Atribuição - CRC Almada(Informações e processos)

1272830323335

Comentários

  • @Maria84 você deu entrada no consulado, que é diferente de quem deu entrada na conservatória.

    O consulado que é responsável pelo processo e não tem um sistema para acompanhamento como as conservatórias têm.

    Então, entre em contato com o consulado.

  • Olá!

    Vou dar entrada no meu processo por atribuição e queria saber qual é o local mais rápido! Alguém tem experiencia recente?

  • @fabiland se for de filho (1C), Arquivo Central do Porto

  • Boa tarde, infelizmente enviei os processos dos meus sobrinhos para Almada ao invés de optar pela ACP, como fiz no meu caso. Resultado, Almada informou estar sem Conservador e aguardando orientação superior. Pergunto, essa informação enviada pela Conservatória de Almada poderia se tratar de férias, licença saúde da Conservadora ou não?


  • @lbassul

    Poderia se tratar de aposentadoria da Conservadora.

    A indicação de um substituto pode demorar de 6 meses a 2 anos. Em particular, no caso de Almada, que está literalmente do outro lado da ponte a 200m de distância, é mais provável que os processos sejam remetidos para a CRCentrais.

    Não foi por falta de aviso sobre o alto risco de Almada e Tondela. Agora ambas estão sem Conservador.

    aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/254273/#Comment_254273

    aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/238177/#Comment_238177

    aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/232028/#Comment_232028

    aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/227141/#Comment_227141

    Meu achômetro é que indicarão um para Tondela, e mandarão os processos de Almada para a CRCentrais.

  • lbassullbassul Member
    editado November 2021

    @gandalf na ocasião do envio não tive o cuidado de ler as postagens do fórum sobre Almada. Fato é que duas funcionárias se aposentaram no primeiro semestre deste ano, o que gerou o atraso que estamos vendo. Agora recebemos essa notícia da ausência da Conservadora. Se enviarem para a CRCentrais, qual a expectativa de prazo para conclusão?

    Busquei nas publicações do DRE (Diário da República) e não encontrei nenhuma informação que pudesse esclarecer essa situação de Almada.

  • @lbassul Lisboa tem concluído processos de filho em cerca de 1 ano e 8 meses

  • @lbassul

    Claro que isso são apenas hipóteses, de que mandem para outra Conservatória, mas já aconteceu uma vez.

    1. podem indicar outro conservador (2 anos para o concurso), ou realocar um já existente de uma Conservatória para outra (6 meses). A partir daí o ritmo será definido pelo novo incumbente, e o tempo dos processos em si é indefinido
    2. podem mandar os processos para a Conserv. Registos Centrais de Lisboa, e como o gsilvestre disse, que atualmente demora 18 meses
    3. podem mandar os processos para a Conservatória de Registo Civil de Lisboa (um prédio ao lado), que atualmente demora 6 meses

    Historicamente essas têm sido as opções adotadas em outros casos semelhantes. A realocação de funcionários já existentes (promoção) foi a opção mais recente. Haverá uma força-tarefa para limpar rapidamente os processos pendentes.

    Você não verá isso no DRE. Somente se houvesse edital de concurso, que quase certamente haverá no ano que vem, porque já havia um déficit, e era esperado. O que você poderá ver é um despacho do presidente do Conselho Diretivo do IRN alocando um Conservador (contratado, ou já existente, ou uma promoção), como aconteceu em Fev/2019 com a Conservatória de Amadora, (por falecimento). https://irn.justica.gov.pt/Portals/33/Doutrina/Despachos%20CD/25CD2019.pdf?ver=2019-06-18-141836-177

  • Muito obrigado, @gandalf e @gsilvestre.

  • Boa tarde à todos , alguém teria alguma informação atualiza sobre a conservatória de Almada. pois enviei e-mail e até agora eles não responderam.

    grato a atenção de todos.

  • @gustavo3ferreira , até onde sabemos, Almada está sem Conservadora.


  • Leticialele

    obrigado pela informação.

  • @gustavo3ferreira eles estão realmente sem conservador, recebi o mesmo email que alguém aqui nessa discussão recebeu (que diz "Esta Conservatória de momento não tem Conservador. Os processos de nacionalidade são da competência exclusiva do Conservador. Os processos estão parados a aguardar orientação superior.") e em seguida perguntei se existe uma previsão de quando outro conservador assumirá o cargo e ela me disse "Não temos informação." (isso foi dia 02 de Dezembro)... então acredito que todos estamos meio no escuro mesmo... se descobrir algo, compartilha aqui!

  • Bom dia anamazing grato pela informação enviei um e-mail a uma semana e até agora não houve resposta.

    caso eles respondam posto aqui.

    obrigado a todos a atenção.

  • Eu não quero tripudiar em quem já está em sofrimento pela situação, mas preciso tocar na ferida, trazendo a memória dos fatos.

    Quando as pessoas estavam advogando sobre as maravilhas de Almada fazer em poucos dias, se olharem as primeiras páginas havia repetidos alertas sobre a iminência de uma situação assim acontecer. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/219259/#Comment_219259

    Onde estão agora as pessoas que indicavam Almada, e levaram muitos a esta situação, desnecessariamente?

  • Olá! Vi na planilha que um processo de Almada foi finalizado (bolinha 7 verde) há 2 dias (07 de Dezembro). Alguém tem alguma informação sobre isso? Sabem se eles voltaram a "funcionar" ou se foi um caso isolado?

    Obrigada!


  • @anamazing

    Vi em um grupo de facebook uma leva de processos em Almada sendo finalizados esses dias. Eram processos como esse, do início do ano.

    Talvez um conservador tenha passado por lá e concluído vários processos de uma vez; não dá para saber ainda se vai continuar.

  • Êita! @Ibassul @gandalf Será que é por isso que estão demorando tanto para criar o registro de minhas duas filhas? Mais de mês que já teve o despacho favorável (bolinha 6 em verde), mas até agora nada do assento de nascimento 'nascer'.



  • @Gustavo de Almeida

    Sim, é por isso. Nada na Conservatória pode ter prosseguimento sem ter o Conservador.

  • Bom dia

    Recebi um e-mail da Conservatória de Almada. Onde eu havia solicitado, um esclarecimento sobre os processos de cidadania. E a resposta que obtive deles a pós uma semana foi essa

    Não há previsão para quando a colocação de Conservador.Aconselho a tentar qualquer outra conservatória de Registo Civil.

    No meu caso só falta o registro de assento. A questionei novamente. Assim que tiver mais alguma informação , irei postar.

    Bom-dia a todos.


  • Notícias recentes de Almada. Pelo que eu entendi, agora o cronograma é para seguir o que é indicado no andamento, que é o mesmo da CRCentrais. Acho que a preocupação deve ficar para as pessoas que não fizeram transcrição... Talvez seja exigido isso dependendo da conservatória para onde for enviada.

  • @Destefano

    Acredito que os processos em Almada serão transferidos para a CRCivil de Lisboa, que tem competência semelhante, e está do outro lado da ponte. É mais ou menos o que foi previsto, mas a CRCivil tende a ser mais rápida na tramitação, o que será bom.

    Tem que aguardar o Despacho do Conselho Diretivo do IRN pra ter certeza.

  • @gustavo3ferreira será que é problema dos 'Gustavos' só faltar o assento de nascimento? Brincadeira, mas foi um tremendo azar de todos que entraram com processos na CRC de Almada.

  • Bom dia à todos um feliz ano novo.

    Alguém tem alguma notícia mais atualiza sobre o processos de Almada.

  • Quando transferidos, se for o caso, os processos entra na outra conservatoria no final da fila, como se fosse um processo novo? ou "seguem" a data de entrada que deram em almada??

  • Notícias sobre Almada:

    5 – São extintos os balcões situados nas Conservatórias do Registo Civil de Almada, Portalegre e Tondela, com efeitos a 1 de novembro de 2021 e os processos aí pendentes transitam para a Conservatória dos Registos Centrais.


    https://irn.justica.gov.pt/Portals/33/Doutrina/Despachos%20CD/DESP002PCD2022_Balcoes_nacionalidade_assinado.pdf?ver=GZ0kBO9h_ZxP34DfiWR5Ew%3d%3d

  • Destefano obrigado pelas informação, agora é esperar que os processos voltem a andar.

  • Bom dia a todos

    Venho informar resposta que recebi de Almada por e-mail da Sra. Gabriela.

    Gabriela Alexandra Fernandes Rodrigues

    Exmo(a). Sr(a).

    Esta Conservatória já não é balcão de nacionalidade.

    Os processos pendentes passam a ser da competência dos Registos Centrais.

  • Boa noite a todos. Qual a melhor opção hoje para envio da documentação para processo de atribuição, mãe pra filho? Fiz o de minha mãe em Vila do Conde no final de 2020, finalizando em 3 meses.

  • @ARFDF , atualmente, a Conservatória mais rápida e segura é o Arquivo Central do Porto, onde os processos estão levando uns 6 meses.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.