Atribuição de Nacionalidade para Netos - Lei 37/81 (atualizada 2020/22) - Processos e Acompanhamento

1446447449451452648

Comentários

  • @gandalf eu nem lembrava que tinha sido dia 19/07, rs.

    Vc sabe o prazo médio que está levando para sair da bolinha 1?

  • @tete2022

    O normal é eles mandarem pelo correio, e demora 3-4 semanas. Muitos se extraviam, e eu nunca recebi o meu.

    Pedi pelo CivilOnline por €10. Recebe o link por e-mail em 24h úteis. Se pedir até as 10 da manhã, em geral recebe no mesmo dia. (hoje é feriado)

    https://www.civilonline.mj.pt/CivilOnline/secure/cert/CertidaoController?action=semCDO

  • @alexvizoso

    Não acompanho muito os estados intermediários, e os relatos variam muito. Depende muito da percepção da pessoa, e de quão frequentemente cada um verifica o site.

    O que importa é quando será aprovado. Esse é o momento de decisão. Para o seu pai, será Agosto/2023. (sem prioridade por idade)

    No resto do tempo, o processo está parado em alguma fila esperando a vez. Mas se quiser, terá que procurar nos posts alguém que tenha relatado as etapas intermediárias, e filtrar se teve exigência ou prioridade, quanto tempo levou na fila até receber a senha, e coisas assim.

    Pela planilha, estão analisando atualmente processos que chegaram na CRCentrais até 15/12/2020. Seu pai chegou 19/07/21, portanto deve demorar ainda uns 6-7 meses para ver alguma mudança. Eu diria janeiro ou fevereiro. A planilha está ali para você tirar suas próprias conclusões. Aprenda a extrair coisas dela.

  • @Leticialele , @gandalf ,

    Bom dia!

    saberiam informar se alguem que ja tem cidadania, mas ainda nao tem CC ou PEP pode entrar em portugal como turista brasileiro? E alguem que ja tem CC e PEP mas estao vencidos?

    Obrigada!

  • Boa tarde,

    Há algums anos comecei a cidadania da minha avó e parei após a transcrição do casamento.


    O nome da mãe(portuguesa) dela é Maria Ferreira Dias, mas na certidão de casamento consta Maria Ferreira Faria. O Pai era brasileiro.


    Passados alguns anos, vejo que posso pedir a nacionalidade para minha mãe, neta da Maria.


    É necessário fazer a mudança do sobrenome da portuguesa?

  • Boa tarde a todos,

    Estou fazendo a atribuição de Neto da minha prima também e ela participou de um projeto do Governo de intercambio de professores em Timor-Leste, foram 3 anos (2007 até 2010). 

    No formulário D1 tem o item sobre informar se a pessoa morou em outro pais, minha pergunta é se devo informar isso e quais as implicações. Por exemplo, percebi que é quase impossível conseguir os antecedentes criminais naquele pais se cair em exigência.

    O que me aconselham ? ?  

  • Pessoal, boa tarde.


    Quem deu entrada em novembro de 2020 alguma movimentação no processo?

    Sei que a previsão está na planilha. Apenas uma troca de informação para minimizar a ansiedade.

  • @MTurques , não tem que mudar nada!

    Tem que mandar a certidão de nascimento da avó, com o casamento averbado! E lá aparecerá o nome após o casamento.

  • @gandalf Boa tarde!

    Mandei o processo por DHL direto para a CRCentrais, não usei nenhum intermediário e fiz segundo suas indicações e da @Leticialele

    Mandei no dia 27/09/21 e chegou dia 30/09/21 pelo rastreio. Em Janeiro liguei para lá e a conservadora falou para ligar em fevereiro pq eles estavam numerando processos entregues antes do meu, liguei em Fevereiro e eles falaram para ligar em Abril (foi janeiro ou fevereiro que me deram o numero do processo mas não me deram a chave de acesso pq não estava pronto - ou algo do tipo, pq não me lembro o termo certo que ela usou ). Abril não consegui contato com eles e dia 02 de maio mandei um e-mail solicitando a chave de acesso do pedido de nacionalidade e no dia seguinte me responderam.

    Sei que em Fevereiro já tinha o numero do processo mas a chave de acesso surgiu entre Abril e Maio

    Nº do processo 107**/22

    Idade: 56

    Depois me passa por favor o link da planilha para eu poder salvar aqui e acompanhar

  • editado August 2022

    Pessoal boa tarde, meu primeiro processo da 3 geração de minha família, a mãe que era filha de português, falecida, vou fazer de seu filho (neto de português) podem me confirmar a relação de documentos se estou certa? agradeço desde já

    1- assento do vô português

    2- se o português foi declarante de nascimento da filha, não precisa da transcrição de casamento, ( se não foi precisa)

    3- Certidão de casamento do Português de inteiro teor (digitada) apostilada ( não precisa ser reprográfica)

    4- Certidão de Nascimento do filho (a) do português em inteiro teor reprográfica apostilada

    5- Certidão de casamento do filho(a) do português , inteiro teor digitada, apostilada (isso se houve mudança de nome com o casamento)

    6- Certidão de nascimento do neto do português , por cópia reprográfica do livro apostilada

    7- certificado de antecedentes criminais impresso pelo site da PF com um print -screen da certificação

    após o pagamento ,preencher o formulário 1D enviado por email e reconhecer firma por autenticidade da assinatura do neto


    Tenho também uma grande dúvida, esse meu primo(neto) com mãe filha de português ambos falecidos. A mãe não foi a declarante do nascimento dele(neto) e sim o pai (brasileiro) haverá algum problema? pois como ela já é falecida não tem atribuição e não posso fazer a transcrição de casamento dela, como fica a comprovação do neto? , só através de sua certidão de nascimento? não sei se fui clara, ainda ando com meu raciocínio um pouco lento, @gandalf help...pfv ...muito obrigado a todos pela compreensão e ajuda.

  • @VANIAVIEIRA , não precisa mandar a certidão de casamento do português nem a certidão de casamento do filho do português.

    O restante da documentação está correto.

    Quanto à transcrição do casamento da filha da portuguesa, não tem como fazer. Ela nasceu e faleceu brasileira e apenas servirá de elo entre o avô e o neto.

  • @Leticialele muito agradecida , pela resposta beijinhos

  • Boa noite,

    @gandalf e @ArielMacedo, qual o e-mail da CRC-Lisboa, que posso encaminhar pedido de informações sobre a abertura (número de processo e senha) de documentação encaminhada em janeiro de 2022, uma vez que ainda não obtive sucesso ligando pelo Skype para aquele órgão.

  • @antonio18 , mande um email para rcentrais.admin@irn.mj.pt dando nome completo, filiação, data de nascimento, Conservatória em que se encontra o processo e data da chegada do processo. Peça o número e a chave de acompanhamento pelo site da nacionalidade.

  • @texaslady

    Se é cidadão tem o assento, com ele entra pela fila de cidadãos em PT, se o vôo é sem escalas.

    Sua pergunta se traduz em "viajar a Portugal somente com o assento". Está amplamente discutido nas 7 páginas desse tópico. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/18020/viajar-a-portugal-somente-com-assento-de-nascimento/p7

    Mas na UE faz imigração no primeiro país. Portanto se o vôo fizer escala em outro país, entrará como turista, com regras de turista.

    Se a primeira parada for em PT, entra como cidadão. Se perguntarem diga que vai fazer os documentos em PT.

  • editado August 2022

    @ArielMacedo

    Agora sim, faz sentido. Faltava vc informar o NºProcesso e a idade.

    Seu NºProcesso (quando começa a existir) indica que foi numerado em 25/01/22, e isso é confirmado pelo seu relato.

    O atraso foi apenas para lançarem os dados no site de consulta online, e isso atrasou sua senha. Mas quem manda é a numeração e já existia.

    A numeração marca o início. Em 99.5% dos casos, ela é acompanhada do e-mail. Atrasar a senha não afetará o andamento de seu processo. Seu processo agora figura de forma consistente com os outros enviados em data próxima, e que receberam a senha normalmente.

    A atendente deve ter dito: "o processo foi recebido dia xx/xx/22, foi numerado 107xx/22; ainda não foi registado, e por isso ainda não tem chave de acesso".

    Como eu disse antes, as datas só são incertas se você deixar que sejam. Rsrs

    Suas datas são:

    Proc 107xx/22; Enviado por DHL 27/09/21; recebido 30/09/21; numerado 25/01/22; senha pedida e recebida por e-mail em 03/05/22; Idade 56;

    Previsão de Aprovação (6-verde) cerca de 18/10/23;

    -=-=-

    A Leticialele já lhe passou, mas pode clicar aqui no link da planilha, e sua entrada por enquanto está na linha 83.

    Para alterar dados precisa se logar no Gmail ou no botão azul da planilha, ou no Gmail em outro TAB do mesmo browser.

  • editado August 2022

    @VANIAVIEIRA

    Vou repetir o que a Leticialele já disse, mas tem alguns pequenos detalhes pra vc conferir. O neto é maior de idade, correto?

    0- Está faltando a cópia autenticada e apostilada do RG ou Passaporte, válido, menos de 10 anos de emissão, com filiação.

    1- assento do vô português - Xerox simples se nasceu após 1911 e está informatizado; Original do AD se for certidão de batismo.

    2- se o português foi declarante de nascimento da filha antes de 1 ano de idade, e somente um dos pais for português, não precisa da transcrição de casamento. Se ambos os avós são portugueses, a transcrição é obrigatória.

    3- Certidão de casamento do Português de inteiro teor (digitada) apostilada - não precisa se o apelido da filha segue igual ao do português

    4- Certidão de Nascimento da filha do português em inteiro teor reprográfica apostilada - de preferência digitada; pode usar reprográfica se estiver legível

    5- Certidão de casamento do filho(a) do português , inteiro teor digitada, apostilada (isso se houve mudança de nome com o casamento)

    6- Certidão de nascimento do neto do português , por cópia reprográfica do livro apostilada - SIM

    7- certificado de antecedentes criminais impresso pelo site da PF com um print -screen da certificação [no verso da folha] - Faça na última semana, quando estiver pronta para mandar, porque vale apenas por 90 dias.

    após o pagamento da taxa, preencher o formulário 1D recebido por email, o neto assina no cartório diante do tabelião, e reconhece firma por autenticidade da assinatura do neto

    A mãe não foi a declarante do nascimento dele (neto), foi o pai, algum problema? Nenhum problema. Como a Leticialele disse, ela é brasileira e segue as leis brasileiras. O único requisito é o neto ter sido registrado antes dos 18 anos de idade. Não importa quem foi o declarante.

    como fica a comprovação do neto? , só através de sua certidão de nascimento? - O neto registado na menoridade, tem o nome de ambos os pais e os avós, sendo pelo menos um deles português. A mãe dele registada na menoridade, tem o nome dos pais dela e faz o elo de ligação entre o avô português e o neto. Comprovando assim o registo da filha e do neto na menoridade, e os nomes da avoenga.

    não sei se fui clara - Sim, clara como o dia. Rsrs

  • @antonio18

    Como já tem bem mais de 5 meses, tente em rcentrais.admin@irn.mj.pt

  • Bom Dia.

    Obrigado @Leticialele e @gandalf pela gentileza.

  • @daniteixeira_07 bom dia . O meu processo é de Out/20 e ainda não houve alterações. Acredito que a data indicada pela planilha é muito consistente principalmente considerando as férias de verão neste momento. Quando houver alguma alteração , atualizarei no grupo poia sei que há um número importante de pessoas que estão nos meses subsequentes de Nov/20 e Dez/20. Abs

  • Olá pessoal,

    Estamos levantando a documentação para iniciar o processo de cidadania de neta de portugueses (vô e vó).

    Como não encontramos o registro de batismo do avô, estamos fazendo pela vó portuguesa. Porém, estamos com uma inconsistência na indicação da idade na certidão de casamento deles, onde dizem ter 21 anos quando na verdade teriam 17 anos.

    1- Registro de batismo da avó portuguesa (nascimento em 27/12/1895);

    2- Certidão de casamento no Brasil (13/05/1913);

    3 - Certidão de óbito da avó portuguesa, falecida no Brasil em 24/05/1987 (indicando 91 anos)

    Estavamos pensando em não enviar a certidão de casamento, o que acham? Acham que eles irão solicitar?

    Obs: Mesmo depois de casada, no registro de nascimento do filho no Brasil e da neta permanece com o nome de solteira. Porém na certidão de óbito está com o sobrenome do marido.

  • @gandalf boa tarde. Tudo bem?

    algumas dúvidas sobre a planilha.

    1) existe a coluna com a data de chegada e a do número do processo. Vi que existem várias datas de 2021 mas com o número do processo /22. Isso quer dizer que eles só começaram a contar em 2022? Quando comparar com os antigos devo mirar na data ou no número do processo?

    2) o processo da minha avó sumiu de lá não sei pq.

  • editado August 2022

    @AHM

    Vou olhar pra você.

    Ali nada some pra sempre. Sempre se acha o que ocorreu. Geralmente alguém apaga por engano, ou escreve por cima.

    Qual era o NºProcesso e a data-Recepção?

    Sim, porque a numeração do processo está demorando 4-5 meses. Então o processo chega num ano, fica lá esperando, e só vai receber o número no ano seguinte.

    Já processos que são entregues pessoalmente (a maioria de advogados), eles conferem e numeram no balcão na hora da entrega. Se o próprio requerente entregar também numera na hora.

    A planilha não foi concebida para um atraso tão grande na numeração. O problema é que pessoas inventam Fake NºProcesso, Fake Datas pra anotar na planilha, e depois acham que é só ir lá e trocar pela certa. O advogado fala que entregou, e entrega semanas/meses depois.

    Não são confiáveis como chave de ordenação. Esse problema tem sido maior para netos, que só tramitam na CRCentrais.

  • @gandalf

    a data de entrada foi 29/12/2021 com número 140xxx/21.

    se um processo tiver data anterior a 29/12/21 mas número de processo /22 isso quer dizer que está atrás do dela?

  • @gandalf

    Complementando a minha dúvida em relação a planilha. Dei uma boa olhada lá, mirando no caso dos idosos. Percebi que os últimos finalizados são casos de junho com senha recebida em julho. Mas depois entramos em um gap onde os casos de julho e agosto só recebem senha em outubro. E mais interessante, os casos de setembro em diante acho que todos, só receberam senha em 2022 e logo os números dos processos ficam atrás do da minha avó dado que terminam em /22.

    isso quer dizer que o processo dela está à frente destes aí que terminam com /22?

    se for isso, vou ficar um tempo mesmo sem ver a planilha andar e só lá pra novembro vai ter alguma novidade desses processos que receberam senhas em outubro e depois quase que só o dela mesmo. Sera?

  • @AHM

    Boa tarde amigo, espero poder sanar sua duvida, o que vale é a numeração, o que acontece é que algumas pessoas só tem acesso ao rastreio online muito tempo após.

    Porém ex, meu avó processo nov/2021 mas só tive acesso a consulta online em março de 2022 (qnd advogada mandou a senha)

    Mas foi numerado em nov/21, creio que logo logo consigo dar novidades lá pra dez/22 ja q ele +80 anos :D

  • Olá @imarlonjr

    obrigado pela resposta. Vi aqui seu processo na planilha realmente será bem importante pra mim acompanhar pois é menos de 50 dias antes do da minha avó. Então se vc der uma olhada, veja que alguns processos de idosos de outubro estão com /22 no número; isso quer dizer que eles estão atrás dos nossos certo?

    e por favor qq andamento do seu, avise no fórum, pois é um que estarei de olho rsrsrs.

  • editado August 2022

    @AHM

    Ele não desapareceu. Ele foi movido para o final da planilha, porque havia uma anotação minha de que o processo de 80 anos de idade não podia estar como grátis. E ele estava como chegando lá 26/12/21 que foi final de semana.

    Grátis é só para menores de 18. Estava Dinh, e foi trocado. Dinh é a única maneira de receber a senha pessoalmente na entrega.

    Seu relato: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/272838/#Comment_272838

    Está na linha 502. Não pode dizer que não lhe dei tempo para verificar e corrigir os problemas.

    10 de janeiro, 01:49 - Adicionado: "140xxx/21" (NºProc)

    10 de janeiro, 01:49 - Adicionado: "29/12/21" (Senha); 16 de abril, 20:51 - Excluído e Adicionado: "26/12/21"

    11 de janeiro, 18:20 - Substituído: "Dinh" por "Grátis" ???

    10 de janeiro, 01:49 - Adicionado: "AHM"

    10 de janeiro, 01:50 - Substituído: "AHM" por "AHM (mãe)"

    11 de janeiro, 01:12 - Substituído: "AHM (mãe)" por "AHM (avó)"

    2 de fevereiro, 05:19 - Substituído: "AHM (avó)" por "AHM (avó) (veja obs)" (por Gandalf)

    Tendo entrado entre o natal e o ano novo, pessoalmente, com Advogado, tudo soava muito suspeito, embora de fato, o processo 140xxx/21 fosse de fato a numeração nesse dia. Ter movido para o final da planilha era para acordar para os problemas e ter confirmação.

    Conserte os dados, apague os comentários em azul, e ele volta pro lugar.

  • @gandalf nao foi grátis rsrsrs.

    mas não sei como foi pago não, o advogado que pagou e não me avisou o meio.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.