Atribuição - CRC de Tondela (Informações e Processos)

1448449450452454

Comentários

  • Quero compartilhar uma história que teve final feliz - e confesso que inesperado.

    Eu solicitei a transcrição de casamento dos meus pais à Tondela. Os documentos foram recebidos na conservatória em agosto de 2021.

    Dia 14 de abril de 2022 recebi o assento - SURPRESA TOTAL. E ele foi feito pela Conservatória do Registo Civil Viseu, a qual suponho tenha recebido uma parte de Tondela.

    Agora sigo aguardando a minha atribuição, que sequer número de registro tem... Paciência.

    Há luz no fim do túnel para todos nós :)

  • @meirelles , parabéns! Final feliz!!

  • Bom dia pessoal


    Para os processos que foram para Lisboa (de menores de idade) tem algum tópico de acompanhamento aqui no fórum ?

  • Boa tarde a todos

    Enviei processo de atribuição em outubro e ainda não recebi e-mail com chave de acesso. Já enviei e-mail e tentei ligar, porém , sem sucesso de contato até agora.

    Alguém sabe como devo proceder?


    Grato

  • @Bruno Marinho

    A essa altura já deveria ter tido alguma notícia.

    Não sei se conseguirá, mas tente uma reclamação pelo IGSJ: https://igsj.justica.gov.pt/Servicos/Apresentar-queixa

    Eles terão que localizar o processo e responder sobre ele. É uma reclamação formal. Faça já, antes da greve pipocar, e das férias de verão (quase como férias coletivas, e diminui muito a atividade) que se iniciam em 16/Junho.

    Não sei se você consegue, porque não tendo sido numerado, o processo pode ainda nem existir. E se foi, você nem sabe o número.

    Outra alternativa é ligar na Linha de Registos, e tentar saber o andamento do processo. Só falam com o requerente, e demora 90 minutos na linha em espera. Mas eles estão ali para dar este tipo de informação. Se ligar às 5 da manhã em ponto (09:00h em Lisboa), pode conseguir falar em 10 minutos ou menos. Use Skype pré-pago. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/287473/#Comment_287473

  • O processo do meu filho maior entrou em Tondela em fev 2020. Ficou no nr1 até ser desativado o balcão de nacionalidade. Ficamos muito preocupados. Há +- dois meses recebemos um email da CRc Lisboa. O processo está lá. Porém até o momento está no n.1. creio que começa do início e não dá pra saber se vai seguir uma fila mais rápida para compensar esse transtorno ou não. Se tiver evolução postarei aqui.

    Sara

  • Bom dia!

    Meu processo de atribuição foi recebido em Tondela mês 10/2021. Apenas hj consegui a senha de acesso via Linha de Registros. Encontra-se na CRCentrais no estagio 2, segundo a atendente pelo site os estágios estao desatualizados. Alguem sabe me dizer a média de tempo que está demorando la? Obrigado!

  • @alan22 Boa tarde !


    Como você fez pra falar com o atendente?


    O meu processo de filho foi enviado para Tondela em maio de 2021 e até agora está na bolinha 1 .

  • @Rickk123 , ligue para a Linha de Registos, de preferência às 5h da manhã (horário de Brasília), para aguardar pouco

    Coloque 20 reais de crédito no Skype. Dá e sobra.

    Linha de Registos: +351 211 950 500 opção 1 opção1

  • editado May 2022

    @Leticialele Boa noite! Sabe me dizer o tempo que esta levando em média para atribuição na CRCentrais? E se eu indo com meu irmão (ja tem o passaporte e cartao cidadão) é melhor ou indifere pra entrada no país como turista?

  • @alan22 , se é processo de filho, não leva menos de 12 meses; se é de neto, 3 anos.

    Você pode tentar entrar em Portugal com seu passaporte brasileiro, junto com seu irmão, cidadão português. Pode mostrar ao oficial da imigração que a filiação é a mesma.

  • @Leticialele Olá Leticia, boa noite !

    Você acha que os processos de filho de tondela que foram Transferidos para a CRC Lisboa ficam prontos em menos de 12 meses mesmo com a quantidade de processos que entraram vindo de Tondela e Almada?

  • @Rickk123 , acredito que sim! Certamente Lisboa vai redistribuir para outras Conservatórias.

  • editado May 2022

    @Rickk123

    O volume que foi de Tondela e Almada não faz nem cócegas no volume da CRCentrais. Eles têm 30X mais capacidade do que as outras tinham, mas um volume também 30X maior. O que entrou extra se dilui nisso. E como dito acima, sempre podem redistribuir.

    @alan22

    Eu acredito que os processos que já tinham sido numerados em Tondela e Almada, mantenham alguma prioridade sobre os demais. Vão aparecer no topo da tela. Os que forem numerados posteriormente, irão seguir a ordem natural, sempre pela numeração.

    Qual o número do processo? Pelo número tem como fazer uma estimativa de quando deu entrada, e fazer a previsão para 1 ano depois. Se for informar, oculte os dois últimos dīgitos, (567xx/21).

    Se quiser incluir na planilha de filhos 1C pela CRCentrais, a planilha não tem muita atividade, mas pode lhe interessar. https://docs.google.com/spreadsheets/d/1IYzPeWFrqiEF5MxruxslpFRjlkk-7ob9An3rdPLKzWE/edit#gid=521806804

    Não entendi direito qual o seu ponto em relação ao seu irmão. Mesmo que entre com o irmão, seu caso é separado do dele. Você seria turista, sujeito as regras de turista. Pode ficar em PT por 3 meses, e pedir extensão por mais 3 meses. Depois tem que sair do país e da zona do Euro, antes de completar 183 dias, para não ficar ilegalmente. Você não vai querer manchar sua ficha, sem motivo.

  • editado May 2022

    @gandalf bom dia!

    Foi recebido em Tondela 10/2021.

    Processo: 621xx/22

    Em relação ao meu irmão, é se corre risco de eu ser barrado mesmo como turista e indo com ele.

    Obrigado @Leticialele @gandalf

  • @alan22 , não há risco de ser barrado. Imprima a página de acompanhamento do seu processo e leve para mostrar, se necessário.

  • editado May 2022

    @alan22

    Ser barrado na entrada, nunca.

    Só que tem que sair do país do mesmo jeito que entrou, dentro da validade do carimbo, para fechar o ciclo. Depois pode voltar quando tiver a nacionalidade. Pode ir pra Inglaterra por exemplo, que agora está fora da zona do Euro.

    Não pode permanecer mais que 183 dias tendo entrado como turista.

    Estando lá pode tentar um pedido de urgência, alegando que seria para evitar ficar no país além do prazo. Provavelmente conseguirá. Vá na CRCentrais e converse a respeito.

  • @gandalf entendi...e pelo numero do processo vc consegue saber mais ou menos qndo deram entrada?

  • Oi pessoal, recebi uma resposta hoje da central de Lisboa sobre meu processo que enviei em setembro para Tondela:

    Exmo Senhor

     Em referência ao processo em epígrafe, informa-se V. Exa. que o mesmo transitou da Conservatória do Registo Civil de Tondela para a Conservatória dos Registos Centrais e que o mesmo vai ser analisado por ordem de data de entrada na Conservatória do Registo Civil de Tondela.

    Mais se informa que os processos de atribuição da nacionalidade portuguesa são analisados por ordem de recepção, em respeito pelo principio da igualdade de tratamento dos interessados, pelo que, logo que possível será informada do que houver por conveniente.

    Eles mandaram o numero do processo mas fiquei em dúvida sobre como ter o código de acesso para acompanhar, seriam eles mesmos no que deveriam dar?

  • Obrigado @gandalf

    Enviei reclamação. Se não der certo, vou ligar na LR.

  • Em 16/07/21 solicitei a TRANSCRIÇÃO DE CASAMENTO de minha mãe e hoje (apos 10 MESES) recebemos a documentação pelo correio

    Estou avisando para que tenham uma referencia.

    Agora vou dar inicio na documentação de minha atribuição e terei que descobrir para onde devo enviar os documentos.

  • @Valeria_nudi , mande seu processo para o Arquivo Central do Porto. Os processos lá estão levando uns 6 meses.

  • @Valeria_nudi em qual conservatória foi concluído o seu?

    O meu é de março/21 e até agora nada...

  • Ola @Nandalobao


    Enviei o processo para Tondela e recebemos o documento registrado pela Conservatoria de Registro Civil de Ferreira do Zezere

  • @Leticialele


    Só pra confirmar... Para solicitar a minha cidadania só preciso enviar

    • minha certidao de nascimento por copia reprografica , apostilada
    • copia simples da certidao de casamento que acabei de receber de minha mãe
    • declaracão para aquisição de nacionalidade (no caso vou apostilar)

    pagar a taxa de 175 euros


    e enviar para :

    Arquivo Central do Porto

    Rua Visconde de Setubal 328

    4200-498 Porto

  • @Valeria_nudi

    Se vai mandar para o ACP, mude primeiro suas perguntas para o tópico correto. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/2437/atribuicao-pelo-acp-porto-informacoes-e-processos#latest

    Primeiro paga, https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

    recebe por e-mail, imprime frente-e-verso na mesma folha, depois preenche o form-1C sem rasuras, e leva pra assinar no cartório, diante do tabelião, para reconhecer por autenticidade. Não precisa apostilar.

    Imprima o e-mail recebido e mande junto.

    Faça cópia certificada e apostilada do RG ou Passaporte, menos de 10 anos de emissão, com filiação.

    Mande por DHL para o ACP no Porto, e não para o endereço de Lisboa que vem no formulário.

    Arquivo Central do Porto | Rua Visconde de Setúbal, nº 328 | 4200-498 – Porto

  • @Valeria_nudi , a certidão da sua mãe tem que ser a certidão de nascimento portuguesa (cópia simples). O casamento estará averbado, se já foi feita a transcrição.

  • @gandalf ... estou tão acostumada em escrever aqui que até esqueci que este topico é "Tondela"


    @Leticialele ... sim, o casamento já está averbado


    Agradeço a orientação de ambos

  • @Valeria_nudi o meu foi para outra conservatória. Está na Marco de Canavezes .

    Obrigada!

  • Pessoal, sabem se o numero do processo é dado logo que a conservatória recebe o processo ou então é em alguma etapa posterior? Por que o meu processo está na primeira etapa, mas já tem o numero e ele foi recebido em Tondela em setembro, então fico pensando se o estado das etapas está atrasado, algo assim; mas enfim, só o que tem a fazer é esperar também.

    Obrigado

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.