Atribuição de Nacionalidade para Netos - Lei 37/81 (atualizada 2020/22) - Processos e Acompanhamento

1448449451453454656

Comentários

  • Olá, boa tarde! É normal que meu processo(numeração) de neto tenha o formato XXXX/2022, apenas 4 números...


    Agradecido.

  • @Fabio19 boa tarde,sim meu amigo, signfica que seu processo foi dos primeiros a ser numerado em 2022

    • Olá, pessoal! Podem me tirar uma dúvida, por gentileza? Para tirar a cidadania como neta, no caso da mãe, filha do português, já ter tirado a cidadania também, qual certidão dela deve a ser enviada, a brasileira ou a portuguesa?


  • editado August 2022

    @Fabio19

    É raro, mas acontece. Sempre tem alguém que será o Nº1. E pode ser que seja brasileiro(a). Rsrsrs

    Ter 4 dígitos significa que foi numerado entre os dias dia 03 a 07/jan/2022, entre os primeiros 9999. Só isso. Como esse... É uma relíquia ou não é?


  • editado August 2022

    @Bianca Freire

    Se a mãe tirou a cidadania também, ela é portuguesa desde o nascimento dela.

    Os filhos dela vão fazer a nacionalidade como filhos da portuguesa, art-1C, pelo ACP.

    Ela precisa fazer a transcrição do casamento dela, porque dificilmente ela (a portuguesa) terá sido a declarante da filha Bianca antes de 1 ano.

    A certidão da mãe portuguesa é o assento de nascimento, que recebeu por e-mail, pelo correio, ou vai pedir um pelo CivilOnline em 24h úteis.

    Perguntas serão aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/300068/#Comment_300068

  • @Bianca Freire , se a mãe já tem a cidadania portuguesa, a filha agora é filha de portuguesa!!

    Não vai fazer a cidadania como neta, vai fazer como filha, pelo art 1C

    Deverá, antes, transcrever o casamento da mãe.

  • @gandalf e @Leticialele

    No caso, minha prima quer fazer como neta pra não ter gastar a mais com o processo de transcrição de casamento da mãe... Não é possível dessa forma ela fazer pelo avô direto?

  • @Bianca Freire

    Possível é - se ela não tiver pressa.

    Como neta, o processo só tramita na CRCentrais em Lisboa. Vai levar uns 3 anos.

    Processos de filhos podem tramitar em vários lugares. Se fizer na ACP Porto, como recomendado acima, cada processo leva uns 6 meses.

    Como pode ver, fazer 2 processos como filho leva a metade (ou menos) do tempo que fazer um como neta.

  • editado August 2022

    @Bianca Freire

    Essa é uma economia que pode ser um tiro no pé. Não sei qual a idade dela, mas como dizem os americanos, tempo é dinheiro.

    Suponhamos que ela queira estudar, com a cidadania ela estuda praticamente de graça em PT e vários lugares na Europa.

    Suponhamos que ela mude de ideia daqui a 1 ano, e diga: Nossa, eu tenho essa oportunidade de ir trabalhar em PT, ou FR, ou DE. Ela paga essa despesa na primeira semana de trabalho lá.

    Suponhamos que ela se case, e o marido tenha uma oportunidade de trabalhar na Europa?

    Muita coisa pode acontecer nesse tempo (2+ anos extra, se fizer como neta). Uma vez iniciado, não tem como mudar de ideia. Irá até o fim na modalidade escolhida. Se mudar, perderá todo o dinheiro, tempo. e esforço, e recomeça do zero. Ninguém muda.

    Quanto custa todo esse risco? €350 (entre taxas e documentos)? Ter opções disponíveis não tem preço. Perdeu o emprego aqui? Muda pra lá. Perdeu lá, muda pra outro país, e ganha uma promoção. Ficar sem opção, amargando ter desperdiçado a oportunidade é terrível.

    Melhor ter a cidadania mais cedo e não usar, do que não ter e não poder usar.

    Se o filho(a) do português já faleceu, aí não há outra maneira, senão fazer pulando uma geração. Fora isso, 99,5% das vezes não é vantagem

  • @Bianca Freire , concordo com o @gandalf !

    Para economizar 120 euros (menos de mil reais), é uma decisão precipitada e desastrada, na minha opinião.

  • @Leticialele

    Vc tem razão. Eu tinha entendido que ela não queria gastar com a nacionalidade da mãe, mas na verdade é só a transcrição €120.

  • editado August 2022

    Aviso aos Mineiros:

    Dia 25 vai abrir no Consulado de Belo Horizonte o agendamento para os próximos 3 meses.

    Se pensa que vai concluir o processo em breve, o agendamento deve ser feito agora!

    Para transcrição de casamento, estando agendado, você entra com os documentos, faz a transcrição, e sai com o assento no mesmo dia.


  • @gandalf e t@Leticialele

    Já expliquei tudo isso, mas ela diz que não tem pressa e que prefere assim... Então, neste caso, ela deve enviar a certidão brasileira ou portuguesa da mãe no processo de neta?


    Muito obrigada pela atenção r ajuda de todos vocês!

  • @gandalf Obrigado pelo esclarecimento! rs

  • @Bianca Freire , tudo bem?

    Se mandar a certidão portuguesa, vão exigir a transcrição do casamento.

    Se mandar a certidão brasileira, precisa torcer para que as informações não sejam cruzadas no sistema, descobrindo que a mãe dela é portuguesa. Neste caso será exigida a transcrição do casamento.

    Reiterando o que os outros acima já lhe disseram, não há razão por ela optar pelo processo 1D (netos).

  • Bom dia @gandalf

    Com o recesso e a possível greve eu fiquei pensando se a planilha de netos se ajusta a estes contratempos, fazendo um acerto das previsões conforme os novos dados vão sendo inseridos.


    Obrigado

  • @Bianca Freire

    Para fazer como neta, pulando uma geração, ela teria que ter pedido enquanto a mãe ainda era brasileira.

    Nesse momento a mãe já é portuguesa, e se ela tentar fazer o processo como neta, independente de como mandar a certidão, eles verão que a mãe é portuguesa, não deixarão pular uma geração.

    É quase certo de que haverá uma exigência para ele trocar o form-1D por form-1C e fazer a transcrição.

    Se ela ainda assim quiser fazer como neta, deve mandar o assento português da mãe, junto com um requerimento ao conservador dizendo que ainda que a mãe é portuguesa, deseja fazer o processo como neta, pelo artigo-1D, conforme a documentação anexa. Deixe isso explícito, vai soar muito estranho, mas não tente ocultar o fato. Ao contrário, torne-o explícito, e peça a anuência do Conservador.

    Isso não vai eximir a mãe de fazer a transcrição do casamento dela, porque cedo ou tarde ela vai tropeçar noutro problema.

    Eu já entendi que ela não quer fazer a transcrição porque a mãe provavelmente se divorciou, e não quer usar o nome de casada. E o conservador vai entender da mesma forma. Mas se ela se casar novamente, terá que transcrever. Ela não pode ocultar o fato.

    -=-=-

    está no Código Civil: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/290204/#Comment_290204

    artigo 1669.º, do Código Civil: “O casamento cujo registo é obrigatório não pode ser invocado, seja pelos cônjuges ou seus herdeiros, seja por terceiro, enquanto não for lavrado o respetivo assento, sem prejuízo das excepções previstas neste código.

    O que ela acha que vai acontecer quando forem analisar o processo de netos daqui a 3 anos, e perceberem que a mãe é portuguesa? A lei diz que a transcrição é obrigatória, em 3 artigos distintos (só citei um deles). Vão exigir que ela faça a transcrição antes da nacionalidade. Terá esperado 3 anos por nada.

    "Porque em causa estão ou podem estar não só interesses das partes, mas sobretudo interesses de terceiros que urge salvaguardar; Porque, atento ao princípio da certeza registral, o registo tem de traduzir toda a verdade dos factos registráveis; Porque em causa está uma cidadã portuguesa que não pode ser alheia às obrigações do registo da lei portuguesa, quanto aos atos da sua vida passada; e,

    Ainda, porque o conservador, vinculado que está ao princípio da legalidade, é o seu executor e como tal não pode alhear-se dos imperativos legais que regem a matéria, afigura-se-nos, salvo melhor opinião, que in casu, deve ser solicitada a transcrição dos casamentos, que constam averbados ao assento de nascimento da Requerente."

  • @gandalf

    Boa tarde ! Notei que a planilha está sem movimentação a mais de uma semana! Estacionou. Alguma previsão de quando voltará ao normal?


    Obrigada

  • @RoseMoraes

    Acontece algumas vezes, e com a greve e o volume de atendimentos, está um pouco mais difícil.

    Mas têm que apresentar resultados, e tradicionalmente na última semana fazem um esforço concentrado e aprovam muitos processos, para ficar bem nas estatísticas de produtividade. Talvez aconteça assim, mesmo com a greve.

    Já o assento, esse anda mesmo raro há meses. Até estão aprovando, mas o assento é outra etapa. Levava 180 dias. Pulou para mais de 245 dias, segundo uns poucos que concluíram recentemente.

  • Boa tarde!

    @Leticialele

    Fiz o pagamento no IRN e recebi o formulário

    Último check list para enviar

    -Resgistro de batismo do português com casamento averbado, narrativa certificada.

    1)preciso enviar certidão que está averbada, para a questão de fixar o nome quando adulto, ou a averbação já serve? No registro de batismo só tem nome. Não tem apelido.

    2) posso mandar a impressão do arquivo digital do arquivo distrital ou tem que ser a que eles enviam em papel, vinda de portugal?

    -Certidão de nascimento reprográfica do filho, que está registrado só com o primeiro nome. Por causa disso preciso enviar certidão de casamento dele?

    -Certidão de nascimento reprográfica do neto, precisa enviar certidão de casamento?

    -Antecedentes


    Obrigado

  • Caros @antoniocesarpires ,@SABarreira ,@raphafcruz e demais colegas, consultei agora o site de acompanhamento e hoje o meu processo saiu da bolinha 1, agora está na 2, verde, com o texto: "O seu pedido está pronto para ser verificado"... Sei que ainda há um longo caminho pela frente mas, depois de tanto tempo, é um alento ver alguma movimentação.

    Processo recebido em Lisboa no dia 09/12/20.

  • @AlyssonCF , se o casamento está averbado à margem do assento de batismo, não precisa de nada para fixar o nome. Isso já deve estar explícito na averbação.

    Quanto ao assento de batismo, tem que enviar o original , em papel, com carimbo e assinatura, que vem do Arquivo Distrital.

    Pode mandar a certidão de casamento do filho para fixar o nome, mas, se todos os nomes estiverem corretos, Não tem necessidade.

    Não esqueça de validar, no verso, a certidão de antecedentes criminais. Os dois links estão na mesma página, o da emissão da certidão e o da validação.

  • @AlyssonCF

    1) O português, tem que mandar o original recebido do Arquivo em papel, assinado com tinta, e com carimbo em relevo. Não serve outra. É normal ter apenas o nome próprio (simples ou composto).

    Se na averbação de casamento do português constar com nome+apelido, isso deve ser suficiente.

    Se o apelido do português segue o apelido do pai, isso também é suficiente, e não precisa essa comprovação extra. Deveria informar aqui como ficaram os nomes e apelidos, antes e depois do casamento (caso tenham mudado).

    Se eles se casaram depois de 1911, provavelmente o assento de casamento está no CivilOnline, e pode ser pedido o assento de casamento por €10. Eu pediria, pq é barato, e recebe em 24h, mas é opcional.

    2) O filho do português precisa somente a certidão de nascimento, em inteiro teor, apostilada. Ele faz a ligação entre o avô e o neto. Apenas tem que ter sido registado na menoridade, e não ter divergências graves nos nomes dos pais e avós. Como o filho está registrado só com o primeiro nome (é incomum), a certidão reprográfica é a mais indicada, porque tem outros detalhes e talvez assinatura dos pais.

    3) O neto do português, como você disse, é a certidão de nascimento reprográfica (manuscrita) apostilada.

    A certidão de casamento em inteiro teor, do neto, caso ele tivesse mudado de nome no casamento (normalmente a mulher muda). Não precisaria apostilar. Mandar somente se o nome no RG do neto/neta não coincide com o nome na certidão de nascimento dele/dela.

    4) copia autenticada e apostilada do RG ou Passaporte do neto

    5) Pagamento da taxa pelo plataforma do IRN https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1D

    6) form-1D preenchido e levar para assinar diante do tabelião, para reconhecer a firma por autenticidade

    7) impressão do e-mail após o pagamento como recibo

    8) Antecedentes criminais do site da PF, autenticado no verso com Ctrl-P do certificado do mesmo site. Vale 90 dias, faça por último.

  • @MarcoAFSouza que boa notícia. Eu estava revendo o último post esses dias de alguém que passou para bolinha 2 dentro da planilha e tinha sido 08 de julho de um processo que foi recebido dia 02/12/20. Então aparentemente depois de 45 dias mais ou menos, vimos aqui no fórum um avanço da bolinha 2 indo para verde de um processo que foi recebido uma semana depois. Espero que com o fim das férias de agosto, seja possível ver os processos avançando para bolinha 2 verde com mais rapidez. Sabemos que não muda nada e esta longe do fim, porém ver qualquer avanço depois de 20 meses, nos dá um certo conforto. Dedos cruzados!!!

  • AlyssonCFAlyssonCF Member
    editado August 2022

    Boa noite!

    @gandalf @Leticialele

    Obrigado pelas explicações. Como faço para enviar as certidões no privado para vocês?

    Avô - Bernardino (batismo, só tem o nome da mãe Custódia Fernandes)

    Bernardino Fernandes (Casamento) com Maria Mattosinhos Duarte

    Filho - Benedicto(nascimento), resgistrado pelo pai poucos dias após o nascimento.

    Benedito Fernandes (casamento) com Maria Auxiliadora de Faria Fernandes

    Neto - Geraldo Fernandes (nascimento), no casamento manteve o mesmo nome. Consta nome do pai Benedito Fernandes e Maria.. E dos avós paternos Bernardino Fernandes e Maria Matosinhos Duarte

  • editado August 2022

    @MarcoAFSouza boa notícia mesmo! Aqui por enquanto nenhum avanço, mas espero que nosso "combo" de três processos seja movimentado em breve. Foram recebidos em 18/12/2020.

  • @MarcoAFSouza que boa notícia! Creio que a partir de agora nossos processos começarão a andar. Obrigado por informar.

    Por aqui, acabei de verificar, sigo na mesma. Ainda não mudou nada.

    Mas voltarei a acompanhar com mais frequência.

  • @AlyssonCF

    Como o apelido Fernandes permaneceu ao longo de toda a família, não precisará mandar nenhuma certidão de casamento adicional.

    O casamento do Bernardino e Custódia está averbado, e garante o direito do filho Benedito, e por consequência do neto Geraldo.

    Apenas confira na certidão do filho Benedito e do neto Geraldo se o registro foi feito antes de 18 anos, e se foi está tudo certo.

    Nem precisa mostrar as certidões.

    Das certidões é só:

    • A original de batismo do Bernardino, descritiva, recebida do AD em papel.
    • A certidão de nascimento inteiro teor apostilada do Benedicto. Pode ser a reprográfica, que parece ser uma boa opção no caso.
    • A certidão de nascimento reprográfica (manuscrita) apostilada do Geraldo
    • Junte os demais documentos de 4-8 listados acima.

    Faça um xerox de tudo o que vai no envelope, grampeie e guarde com voce. Pode mandar de preferência por DHL para

    Conservatória dos Registos Centrais | Rua Rodrigo da Fonseca, 200 | 1099-003 - Lisboa  (+351) 213 817 600 registos.centrais@irn.mj.pt

  • Bom dia!

    Obrigado @gandalf @Leticialele

    Só mais uma dúvida. Preenchi o formulário pelo computador, através do adobe. Tem problema mandar digitada ou tem que ser preenchido a mão?


    Obrigado

  • @AlyssonCF

    Tanto faz. Pode ser como preferir, desde que os dados estejam corretos. Uma esferográfica e letra de forma levaria 1/5 do tempo. :-)

    No final vão mesmo puxar os dados é dos documentos apresentados.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.