Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1109310941096109810991462

Comentários

  • @leonunes , preencha com o número e o órgão emissor do documento que está mandando, no caso, a CNH.

    Quanto à transcrição, quando acessarem o registo de sua mãe verão a averbação do casamento.

    Por precaução, eu mandaria um print do e-mail do Consulado de Recife, comunicando o término da transcrição.

  • @brunoqueiroz , sim, precisará transcrever o casamento, em processo a ser realizado após a criação do registo português.

  • @drakunder , mande o cumprimento da exigência com um requerimento solicitando a juntada do documento no processo.

    Só mande outro Formulário 1C se ele foi com erro ou algum problema relacionado a ele.

  • @Leticialele boa tarde!


    Hoje recebi o e-mail do registro de nascimento do meu pai! Então o processo está 100% concluído.

    Hoje mesmo eu já solicitei a certidão dele pelo Civil On Line, mas ainda não recebi a chave de acesso para pegar a certidão. Eles só irão enviar quando ela estiver disponível?

    Tendo este documento em PDF, e só eu imprimir e mandar uma cópia simples junto ao meu processo de atribuição?

    Obrigada!

    Dani

  • @Danifernanda , não mandaram o registo em pdf?

    Aguarde um pouco, o civil online leva até 24h para enviar a chave.

    Sim, basta imprimir a certidão e juntar aos demais documentos e enviar para o ACP.

    Parabéns a seu pai!! Comemore com muito vinho e bacalhau!!

    Boa sorte com seu processo!!

  • Oi @Leticialele !

    Me enviaram um documento em PDF sim, anexo ao e-mail onde informaram a conclusão do processo de nacionalidade, veio de uma pessoa do ACP. O pdf que veio anexo já seria a certidão?

    Nesse documento consta o número do processo e o número do registro.

    Obrigada!

    Dani

  • @Leticialele Obrigado pela orientação. Farei isto!

  • @brunoqueiroz

    O processo de sua mãe diz que teve exigência na planilha, mas não vi você comentar nada, e parece ter sido aprovado no tempo normal.

    O texto diz: Caiu em exigencia no dia 03/01

    A data de despacho foi 11/01/22. Tão rápido? Como pode isso? Qual foi a exigência?

  • Boa tarde! Finalizei meu processo de nacionalidade e obtive o meu assento. Gostaria de sanar, encarecidamente, algumas dúvidas em relação ao NIF e ao Número de Utente do meu primeiro cartão cidadão:

    1- O Cartão Cidadão, feito na embaixada de PT em Bsb, vai vir sem o NIF e sem o Número de Utente?

    2- Se eu fizer o meu Cartão Cidadão diretamente na loja do cidadão em Portugal, mesmo não sendo residente em Portugal, ele irá vir com NIF e Utente?

    De antemão, agradeço imensamente!

  • @brunoqueiroz

    Sim precisa fazer a transcrição de sua mãe. Assim que ela receber o assento (bola-7 verde), ela terá nascido em PT, como um bebê.

    Tem que contar a história do que aconteceu ao longo da vida civil dela. Casamento é uma delas, para que passe a ter o estado civil e o nome de casada.

  • @Danifernanda

    Se o PDF que você recebeu tem essa cara, isso é o assento. Pode imprimir várias cópias.

    Você precisa dele para fazer seu CC, e para dar prosseguimento a outros processos. Se pedir pelo CivioOnline vai receber outro igual.


  • Oi @gandalf boa tarde!

    Eu recebi isso sim! Putz, eu pensei que não era isso o registro e pedi outro pelo Civil On Line, pela afobação “perdi” 10 euros :-/

    Obrigada pela informação!

    abs

    Dani

  • @Rogeriof

    Tá lá, parceiro!

    Segundo de setembro!

  • @gandalf eu fiz aquilo que você falou de colocar XX na coluna de exi e urg... O número de dias aumentou, mas achei que aumentou até pouco, considerando o número atual de dias... Subiu apenas 4 dias. Se bem que agora, já caiu está em 214.

  • Gente eu tô querendo enviar os documentos de pedido de nacionalidade por atribuição sendo filho de português pro ACP do Porto. Tentei marcar no consulado mas não consegui vagas. Estou na dúvida sobre como realizo o pagamento, e como faço o envio correto. Obrigada pela atenção.

  • @Leticialele Uma questão , por gentileza.

    Para uma atribuição de filho no ACP um assento do pai de 1901, tirado há 15 anos atrás, diretamente em Coimbra, ainda permanece válido para o processo atual.

    Antecipadamente agradeço.

  • editado January 2022

    @flaviva

    Tecnicamente sim, mas todo documento antigo é sujeito a fraudes. O funcionário que assinou pode até ter aposentado, morrido.

    Peça um assento novo. Vai custar uns €22 (por cartão de crédito) e lhe evitar muita dor de cabeça.

    Mande uma cópia (ou foto) do assento que possui, e eles emitem outro rapidamente, 3 semanas você terá ele na mão.

  • Mazááá @Destefano , tá chegando hahahahaha

  • @NathQueiroz

    São dois caminhos diferentes: Um é pelo consulado, outro é pelas Conservatórias. São encaminhamentos diferentes.

    Recomendamos fazer pelas Conservatórias, e você faz tudo por DHL (ou sedex, mas DHL é melhor). O consulado do Rio também recomenda fazer diretamente nas conservatórias.

    Comece pelo assento do português, que não vence. Se o pai nasceu depois de 1911 o assento está informatizado, e basta um xerox simples. Se você não tem, peça pelo CivilOnline (€10). https://www.civilonline.mj.pt/CivilOnline/secure/cert/CertidaoController?action=semCDO

    -oOo-

    assento de nascimento do português, xerox simples para nascidos depois de 1911. Se nasceu antes de 1911, será a certidão de batismo obtida pelo Arquivo Distrital, e tem que enviar o original com carimbo em relevo, assinada com tinta pelo Arquivo, junto com a certidão de casamento em inteiro teor apostilada para fixar o nome+apelido.

    certidão de nascimento do requerente por cópia reprográfica do livro, apostilada (original, menos de 1 ano de emissão)

    RG, Passaporte ou CNH, cópia certificada e apostilada, (nessa ordem de preferência), válido, menos de 10 anos de emissão, com filiação

    se o pai (ou mãe) português foi o declarante da filha, antes de 1 ano de idade, e o outro progenitor não era português, a transcrição do casamento pode ser dispensada. Nos outros casos, tem que fazer a transcrição do casamento realizado no BR pelo consulado antes, ou juntar o assento de casamento se foi feito em PT e não estiver averbado ao assento de nascimento.

    se a requerente for mulher, e mudou o nome pelo casamento, enviar a certidão de casamento em inteiro teor certificada (sem apostilar)

    Pagamento da taxa de €175 com cartão de crédito virtual (ou nubank app), de qualquer pessoa, preenchendo com cuidado o nome do Requerente e o e-mail no campo apropriado. Nesse e-mail vão enviar o recibo e o formulário. https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

    impressão simples do recibo, o e-mail recebido após o pagamento

    formulário-1C recebido por e-mail, impresso a cores, frente-e-verso na mesma página. Preencher sem rasuras, e levar para assinar no cartório diante do tabelião para a assinatura poder ser reconhecida por autenticidade. Manual de como preencher formulário 1C

    Faça um xerox de todos os documentos, grampeie e guarde com você como referência. Mande os documentos por DHL-express para

    Arquivo Central do Porto | Rua Visconde de Setúbal, 328 | 4200-498 - Porto | Telefone: +351 22 557 3849

    Em 1 semana enviarão a senha para acompanhamento online. Em 7 meses recebe o assento, e vira cidadão PT.

  • @NathQueiroz , pague os emolumentos com cartão de crédito em - https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

    Confirmado o pagamento, vai receber o Formulário 1C com o recibo impresso no cabeçalho. Imprima frente e verso, colorido e junte ao que você tem com a assinatura reconhecida por autenticidade. Junte, também, um print do e-mail que encaminha o Formulário.

    Mande, preferencialmente pela DHL, para o ACP Rua Visconde de Setúbal, nº 328 4200-498 – Porto

  • @gandalf

    Alguem deve ter escrito no campo, pq desde que eu inseri os dados na planilha eu nao mexi. Fiquei desde fim de dezembro sem verificar o meu processo pq ainda tava na bola 1, e quando entrei em 11/01 ja estava na bola 7 marrom.

  • Bom dia, eu enviei dia 05/01/22: Código de rastreamento: 1667068454 ( o do meu pai e do meu tio no mesmo envio, mas em plásticos separados), chegou em 10. Janeiro 2022 12:30 Horário local, até agora não enviaram o código por e-mail, alguém explica sobre a planilha (onde é, como funciona), procurei um tópico específico e não encontrei.

  • editado January 2022

    Obrigada @Rogeriof , @robertaribeirog ,@Leticialele e @gandalf pela ajuda!

    Tentei 2 dias seguidos as 6h da manhã (horario Brasil), levando em conta ser 3+ em PT, fiquei 30min e nao fui atendida via skype, vou tentando, assim que tiver noticias, mando aqui! Enviei email tambem, vai que respondem...


    Obrigada novamente!

  • editado January 2022

    @Beatriz Bonfim você mandou para qual email?

  • @priscila8 para incluir na planilha acho que precisa esperar receber o email com o número do processo e chave.

    Quando vc receber, avisa. Os meninos que já tem experiência com a planilha te explica como proceder.

  • editado January 2022

    @priscila8 coloca na parte final. Lá ficam os processos que não têm número ainda. A linha 568 está vazia, pode usar está linha.

  • editado January 2022

    @priscila8

    Pus no final da planilha pra você. Quando receber a senha, complete o NºProcesso, a DtSenha, e o Nome de seu pai (basta o nome dele com o seu entre parenteses)

    https://docs.google.com/spreadsheets/d/1-Qyaqk9HuqDe8mENmXKJu8jh5iKoZ25rgq088eCCIdk/edit#gid=979081908

  • @gandalf a planilha é excelente e acho ela sensacional. Olha ela sempre, mas ela está bem pesada e, principalmente, no celular, muitas vezes eu tenho travamento.

    Será que não tem como colocar em arquivo os processos muito antigos, como os de 2020 e, até mesmo, os dos primeiros meses de 2021? No computador também está pesada, mas ainda funciona, mas no celular eu tenho tido esses travamentos...

  • @Destefano

    Não sabia que estava tendo problemas em outros dispositivos, porque sempre acesso no computador.

    Posso arquivar 2020, mas não creio que vai fazer grande diferença. Vai reduzir 25% apenas. Acho que precisa ficar mais leve como um todo.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.