, pois ainda não conhecia o forum e não sabia que tinham taxas para incluir. Logo em seguida a CIL entrou em contato e solicitou a quantia restante. Ah, um pouco antes tive que consertar a formatação da minha árvore genealógica, e foi aconselhado pegar o modelo que tem no site da CIL. Isso pode ter atrasado um pouquinho. Eles sempre foram muito atenciosos, toda a minha comunicação foi por email e eles nunca deixaram de responder um email sequer. Aqui no fórum tem muitas informações úteis, que me ajudaram na juntada dos documentos para enviar para a Conservatória dia 23.08.2022. Agora é aguardar, tomara que dê tudo certo pois estou no limite do prazo.

• editado August 2022

@msscosta

obrigado pela informação, eu me inscrevi na CIL 30/11/2021, rezo para que eu receba meu certificado em breve, boa sorte com o restante da inscrição, espero que tudo esteja bem para você :)

• Na CRC após numerarem o processo e gerar a senha, o processo já é digitalizado na mesma hora ou segue para uma outra fila para passar meses para ser digitalizado ? Deve ser uma informação apenas interna deles, mas se alguém tiver eu agradeço.

• @Matzer

Ah, deve estar perto então já que demos entrada no mesmo mês. Você já tem processo aberto na Conservatória?

• @msscosta

desculpe queria dizer 30/11/2021, sim tenho processo com a CRC e já consegui a senha, apliquei final de março

• @FernandoS , quanto à sua terceira pergunta: "3. A CIL costuma aceitar vínculos familiares descritos em trabalhos genealógicos consagrados, porém que não citam referências precisas? Especificamente, me refiro às genealogias de Silva Leme e Jaboatão? Na minha pesquisa, é apenas por meio desses autores que posso comprovar a relação entre Lourenço Lobo de Barros e sua mulher Maria de Negreiros (/de Barros), ambos na linha direta de descendência do Manuel Paredes (da Costa) até os meus filhos", a resposta é positiva. Os estudos de Silva Leme e demais genealogistas brasileiros, ainda que não citem referências precisas, são aceitos pela CIL para a demonstração do vínculo genealógico. No meu caso, foi assim e passou sem problemas.

• Opa fórum! Dia 18/08 os documentos da minha família foram entregues em Porto e desde então estamos aguardando que a numeração seja feita. Alguém aqui que solicitou em uma data próxima (por razões sefarditas) recebeu a numeração?

• Opa fórum! Dia 18/08 os documentos da minha família foram entregues em Porto e desde então estamos aguardando que a numeração seja feita. Alguém teve processo de solicitação pelo direito sefardita numerado essa semana?

• @Matzer

Ah que bom, já tens processo e senha... vai dar tudo certo, boa sorte pra você também.

• @raf55 entrada em 05/08 no Porto e até agora nada de senha

• @lralves que coisa né, honestamente estou começando a ficar um pouco aflito

• Entrada em 27/07 e nem número de processo.

Liguei essa semana na linha de Registos.

• @mercatelli

O que eles falaram ? Lisboa ou Porto...

Acho que vai atrasar tudo, mas não podemos fazer nada. É só aguardar

• @gandalf

Oi de novo,

Você pode me dizer quando é a melhor hora para ligar para o registro e para qual número ligar, por favor? A linha normal me deixa esperando a vida toda...

Parece que há mudanças da bola 6 para a 7, mas não da 4 para a 6, alguém poderia confirmar por favor?

• @lralves

Mandei para o Porto.

Dizem simplesmente que não existe processo com meu nome e data de nascimento.

• Pessoal, notícia importante:

Acho que dará uma tranquilizada para quem está esperando a numeração ou quem ainda pretende enviar o processo:

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/21859/irn-reforca-atendimento-a-pedidos-de-nacionalidade#latest

Leiam as duas mensagens do tópico.

Se alguém discordar, é só se manifestar.

Abraços

Créditos: @mabego

• Essas são ótimas notícias. obrigada

• @guimoss certamente. a data de entrega em a conservaoria e a data do inicio do processo e no a data en que o registro foi numerado segum a lei. A boa noticia e quem agora vam tenher mais pessoas para atender registros antes de 1 Sept. Um poco tarde considerando que falta solo unos dias para a entrada do nova lei. Obrigado.

• @MalloneBarros

Nessa decisão do IRN datada de 27/08 na 1ª página do site do IRN, a frase mais importante, para tantos que enviaram pelo CTT/DHL, é o posicionamento oficial do IRN sobre considerar a data de postagem para efeito legal. Ultrapassa todas as expectativas mais otimistas.

Também permitindo a entrega no balcão: "Os postos de atendimento rápido, sobretudo direcionados para o atendimento de profissionais, permitem a entrega de pedidos de nacionalidade de forma idêntica ao envio postal."

"continuará disponível a entrega dos requerimentos e respetivos documentos por via postal, sendo considerada para efeitos legais a data da expedição como data de entrega."

Vai de encontro ao meu post anterior em 20/08 para @lralves em que eu havia mencionado sobre fazer retroativo, fazer hora extra, e valer a data do carimbo do correio. Isso será possível devido a essa decisão de última hora, permitindo explicitamente.

Isso vai trazer grande tranquilidade aos que já enviaram, e ainda não receberam a numeração, e os que estão a caminho.

Vem reforçar o que eu disse acima sobre não terem nenhum interesse em dificultar ou bloquear processos sefarditas que estejam em andamento. Pelo contrário, estão é facilitando tanto quanto possível a entrada de novos processos. Mas na prática haverá um limite no alcance.

• Oi gente? Alguém pode me ajudar? Preciso do modelo de uma carta para o pedido de urgência por motivo de emprego, meu gerente vai assinar mas eu preciso mostrar o modelo pra ele , alguém tem algum ?

• @Larissajade

Se você já tem visto de trabalho, ou Cartão de Residente, não conseguirá comprovar que a nacionalidade é essencial para o objetivo desejado.

É uma carta de oferta de emprego normal, como salário, condições, e um prazo razoável para seu aceite e comprovação dos documentos e NIF.

Pode ser também uma oferta de promoção, um novo cargo que estaria disponibilizando a você, vinculado a ter nacionalidade na UE, por exemplo pela necessidade de viagens frequentes por países membros da União Européia, ou coisa semelhante.

Cada caso é único. Não há um modelo nem do seu requerimento, nem da carta de oferta da empresa. Normalmente o RH sabe fazer a oferta.

• Sobre a notícia acima:

Infelizmente, a matéria sobre decisão do IRN tem a seguinte passagem:

Depois de 31 de agosto será avaliado o impacto das medidas de reforço do atendimento e a necessidade de manutenção do incremento da capacidade dos serviços.

A meu ver, isso significa que a medida pode ser revogada no futuro.

• @guimoss depois agosto 31 os registros de processos sefarditas no vai a ser e a misma cantidad e volumen de antes 8/31. Seguramente a medida sera revogada. O melhor scenario e que as pessoas trabalandho en los registros de nacionalidade hasta 8/31 , sejam movidas a trabahalar e ayudar con los registros en todas as fases du processo e poder finalizar todos os procesos en 18 mesos o menos.

• O efeito mais importante dessa decisão do IRN:

QUEM ESTÁ COM PROCESSO PENDENTE DE NUMERAÇÃO OU QUEM ENVIAR ATÉ O DIA 31/08, TERÁ O SEU PROCESSO JULGADO, CONFORME A LEI ANTIGA.

Então, há três dias para fazer o envio postal: 29, 30 e 31/08.

Boa sorte a todos!!!

• @guimoss

EXCELENTE NOTÍCIA!

Sendo uma notícia oficial do IRN, ficamos todos mais tranquilos!

Sucesso a todos!

• @WVG

É o que eu pensei também.

Mas, é algo importante, caso haja alguma alteração prejudicial no futuro.

Os Requerentes podem pedir a volta (espero que permaneça em vigor), em caso de revogação.

• @mercatelli

A divulgação foi da @mabego .

Eu só compartilhei nos tópicos relevantes, interpretei a notícia e destaquei os seus pontos mais importantes.

Abraços

• Aviso:

A greve está suspensa nos consulados portugueses. Estava planejada para início de Setembro. Mas onde há fumaça, há fogo. Rsrs

Talvez muitos nem soubessem que teria greve. Afetaria apenas consulados PT em todo o mundo. O cancelamento foi anunciado Sexta.

https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/sindicato-dos-trabalhadores-consulares-de-portugal-suspende-pre-aviso-de-greve

• @gandalf

Oi de novo,

Depois de esperar 50 minutos online consegui falar com o registro!!

Ele me disse que está tudo correto, mas não sabe me dizer por que ainda não mudou de 4 laranja para 6...

Ele me disse que desde 18 de março está em análise.

Você pode confirmar se eles estão trabalhando no mesmo ritmo das 4 às 6 e das 6 às 7?

E quanto tempo mais você acha que vai demorar?

OBRIGADA

• @sefardi eu penso q nadie pode garantizar que seu proceso se movera con a misma velocidade de bolinha 4-6 e 6-7. Bolinha 4-6 e processo e analise es muito mais largo and muito mas estricto. Bolinha 4 es a bolinha dos requqerimentos, entonces e ahi donde todo es revisado. Bolinha 6 e cuando su etapa de analysys y docuemntos ya termino y voce tenhe ya un parecer positivo/negativo de suo procesos. En bolinha 6 se determina si aprovar o nao o registro mais no se revisa nada ya que a revision paso en fase 4 e 5.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.