Atribuição - CRC Almada(Informações e processos)

12930313335

Comentários

  • editado April 2022

    @gustavo3ferreira

    Não é um e-mail, é um website. IGSJ

    Mas seu pedido não surtirá efeito. Eles já têm até a justificativa pronta, que os processos de Almada estão sendo tratados, porque a conservatória deixou de ser balcão de nacionalidade, etc, etc.

    Em seu lugar eu Sintraria e esperaria. Não gastaria munição nesse momento, e aguardaria uma situação mais propícia.

    Mas aqui está: https://igsj.justica.gov.pt/Servicos/Apresentar-queixa

  • boa tarde muito obrigado

    vou guardar o e-mail , se em junho não finalizar envio e-mail , pois o prazo para a criação do registro e de até oito meses após aprovado. segundo a informação do acesso pela senha.

    muito obrigado @gandalf

  • @gustavo3ferreira

    Mandar em Junho terá pouquíssimo efeito. Já posso até ler a resposta. "Há um grande número de funcionários em férias, o que está afetando os trabalhos e ocasionando atraso. O fato é de nosso conhecimento, e V. Exa. deve aguardar PT SDS".

    Mande até 15/Maio se quiser alguma resposta melhor, ou então depois de 15/Agosto.

    NADA vai funcionar direito a partir de Junho. Quem conseguir conseguiu, quem não conseguiu, só depois de 16/Agosto. É assim todo ano. Basta olhar os feriados que estão vindo depois do de 01/Maio (dia do trabalhador).

    10/06/2022 Dia de Portugal (sexta)

    13/06/2022 Feriado municipal em Lisboa (segunda seguinte)

    16/06/2022 Corpo de Deus (quinta seguinte)

    (férias de verão, num lugar frio, e todo mundo para como se fossem férias coletivas)

    15/08/2022 Assunção de Nossa Senhora (retorno à normalidade, com backlog de 2 meses)

  • Bom dia

    @gandalf obrigado pela informação.

  • editado April 2022

    Tenho uma grande amiga residente em Lisboa e que trabalha com processos de cidadania portuguesa. Ela foi algumas vezes até a CRC de Sintra, mas não consegue ser atendida. Minhas duas filhas já vão para cinco meses de espera pelo passo final (o 7), que é a geração do registro de cidadão português. O pior é que uma delas a quatro meses atrás conseguiu agendar para junho agora no Consulado para tirar os documentos portugueses. E no momento não tem vaga para agendamento em outros meses. Se não houver um 'sacode' do Ministério da Justiça Português, a coisa vai ficar assim.

  • @Gustavo de Almeida Também acho que só um mutirão de reclamações é que nos dará chance de ver algo acontecer

  • @bene70 enviei ainda a pouco a minha queixa sobre a morosidade na última etapa (criação do Registro de Cidadão Português) dos processos de minhas filhas, que estão nesta situação (bolinha 6 em verde) desde 17 de outubro de 2021. Vamos ver o que acontece.

    ps: usei o link https://igsj.justica.gov.pt/Servicos/Apresentar-queixa

  • Bom dia a todos, só comunicando quem tiver com processo em Sintra dá uma olhada .

    Acabou de sair o Meu 07/05/2022

  • Qual seria o lugar mais rápido para fazer a transcrição de casamento e a cidadania do meu filho menor de idade?

    Alguém pode me ajudar, pois com a demora de sair o meu parei de acompanhar.

    obrigado a todos.

  • @gustavo3ferreira , em que Estado você mora?

    Atualmente, os locais mais rápidos para a transcrição são o Consulado do Rio, para quem mora no RJ ou ES e o Conulado de santos, para quem mora em SP ou MS.

    Quanto à atribuição do menor, mande para o Arquivo Central do Porto.

  • Boa tarde

    Obrigado pela informação @Leticialele

  • @gustavo3ferreira Não acredito! Até que enfim uma boa notícia!!!! Parabéns! De quando era o seu processo? (a entrada em almada)? Só para tentar tirar uma base!

  • boa tarde

    @bene70 meu processo chegou em Almada em 08/03/2021 a senha só foi gerada em 26/08/21 a aprovação ocorreu em 22/10/2021 aí foi transferido para Sintra 05/02/2022. sendo finalizado 07/05/2022.

    Observação: enviei vários e-mails para Sintra, registros centrais , reclamação no IRN e no fim para o IGSJ segui a orientação do @gandalf , enviei a reclamação pelo visto parece que surtiu efeito, sendo que o meu processo só faltava a criação do registro.

    Não aguarde cobre, reclame, corra atrás.

    Segue o site onde reclamei passado pelo @gandalf .

    Boa sorte, espero que tenha êxito o mais rápido possível você e todos que se encontrem na mesma situação.

    Agora vou seguir a próxima etapa Transcrição de casamento e cidadania para meus filhos.

  • @gustavo3ferreira já reclamei lá também. Os processos de minhas filhas foram aprovados a sete meses (em Almada) e esperam desde então (agora em Sintra) pela criação do registro de cidadão português. A resposta que tive foi a colada abaixo.

    Exmo(a). Senhor(a),

    Informa-se que foi recebida na Inspeção-Geral dos Serviços de Justiça (IGSJ) a exposição apresentada por V.Ex.ª, a qual mereceu toda a nossa atenção, dado internamente origem ao processo R-670-xxx.

    A demora na tramitação dos processos de atribuição, aquisição e registo de nacionalidade é uma questão que se encontra amplamente sinalizada pela IGSJ, tendo o Instituto dos Registos e do Notariado (IRN), enquanto entidade que tutela as conservatórias, vindo continuamente a tentar encontrar formas de atuação que permitam combater uma situação que se tem revelado estrutural nos últimos anos, em resultado de um enorme aumento de solicitações apresentadas junto dos serviços de registo, acompanhado de uma diminuição dos recursos humanos disponíveis para lhe fazer face.

    Relativamente ao tempo de tramitação dos processos de nacionalidade de menores de idade, esclarece-se que a análise dos documentos é efetuada por ordem cronológica de entrada e têm um tratamento prioritário comparativamente com os demais processos. 

    Refira-se, ainda, que esta Inspeção-Geral não tem acesso aos processos de nacionalidade do IRN, IP, razão pela qual não poderá fornecer qualquer informação sobre o estado atual do processo das filhas de V.ª Ex.ª, pelo que, querendo, poderá dirigir os pedidos de esclarecimentos e dúvidas sobre a tramitação concreta do seus processos diretamente à respetiva Conservatória onde se encontra pendente o processo (com contacto disponível em https://irn.justica.gov.pt/Contactos/Lista) ou ao IRN (designadamente, através de correio eletrónico - geral@irn.mj.pt), enquanto entidades competentes para a sua apreciação.

     

    Com os melhores cumprimentos.

     

  • editado May 2022

    @Gustavo de Almeida

    Faça uma nova reclamação no IGSJ. Mude o texto, argumente, diga que estando aprovado resta apenas o assento.

    @gustavo3ferreira

    Fico feliz que tenha dado certo. No entanto a data que vc informou seria um sábado. Depois verifique a data que consta no assento de nascimento, porque deve ter sido um dia de semana, seg-sex.

  • Bom dia @gandalf

    o registro foi lavrado no dia 06/05/2022

    aproveitando vou enviar a cidadania dos meu filhos para o acp porto

    se vc tiver os documentos necessários que eles pedem me envie por favor para verificar se está faltando algo só está faltando a certidão de nascimento da minha filha o cartório me pediu 5 dias.

  • editado May 2022

    @gustavo3ferreira

    Mude então suas perguntas para o tópico do ACP para essa próxima etapa. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/283618/#Comment_283618

    Siga o link acima, com a diferença que a partir de 2 meses atrás, o RG de ambos os pais precisa ser cópia certificada e apostilada.

  • @Gustavo de Almeida Estou na mesma situação que você

    E agradeço as orientações também do @gustavo3ferreira

    Detalhe: SINTRA não está respeitando a ordem cronológica dos processos.. o meu chegou antes do processo do @gustavo3ferreira e também recebi a senha antes, porém, continuo sem registro

    Já fiz reclamações, expus os fatos e nada

    É dificil!

  • SamapiaSamapia Member

    Boa noite,

    Por gentileza, alguém poderia me esclarecer, mandei meus documentos para Almada, requerendo minhas cidadania, foi recebido por eles em abril/2021, me enviaram a senha, mas a bolinha está verde no numero 1, desde então não recebi mais notícias.

    obrigada

  • editado May 2022

    @Samapia , Almada não tem mais balcão de nacionalidade. Os processos foram para a CRCentrais e alguns redistribuídos para outras Conservatórias.

    Em que Conservatória está o seu, quando você consulta no site da nacionalidade?

  • SamapiaSamapia Member

    @Leticialele , enviei um e-mail para Almada, me disseram que enviaram para Lisboa!

  • SamapiaSamapia Member

    @Leticialele , quando consulto no site de nacionalidades, diz que está na “Conservatória dos Registros Centrais”

  • @Samapia ´, exato! Mandaram os processos de Almada para Lisboa!!

  • Oito meses! Já se vão oito meses que os processos de minhas filhas, já aprovados (concedidos) e no limbo em Almada e agora Sintra, estão aguardando a criação do registro de cidadão português. Não é pouco descaso não... é muito!

  • editado June 2022

    @Gustavo de Almeida

    Não quero cutucar uma ferida aberta e dolorosa, mas não foi por falta de avisar. Se verificar nas páginas iniciais desse tópico, pag-3 e 4, já era anunciado como risco iminente, cerca de 1 ano antes, mas as pessoas continuavam mandando pra lá. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/219249/#Comment_219249

    As pessoas que incentivavam, como no topo da pag-4, já foram embora. Não acho que sua reclamação seja justa.

    Quando pessoas idôneas no fórum recomendam mandar para o ACP, que é rápido e seguro, que tem 13+ conservadores, é pela experiência, como no post do Vlad logo em seguida ao post citado acima. Agora estão fazendo o trabalho de transferência, e é uma operação complicada.

    Há processos em vários estágios. Tem auditorias acontecendo.

  • @gandalf os processos de minhas filhas foram feitos e dado entrada em Almada por uma advogada, a mesma que fez meu processo de cidadania como neto e a de minha esposa, pela base X. Teve esta infelicidade de dar entrada em Almada e mesmo assim não julgo ela culpada e tão pouco julgo que minha reclamação seja injusta, porque em Sintra não estão querendo atender ninguém no balcão, para não ter que darem satisfações do que estão fazendo. Tentamos sempre puxar alguma razão para nosso pleitos, mas Sintra poderia estar se liberando de centenas de processos se estivesse trabalhando em cima dos que já estão concedidos e só dependem da criação do registro de cidadão português para o encerramento. Seria uma forma de Sintra tapar o sol com a peneira. Bem, minhas filhas são jovens e a elas só restam esperar. Paciência. Vou deixar de reclamar aqui para não ferir orgulhos. Fui!

  • @Gustavo de Almeida

    Eles não podem responder, porque os processos estão sendo auditados.

    Não é apenas Sintra que não está liberando. Nenhuma está, pelo mesmo motivo. Estão saindo a conta-gotas.

    Não há orgulho ferido. Estamos só conversando sobre o assunto.

    Achei que deveria trazer essa história, porque a história tem esse estranho hábito de se repetir. Essa não é a primeira, e não será a última. Muitos nem sabem que isso se passou, e que era previsível.

  • @gandalf

    Quais processos estão sendo auditados? A ACP, por exemplo, continua concluindo processos de filhos em 5 meses. Lá não está sob auditoria?

  • Te entendo e concordo @Gustavo de Almeida É muito descaso! É mais que isso, é DESESPERADOR!!!!!! 08 meses para criar um registro!

    Sem contar que por um outro relato aqui de um colega, SINTRA não esta/estava seguindo a ordem de entrada dos processos. O dele, de acordo com o proprio relato, entrou depois do meu e já esta com registro. De maneira aleatoria. Isso é o cúmulo! E @gandalf quando alguem procura o fórum pra trocar informações realmente está em busca ajuda. Pisotear na dor a angústia alheia não faz bem pra ninguém só gera mais raiva. Não existia aqui nenhum tópico "NUNCA ENVIEM PROCESSOS PARA ALMADA", muito pelo contrário, existiam relatos de prazos assim como os demais, e de bom funcionamento. Ninguém em sã consciencia falou: "ah, deixa eu mandar pra Almada pq lá vai dar merda e eu gosto disso..." Poxa vida! Um pouco de empatia é sempre bem vinda!!!!

    Por exemplo, voce lançou a informação que os processos estão sendo auditados apenas depois que rebateu de maneira forte o comentario do Gustavo.

    Poderia ter informado, porquee pra quem esta esperando, saber sobre a tal auditoria seria importante

    Só um pouquinho de empatia e ajuda é so isso que a gente procura aqui!

    Valeu!!!

  • editado June 2022

    @bene70

    Não me entenda mal. Eu tenho empatia.

    Não gosto de trazer esse assunto à tona, mas se fez necessário. Na época em que ocorreu, e vc talvez não lembre mas pode sentir pelo tom dos posts, havia grande pressão, no sentido de que os conselhos do fórum não eram adequados. E que não se abria para "outros locais".

    Nesse momento, exatamente o mesmo está acontecendo com a CRC de Guarda.

    Fiz uma exposição ponto-por-ponto, que me remeteu ao episódio recente de Almada, e tive que "tirar a casca da ferida". https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/293008/#Comment_293008

    Há certeza de que ali haverá problema? Claro que não, como não havia em Almada. Mas para os mais experientes, há indícios.

    E o título do novo tópico "Atribuição em outros locais", é vago e abrangente. "Outros" em relação a que?

    Outros em relação a CRCentrais? O ACP foi comissionada para isso. Mas no contexto, a discussão nasceu justo no tópico do ACP.

    Outros então é a CRCentrais e o ACP. No entanto, ninguém que ainda sofre por Almada, vai lá se opor, e lembrar que também foi advertido.

    Eu é que não tenho empatia? Se não tivesse, apenas deixaria seguir. E o movimento por Guarda vai ganhando corpo, como ocorreu em Almada. Como a recomendação só tem seu efeito passados 6 meses, 1 ano, 3 anos, quem vai se lembrar do que foi dito um ano atrás, que não se mandasse por Almada (ou Guarda)? As respostas lá e aqui são: Você é reacionário. Fala sem apresentar provas. Eu fiz em 26 dias!

    A planilha de Almada foi criada para acompanhar e registrar os fatos que se anunciavam. Logo veio mostrar que não eram assim como se dizia.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.