Eu paguei pelo PayPal, sempre lembrando de pagar um pouco a mais para chegar 500 euros líquidos para a CIL,ja descontados das taxas do PayPal. Assim sendo, mandei 532 euros para ter certeza e deu certo.
O requerimento (o formulário que recebe por e-mail em PDF logo após o pagamento da taxa), que você assina, precisa ser certificado por AUTENTICIDADE. Significa que ele tem que ser assinado diante do notário, ou tabelião no cartório, ou do cônsul português, ou oficial do IRN no balcão de nacionalidade (não precisa apostilar).
Documentos emitidos em PT (como Certidões do Arquivo Distrital, certificados do CIL), já vêm certificados por um oficial português.
Dispensa a apostila sempre que um documento for certificado por um oficial português. Isso vale por exemplo para cópias certificadas de documento de identidade, porque você apresenta o documento original, e o oficial faz a cópia certificada (notarizada).
Se a cópia da identidade (RG ou Passaporte) tiver sido feita em cartório no BR, ela precisa ser certificada e apostilada no BR.
A certidão de nascimento do requerente, é original recente, por cópia reprográfica (manuscrita), apostilada. (isso não é uma cópia xerox autenticada de alguma certidão que já possui, é um documento original emitido dessa forma pelo cartório)
Outras certidões, se for o caso, devem ser em inteiro teor (digitada), apostiladas (exceto quando for uma certidão de casamento apenas para comprovar mudanças de nome ao casar, que pode ser de inteiro teor (digitada), e só certificada).
Se a certidão não estiver em português, precisa ser traduzida por tradutor juramentado, com a tradução certificada e apostilada.
Somente na CRCentrais documentos escritos em francês, inglês ou espanhol, são recebidos sem tradução.
Também são dispensados de tradução e apostilamento (em qualquer conservatória) as certidões de nascimento ou casamento emitidas em formato internacional multilíngua, com os dados tabulados, por países signatários do CIEC: (Áustria; Espanha; França; Grécia; Itália; Luxemburgo; Holanda; Polónia e Turquia)
O certificado de antecedentes criminais, depende do país de origem. Geralmente precisa ser o original e apostilado no país de origem. Também precisa ser traduzido como descrito acima. No BR, o acordo de cooperação PT-BR faz o procedimento ser mais simples. O atestado pode ser impresso em casa, e a certificação no verso da folha com print-screen (CTRL-P) da tela do link de verificação.
@Danimoura. Na página de donativos tem o link do PayPall. Como disse @mercatelli, envie pelo menos Euro 527 (para chegar Euro 500 na CIL) e Euro 264 (para chegar Euro 250 na CIL).
Imprime a tela do PayPall e mande para eles por email
@gandalf com as mudanças recentes na lei dos sefarditas e a data limite para o envio na lei atual sendo 31 de agosto, imagino que muita gente tentará enviar para a conservatória sem certificado, e enviar o certificado depois.
Não há uma forma hoje de refletir isto na planilha - se enviou com ou sem certificado, e quando enviou o certificado depois - e imagino que será muito útil pras dezenas de milhares de pessoas que estarão nessa situação em breve.
Só fiquei na dúvida de como colocar as informações no recibo que recebi no email da CIL.
De acordo com os detalhes abaixo mencionados deve identificar:
- o nome completo e número de processo, directamente no banco, de forma a que nos apareça no extracto bancário, dentro do prazo de uma semana após a boa recepção da nossa resposta.
Mais como vc falou, coloca no email as informações do requerimento e respectivo número do processo.
@mercatelli e Iralves. Efetuei o pagamento, hoje pelo PayPal. Imprimi e recebi por email o recibo. Apesar que apareceu um erro 404 na página, mas mesmo assim foi enviado email da doação.
Poderia me informar quanto tempo vcs receberam a confirmação do pagamento pela CIL?
O que vcs escreveram naquela parte do requerimento de nacionalidade que diz "Para o efeito declara que (indicar e demonstrar as circunstâncias que determinam a tradição de peternça a uma comunidade sefardita de origem portuguesa, designadamente, apelidos de familia, idioma familiar, descendência direta ou colateral de progenitor comum a partir da comunidade sefardita de origem portuguesa)"
Vi gente falando de ter escrito tipo redação de 30 linhas, mas so tem tipo 5 linhas no formulario pra isso...
Colocamos no formulário de inscrição para o CIL o nome de solteira da mãe do requerente.. (e não o nome de casada). No entanto, é o nome de casada que aparece na certidão de nascimento do requerente.
Isso pode representar um problema para o Ministério?
Gostaria de uma dica, pra mim, que ainda não peguei o certificado da CIL.
Já disseram aqui que no processo pela ACP recebemos a senha com maior rapidez. Isso é bom. Mas quando analisarem, vai entrar em exigência, requerendo o certificado da CIL. Isso normalmente ocorre após quanto tempo? Pq se for muito rápido, posso ainda não estar com o certificado da CIL.
Você está propondo uma coisa interessante. De fato haverá temporariamente um surto de processos enviados incompletos, mas que pode abrir caminho para que isso continue no futuro.
Eu tento evitar criar colunas novas na planilha, e manter o mínimo possível, em coisas que afetam o cálculo das previsões. No final das contas, as pessoas entram com os dados para ter a previsão de conclusão, e um acompanhamento em relação a outros.
Não adianta criar colunas que não sejam comuns para a maioria das pessoas.
Incluí na coluna que seleciona o tipo de certificado uma opção para "Adiar" o certificado. As outras informações que julgar relevantes vão para Observações, e depois podemos decidir se seria apropriado incluir uma coluna com a data em que entregou a certificação. Provavelmente haverá exigência, como previsto na planilha, extraindo automaticamente de observações para a coluna-T.
Talvez façamos algo semelhante para essa situação que pode ser só transitória.
Se tiver algo diferente em mente, por favor sugira.
A CIL informa andamento do processo se eu perguntar por email?
Caso opte por enviar documentos para a conservatória do Porto sem o certificado da CIL e aguardar a exigencia para corrigir, preciso enviar numeração do processo na CIL e árvore genealógica ou mais algum outro documento?
Envio de processos online nas conservatórias ainda sem previsão de ocorrer?
Gente, tem uma tabela com as informações dos trâmites para termos uma média de quanto tempo está durando?
estou com somente a bolinha 7 - registro para ser feito pra conservatória de Barcelos. Alguém tem ideia de quanto tempo está levando? Desde dezembro foi despachado e início de fevereiro o processo foi para lá.
Tenho uma amiga que começou o processo de cidadania pela via sefaradita com um advogado no Brasil, que pelo que ela me fala trabalha com um advogado em Portugal.
A coisa e q segundo o advogado o trâmite já foi apresentado na conservatória em Portugal, mais não deu para ela nenhum número de processo nem chave de acceso, nada. Falou que agora só tem que esperar uns 6 meses.
Eu sabia que qdo um trâmite e apresentado pessoalmente tanto no IRN de Lisboa ou no ACP de Porto, eles numeram no momento e acho que tb entregam a chave de acceso.
Qdo eu falei para ela isso, perguntou para o advogado e a resposta dele foi a siguinte:
"Os advogados acompanham todos os processos de perto.
Normalmente não solicitam está senha para dar aos clientes.
O acompanhamento on line e muito superficial e gera incertezas e inseguranças. Isso atrapalha muito o trabalho deles.
Ainda assim, se você fizer questão, eles podem solicitar para enviar para você. Mas demoraria uns 5 meses para chegar a senha. E, neste caso, seria necessário quitar a segunda parcela dos honorários de forma adiantada."
Como eu falei que achava isso estranho, e ela perguntou novamente a resposta dele foi:
Entendo.
Mas você está enganada. Não estão dando o número do processo e o código de acesso.
Isso acontecia há um ano atrás.
Mudou há muito tempo.
Demora para enviarem."
O que vcs acham disso? Qdo e apresentado pessoalmente se numera momento e entregam a senha ou tô errado?
Boa tarde. Tenho acompanhado o fórum há algum tempo e gostaria de agradecer as valiosas informações e discussões que temos aqui.
Eu já dei entrada no meu processo na CRC Lisboa, com recebimento da senha em 15/03/22. Já cadastrei meu processo na planilha do fórum.
Recentemente, vi alguns relatos de pessoas que estão caindo em exigência por não ter apostilado a Certidão de Antecedentes Criminais do Brasil. Sei que, em teoria, há acordo de cooperação entre Brasil e Portugal e que seria algo relativamente simples de contornar (apesar de gerar algum atraso ao processo). Contudo, é perceptível que houve um aumento deste tipo de problema nos processos mais recentes e eu não entreguei a minha certidão apostilada.
Minha dúvida: estou indo a Portugal mês que vem e teria disponibilidade para ir até a CRC Lisboa para entregar uma nova certidão, desta vez apostilada. Isso pode atrapalhar meu processo já em andamento de alguma forma (estou na bolinha verde 1)? Bastaria dirigir-me à CRC com o documento em mãos e juntá-lo ao meu processo?
Além disso, não inclui comprovante de endereço do Brasil quando enviei os documentos, mas percebi posteriormente que este envio é bem comum. Acreditam que devo aproveitar a oportunidade para também anexar este documento? Preciso apostilar comprovante de endereço? Alguma sugestão de que documento a utilizar como comprovante de endereço (conta de telefone, luz etc.)?
com relação ao Atestado de Antecedentes Criminais emitido pela Policia Federal online eu imprimi com a validação no verso. Levei ao cartório que fez uma "materialização" do documento e logo em seguida fez o apostilamento.
O Atestado emitido presencialmente na Policia Federal tem assinatura do delegado e faz o apostilamento normalmente.
Comprovante de endereço eu enviei uma conta de energia da Cemig, apostilada.
Para o processo da minha filha, o cartorio não apostilou o comprovante de endereço do cartão Nubank. Disseram que seria necessário ela assinar ao lado do nome e reconhecer firma da assinatura para ser possivel apostilar.
Se e necessário incluir uma certidão de casamento inteiro teor, para justificar o nome, será necessário neste caso depositar o original do certidão de casamento ou podemos colocar uma cópia autenticada do original? (estamos no exterior e é complicado pedir novamente a certidão de casamento original - temos apenas um original que deve ir em outro arquivo).
Comentários
@Danimoura
Eu paguei pelo PayPal, sempre lembrando de pagar um pouco a mais para chegar 500 euros líquidos para a CIL,ja descontados das taxas do PayPal. Assim sendo, mandei 532 euros para ter certeza e deu certo.
@gigiiastrid
O requerimento (o formulário que recebe por e-mail em PDF logo após o pagamento da taxa), que você assina, precisa ser certificado por AUTENTICIDADE. Significa que ele tem que ser assinado diante do notário, ou tabelião no cartório, ou do cônsul português, ou oficial do IRN no balcão de nacionalidade (não precisa apostilar).
Documentos emitidos em PT (como Certidões do Arquivo Distrital, certificados do CIL), já vêm certificados por um oficial português.
Dispensa a apostila sempre que um documento for certificado por um oficial português. Isso vale por exemplo para cópias certificadas de documento de identidade, porque você apresenta o documento original, e o oficial faz a cópia certificada (notarizada).
Se a cópia da identidade (RG ou Passaporte) tiver sido feita em cartório no BR, ela precisa ser certificada e apostilada no BR.
A certidão de nascimento do requerente, é original recente, por cópia reprográfica (manuscrita), apostilada. (isso não é uma cópia xerox autenticada de alguma certidão que já possui, é um documento original emitido dessa forma pelo cartório)
Outras certidões, se for o caso, devem ser em inteiro teor (digitada), apostiladas (exceto quando for uma certidão de casamento apenas para comprovar mudanças de nome ao casar, que pode ser de inteiro teor (digitada), e só certificada).
Se a certidão não estiver em português, precisa ser traduzida por tradutor juramentado, com a tradução certificada e apostilada.
Somente na CRCentrais documentos escritos em francês, inglês ou espanhol, são recebidos sem tradução.
Também são dispensados de tradução e apostilamento (em qualquer conservatória) as certidões de nascimento ou casamento emitidas em formato internacional multilíngua, com os dados tabulados, por países signatários do CIEC: (Áustria; Espanha; França; Grécia; Itália; Luxemburgo; Holanda; Polónia e Turquia)
O certificado de antecedentes criminais, depende do país de origem. Geralmente precisa ser o original e apostilado no país de origem. Também precisa ser traduzido como descrito acima. No BR, o acordo de cooperação PT-BR faz o procedimento ser mais simples. O atestado pode ser impresso em casa, e a certificação no verso da folha com print-screen (CTRL-P) da tela do link de verificação.
Tenho conta no Banco do Brasil. É outra opção de pagamento que tenho. Alguém já pagou deste banco? Foi tudo ok?
Amigos de fórum, alguém tem alguma atualização do tempo que a ACP está demorando para enviar a senha do processo? Obrigado
@Danimoura. Na página de donativos tem o link do PayPall. Como disse @mercatelli, envie pelo menos Euro 527 (para chegar Euro 500 na CIL) e Euro 264 (para chegar Euro 250 na CIL).
Imprime a tela do PayPall e mande para eles por email
@gandalf com as mudanças recentes na lei dos sefarditas e a data limite para o envio na lei atual sendo 31 de agosto, imagino que muita gente tentará enviar para a conservatória sem certificado, e enviar o certificado depois.
Não há uma forma hoje de refletir isto na planilha - se enviou com ou sem certificado, e quando enviou o certificado depois - e imagino que será muito útil pras dezenas de milhares de pessoas que estarão nessa situação em breve.
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1x18mIU5AC0eAF6xrVHFTXrxVEFfNPdz2xd-1R7NnxXM/edit#gid=0
Iralves é está né
@Danimoura Esta mesma
@ Iralves.Ótimo! Assim fica mais simples mesmo.
Só fiquei na dúvida de como colocar as informações no recibo que recebi no email da CIL.
De acordo com os detalhes abaixo mencionados deve identificar:
- o nome completo e número de processo, directamente no banco, de forma a que nos apareça no extracto bancário, dentro do prazo de uma semana após a boa recepção da nossa resposta.
Mais como vc falou, coloca no email as informações do requerimento e respectivo número do processo.
Prezado colega @gandalf ,
Sempre muito gentil e prestativo.
Agradeço imensamente pela explicação com detalhes.
Até deixei salvo aqui num documento. :)
@mercatelli e Iralves. Efetuei o pagamento, hoje pelo PayPal. Imprimi e recebi por email o recibo. Apesar que apareceu um erro 404 na página, mas mesmo assim foi enviado email da doação.
Poderia me informar quanto tempo vcs receberam a confirmação do pagamento pela CIL?
Obrigada
Bom dia!
O que vcs escreveram naquela parte do requerimento de nacionalidade que diz "Para o efeito declara que (indicar e demonstrar as circunstâncias que determinam a tradição de peternça a uma comunidade sefardita de origem portuguesa, designadamente, apelidos de familia, idioma familiar, descendência direta ou colateral de progenitor comum a partir da comunidade sefardita de origem portuguesa)"
Vi gente falando de ter escrito tipo redação de 30 linhas, mas so tem tipo 5 linhas no formulario pra isso...
@Danimoura
Recebi meu comprovante em 3 dias!
Paguei dia 22 de fevereiro e recebi o comprovante dia 25... E esse relatório que não chega kkkkk
Prezados colegas,
Há uma simples divergência de dados em alguns documentos para a cidadania portuguesa por aquisição (artigo 6-7, judeu sefardita).
O sobrenome do pai (do requerente) na certidão de nascimento consta como "Bomfim".
No certificado da CIL e no requerimento de cidadania portuguesa, também consta como "Bomfim".
No entanto, no passaporte e na certidão de antecedentes criminais (do requerente) o sobrenome do pai consta como "Bonfim".
Gostaria de saber se haverá algum problema quanto a isso, se o processo cairá em exigência quanto a isso etc.
Bom dia colegas de fórum, recebi a senha de acompanhamento hoje. Processo entregue via DHL no dia 27/04/22 - recebimento chave de acesso hoje 09/05/22
Processo entregue hoje presencialmente na ACP
Assim que receber a senha eu venho aqui dizer.
Muito gentis as funcionárias no local.
Bom dia!,
Outra pergunta, desde já agradeço.
Colocamos no formulário de inscrição para o CIL o nome de solteira da mãe do requerente.. (e não o nome de casada). No entanto, é o nome de casada que aparece na certidão de nascimento do requerente.
Isso pode representar um problema para o Ministério?
Obrigada!
Olá pessoal.
Gostaria de uma dica, pra mim, que ainda não peguei o certificado da CIL.
Já disseram aqui que no processo pela ACP recebemos a senha com maior rapidez. Isso é bom. Mas quando analisarem, vai entrar em exigência, requerendo o certificado da CIL. Isso normalmente ocorre após quanto tempo? Pq se for muito rápido, posso ainda não estar com o certificado da CIL.
@gigiiastrid , não há divergência. Bomfim = Bonfim
@arellc , quando for mandar a documentação, inclua uma certidão de casamento inteiro teor, para justificar o nome.
@MarceloRamires
Você está propondo uma coisa interessante. De fato haverá temporariamente um surto de processos enviados incompletos, mas que pode abrir caminho para que isso continue no futuro.
Eu tento evitar criar colunas novas na planilha, e manter o mínimo possível, em coisas que afetam o cálculo das previsões. No final das contas, as pessoas entram com os dados para ter a previsão de conclusão, e um acompanhamento em relação a outros.
Não adianta criar colunas que não sejam comuns para a maioria das pessoas.
Incluí na coluna que seleciona o tipo de certificado uma opção para "Adiar" o certificado. As outras informações que julgar relevantes vão para Observações, e depois podemos decidir se seria apropriado incluir uma coluna com a data em que entregou a certificação. Provavelmente haverá exigência, como previsto na planilha, extraindo automaticamente de observações para a coluna-T.
Talvez façamos algo semelhante para essa situação que pode ser só transitória.
Se tiver algo diferente em mente, por favor sugira.
@Diogo_1978
Você adia o certificado, e se houver exigência, você lida com ela.
O certificado do CIL não há garantia que seja obtido, mesmo tendo feito o pagamento depois da pré-análise. Então você está assumindo o risco.
tenho as seguintes duvidas :
Gente, tem uma tabela com as informações dos trâmites para termos uma média de quanto tempo está durando?
estou com somente a bolinha 7 - registro para ser feito pra conservatória de Barcelos. Alguém tem ideia de quanto tempo está levando? Desde dezembro foi despachado e início de fevereiro o processo foi para lá.
obrigada!
Oi pessoal,
Tenho uma amiga que começou o processo de cidadania pela via sefaradita com um advogado no Brasil, que pelo que ela me fala trabalha com um advogado em Portugal.
A coisa e q segundo o advogado o trâmite já foi apresentado na conservatória em Portugal, mais não deu para ela nenhum número de processo nem chave de acceso, nada. Falou que agora só tem que esperar uns 6 meses.
Eu sabia que qdo um trâmite e apresentado pessoalmente tanto no IRN de Lisboa ou no ACP de Porto, eles numeram no momento e acho que tb entregam a chave de acceso.
Qdo eu falei para ela isso, perguntou para o advogado e a resposta dele foi a siguinte:
"Os advogados acompanham todos os processos de perto.
Normalmente não solicitam está senha para dar aos clientes.
O acompanhamento on line e muito superficial e gera incertezas e inseguranças. Isso atrapalha muito o trabalho deles.
Ainda assim, se você fizer questão, eles podem solicitar para enviar para você. Mas demoraria uns 5 meses para chegar a senha. E, neste caso, seria necessário quitar a segunda parcela dos honorários de forma adiantada."
Como eu falei que achava isso estranho, e ela perguntou novamente a resposta dele foi:
Entendo.
Mas você está enganada. Não estão dando o número do processo e o código de acesso.
Isso acontecia há um ano atrás.
Mudou há muito tempo.
Demora para enviarem."
O que vcs acham disso? Qdo e apresentado pessoalmente se numera momento e entregam a senha ou tô errado?
@Leticialele
@gandalf
@leticia
Boa tarde. Tenho acompanhado o fórum há algum tempo e gostaria de agradecer as valiosas informações e discussões que temos aqui.
Eu já dei entrada no meu processo na CRC Lisboa, com recebimento da senha em 15/03/22. Já cadastrei meu processo na planilha do fórum.
Recentemente, vi alguns relatos de pessoas que estão caindo em exigência por não ter apostilado a Certidão de Antecedentes Criminais do Brasil. Sei que, em teoria, há acordo de cooperação entre Brasil e Portugal e que seria algo relativamente simples de contornar (apesar de gerar algum atraso ao processo). Contudo, é perceptível que houve um aumento deste tipo de problema nos processos mais recentes e eu não entreguei a minha certidão apostilada.
Minha dúvida: estou indo a Portugal mês que vem e teria disponibilidade para ir até a CRC Lisboa para entregar uma nova certidão, desta vez apostilada. Isso pode atrapalhar meu processo já em andamento de alguma forma (estou na bolinha verde 1)? Bastaria dirigir-me à CRC com o documento em mãos e juntá-lo ao meu processo?
Além disso, não inclui comprovante de endereço do Brasil quando enviei os documentos, mas percebi posteriormente que este envio é bem comum. Acreditam que devo aproveitar a oportunidade para também anexar este documento? Preciso apostilar comprovante de endereço? Alguma sugestão de que documento a utilizar como comprovante de endereço (conta de telefone, luz etc.)?
Agradeço pelo apoio!
@snilp , o atestado de antecedentes criminais brasileiro é emitido online pela Polícia Federal e não é assinado, por isso não pode ser apostilado!!
O que tem que ser feito é a emissão da certidão e a impressão da validação no verso. Os links estão na mesma página.
Nunca vi exigirem comprovante de endereço em processo algum!!
Não mande nada além do necessário. Se , no processo, huover alguma exigência, você manda apenas o que pedirem.
Acompanhe o andamento dos processos por aqui e não dê ouvidos a boatos!! Há quem crie dificuldades para vender facilidades!!
com relação ao Atestado de Antecedentes Criminais emitido pela Policia Federal online eu imprimi com a validação no verso. Levei ao cartório que fez uma "materialização" do documento e logo em seguida fez o apostilamento.
O Atestado emitido presencialmente na Policia Federal tem assinatura do delegado e faz o apostilamento normalmente.
Comprovante de endereço eu enviei uma conta de energia da Cemig, apostilada.
Para o processo da minha filha, o cartorio não apostilou o comprovante de endereço do cartão Nubank. Disseram que seria necessário ela assinar ao lado do nome e reconhecer firma da assinatura para ser possivel apostilar.
Obrigada @Leticialele !
Posso abusar um pouco mais ?
Se e necessário incluir uma certidão de casamento inteiro teor, para justificar o nome, será necessário neste caso depositar o original do certidão de casamento ou podemos colocar uma cópia autenticada do original? (estamos no exterior e é complicado pedir novamente a certidão de casamento original - temos apenas um original que deve ir em outro arquivo).