Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1113611371139114111421462

Comentários

  • Agora que eu reparei uma coisa... no formulário que recebi após o pagamento por cartão, no final tem o quadro de onde ele pode ser enviado e consta apenas o endereço da CRC de Lisboa. Isso dá algum problema? Posso enviar pra ACP Porto mesmo?

  • editado March 2022

    @lolly , pode mandar para qualquer Conservatória. O Formulário é padrão.

    Nos processos de filhos (art 1C), atualmente, a Conservatória mais rápida é o ACP.

  • Alguém consegue me tirar uma dúvida?

    estou querendo pagar o processo da minha mãe já que o euro caiu, quanto tempo tenho pra mandar a documentação para Portugal depois que é pago e recebo o e-mail de confirmação?

    o que me impede de começar o processo dela no momento é que o processo da minha avó (1C) foi pra segunda bolinha essa semana. (mandei pro ACP, início foi em 03/12/2021)

    então só queria saber se existe alguma data limite para envio dos documentos após o pagamento. Obrigada.

  • @lgmari , o pagamento com cartão de crédito não tem prazo. Pode pagar agora e mandar no meio do ano, quando o processo de sua mãe deverá estar finalizado

  • @lgmari

    Seu plano não é nada prudente. Não devia contar com o ovo que a galinha ainda não botou. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/279694/#Comment_279694

    E se houver algum problema grave com o processo de sua mãe? Normalmente não acontece, mas pode ter alguma retificação que você não percebeu, e atrasar muitos meses.

    Você não sabe o futuro. Espero que tudo dê certo, mas sempre tem o imponderável. Frequentemente pessoas perdem certidões que tiraram antecipadamente achando que as coisas iam numa direção e não foram. Foi assim com quem está em Tondela ou Almada.

    Não tem prazo em termos... Sempre tem um prazo razoável onde ainda é possível localizar o pagamento. 6 meses, talvez 1 ano. Quanto mais antigo, mais chances de ter problema se te pedirem para comprovar o pagamento no cartão. Talvez numa fatura em papel.

  • Boa tarde gente,

    Estou precisando muito de ajuda e ningue rrsponde, preciso saber o que fazer. O meu proesso esta rolando no porto. E um pedido de cidadania de filho, enviei os doc dia 21 de dezembro e recebi a chave dia 30 constando a informacao de que foi recebido (etapa 1). No entsnto ate agora, mais de dois meses ainda nao houve alteracao, permanecendo na etapa 1 como recebido. E normal isso? O que eu faco?

    Por favor, me ajudem

  • editado March 2022

    @thaiaga

    Você fez a pergunta inicialmente no tópico de Sefarditas.

    Agora repetiu no ACP com processo de filho (art-1C). Os prazos são muito diferentes.

    Qual é a modalidade? art-1C, art-1F, art-2?, art-6.7? Maior, ou menor de idade? Qual o número do processo (1123xx/21)

    Se for filho maior (1C) pelo ACP, Fica na 1-verde ou 2-verde por 4-5 meses, e depois anda rapidamente. Muitas vezes pula direto para 5-verde ou 6-verde. O processo levará 6 meses. Nada muda muito até o 5º mês.

  • Muito obrigado pelas respostas @Leticialele e @gandalf, ficou bem claro agora.

    Mais uma pergunta, quando se diz certidão de inteiro teor apostilada, significa a certidão de inteiro teor digitada ou reprográfica, ou as 2 juntas?

  • @Marphome

    Depende de onde você vive.

    No BR, quando diz "inteiro teor" é a digitada, a transcrição do que está escrito no livro.

    Quando diz "reprográfica" ela é copiada do livro (manuscrita), e portanto sempre tem todo o teor do livro, mas não dizem assim.

    Alguns cartórios quando fazer a reprográfica (manuscrita), escrevem a transcrição em inteiro teor (digitada) no verso. Chamam isso de "inteiro teor, reprográfica". Na verdade são as duas coisas em um papel só.

    Outra forma é a chamada "breve relato", de pouco valor para nacionalidade, que tem somente as informações principais.

  • @gandalf

    Moro em Campinas SP.

    Aqui aqui a inteiro teor reprografica, significa o scaneamento do livro de registro sem nada mais, e a digitada, significa que eles escrevem o que está no livro de registro sem o scaner do livro (chamada de reprografica), ou os 2 a reprografica + digitada q ai eu pago 2 vezes e 2 apostilamentos, rs. Por isso minha dúvida em saber qual das duas pedir.

    O que digo acima é sobre o processo de atribuição.

    Pergunta 2:

    Sobre a transcrição de casamento+óbito, o consulado de SP pede certidão do óbito apostilada, e certidão de nascimento de inteiro teor apostilada.

    Já mandei vários e-mails para lá mas não retornam. No caso da certidão de óbito como não escrevem nada sobre inteiro teor, eu poderia tirar a simples e apostilar, vcs sabem?

  • Olá!

    Apenas para conhecimento, incluí hoje na planilha os processos de atribuição de minha mãe e meu tio, enviados por mim via DHL e recebidos pelo ACP em nov/21. Ambos chegaram na bolinha 4 marrom na última semana (estimo que tenha sido na sexta-feira).

  • @Marphome

    Depende de qual certidão você está falando.

    A do filho (requerente) é sempre reprográfica do livro (manuscrita), apostilada.

    Se precisar da certidão de casamento do português no processo de nacionalidade para fixar o nome na vida adulta, é inteiro teor (digitada), apenas certificada. Como vai transcrever o casamento e óbito, não precisará dela.

    2) No consulado tem que seguir exatamente o que pede no site do seu consulado. Cada consulado é diferente.

    Se não disserem nada, assuma que é em inteiro teor, apostilada. Para nacionalidade eles não querem nada resumido, nem ter que decifrar garranchos da manuscrita. Então IT apostilada não fará mal pecar por excesso de zelo.

  • @gandalf @Leticialele boa noite tudo bem?

    Preciso iniciar o processo do meu filho Menor de idade ( 2 anos ) e gostaria de saber se na ACP aceita este tipo de processo enviado por correrios. Fiz o da minha esposa na ACP e foi finalizado em 3 meses então imagino que lá seja a melhor opção. Estou correro? Caso a ACP não aceite o que me indicam?


    obrigado!!


    att, GB

  • editado March 2022

    @gabrielbertolazzi

    O processo da sua esposa se foi finalizado em 3 meses não deve ser recente. Atualmente estão levando 6 meses para maiores, e um pouco menos para menores.

    Sim, o ACP ainda é o melhor lugar para dar entrada no processo, desde que sua esposa tenha nascido no BR.

    Como sua esposa é a portuguesa, se ela não foi a declarante na certidão do filho durante o primeiro ano de vida, terá que fazer antes a transcrição do casamento (caso não tenha feito ainda).

    Geralmente o pai é o declarante, e por isso quando é a mulher é portuguesa, quase sempre precisa da transcrição.

  • @gabrielbertolazzi , seu filho já completou 2 anos?

    Se sim, mande o processo dele para o ACP; se ainda não, veja essa notícia do Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro: https://www.facebook.com/consuladogeraldeportugalrj/photos/registro-de-lactentes-menos-de-dois-anos-de-idadetendo-em-vista-facilitar-o-aten/1092470334289427/

  • @Leticialele @gabrielbertolazzi

    Não vejo muita vantagem em fazer por inscrição no consulado, ao invés de fazer por declaração no ACP pelo correio.

    O custo é similar, e o tempo deve ser semelhante, se não for menor na conservatória.

    É grátis nos dois, mas tem diferenças na documentação e apostilamento, e a remessa DH na conservatória.

  • Bom dia! Venho comunicar que o processo das minhas irmãs Ana Tereza Silva Diogo e Tatiana Silva Diogo passou para a bolinha 7 marrom no dia 04/03/22. Peço que atualizem na panilha por favor! Obrigada!!!!

  • @gandalf

    Bom dia, tudo bem? Como faço pra atualizar a planilha?

    Enviei o processo por DHL dia 16/02/22, recebido na ACP dia 21/02/2022 e recebi a senha com número dia 25/02/2022.

  • @gandalf

    O processo foi para minha avó que tem 79 anos (completa 80 esse ano) não sei dizer se entrou com algum tipo de prioridade por conta da idade.

  • Tudo prontinho pra eu enviar o processo essa semana, agora acho que é de fato a última dúvida (dessa etapa, dps entra a ansiedade das bolinhas haha)... eu vou enviar a certidão de nascimento reprográfica (apostilada) e a digitada (sem apostila), no quadro da relação de documentos eu marco a opção 1 e isso valeria para ambas, ou eu marco também a opção de outros documentos e coloco a certidão de nascimento de inteiro teor digitada?

  • @gandalf Eu preenchi o formulario 1c, pensei que pelo porto sendo filho era mais rapido, no proprio email estava escrito processos para filho de portugues de de 2 a 4 meses. E um amigo que fez e tbm e filho de portugues fez e disse que enviando para conservatoria era rapido e o dele levou so 3 meses.. Pensei que seria assim

  • Boa tarde! tentei colocar os dados do processo da minha filha(Carla Sal) na planilha mas não sei se fiz corretamente. Processo de filha maior, envio por dhl recebido em 02/03/2022 na ACP Porto. Email com numeração em 04/03. Por favor quem puder verificar e corrigir se necessário, agradeço.

  • @lolly , sim, escreva em outros documentos

  • @thaiaga , de 2 a 4 meses é o prazo para a atribuição de menores de idade. No ACP, os processos de maiores levam uns 6 meses.

  • Alguém mais teve o processo redistribuído do Arquivo Central do Porto quando estava já na bolinha 6 aguardando a 7, ou seja, na hora do registro? O meu foi despachado em dezembro e hoje foi enviado para O Conservatória do Registo Civil do Barreiro.

  • cerqueirasacerqueirasa Member
    editado March 2022
    Test
  • Por favor, gostaria de saber os documentos necessários para vinculação de paternidade na minha situação:

    - filha PAI de português, nascida em 1996

    - a certidão de nascimento original somente com o nome da mãe. Posteriormente, em 2000, o pai reconheceu a paternidade em cartório e esse ato foi averbado no cartório da certidão inicial.

    - Não sei como sairá a certidão de "inteiro teor" pois ainda não pedi.

    - Meus pais fizeram e permanecem em União Estável, feita em cartório no ano de 2013, ainda não transcrita em Portugal.

    Grata

  • editado March 2022

    @Maira21 , tem que verificar o que está averbado à margem do seu assento.

    Se o processo de reconhecimento foi administrativo, não terá problema.

    O máximo que pode acontecer é, se seu pai estiver vivo, ele mandar uma declaração, com a firma reconhecida por autenticidade, afirmando ter ido espontaneamente ao Cartório fazer o reconhecimento administrativo.

    A certidão que você deverá pedir é por cópia reprográfica do livro, apostilada. E só entregarão a você ou a seus pais.

  • Dia 21/02 saiu o assento.

    Dia 22/02 preparei a documentação.

    Dia 23/02 entreguei os documentos no consulado do Rio de Janeiro para transcrição de casamento

    Dia 24/02 recebi o e-mail do consulado para pagamento

    Dia 24/02, 50 minutos depois de receber o email, pagamento efetuado.

    Dia 02/03 efetivada a transcrição de casamento

    04/03 foram postados os documentos e a certidão de casamento

    07/03 recebi tudo em casa

    Mais um etapa concluída!!!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.