Judeus Sefarditas - Informações e processos

19798100102103155

Comentários

  • @gandalf estou na bola 4 marrom e afirma que minha submissão está completa e válida. o spresdsheet não mostra nenhum registro sentado na bola 5, então estou assumindo que vai de 4 a 6, pulando 5. é assim que funciona? obrigado

  • XGSXGS
    editado April 2022

    No meu caso a bola está no número 6 na cor marrom! O que isso significa? Demora em média de quanto tempo p concluir o processo? Gostaria de saber de falta muito…

    obrigado

  • oi, sou novo nesse grupo. obrigado pela ajuda. Recebi minha senha em abril de 2021 e ainda estou na bola 1. isso é normal?

  • @WVG

    Depende da modalidade e da conservatória.

    Algumas vezes passa tão rápido pela bolinha que não dá tempo de aparecer online. Parece que saltou várias bolinhas.

  • @gandalf @Leticialele e demais do forum,

    Alguma recomendacao ou experiencia de envio (por DHL!) de diversos (3) processos, de pessoas da mesma familia (mae, irmaos), para as Conservatorias?

    Digo, tem recomendacao quanto ao envio todos juntos ou separados?

    No caso envio junto, claro que os processos e respectivos docs seriam separados devidamente!

    Grato!

  • @rickardonit

    Enviei 6 processos juntos e não tive problema. Separei cada processo em um envelope, colocando o numero do requerimento e o nome do requerente em cada envelope.

    Depois coloquei todos os envelopes na embalagem do DHL e tudo certo !!!

  • @rickardonit

    Exatamente. pode juntar os processos no mesmo envelope da DHL se estiver mandando para o mesmo lugar. Cada processo completo com todos os seus docs.

    Ao receberem, eles separam os envelopes internos, e cada processo segue seu caminho independentemente.

  • @lralves e @gandalf - mto obg!

  • @abl602

    Recebi minha senha em jan.2021, até poucos dias atras estava na bolinha1. Imagino esta ainda dentro da estimativa.

  • hsghsg Member

    uma dúvida, meus documentos aterrissaram na conservatória de Lisboa em 26/01/22 e até agora não recebi um email sequer de confirmação, muito menos senha. Está "normal", dentro do prazo?

  • @hsg normal sim, a CRC Lisboa desde o meio do ano passado tem demorado uns 4 meses para mandar a senha.

  • Pessoal os processos enviados e recebidos antes do dia 01 de setembro não serão atingidos ainda pelas novas regras para concessão da cidadania via sefardita né?

  • @Leticialele @gandalf enviei meus documentos para o Arquivo Central do Porto hoje 22/04. Muito feliz e realizado, bora eu saiba que não é garantia de nada. Obrigado por tudo.

  • @MalloneBarros

    Creio que fez bem em mandar agora, antes das mudanças tomarem corpo.

  • Dúvida: como era feito o registro dos judeus, no Brasil e em Portugal, quando essa era uma atividade da Igreja Catolica?

    Era feita alguma anotacao ao lado do registro de batismo? Ou não eram registradas?

    Os registros de nascimento/obito de judeus estao disponiveis no familysearch? Nos arquivos distritais?

  • EMFEMF Member

    Alguem pode informar se a CIL já esta enviando certificados com a padronização exigida pela alterações no decreto 26/2022 ?

    Alguém do grupo já recebeu certificado com data posterior a 15 de abril de 2022?

    Tenho vários familiares aguardando o certificado e a ansiedade toma conta.

  • O decreto remete a um despacho que regulamentará a forma dos certificados, e ele não foi editado ainda, ao menos não que me conste.

  • Boa a tarde gente

    Alguém já encaminhou a certidão de nascimento de inteiro teor por cópia reprográfica para CIL na forma online. Sei que eles pedem a cópia simples. Minha prima me perguntou com interesse de economizar em uma certidão no cartório. Não soube responder.

    Grata pela atenção

  • EMFEMF Member

    @viniciusfm, grato por responder.

    Fiz o questionamento para saber se a Cil está entregando novos relatorios ou se está aguardando a padronização.

    Resta aguardar os próximos capitulos.

  • gtsgts
    editado April 2022

    Prezados .Vcs teriam informacoes de processos que estavam em curso e foram finalizados apos a publicacao do novo decreto?

  • @gts

    O novo decreto vale apenas para os pedidos que forem iniciados a partir de setembro de 2022.

  • gtsgts
    editado April 2022

    @Arauggio Tenho ouvido essa interpretacao. Porem nao estou seguro se sera assim interpretado quanto a questao da nao retrospectividade.

    Alguns argumentam que a nao restropectividade seria aplicada somente a processos ja finalizados. Outros a processos em andamento. O decreto me parece ser ambiguo e nao ser claro sobre de que forma a nao restrospectividade seria aplicada na pratica. Vejo as pessoas correndo e nao compreendo se sera assim interpretado. Nao vejo processos sendo concluidos apos o anuncio do decreto. O decreto tambem diz que processos que estejam pendentes em setembro serao analisados com o novo decreto. Por isso estou perguntando , porque acho estranho a conservatoria ter paralizado o andamento dos processos que la se encontram e nao sei se seria intencional. Nao tenho conhecimento da existencia de um posicionamento dos orgaos oficiais quanto a isso ou melhor de casos concretos de processos que ja estavam em andamento e foram concluidos recentemente. Por isso a minha pergunta original.

  • editado April 2022

    @gts , se vc verificar a planilha daqui do fórum, tem três assentos criados recentemente em abril (dois no ACP e um das CRCLisboa), e também um monte de gente que foi para bolinha 06 dps de 18/03 (quando publicado o decreto-lei).

  • @EMF , a CIL está sim emitindo relatórios, no padrão de sempre.

  • gtsgts
    editado April 2022

    @viniciusfm Me referi a casos concluidos.

  • ArauggioArauggio Member
    editado April 2022

    @gts

    Compartilhava da sua preocupação, até ter obtido a seguinte resposta de um conservador (omiti algumas informações por questões de privacidade, afinal foi uma comunicação pessoal).

    Só uma correção: Quando você diz "O decreto tambem diz que processos que estejam pendentes em setembro serao analisados com o novo decreto." está parcialmente correto. O decreto diz isso, mas excetua os processos via Artigo 6-7, que é o caso dos Sefarditas.

  • @Arauggio O decreto-lei de 18 de março anuncia a modificação da lei da nacionalidade e entrou em vigor a 15 de abril com exceção dos processos de nacionalidade de origem sefardita, que sofrerão alterações a 1 de setembro. Quanto à retroactividade, peritos e advogados concordam que os processos pendentes e os que se mantiverem pendentes após 1 de setembro não estarão sujeitos aos novos requisitos para comprovação de vínculos com Portugal. De 18 de março a 1 de setembro, existe um regime transitório que apenas afeta os processos de nacionalidade sefardita onde o regime transitório é estabelecido no prazo de seis meses e isso é confirmado pelo curador no email que anexou no seu comentário. A lei poderia ter decretado a aplicação imediata dos novos requisitos, mas decidiu impor um regime transitório que exclui qualquer retroatividade aos processos pendentes.

  • @gts

    Olá, você poderia compartilhar as informações em que se baseia para dizer que o conservatório parou os processos? Certamente o conservatório terá demorado um pouco mais em abril devido à Semana Santa e à Páscoa, mas não acho que seja intencional ou pelo menos não há indicação de que eles não estejam funcionando. Aqui no fórum com o arquivo excel podemos ter uma estimativa de como estão os processos mas esses são uma porcentagem mínima do número de solicitações, então não temos uma visão completa para chegar a deduções desse tipo.


  • WVGWVG
    editado April 2022

    Fórum, de acordo com o site justicamaisproxima.justica.gov.pt, a plataforma eletrónica está em processo de qualidade e testes. Parece que o processo está muito atrasado e se essa etapa for ultrapassada, a plataforma poderá ser anunciada em breve. A boa notícia é que está em estágio avançado e está praticamente finalizado.


  • Olá pessoal.

    Algum de vocês possui um "passo a passo" detalhado de como entrar com o Requerimento na CRC? (via sefardita)

    Via correios, aqui do Brasil.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.