Judeus Sefarditas - Informações e processos

1115116118120121157

Comentários

  • @Thames obrigada! Fiz assim também, no aguardo do comprovativo deles (:

  • @ Gandalf

    A greve continua? Os funcionários públicos no seu próprio país podem obter a nacionalidade portuguesa?

  • Olá a todos!

    Alguém saberia me dizer quanto tempo mais ou menos demora para cair em exigência por falta do certificado da CIL? Em qual estágio (bolinha) isso ocorre?


    Acabo de submeter pessoalmente na ACP meu processo sem o certificado da CIL. Agora é torcer para não cair em exigência antes do certificado ficar pronto. Alguém sabe também o que podemos fazer caso isso ocorra?

  • @rafaelrm

    Já fez sua parte, agora é relaxar e aguardar. Não há nada que possa ser feito até ter o cert do CIL.

    Ninguém saberá essa informação, porque ninguém passou por ela ainda. Provavelmente nada sucederá durante 1 ano.

    Se ocorrer, e houver uma exigência precoce, apenas mande uma carta informando que o processo está em fase final no CIL, e que está providenciando o documento solicitado. Isso lhe dará pelo menos 6 meses de prazo extra. E se mandar outra a cada 6 meses, pode manter o processo aberto aguardando o documento indefinidamente, pelo tempo que for necessário.

    Relaxe. Consulte o estado do processo 1X por mês, e é só. Sem stress.

  • @Suudi

    O artigo que impede militares e certos cargos públicos não técnicos diz respeito a art-3 e art-2.

    Posso estar enganado, mas não creio que se aplicaria ao art-6.7.

    Mesmo no caso de cônjuges, é mais comum para militares de carreira. Em raríssimos casos afeta funcionários. Na vasta maioria, tem que ser um cargo por indicação direta da PR. Se a pessoa fez concurso público, certamente não se aplica.

    Quer discutir o seu caso específico?

  • Hi All! Where can I find this famous spreadsheet to input my information, and check progress? I do not see it anywhere... thanks!

  • @gandalf,

    Como nosso "expert", assim que receber o certificado CIL, é bom enviar para a Conservatória e pedir para anexar ou é melhor aguardar a exigencia ?

    Este envio deverá ser feito por correio ou pode ser por email..

    Grato

  • Ola Gandalf

    O trabalho do meu filho é inspecionar navios e portos. Engenheiro. (capitão) funcionário público.

  • Obrigado

  • @gandalf Você fica sabendo quando deciderem a se aprovação será automatica ou se o novo Minisro da Justiça pode decidir se quer aprovar ou não?

  • @MalloneBarros

    Geralmente alguém fica sabendo e relata aqui.

    Não creio que terá muito aviso a respeito da decisão. Já foi muito comunicarem que o MJ indicou uma pessoa para decidir sobre como devem ser tratados os processos sefarditas. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/291172/#Comment_291172

  • hsghsg Member

    Estou com todos os documentos para dar entrada no processo (inclusive certificado CIL). Pra onde devo mandar no atual cenário? Lisboa? Porto? Agradeço se puderem passar o endereço para envio via DHL também.

  • @hsg,

    Meu amigo, voce ja enviou docs para Lisboa e sabe que demora para entregar a senha (4 meses).

    Se for enviar do Brasil, a DHL esta demorando até 13 dias devido a greve da RFB, então sugiro correr..

    Endereço ARQUIVO CENTRAL DO PORTO

    RUA VISCONDE DE SETUBAL, 328

    4200-498 – PORTO – PORTUGAL

  • @marianacaraveo here's the spreadsheet where everyone can add and update their statuses, as well as check other people's statuses

    Aqui está a planilha onde todo mundo pode adicionar seus status, e também checar o status do processo de outras pessoas:

    https://docs.google.com/spreadsheets/d/1x18mIU5AC0eAF6xrVHFTXrxVEFfNPdz2xd-1R7NnxXM/edit?usp=sharing

  • Marselo Ramirez

    Esta é a lista publicada pelo Arquivo do Porto Central?

    Não recebi uma senha, a senha será processada aqui automaticamente?

  • @Suudi

    Essa planilha é do fórum, onde os membros compartilham os status de seus processos.

  • @hsg

    Eu pegaria um avião e entregaria pessoalmente nessa altura do campeonato.

  • hsghsg Member

    Uma pessoa que responde pelo email arquivocentral.porto@irn.mj.pt me disse que, pro Porto, agora o endereço é:

    ARQUIVO CENTRAL DO PORTO Rua do Cunha, nº 404 4200-270 PORTO

  • @hsg Boa tarde!

    Eles estão nesse novo endereço desde de quando? Pois minha documentação foi enviada para o endereço:  Rua do Visc. de Setúbal 328, 4200-498 Porto e recebida em 09/11/22. Agora eu fiquei muito preocupada....

  • @LailaRodrigues Não preocupe, a DHL entrega no local correto.

  • @Iralves muito obrigada!!!!

  • Bom dia!!! Gostaria de um esclarecimento quanto ao preenchimento do requerimento de nacionalidade no que diz respeito à descendência direta ou colatarel. Foi identificado no meu relatório genealógico que minha 14a. Avó nasceu aproximadamente em 1460 na Espanha e mudou-se para Portugal ainda adolescente. Se estabeleceu em Portugal e teve diversos filhos. Uma de suas netas foi acusada de judaísmo. Minha dúvida é a seguinte: a que devo fazer menção no requerimento de nacionalidade? A descendência direta por essa minha 14a. Avó, nascida na Espanha, que foi considerada cristã-nova, ou por descendência colateral dessa neta dela acusada de judaísmo.


    Agradeço se alguém puder me ajudar.

    Cristina

  • editado August 2022

    @CristinaSilva

    Você precisa levantar a genealogia que conseguir, e pedir o certificado do CIL, e eles preencherão as lacunas.

    A nacionalidade por "descendência direta ou colateral" é para filhos, e irmãos (e talvez tios).

    É quase certo que será pela nova lei, que a partir de 01/set/22 exigirá prova de ligação efetiva com a comunidade. Não terá tempo de preparar todos os documentos antes disso.

  • @lralves

    Se tiver o certificado do CIL depois, pode fazer um requerimento e pedindo a juntada do documento ao processo.

    No requerimento precisa incluir o número do processo, então precisa pelo menos já estar numerado e com a senha de consulta online.

    Mas relaxe. Isso não vai precisar ser feito em menos de um ano. Quando fizer, pode mandar por DHL, porque vc não ia querer correr o risco do documento do CIL se extraviar no correio, certo? Hehehe

  • Uma vez que os documentos foram enviados pro ACP ou pro CRCentrais de Lisboa, o formuario 6.7 deveria ter sido enviado junto no mesmo envelope?

  • @susanaviana , sim! O Formulário é uma das principais peças do processo!!

  • Desculpe @ganfalf, escrevi em outro fórum, sem perceber.

    Claro que estou me referindo aos processos de sefarditas

    Eu adicionei meu processo à sua tabela do Excel e você estima um tempo de conclusão para o processo em junho. Eu ainda estou em 4 embora.

    Embora o conservador tenha dito ao meu advogado que estava acabado e completo.

    8299xx/20 entregue em 25/11/20.

    Minha advogada não sabe explicar o que está acontecendo, só diz que nomearam a pessoa para emitir as certidões, mas que ela não está fazendo nada por enquanto.

    Isso pode ser verdade? OBRIGADO

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.