Atribuição - CRC de Tondela (Informações e Processos)

1448449450451453

Comentários

  • Olá pessoal. O processo do meu pai e minha tia foi movido para Lisboa. Sabem se há planilha da conservatória de lá? Será que o prazo volta a contar do zero? Já estava há 1 ano em Tondela..

  • editado June 2022

    Eu esqueci de avisar, finalmente a transcrição do casamento de minha avó foi concluído. Chegou em Tondela em março/21 e finalizado em 07/06/22.

    Esperando chegar pelo correios.

  • @Leticialele uma duvida, vi em outros comentarios, Minha mae cidada portuguesa, e meu irmao nascido brasil esta fazendo o processo, posso fazer somente o Documento da minha mae, (copia do cartao cidadao, copia simples do assento) nao preciso fazer nada referente ao pai? somente isso, documentos do meu irmao(interessado) e da minha mae (portuguesa) e o 1C (preenchido/pago) ? e atual melhor Porto ou Tondela? ou outro? obrigado.

  • editado June 2022

    @jairo99

    Tondela não é mais balcão de nacionalidade desde janeiro/2022; Mude suas perguntas para o tópico do ACP.

    Qual a idade de seu irmão? Se for menor, ambos os pais precisam assinar o form-1C.

    Sua mãe pode usar o CC, apresentando diretamente na conservatória, juntamente com o form-1C que assinará diante do oficial p/ notarizar.

    Seu pai terá que usar o RG ou Passaporte, menos de 10 anos de emissão, com filiação, fazer cópia autenticada e apostilada no cartório, ou apresentado o doc original na conservatória para fazer uma cópia e ser notarizada pelo oficial.

    Do seu irmão precisa da certidão por cópia reprográfica (manuscrita), apostilada.

    Se ele tem 14 anos ou mais, precisa do RG ou Passaporte dele, cópia autenticada e apostilada.

    Menor:

    • assento da mãe portuguesa, cópia simples
    • transcrição de casamento (se realizado no BR)
    • certidão reprográfica do menor, apostilada no BR
    • RG, Passaporte, PEP, ou CC, de ambos os pais, cópia legalizada (no cartório autenticada e apostilada, na conservatoria notarizada)
    • RG ou Passaporte do menor, se tiver de 14-17 anos, cópia legalizada (como acima)
    • form-1C genérico, impresso a cores, frente-e-verso na mesma folha, preenchido, e levado para assinar presencialmente, o português na 1ª linha, o brasileiro na 2ª linha. ou no cartório e reconhecido por autenticidade, ou na conservatória e notarizado.

    Se for maior, ele próprio assina o form-1C.


  • Obrigado pelas informacoes, SIM ele e maior (41) entao vou enviar para Porto, e eles todos no BRasil.

    Mae Cartao Cidadao copia simples la no Br,

    Meu irmao certidao de nascimento, inteiro teor, copia reprografica e apostilada.

    Formulario 1C colorido, e assinado na frente do cartorio e autenticado.

    175 euros (pagarei plo site)


    Certo? Obrigado @gandalf

  • @jairo99

    Errado! Se seu irmão é maior, só usa o assento de nascimento da sua mãe. Não tem documento CC dela.

    A cópia é do RG ou Passaporte é de quem assina o form-1C, que só recebe depois do pagamento.

    A lista é outra.

  • editado June 2022

    @jairo99

    Veja a lista no tópico do ACP.

  • Pessoal, tinha 5 processos da minha familia em tondela, foram todos pra Lisboa. qual topico mais adequado para acompanharmos ? obrigado

  • @viniciusnog

    Pode continuar aqui mesmo (é o que eu faria), ou mudar para o tópico da CRC Lisboa. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3112/crc-lisboa-processos-enviados#latest

  • Oi Pessoal, tudo bem?

    Primeiro queria agradecer a grande ajuda pelas dicas!

    Depois de muito tempo esperando desde que o balcão da nacionalidade de tondela foi extinto, estava atrás da chave para acompanhar meu processo e hoje finalmente conseguir obter - lá!

    Meu processo foi para a CRC de lisboa e estou super feliz pelo pequeno avanço, pois já estava para fazer aniversário das tentativas de descobrir onde meu processo estava.


    Muito obrigado!

  • @Henriaquino qndo chegou em Tondela? O meu enviei em 10/21 e esta desde março na CRC em Lisboa. Vi em outro grupo que a média la esta de 2 anos para 1C. Queria saber se nao tem menhjm jeito de transferir/agilizar.

  • @alan22

    Desde a chegada na CRCentrais, são 17 meses para aprovar + 3 meses para o assento.

    Indo de Tondela, poderia já ter algum avanço no andamento, mas o seu só tinha numerado, então deve ser esses tempos.

    Não tem como transferir.

  • @gandalf bizarro pensar que o processo já estava há 1 ano em tondela e ainda vai demorar mais 17 meses = 3 anos para um processo! é absurdo!

  • @bene70

    É muito desagradável mesmo.

    Confesso que Tondela foi uma surpresa pra mim, porque era uma conservatória pequena, mas que funcionava bem, e de boa tradição. Eles "davam conta do recado", e não haviam indícios de problemas.

    No caso de Almada era previsível que aconteceria, pela proximidade com a CRCentrais do outro lado da ponte.

    Eu imaginava que haveria tratamento especial para os processos mais antigos, vindos de outra conservatória. Também errei nessa previsão.

  • @alan22 eu to na mesma situação com o meu processo e para mim disseram por email (de Lisboa) que vão respeitar a ordem de chegada na conservatória de Tondela. Não entendi exatamente o que isso quis dizer em relação aos processos de Lisboa, mas pode ser uma esperança de não demorar tanto mais, mais um ano, mais dois anos.. talvez em mais alguns meses só termine, vamos torcer.

    "Em referência ao processo em epígrafe, informa-se V. Exa. que o mesmo transitou da Conservatória do Registo Civil de Tondela para a Conservatória dos Registos Centrais e que o mesmo vai ser analisado por ordem de data de entrada na Conservatória do Registo Civil de Tondela."

  • @ebvillela Torço por isso, mesmo sem acreditar, rs. Alguem sabe o que aconteceu com a linha registros, liguei agr e a unica opçao disponível é referente ao cartao cidadão.

  • @alan22

    Não acontece nada. Hoje é feriado em PT - Assunção de Nossa Senhora.

  • @gandalf Ah entendi, valeu.

  • guilr13guilr13 Member
    editado September 2022

    Pessoal, não está mais funcionando a de Tondela é isso? Qual está sendo a melhor conservatória pra mandar o processo de nacionalidade (pai pra filho)?

  • Pessoal, sobre a possibilidade de pedir urgência, é possível pedir depois do processo já estar lá na espera? Por que eu por exemplo no ano passado quando enviei o processo pretendia me inscrever no doutorado em Portugal nesse ano pensando que que ficaria pronto em alguns meses, mas até agora não foi concluído e parece que vai demorar ainda.

    Caso eu me inscreva como estrangeiro e seja aprovado num programa assim eu poderia pedir a urgência, sabem?

    Obrigado!

  • Bom dia galera ! Meu processo enviado para tondela em maio de 2021 foi para a bolinha 2 na última sexta feria 23/09

  • editado October 2022

    Opa @Rickk123, quais são os dois primeiros números do seu processo? Para saber qual é mais ou menos o numero que eles estão processando, o meu é 53xxx enviado em setembro de 2021 para Tondela e ainda nada de andar.

  • beea28beea28 Member
    editado November 2022

    Salve salve, pessoal. Tudo bem?

    queria dizer que o processo da minha avó (cidadania para filha de portugues) foi finalizado!!

    eu havia enviado para Tondela dia 11 de novembro do ano passado e não tinha recebido qualquer aviso sobre a situaçao do processo (nem o numero eu havia recebido). Hoje, 21 de nov de 2022 recebi via e-mail o assento dela (pela conservatoria de Lisboa). Bem feliz! Hehe, agora vou iniciar o meu processo para a aquisiçao.

    abraços a todos e todas e gratidao a toda ajuda que recebi aqui.

  • Olá pessoal! O processo de atribuição de nacionalidade da minha mãe, enviado para Tondela em março/21, foi aprovado no início deste mês e aguarda a emissão do registro (bolinha 7). Sabem me dizer quanto tempo tem demorado essa última etapa?

  • Processo da minha mãe de filha, enviado em julho 21 , saiu essa semana da bolinha 1 pra bolinha 2.


    Pessoal que teve processo de tondela transferido pra Lisboa, alguem teve andamento?

  • @Graziela Teodoro Bom dia! O processo da minha mãe, foi enviado em maio/2021, e ainda está na bolinha 2. Vc poderia confirmar apenas os números iniciais do processo da sua mãe, apenas para ter ideia como está o andamento em Lisboa? Bj

  • Boa noite! Pelo que entendi lendo o fórum, CRC de Tondela deixou de ser balcão de nacionalidade. Qual seria a melhor conservatória atualmente para processo 1C?


    Obrigado!

  • @beea28 Bom dia! O processo da minha mãe, foi enviado em maio/2021, e ainda está na bolinha 2. Vc poderia confirmar apenas os números iniciais do processo da sua avó, para ter ideia como está o andamento em Lisboa? Já perguntei aqui, mas não me responderam. Gostaria apenas de ter um ideia de tempo, levando em conta todo esse atraso. Bj

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.