Judeus Sefarditas - Informações e processos

1100101103105106155

Comentários

  • Prezado colega @WVG ,


    Entendo que o formulário de aplicação para a aquisição da cidadania portuguesa via descendência de judeu sefardita é um documento português e, portanto, não necessita de apostilamento.


    No 1º site que você enviou (https://justica.gov.pt/Como-obter-nacionalidade-portuguesa/E-descendente-de-judeus-sefarditas-portugueses), diz-se expressamente que a certidão de nascimento do requerente precisa estar legalizada/apostilada, mas não diz o mesmo a respeito do formulário de aplicação (requerimento dirigido ao/à Ministro/a da Justiça).


    No entanto, queria ter certeza de que não é necessário, mas toda vez que eu pergunto surgem respostas divergentes...


    De qualquer forma, agradeço pela sua atenção em me responder.

  • @Iralves. Obrigada

    Estou pensando em pagar a minha e daqui a alguns dia pagar os adicionais. Apesar de ainda não solicitarem dos adicionais. Ou pago todos no mesmo dia e envio descriminando individualmente. Aquém já fez desta forma?

    Obrigada

  • @Danimoura Eu paguei todos no mesmo dia e enviei por email os recibos, deixando claro que um era do principal e os outros dos adicionais, para não deixar duvida. Do meu irmão ele fez diferente, e na hora dos adicionais teve que mandar tudo de novo. Sugiro fazer todos, colar os recibos em um email, atrelando cada recibo a um processo.

    Boa sorte

  • @ Iralves Obrigada . Vc tinha falado que seu pagamento foi pelo PayPal. Ouvi relatos de pessoas que tiveram que pagar um adicional depois para CIL, devido as taxas. . Procede?

  • Outra pergunta. No site da CIL tem uma conta para pagamento de donativos, e diz que pode ser pago por PayPal. Foi lá que vc efetuou o pagamento? Obrigada

  • @Danimoura

    Eu paguei pelo PayPal, sempre lembrando de pagar um pouco a mais para chegar 500 euros líquidos para a CIL,ja descontados das taxas do PayPal. Assim sendo, mandei 532 euros para ter certeza e deu certo.

  • @gigiiastrid

    O requerimento (o formulário que recebe por e-mail em PDF logo após o pagamento da taxa), que você assina, precisa ser certificado por AUTENTICIDADE. Significa que ele tem que ser assinado diante do notário, ou tabelião no cartório, ou do cônsul português, ou oficial do IRN no balcão de nacionalidade (não precisa apostilar).

    Documentos emitidos em PT (como Certidões do Arquivo Distrital, certificados do CIL), já vêm certificados por um oficial português.

    Dispensa a apostila sempre que um documento for certificado por um oficial português. Isso vale por exemplo para cópias certificadas de documento de identidade, porque você apresenta o documento original, e o oficial faz a cópia certificada (notarizada).

    Se a cópia da identidade (RG ou Passaporte) tiver sido feita em cartório no BR, ela precisa ser certificada e apostilada no BR.

    A certidão de nascimento do requerente, é original recente, por cópia reprográfica (manuscrita), apostilada. (isso não é uma cópia xerox autenticada de alguma certidão que já possui, é um documento original emitido dessa forma pelo cartório)

    Outras certidões, se for o caso, devem ser em inteiro teor (digitada), apostiladas (exceto quando for uma certidão de casamento apenas para comprovar mudanças de nome ao casar, que pode ser de inteiro teor (digitada), e só certificada).

    Se a certidão não estiver em português, precisa ser traduzida por tradutor juramentado, com a tradução certificada e apostilada.

    Somente na CRCentrais documentos escritos em francês, inglês ou espanhol, são recebidos sem tradução.

    Também são dispensados de tradução e apostilamento (em qualquer conservatória) as certidões de nascimento ou casamento emitidas em formato internacional multilíngua, com os dados tabulados, por países signatários do CIEC: (Áustria; Espanha; França; Grécia; Itália; Luxemburgo; Holanda; Polónia e Turquia)

    O certificado de antecedentes criminais, depende do país de origem. Geralmente precisa ser o original e apostilado no país de origem. Também precisa ser traduzido como descrito acima. No BR, o acordo de cooperação PT-BR faz o procedimento ser mais simples. O atestado pode ser impresso em casa, e a certificação no verso da folha com print-screen (CTRL-P) da tela do link de verificação.

  • Tenho conta no Banco do Brasil. É outra opção de pagamento que tenho. Alguém já pagou deste banco? Foi tudo ok?

  • Amigos de fórum, alguém tem alguma atualização do tempo que a ACP está demorando para enviar a senha do processo? Obrigado

  • @Danimoura. Na página de donativos tem o link do PayPall. Como disse @mercatelli, envie pelo menos Euro 527 (para chegar Euro 500 na CIL) e Euro 264 (para chegar Euro 250 na CIL).

    Imprime a tela do PayPall e mande para eles por email

  • @gandalf com as mudanças recentes na lei dos sefarditas e a data limite para o envio na lei atual sendo 31 de agosto, imagino que muita gente tentará enviar para a conservatória sem certificado, e enviar o certificado depois.

    Não há uma forma hoje de refletir isto na planilha - se enviou com ou sem certificado, e quando enviou o certificado depois - e imagino que será muito útil pras dezenas de milhares de pessoas que estarão nessa situação em breve.

    https://docs.google.com/spreadsheets/d/1x18mIU5AC0eAF6xrVHFTXrxVEFfNPdz2xd-1R7NnxXM/edit#gid=0

  • Iralves é está né


  • @ Iralves.Ótimo! Assim fica mais simples mesmo.

    Só fiquei na dúvida de como colocar as informações no recibo que recebi no email da CIL.

    De acordo com os detalhes abaixo mencionados deve identificar:


    - o nome completo e número de processodirectamente no banco, de forma a que nos apareça no extracto bancário, dentro do prazo de uma semana após a boa recepção da nossa resposta.

    Mais como vc falou, coloca no email as informações do requerimento e respectivo número do processo.

  • Prezado colega @gandalf ,


    Sempre muito gentil e prestativo.

    Agradeço imensamente pela explicação com detalhes.

    Até deixei salvo aqui num documento. :)

  • @mercatelli e Iralves. Efetuei o pagamento, hoje pelo PayPal. Imprimi e recebi por email o recibo. Apesar que apareceu um erro 404 na página, mas mesmo assim foi enviado email da doação.

    Poderia me informar quanto tempo vcs receberam a confirmação do pagamento pela CIL?

    Obrigada

  • Bom dia!

    O que vcs escreveram naquela parte do requerimento de nacionalidade que diz "Para o efeito declara que (indicar e demonstrar as circunstâncias que determinam a tradição de peternça a uma comunidade sefardita de origem portuguesa, designadamente, apelidos de familia, idioma familiar, descendência direta ou colateral de progenitor comum a partir da comunidade sefardita de origem portuguesa)"

    Vi gente falando de ter escrito tipo redação de 30 linhas, mas so tem tipo 5 linhas no formulario pra isso...

  • @Danimoura

    Recebi meu comprovante em 3 dias!

    Paguei dia 22 de fevereiro e recebi o comprovante dia 25... E esse relatório que não chega kkkkk

  • Prezados colegas,


    Há uma simples divergência de dados em alguns documentos para a cidadania portuguesa por aquisição (artigo 6-7, judeu sefardita).


    O sobrenome do pai (do requerente) na certidão de nascimento consta como "Bomfim".

    No certificado da CIL e no requerimento de cidadania portuguesa, também consta como "Bomfim".


    No entanto, no passaporte e na certidão de antecedentes criminais (do requerente) o sobrenome do pai consta como "Bonfim".


    Gostaria de saber se haverá algum problema quanto a isso, se o processo cairá em exigência quanto a isso etc.

  • Bom dia colegas de fórum, recebi a senha de acompanhamento hoje. Processo entregue via DHL no dia 27/04/22 - recebimento chave de acesso hoje 09/05/22

  • Processo entregue hoje presencialmente na ACP

    Assim que receber a senha eu venho aqui dizer.

    Muito gentis as funcionárias no local.

  • arellcarellc Member

    Bom dia!,

    Outra pergunta, desde já agradeço.

    Colocamos no formulário de inscrição para o CIL o nome de solteira da mãe do requerente.. (e não o nome de casada). No entanto, é o nome de casada que aparece na certidão de nascimento do requerente.

    Isso pode representar um problema para o Ministério?

    Obrigada!

  • Olá pessoal.

    Gostaria de uma dica, pra mim, que ainda não peguei o certificado da CIL.

    Já disseram aqui que no processo pela ACP recebemos a senha com maior rapidez. Isso é bom. Mas quando analisarem, vai entrar em exigência, requerendo o certificado da CIL. Isso normalmente ocorre após quanto tempo? Pq se for muito rápido, posso ainda não estar com o certificado da CIL.

  • @gigiiastrid , não há divergência. Bomfim = Bonfim

  • @arellc , quando for mandar a documentação, inclua uma certidão de casamento inteiro teor, para justificar o nome.

  • @MarceloRamires

    Você está propondo uma coisa interessante. De fato haverá temporariamente um surto de processos enviados incompletos, mas que pode abrir caminho para que isso continue no futuro.

    Eu tento evitar criar colunas novas na planilha, e manter o mínimo possível, em coisas que afetam o cálculo das previsões. No final das contas, as pessoas entram com os dados para ter a previsão de conclusão, e um acompanhamento em relação a outros.

    Não adianta criar colunas que não sejam comuns para a maioria das pessoas.

    Incluí na coluna que seleciona o tipo de certificado uma opção para "Adiar" o certificado. As outras informações que julgar relevantes vão para Observações, e depois podemos decidir se seria apropriado incluir uma coluna com a data em que entregou a certificação. Provavelmente haverá exigência, como previsto na planilha, extraindo automaticamente de observações para a coluna-T.

    Talvez façamos algo semelhante para essa situação que pode ser só transitória.

    Se tiver algo diferente em mente, por favor sugira.

  • @Diogo_1978

    Você adia o certificado, e se houver exigência, você lida com ela.

    O certificado do CIL não há garantia que seja obtido, mesmo tendo feito o pagamento depois da pré-análise. Então você está assumindo o risco.

  • EMFEMF Member

    tenho as seguintes duvidas :

    • A CIL informa andamento do processo se eu perguntar por email?
    • Caso opte por enviar documentos para a conservatória do Porto sem o certificado da CIL e aguardar a exigencia para corrigir, preciso enviar numeração do processo na CIL e árvore genealógica ou mais algum outro documento?
    • Envio de processos online nas conservatórias ainda sem previsão de ocorrer?


  • Gente, tem uma tabela com as informações dos trâmites para termos uma média de quanto tempo está durando?

    estou com somente a bolinha 7 - registro para ser feito pra conservatória de Barcelos. Alguém tem ideia de quanto tempo está levando? Desde dezembro foi despachado e início de fevereiro o processo foi para lá.

    obrigada!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.