Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1113211331135113711381475

Comentários

  • @gandalf minha mãe tem cidadania portuguesa e já fez a transcrição do casamento dela. Tenho algumas dúvidas:

    1. Qual melhor conservatoria para entrar com o meu processo;
    2. quais documentos preciso encaminhar e a validade deles

    desde já agradeço


    Natalia

  • Pessoal, espero que estejam todos bem.

    Venho pedir por favor a quem puder ajudar no meu caso. Estou com meu processo de filho no ACP já vão quase 9 meses até aqui na bolinha 4. Sendo que teve o seguinte percurso:

    14/05/2021 - Processo recebido no ACP;

    21/05/2021 - Senha de acesso;

    15/10/2021 - Entrou em exigência;

    16/12/2021 - Envio dos documentos exigidos;

    20/12/2021 - Documentos recebidos na ACP. E até hoje 23/02/2022 sem nenhuma evolução (ainda n bolinha 4).

    Será que isso é normal?

    Por favor peço a vossa ajuda. Desde já muito obrigado!

  • ⚠️Alerta⚠️

    Ao consultar a planilha, dei-me conta que o meu processo aparece como finalizado enquanto encontra-se paralizado, logo, algo não esta certo com a planilha ou com minha informação em particular. Obrigado!

  • Boa tarde galera,

    A prova de vida no cartório tem algum modelo para utilizar, ou é só ir no cartório e pedir prova de vida?

  • editado February 2022

    @nunogomes

    Só ir no cartório que eles fazem uma Escritura Pública de Prova de Vida, depois pede pra apostilar, tem cartório que já faz as duas coisas.

    Eu fiz para o meu pai e deu tudo certo. Essa foi uma dica de ouro do @gandalf

  • Boa noite. Finalmente com a certidão por cópia reprográfica em mãos. Mas surgiu uma dúvida, não tem que ser uma foto do livro? No meu aparece dessa forma como na foto. Do jeito que está, está correto??


    Outra dúvida, quando for enviar pro ACP Porto, eu envio essa certidão original mesmo?


    Obrigado mais uma vez


  • @Ramondce , o Cartório está dizendo que a certidão foi extraída por meio de cópia reprográfica. Está correta!

  • @Leticialele UFA, alívio kkkkk. E quando for mandar, envio a certidão original mesmo né?

  • @Ramondce , sim, tudo original!!

  • @nunogomes se preferir, pode fazer a prova de vida no consulado. No RJ, por exemplo, não precisa agendar e é de graça. Só ficar atento para não levar a pessoa lá a toa em um horário ou dia em que não esteja funcionando. Eu passaria no condado antes e verificaria o dia e o horário de funcionamento antes de levar a pessoa para fazer essa prova no consulado.

  • @NATILOUREIRO

    "Qual melhor conservatoria para entrar com o meu processo?" Depende... Sua mãe nasceu no BR? Qual o tipo de nacionalidade dela? Se ela era filha (art-1C) ou neta (art-1D) de português, e nasceu no BR, mande para o ACP.

    "quais documentos preciso encaminhar e a validade deles?" A lista de documentos depende das respostas acima. Busque no fórum, onde há vários posts sobre o assunto. Se o seu processo é por art-1C, pode olhar nesse aqui por exemplo. Tem vários. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/273181/#Comment_273181

  • @jpsantos035

    A planilha é aberta, e outros podem ter alterado seus dados por engano. Mas isso faz tempo, e se deu em etapas. Talvez haja algum outro "josé dos Santos", que entende que os dados ali na planilha são os dele.

    • 4 de novembro de 2021, 16:15 Substituído: "Análise" por "Exigência"
    • 28 de novembro de 2021, 12:54 Substituído: "Exigência" por "Despacho"
    • 21 de dezembro de 2021, 16:05 Substituído: "Despacho" por "Concluído"
    • 4 de junho de 2021, 02:56 Substituído: "jpsantos035" por "Jose Pedro dos Santos"
    • 23 de agosto de 2021, 05:31 Substituído: "Jose Pedro dos Santos" por "Jose dos SANTOS"
    • 24 de fevereiro, 05:37 Substituído: "Jose dos SANTOS" por "Jose dos SANTOS (@jpsantos035)" <<deixe assim como eu fiz

    Exigências de estabelecimento da paternidade são incomuns. Entendo que seu pai e mãe eram casados, e o declarante na sua certidão de nascimento não foi o português. Pode ter sido a mãe ou um terceiro (avô, tio, irmão). Isso que você respondeu aqui não devia estar correto. A certidão conter o nome dos pais, é diferente de quem foi o declarante.

    Você precisa ligar na Linha de Registos, e pedir que leiam se a exigência foi satisfeita, ou se houve uma segunda exigência. Faça isso a cada 6 semanas. Demora 90 minutos para atenderem, e só falam com o requerente ou seu advogado. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/239926/#Comment_239926

  • editado February 2022

    boa tarde! Vi que alguém respondeu minha dúvida mas continuo precisando de algum esclarecimento. Meu processo foi despachado em 16 de dezembro e aguarda somente o registro. Eles estão demorando mais que o dobro dos demais processos e já não sei mais o que fazer pois enviei vários e-mails e me respondem com resposta padrão de que se eu preciso de urgência que prove. Enfim, já não sei mais o que fazer. [removido pela moderação]. Agradeço demais!

  • gandalf

    O meu pai foi o declarante, mas a exigência pedia para anexar documentos escolares e outros, comprovando a filiação, mas com data anterior ao pedido de nacionalidade. Não entendi o que eles pretendem com isso.

  • editado February 2022

    Boa tarde, podem me ajudar nessa questão.

    Tem problema fazer o formulário 1C em duas folhas?

  • @isabelfontinha

    O próprio form tem a instrução explícita para imprimir frente e verso. Eu não arriscaria de mandar em duas folhas.

  • @ericpt kkkk eu sei, que raivaaaa fiz em duas folhas, isso que acontece quando se faz as coisas correndo, vou no cartório amanhã, nem pensar em arriscar por algo tão simples. valeu.

  • @isabelfontinha

    kkkk .. te entendo, porque quando fiz o processo da minha cunhada, ela acabou fazendo em duas folhas tb e eu pedi para ela refazer, porque cai naquela questão, vai sair mais caro uma nova remessa se isso cair em exigência do que refazer o form.

  • @isabelfontinha imprimir frente e verso tem uma explicação... Quando você assina e autêntica a assinatura significa que você está de acordo com os dois lados do documento. Acredito até que se você assinar os dois documentos e autenticar os dois daria certo, mas o próprio formulário já fala para você fazer uma forma. Assim, não mexa com a paciência de quem vai analisar o seu pedido. Rsrsrs

    Mande de um jeito correto, ainda que perca mais um dia, mas com a certeza de que menos um problema você terá e não vai ficar mais ansiosa ainda do que o processo gera por si.

    Boa sorte.

  • @MartaTorresBrPt ...Quem respondeu sua questão foi o @gandalf ...

    Não creio que você tenha notado a pergunta dele...Pois você não respondeu... Se na página de consulta consta que seu processo continua no ACP...Ou foi transferido para outra Conservatória...

    Acompanhar processos que deram entrada em datas próximas serve apenas como ***referência...Não quer dizer que seu processo segue exatamente fa mesma maneira...

    ***Só como exemplo vou citar um fato que pode atrasar seu registo em 45 dias em relação a outros com a mesma """Idade""" do o seu..O Conservador que está responsável pelo seu processo pode ter saído de férias...É isso mesmo...Já vi acontecer várias vezes...Pode acontecer novamente...Inclusive com seu processo...E não tem absolutamente nada que você possa fazer...

    Cada processo é ÚNICO...Cada caso é um caso...!!!

    Seu processo foi aprovado...Ou seja...A parte difícil já foi superada...Agora tem que aguardar a criação do Registo de Nascimento Português no sistema....Nada mais...!!!

    Se você solicitou urgência e não foi atendida...Significa que as justificativas que você apresentou não se enquadraram no que o IRN considera uma situação passível de ser tratada com urgência...

    Lamento ser eu a mostrar para você a realidade sobre a maneira de atuar do IRN...Sempre foi assim...E não há sinais de que vá mudar tão cedo...

    Apesar de tudo...Creio que seu Registo está prestes a ser emitido...

    Sorte...!!!

  • Bom dia pessoal, uma pergunta a quem está mais familiarizado com o câmbio.

    Pagamento de taxa, hoje seria um bom momento ou esperaria para a próxima semana?

  • editado February 2022

    @Rogeriof

    É irrelevante. Digamos que caia muito, R$0,20 * 175 = R$35.

    Isso se dilui nos R$850 da taxa + R240 de DHL.

    Se já tem tudo pronto para mandar, mande hoje. Você não sabe o futuro. Tendência não é garantia. E o que tinha para baixar, já baixou.

  • @gandalf foi você quem colocou esse gráfico na planilha? Passando para avisar de qualquer forma...


  • @gandalf

    Certíssimo, mais uma vez vamos pela voz da experiência e o bom conselho ;)

  • @Destefano

    Eu até vi que ele estava "bichado". É que com a inclusão de colunas na planilha principal quebra a lógica do outro TAB.

    Foi criado por outra pessoa, mas já consertei algumas vezes. A existência do TAB está me atrasando fazer alterações na planilha. Toda vez que muda as colunas, quebra o outro TAB.

    Vou dar uma olhada.

  • @Destefano , há sabotadores de planilha... São vândalos. Morro de raiva!!

  • @gandalf @Leticialele depois das informações prestadas pelo grupo, a planilha é o maior patrimônio do fórum. Uma pena fazerem isso. Espero sinceramente que isso seja sem querer.

  • @Rogeriof depois de um tempo, acabei descobrindo que mandar na sexta-feira é o melhor dos mundos, porque a DHL continuar a trabalhar e não perde o tempo com o final de semana parado na conservatória. Mandar na sexta é muito melhor do que receberem lá na quinta ou sexta. No entanto, tome cuidado com o carnaval. Por mais que a DHL funcione, certamente a conservatória não irá funcionar nesse período. Então, prepare tudo com calma durante o carnaval e mande quinta ou sexta que vem.

  • Gandalf, obrigado pela resposta. Já recebi, super rápido, o email deles com as Chaves de Consulta tanto para meu processo como para o da minha irmã.

    Tem utilidade eu inserir os dados na tabela? Poderia compartilhar o link a fim de que eu coloque meus processos?

    Obrigado.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.