Comentários

  • @mabego

    Excelente notícia mesmo, pois no texto tirou uma dúvida importante, especialmente para os Sefarditas.

    Eu irei compartilhar essa notícia nos tópicos de Sefarditas, se não se importa.

    O trecho mais relevante foi esse:

    Relembra-se que, a par destas medidas, continuará disponível a entrega dos requerimentos e respetivos documentos por via postal, sendo considerada para efeitos legais a data da expedição como data de entrega.

    Abraços

  • @guimoss

    eu acredito que essa via de entrega de processos vai continuar posteriormente à data mencionada.

    Pois Portugal precisa agilizar o tempo de deferimento de processos, que a meu ver está absurdo. Exageros à parte, daqui a pouco será como a cidadania italiana neste quesito.

    Ninguém aguenta esperar tanto tempo...

  • Bem que eles podiam reforçar as equipes de análise da documentação...

  • @mabego

    @eduardo_augusto

    Estamos todos na torcida!

    Abraços

  • editado August 2022

    @eduardo_augusto @guimoss

    exatamente... pois está absurda a demora.

    Acho tão interessante, pois os de filhos (artigo 1C) está bem mais rápido.

    E os de netos (artigo 1D) está uma eternidade.

    E são analisados apenas alguns documentos a mais... e acho que não justifica a diferença no tempo de concessão entre um artigo e outro.

    enfim!!!

    (Lembrando: esses balcões provisórios só recebem a documentação. A "fila" é a mesma, ninguém passa na frente de ninguém por estarem sendo entregues direto nesses balcões)

  • Que excelente notícia!

    Vi agora. Que alegria. Estava angustiado porque meu envelope chegou 11/08 na ACP e até agora nada de numerar.

    Aliviado com a notícia.

  • @guimoss

    mais notícias do IRN, agora é possível uma videoconferência...

    https://irn.justica.gov.pt/Noticias-do-IRN/Tem-duvidas-sobre-os-servicos-do-IRN-Esclareca-as-atraves-de-videoconferencia

    (mas a celeridade no processo de netos continua uma utopia)

  • A lentidão do processo de netos é esperado, conforme o que o Gandalf já passou a opinião deles algumas vezes em diferentes tópicos. Quando você aprova o processo de filho, não é um aumento exponencial como um processo de netos. Se Portugal começar a aprovar rapidamente o processo de netos, vai gerar um efeito cascata de muitos pedidos de filhos adicionais e acho que eles não querem, ou se querem, não estariam preparados pra demanda extra que seria muito maior que hoje. Então, infelizmente, sendo realista a tendência é que esse prazo dificilmente vá melhorar, mesmo sendo que é um processo de alguns poucos documentos adicionais. Dá até uma angustia de pensar em iniciar o processo de netos hoje em dia. O do meu pai, que é o neto, já tem 20 meses e 10 dias que foi entregue na CRC e ainda está na bolinha 1 (verde). E do jeito que tá indo até chegar na bolinha 7 (verde) sem exigência, vai ai pelo mais um ano a um ano e meio.

  • Do jeito que está não vai demorar e a cidadania portuguesa vai ser tao demorada quanto a italiana…

  • @mabego

    Outra excelente notícia!

    Pode ser útil para aqueles que querem tirar uma dúvida, perguntar sobre a urgência, sobre a numeração do processo, sobre a emissão do assento de processo terminado e muito mais.

    Mas, o principal são duas coisas: uma previsibilidade no atendimento e evitar gastos com uma ligação internacional, sem saber se conseguirá ser atendido.

    Obrigado por mais esse compartilhamento.

    Uma bela iniciativa.

    Abraços

  • @guimoss

    estão se mobilizando (parece), pois a demanda está alta e as reclamações na demora de alguns processos também.

    Eles deveriam, a meu ver, tentar algo como uma força tarefa... hora extra... e afins (com o devido incentivo financeiro), para amenizar o BOOOOM dos netos. Pois temos uma previsão (até otimista) de 6/7 meses para filhos... mas para netos, uma eternidade de +ou- 3 anos (e ainda assim, incerto).

    Pelo acompanhamento de notícias, Portugal precisa de gente, sua população está idosa, e todos aqueles problemas já conhecidos da debandada dos jovens portugueses para países vizinhos.

    Pelo amor de Deus Portugal... faça alguma coisa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Olá amigos,

    Eu na verdade não consegui entender esse "reforço" para atendimento rápido. Pelo que li, esse atendimento é presencial. E como ficam os processos que foram enviados pelo correio? vão ficar na fila e esses ditos rápidos vão passar a frente?

    Alguém sabe me esclarecer?


    Grata

  • @Ana Maria Lopes

    sim, é presencial. Tem que tirar senha para poder entregar pessoalmente.

    Muita gente entrega pessoalmente para obter a senha na mesma hora, só isso...

    Mas é respeitada a fila que já está rolando, e respeitando a ordem cronológica da data de entrada, pelo princípio de igualdade de tratamento dos interessados.

    (Portugal não tem jeitinho... como no Brasil)

  • @mabego

    Muito obrigada pelo esclarecimento.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.