Judeus Sefarditas - Informações e processos

1122123125127128158

Comentários

  • editado September 2022

    @Suudi

    Não vejo, com clareza, quais seriam os grandes impactos.

    O que eu sei é que haverá um novo modelo de certificados que precisará ser seguido, e esse modelo foi publicado hoje.

    Algumas dúvidas:

    Todos os próximos certificados já virão com o novo modelo ?

    Os pontos 3 e 4 do modelo precisam ser preenchidos obrigatoriamente (pela CIL ao emitir o certificado) ?

    Sabendo que esse novo modelo vale a partir de hoje, processos iniciados antes de 31/08 mas que terão certificados nesse novo modelo serão considerados dentro do decreto (que exige vínculos) ?

    Trazendo uma reflexão sobre esse último ponto, eu vejo que esse novo modelo está vinculado ao decreto lei. Bem, para nós o decreto vale a partir de 01/09. Porém, há processos sefarditas anteriores à vigência do decreto, o que impede dele ser aplicado. O que acontecerá com os processos antes de 31/09 que tiverem certificados emitidos após 01/09 nesse novo modelo ? Eu não sei, mas acredito que a lei não retroage. Processos anteriores a 01/09 não podem exigir vínculos. O marco temporal para aplicação do decreto é a data do processo na conservatória.

  • Por isso queria muito saber como está primeira página do certificado do @PH86 para ver se ainda está no formato antigo. Se possível, @PH86 , INFORMA A DATA DE EMISSÃO (no começo do certificado) E A DATA DE ASSINATURA ELETRÔNICA (no final da primeira página do certificado)

  • @devsefardita

    O certificado saiu no modelo antigo, mas não lembro se tinha antes essa informação com as fontes usadas.


  • @PH86

    Obrigado pela resposta. Poderia informar os 2 primeiros números do seu processo ?

    A redação do certificado mudou. Parece já se enquadrar no novo regulamento.

  • @devsefardita é 48xxx eu envie em setembro do ano passado.

  • @devsefardita

    Não importa quando o pedido de certidão foi registrado... a lei não terá nenhum tipo de impacto sobre o requerente quando se trata de certidão. A mudança é apenas para incluir informações adicionais e detalhadas no certificado para cumprir a lei, mas novamente sem impacto para o requerente ou para os certificados já emitidos, pois o decreto não é retroativo.

  • @WVG

    Obrigado pela explicação.

    Então processos iniciados antes de 31/08 com certificados emitidos após 31/08 não terão exigências de vínculos que o decreto lei exige. É isso ?

    A data que delimita a aplicação ou não do decreto é única e exclusivamente a data de entrada na conservatória.

    É o que penso. Estou certo ?

  • WVGWVG
    editado September 2022

    @devsefardita

    Você está falando de 2 coisas diferentes. o decreto de 18 de março introduz novos requisitos para o requerente comprovar vínculos ou vínculos com portugal. O certificado é um requisito diferente e a única condição é que seja emitido por uma comunidade que tenha reconhecimento legal. Em outras palavras, o certificado e os requisitos após 01/08 são completamente diferentes e independentes um do outro. Você pode ter um formato de certidão antigo ou novo, mas dependendo da data que rege o seu processo, você pode ser reexaminado para comprovar vínculo especial com Portugal ou não. O certificado não é requisito de vínculo especial com Portugal

  • Olá, pessoas, bom dia.

    Para quem se interessar, vim atualizar o status da minha situação

    Dei entrada na CIL dia 22 de março. Em 28 de julho me solicitaram o donativo. Eu enviei via PayPal (link da própria página oficial da CIL) no dia 01⁰ de agosto a quantia de €540.

    Hoje, dia 02 de setembro, a própria CIL me enviou um e-mail comprovando o recebimento de €513,24 (descontadas as taxas do PayPal, esse foi o valor líquido que eles receberam lá)

    Agora é aguardar o certificado.

    22/03/2022 - enviado relatório à CIL

    28/07/2022 - CIL solicitou donativo

    01/08/2022 - enviado donativo via PayPal

    02/09/2022 - recebido comprovante de pagamento (fatura)


    Dei entrada na Conservatória de Lisboa (presencial via advogada) em 04 de abril de 2022. Pendente o certificado da CIL a ser anexado ao processo a posteriori.

  • Olá! Boa tarde.

    meu processo que estava correndo tranquilo no Porto, foi encaminhado p a Conservatória do Registo Civil, Predial e Comercial de Almeirim.

    esta na bolinha 7 laranja, alguém sabe me dizer se demora muito para sair o registro?


    obrigado

  • Esse novo modelo do Certificado não se aplica aos processos com o Certificado no modelo antigo que já deram entrada, né?

  • Olá a todos.


    Alguém faz ideia de quando as pessoas começaram a preferir mandar os processos para o Porto ao invés de Lisboa por conta da agilidade?


    Pergunto isso para ter ideia de quando os processos em Lisboa começarão a andar mais rápido, justamente por ter menos processo.


    Atualmente, em Lisboa estão analisando os processos recebidos na primeira semana de janeiro de 21.


    Obrigada!

  • @CAMLM

    Acredito que o porto processou os pedidos mais rápido porque no início todos podem enviar para lisboa.. lisboa é um conservatório maior e lida com mais tipos de pedidos.... o porto ainda processa mais rápido e por isso as pessoas sem certificado CIL aplicam-se a lisboa. No Porto demorou em média 2 semanas para conseguir a senha, não está demorando mais.. um mês mais ou menos.. mas em lisboa há pessoas que ainda estão na bola 1 há mais de um ano... você entendeu. O Porto processa definitivamente mais rápido do que Lisboa se tiver todos os seus documentos e requisitos

  • @WVG

    Entreguei os documentos no Porto no dia 21 de julho. Ainda não recebi a senha nem o número.

  • @WVG , sim.


    Mas a pergunta que eu fiz é mais subjetiva. Queria saber a partir de quando os candidatos a cidadania passaram a preferir enviar para o Porto.

    Matematicamente, podemos esperar um refresco para Lisboa a partir dessa época, considerando que hoje Lisboa analisa os pedidos do inicio de janeiro de 21.

    Consegue me ajudar com essa informação, @gandalf ?

  • @XGS

    Houve relatos de pedidos de nacionalidade que foram remetidos para Almeirim.

    Aqui estão os relatos de processos incluídos nessa Conservatória:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/294878#Comment_294878

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/292315#Comment_292315

    Pergunte aos foristas envolvidos pelo prazo para a emissão do assento e a linha do tempo do processo deles.

    Se puder, divugue as informações aqui, por favor.

    ===

    Para marcar alguém, é só digitar "@"+letras do apelido até a pessoa que você deseja ficar em 1° na lista que irá aparecer. Clique nela e se a combinação "@"+apelido ficar colorida, estará certo.

    Desse jeito, o sistema avisa que há uma msg nova.

    Abraços

  • guimossguimoss Beta
    editado September 2022

    @CAMLM

    O forista gsndalf não é mais nembro do fórum.

    O motivo:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/21911/saida-de-leticialele-e-gandalf#latest

    Abraços

  • @guimoss muito obrigado! Assim que finalizar eu aviso no forum

  • Boa noite,

    Espero que alguém possa me ajudar sobre isso.

    De acordo com a evolução que estou vivendo no fórum, tenho visto que os processos que estavam em 6 estão passando para 7, porém aqueles que estavam em laranja 4 ainda não estão passando para 5 ou 6..alguém pode compartilhar se isso está acontecendo com você também?

    Obrigado.

  • @sefardi ,

    Ocorre que em março de 2022 houve um entrave burocrático solucionado apenas no final de agosto, e ninguém do art. 6.7 progrediu da 6 para 7. Envolvia uma subdelegação de competência do Secretário da Justiça para a Presidente do IRN, e desta para os Conservadores. A partir de agora, o mesmo Conservador que emite um parecer pela concessão da nacionalidade será o mesmo que irá concedê-la, de modo que a princípio ninguém mais terá que passar pela bolinha 6, e se passar por ela será por bem pouco tempo , a exemplo do que já ocorre com a cidadania do art. 6.1, por tempo de residência .

    O fato é que essa situação gerou um gargalo na bolinha 6 que somente agora está sendo liberado, por isso vc está vendo muita gente indo da 6 para 7.

    A tendência de quem está na bolinha 4 é que futuramente passe direto para 7.

  • @viniciusfm

    Em primeiro lugar, muito gentil em responder.

    De acordo com o que você diz, posso pedir ao advogado para perguntar ao conservador que está conduzindo o processo, quanto tempo mais vai demorar?

    Ou pode atrapalhar o processo?

    Obrigada!!

  • @sefardi ,

    Pode, mas me arrisco a dizer que a resposta tenderá sempre um texto padrão, dizendo que você tem que aguardar e que pode acompanhar pelo site.

    Eu pessoalmente evitaria ao máximo enviar qualquer email, pois um servidor vai parar para te responder (mesmo que de forma padrão), enquanto poderia utilizar desse tempo para dar atenção aos processos de nacionalidade em si.

  • Prezados, boa tarde!

    A ACP está vendo processos de que data? Tem como saber?

    Eles receberem o meu em março/abril desse ano, mas sou uma pessoa ansiosa e não consigo só "esquecer"

  • @viniciusfm

    Tem razão, vou seguir o seu conselho!

    Muito obrigado, você me ajudou muito. Espero poder dar boas notícias em breve!

  • @amaiusculo

    Vc pode tirar uma temperatura na tabela https://docs.google.com/spreadsheets/d/1x18mIU5AC0eAF6xrVHFTXrxVEFfNPdz2xd-1R7NnxXM/edit?usp=sharing

    Verá que tem gente que enviou em novembro de 2021 e está na bolinha 3 e 4, e que todos que enviaram em dezembro de 2021 ainda não reportaram que saíram na bolinha 01.

  • @guimoss , é uma pena a remoção deles. Mas eu entendo perfeitamente os motivos.

    Ajudavam muito, mas as vezes faltava paciência .

    Acredito que vamos perder mais do que ganhar. Mas tudo tem limite. Seguimos em frente...

  • @CAMLM

    Obrigado pelas palavras e por entender.

    Abraços

  • bom dia pessoas. Algum da forum com mudanca de bolinha 6 a 7 hoy?

  • Prezados, boa noite.

    Meu processo 52xxx/20 (agosto/20) continua na bolinha 1 verde. A mesma coisa acontece com o processo da minha esposa. O Processo encontra-se na Conservatória do Fundão. Na conservatória não dão nenhum feedback, porém uma advogada me informou que possivelmente o processo avançou e não foi devidademente atualizado. Mais alguem passando por isso ou sabe o que posso fazer?

  • @diegoabq , em Lisboa estão analisando os processos com data de entrada na primeira semana de Janeiro de 2021.

    Você enviou para Lisboa e encaminharam para Fundão quando?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.