Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1108710881090109210931461

Comentários

  • @Rogeriof a forma de pagamento foi com cartão de crédito.

    Obrigado por colocar as minhas informações na planilha.

  • @digoakio de nada amigo.

    Se tu quiser colocar o seu nome abreviado, ou só o primeiro nome antes do nick, está na linha 555

  • Boa noite pessoal, tenho umas perguntas caso puderem me ajudar.


    • como deve estar endereçado para enviar os documentos por DHL para ACP? (o endereço de recebimento dos processos)
    • qual é a validade dos documentos?
    • o formulário pode ser preenchido digitalmente?
  • @Miguel Dias

    • como deve estar endereçado para enviar os documentos por DHL para ACP? (o endereço de recebimento dos processos) Endereço do ACP: Rua Visconde de Setúbal, nº 328 4200-498 – Porto
    • qual é a validade dos documentos? As certidões têm 1 ano de validade entre a emissão e a entrada do processo na Conservatória;
    • o formulário pode ser preenchido digitalmente? Sim, Mas tem que ser assinado em qualquer Cartório de Notas, para ter a firma reconhecida por autenticidade.


  • @Miguel Dias

    "preenchido digitalmente" significa "em forma digital" (01001001), e não é a mesma coisa que "digitado" ou "datilografado". Rsrsrs

    Pode ser escrito à mão com esferográfica letra de forma, que é o mais simples, e sem firulas. O formulário foi feito pra isso.

    Pode datilografar se quiser, mas alinhar a escrita não é trivial nem grátis. A Adobe tem uma versão paga do Acrobat que permite editar PDF diretamente (pode usar grátis por 7 dias, se aceitar vender sua alma. Para sua segurança, não use outras coisas que não sabe a origem, ou que dependam de estar conectado online para preencher, em um site desconhecido. Você está escrevendo ali todos os seus dados pessoais, nomes, endereço, documentos, etc.

    Leia e depois clique em Compre agora: https://www.adobe.com/br/acrobat/online/pdf-editor.html

    Ou use a boa e velha caneta esferográfica.

  • @gandalf, obrigada! Foi um bom ano sim e que 2022 seja ainda mais iluminado e com muita saúde para todos nós! O processo do meu irmão mais novo e dos meus dois primos também deram certo!

    Agora vou para a próxima etapa, Transcrever o Casamento...

  • Obrigado :) @Leticialele @gandalf

    Vou preencher à mão por via das dúvidas. :P

  • editado January 2022

    @Miguel Dias

    É engraçado que a sua pergunta foi direcionada para uma resposta: Posso preencher no computador? Sim ou Não.

    A resposta é SIM. Mas eu achei que não valia a pena você se desgastar com isso, muito menos "vender sua alma". :-)

    Tem esse aqui que é a versão mais antiga, o visual da propaganda é diferente: https://www.adobe.com/products/acrobat-pro-cc.html

    Aqui um tutorial completo: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/260500/#Comment_260500

    Mas eu não usaria os formulários editáveis em Word. Podem ter macros embutidas.

    aqui também: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/20002/preenchimento-do-formulario-1c-digital-ou-a-mao/p1

  • Bom dia.

    Semana passada abriu 3 dias na agenda do Consulado de Portugal - SP, aproveitei é claro, e agendei para o dia 12.

    Porém o processo do meu filho foi aprovado dia 20/12, mas ainda não fizeram o registro (acompanhamento pelo site). Será que dará tempo ou melhor esperar a agenda abrir novamente e reagendar?

    Obrigada.

  • editado January 2022

    @Deneise

    Eu não gosto de opinar sem ver os dados na planilha, comparativamente.

    Numa olhada rápida, deve demorar mais 2 semanas. Acabaram de concluir parcialmente dias 09-10/12.

    Pode ser que finalize o assento entre dia 12 e 14, mas é mais provável que seja no final da semana seguinte 20-21/01. Ainda tem gente que deu entrada em Junho e que esta aguardando. Os processos de Julho como o dele devem seguir recebendo assentos até bem no final de Janeiro.

    Otimismo exagerado não funciona bem nessas coisas. Seria muita sorte se der tudo certo.

  • Bom dia, meu processo como filha de português caiu em exigência e estão pedindo novo documento de identidade que não tenha meu nome abreviado. Minha duvida: passaporte serve como comprovação da identidade? Grata pela resposta.

  • @Deneise...

    Tem um processo do neto de uma prima...(Atribuição de menor de idade)...Cujos documentos deram entrada no ACP no dia 07/09/2021...E também foi aprovado em meados de Dezembro...

    Amanhã completa o prazo de 4 meses da chegada dos documentos na Conservatória...(Não sei a data da numeração)...

    Tenho um palpite de que esses processos devem ter o Registo criado em breve...Mas em se tratando de Conservatória do Registo Civil é impossível ter certeza de alguma coisa...Rssss...

    Recomendo que acompanhe de perto consultando a página diariamente...

    No seu lugar...Se não houvesse novidades até amanhã...Eu procuraria remarcar para mais adiante...Especialmente se vocês não tem urgência para obtenção dos documentos...

    É que essa sua vaga poderá ser disponibilizada para outro usuário já na próxima segunda-feira...

    Boa sorte...

  • @gandalf @Nilton Hessel obrigada por responderem.

    Vou esperar até amanhã, é melhor. Se não houver nenhuma mudança melhor reagendar.

    Olhei a agenda no consulado e não tem data aberta, portanto é preciso aguardar.

    Se der certo aviso aqui e atualizo a planilha. Muito agradecida! :)

  • editado January 2022

    @Andreapacheco

    SIM, se tiver a filiação serviria. Mas o número do documento de identidade foi mandado no formulário. Não pode simplesmente mandar uma cópia do novo documento.

    Teria mandar um requerimento assinado e reconhecido por autenticidade, pedindo que o passaporte fosse incluído como documento de identidade no processo para satisfazer a exigência. O requerimento se torna um documento formal que pode ser anexado ao processo. Nada complicado, 2 ou 3 linhas.


    Arquivo Central do Porto

    Rua Visconde de Setúbal, 328

    4200-498 - Porto

    Assunto: Processo 123456/2021 de Fulano Pacheco - Cumprimento da exigência


    Exma. Sra. Conservadora [veja o nome na carta de exigência],

    Eu, Fulano Pacheco, brasileiro, RG XXXX, CPF ZZZZ, Passaporte YYYY, venho requerer a Vossa Excelência a inclusão de meu passaporte como documento de identidade em meu Processo pelo Artigo 1º item C, da Lei de Nacionalidade, Número 123456/2021, em atendimento à exigência, conforme a cópia da carta em anexo.

    Nestes Termos,

    Pede e espera deferimento

    data, assina, e reconhece por autenticidade

  • @gandalf Uso este editor gratuito de PDF, acho que funciona muito bem: https://www.sejda.com/pt/pdf-editor

  • editado January 2022

    @Carq como o @gandalf falou, o melhor é não usar um editor online. Esse que você citou me pareceu que é online.

    Atualização: acabei de ver que tem uma versão off line, porém é paga!

  • @AndreAAlmeida

    "O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português."


    Aprovado, falta só a bolinha 7 agora.


    Que felicidade rs

  • @gustavoalmeida_ parabéns!!!!!!! Aqui ainda estou na bolinha 4, espero que logo mude!

  • Boa tarde, pessoal.

    Os processos do meu irmão e o meu chegaram na acp dia 27/12. Até o momento não recebi a senha.

    Levando-se em consideração a planilha, um processo de menor chegou nesse mesmo dia e já recebeu a senha. Os meus são de maiores. Isso é normal?

    Obg.

  • muito obrigada,@gandalf .

    Farei isso pois esta dificil agenda para conseguir o novo documento de identidade.

    Abc

  • @Matheushen , olhe também na sua caixa de spam.

  • @Deneise...Estive no Consulado agorapela manhã...Recebi e-mail deles ontem informando o seguinte...:

    "...Passaporte recebido neste consulado. Compareça ao posto de SEGUNDA A SEXTA (exceto feriados) sem agendamento, das 8h as 12h e das 14h as 16:30h. Passaporte será entregue em mãos diretamente na portaria..."

    O movimento por lá estava bem tranquilo...

    Assim como você...Muitas pessoas acabam agendando a visita antes do processo ter sido concluído...Isso é bem comum mesmo...

    É também por esse motivo que é comum abrirem novas vagas toda semana no site do Consulado...São as pessoas em situação idêntica à sua que acabam tendo que fazer uma remarcação por conta do Registo de Nascimento Português não ter saído em tempo de usar o agendamento já feito...

    Aparentemente as novas vagas são disponibilizadas a cada segunda feira bem cedo...

    Comigo foi assim...acessei o site por volta de 6:40h de uma segunda feira...Só tinha vaga para 2035...(Brincadeira)...Mas a principio não aparecem vagas em datas próximas...Até desanima...

    Você precisa ficar saindo do site e entrando novamente até que...Como num passe de mágica as novas vagas aparecem...Aí é só ser "Rápido no teclado" e agendar...

    No dia que eu entrei...Logo depois das 7:00h abriram vagas para 4 dias bem próximos...Com diferentes...(VÁRIOS)... Horários disponíveis para cada um desses 4 dias...Nem parece que se trata apenas de desistências...Mas é melhor não tentar decifrar o modo como Consulados e Conservatórias trabalham...O melhor é buscar referências aqui no Fórum com gente que fez na prática...Recentemente...E seguir o fluxo...Rsss...

    ***Em tempo...Agendei para retirar o passaporte no Consulado porque a DHL acha que meu endereço fica em Júpiter...Então não seria possível solicitar com urgência com entrega em minha morada...

    Sorte...

    PS...Retirei o CC no dia 16/12...Mesmo dia em que fiz a foto para o passaporte retirado hoje...

    Uma coisa que me desanimou foi que eu jurava de pé junto que...Assim como o CC...O meu novo PEP viria com dez anos de validade...Veio com 5...

  • @Nilton Hessel mas, salvo engano, passaporte português são 5 anos mesmo, o nosso que agora (2016) está com 10 anos.

  • Pois é @Destefano ...Por alguma razão eu acreditava que além do CC com validade dilatada...(Meu primeiro CC que solicitei em Lisboa / 2016 tinha validade de só 5 Anos...)... O novo PEP também viria com essa validade de dez anos...A exemplo do novo CC e do nosso passaporte BR...

    Mas tá bom assim mesmo...Em 2026 eu faço outro...Rsss

    : )

  • @Nilton Hessel entendi.

    Realmente as datas aparecem num passe de mágica! rsrsrsrsrs Agora mesmo havia data para 4 dias em Setembro.

    Vou "fiscalizar" o site a todo momento, pois como trabalho no note, posso ficar de olho. Se nada acontecer até segunda próxima, cancelo o agendamento.

    Obrigada por informar o andamento no consulado!

  • @Nilton Hessel depois de uma determinada idade, não sei qual agora, o CC é vitalício. O Passaporte, creio eu, até por uma questão de segurança é de 5 anos.

  • Olá pessoal. Gostaria de tirar uma dúvida, por favor.

    O processo de meu pai está com previsão para término em 19/01, eu já posso fazer o pagamento dos 175€ e ir reconhecer a firma por autenticidade por agora? Ou preciso esperar finalizar totalmente?

  • @andrepernet você pode começar a organizar os documentos, a taxa deixe para pagar quando sair o assento.

    Eu fiz isso...

  • editado January 2022

    @andrepernet

    O seu pai já tem o Despacho de aprovação. Pode fazer o pagamento e preparar tudo, faltando só o assento.

    @Miguel Dias Mais uma vantagem de preencher o form-1C com letra de forma: Pode deixar o campo em branco, fazer o reconhecimento da assinatura por autenticidade, e completar depois só o dado que falta, enfiar no envelope da DHL mandar, e ir comemorar. Hehehe

  • @Andreapacheco

    Mesmo tendo tido uma exigência, você devia colocar seus dados na planilha. É ajudada, e ajuda a outros.

    Se informar aqui o N.Processo (890xx/2021), a data de recepção (pelo rastreio DHL, ou outra modalidade), a data que recebeu o e-mail com a senha, a modalidade de pagamento (nubank, crédito, débito, dinheiro, grátis), e a data da exigência, alguém põe na planilha pra você.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.