Judeus Sefarditas - Informações e processos

194959799100158

Comentários

  • @gandalf

    Muito obrigado pelo resposta. Me expressei mal, a minha avó adquiriu nacionalidade originária por atribuição por ser neta de um português, e depois a minha mãe por ser filha dela. Eu dei entrada como sefardita por ser incerto na época a conclusão do processo da minha avó por aquela exigência de laços com a comunidade portuguesa.

    Estou acompanhando também o processo de sefardita da minha tia, que foi enviado 8 meses antes do meu e que está na fase 6 (ambos estão atualizados na planilha). Tendo o dela de referência, eu não acho que o meu vá concluir em pelo menos mais 1 ano, por isso que considerei que talvez pela modalidade de filho, que para a minha mãe demorou 5 meses, seria uma opção viável de se encerrar ainda esse ano.

    Eu até considerei ir como turista, mas gosto de fazer as coisas da forma mais segura possível. Eu estarei indo com a minha esposa e não quero arriscar ter que voltar para o Brasil para ir de novo para lá.

    Novamente, muito obrigado!

  • Olá pessoal. Gostaria de uma dica.

    Somente na semana que vem que vou conseguir enviar meu requerimento à CIL. Demorei a conseguir estabelecer meu vínculo bem documentado. Sei que no site, não garantem que vão avaliar os que chegarem após 20 de março. Mas enviarei mesmo assim.

    Pensei em entrar simultaneamente com o requerimento p/ cidadania na ACP, mesmo sem o certificado da CIL. Depois, se eu conseguir, tento anexar esse doc ao processo (não sei se é possível).

    Vocês acham que devo enviar meu estudo genealógico completo à ACP? (Junto com os outros docs exigidos, é claro) Tendo em vista que vou dar entrada com o certificado da CIL pendente.

    Alguma outra dica?

    Vi relato aqui de alguém que conseguiu sem certificado da CIL ou CIP.

  • @Diogo_1978

    De fato há muitos relatos de pessoas que enviaram para Conservatória sem o certificado CIL/CIP, fazendo-o somente depois de o terem obtido, e não tiveram nenhum problema.

    Todavia, não há garantia que esse mecanismo continuará sendo tolerado pelos Conservadores.

    Eu, pessoalmente, se tivesse na tua situação, enviaria no início de agosto deste ano, mesmo sem o certificado (evidentemente, se vier antes, melhor ainda, dê entrada assim que possível), com a esperança que tolerem a juntada posterior desse documento. No entanto, tendo em vista que a ACP está sendo bem rápida até a fase de verificação dos documentos, eu não sei se seria mais conveniente enviar para CRC, pois teria em tese mais tempo para juntar o certificado.

    Sobre a enviar o estudo todo, o perigo que vejo é do Conservador pedir o apostilamento de todos os documentos, a brincadeira sairia bem cara. De fato, há muita gente dizendo que optará por essa estratégia iniciar o processo na conservatória só com estudo, antes de setembro, e que depois enviarão o certificado quando o receberem.

    Enfim, eu não trabalho com cidadania e não tenho expertise, o que escrevi fica apenas como opinião, e não como orientação técnica.

    Boa sorte!

  • JUANESJUANES Member
    editado April 2022

    Saudações.

    Você conhece algum link oficial, onde é escrito que os certificados de registro criminal obtidos em outros países onde você vive ou vive e enviado ao CRC tem que ser menos de três meses válidos?

    Alguém sabe se há uma mensagem no fórum onde alguém fala sobre o envio para CRC os certificados de registro criminal que tinham mais de 3 meses de serem emitidos?

    Você sabe se alguém foi solicitado a enviar certificados de registro criminal novamente por ter enviado com mais de três meses de emitidos?.

    Muito obrigado.


  • @Juan

    Saudações.

    O primeiro link aparece não encontrado.

    O segundo link é muito claro.

    Muito obrigado.

  • editado April 2022

    @JUANES Here we go again:


  • @JUANES Este é o link para a validade das certidões de nascimento em PORTUGAL:


  • Olá a todos!

    Não falo bem o português mais vou tentar fazer o melhor possível. Eu tenho duas dúvidas que espero vocês pode me ajudar:

    1. O meu irmão não tem sido capaz de conseguir um agendamento na Embaixada de Portugal no país que ele mora. Vocês sabem se o requerimento dirigido à Ministra da Justiça pode ser legalizado por um notário estrangeiro e apostilado?
    2. Eu já tenho todos os meus documentos incluindo o certificado de CIL. Eu estou pensando enviar os documentos por DHL express, mais o meu marido disse que ele viaja a Portugal e os entrega pessoalmente. Eu não posso viajar então só viajaria ele con os meus documentos. Ele poderia entregar os meus documentos? E vale a pena viajar desde EUA só para isso?

    Obrigada!!

  • Olá a todos!

    Não falo bem o português mais vou tentar fazer o melhor possível. Eu tenho duas dúvidas que espero vocês pode me ajudar:

    1. O meu irmão não tem sido capaz de conseguir um agendamento na Embaixada de Portugal no país que ele mora. Vocês sabem se o requerimento dirigido à Ministra da Justiça pode ser legalizado por um notário estrangeiro e apostilado?
    2. Eu já tenho todos os meus documentos incluindo o certificado de CIL. Eu estou pensando enviar os documentos por DHL express, mais o meu marido disse que ele viaja a Portugal e os entrega pessoalmente. Eu não posso viajar então só viajaria ele con os meus documentos. Ele poderia entregar os meus documentos? E vale a pena viajar desde EUA só para isso?

    obrigada!

  • @Diogo_1978 @ViniciusCampos , mesma situação, mas não temos alternativa devido o prazo. A dúvida é Porto que tem o registro mais rápido e CRC Lisboa que pode demorar mais, no qual seria bom até sair o certificado, mas tem o tempo da recepção destes documentos que podem demorar muito e ser um problema também. Alguém sabe dizer o tempo que Porto leva para analisar o documento? Tem que fazer conta no prazo que foi dado na CIL e tempo de análise na conservatória. Mesmo assim, existe um risco que demos ter. A situação seria qual a conservatória de menor risco nesta atual conjuntura.

  • JUANESJUANES Member
    editado April 2022

    @Juan

    Saudações.

    Estou muito grato à sua ajuda, mas quero que os outros do fórum intervêm com suas opiniões para que haja uma informação mais ampla sobre isso.

    Sua imagem mostra as informações da validade de três meses para os certificados de registro criminal que são emitidos em Portugal.

    Minha pergunta não é em relação àquelas que são emitidas em Portugal. Minha pergunta é sobre aqueles que são emitidos, por exemplo, no Canadá e nos Estados Unidos. Não é o país onde você mora agora. Países onde foi vivido antes. Os certificados desses países não têm data de vencimento.

    Onde está escrito na lei nacionalidade portuguesa de que esses documentos criminais são entregues, por exemplo, o Canadá ou Estados Unidos válidos até 3 meses?

    Muitos consulados de Portugal têm uma informação muito variada sobre os documentos necessários para solicitar a nacionalidade.

    Por exemplo, isso é escrito na página do CIL: Nove meses.

    ETAPA II - REQUERER A NACIONALIDADE PORTUGUESA PERANTE O MINISTÉRIO DA JUSTIÇA

    5.Registos criminais dos países em que o requerente nasceu e residiu durante mais de um ano, emitidos dentro de um prazo de nove meses.

    https://cilisboa.org/concess%C3%A3o-da-nacionalidade-portuguesa/

    Muito obrigado.

  • @JUANES Entre em contacto com CRCentrais por e-mail para este endereço eletrônico: registos.centrais@irn.mj.pt

  • Prezados,

    qual recomendacao para parte da Solicitacao ao Ministro que diz: "Para o efeito declara que (indicar e demonstrar as circunstâncias que determinam a tradição de pertença a uma comunidade sefardita de origem portuguesa, designadamente, apelidos de família, idioma familiar, descendência direta ou colateral de progenitor comum a partir da comunidade sefardita de origem portuguesa) ____________"


    grato

  • @Juan @JUANES Não tenho certeza se a lei mudou em relação à validade do registo criminal. Lembro-me claramente que, há um ano, o registo criminal tinha de ser emitido o mais tardar 3 meses após a entrada do processo na conservatória. Hoje, o IRN e a lei não declaram a validade dos requisitos do registo criminal, mas não têm a certeza se existe uma regra de ouro na ausência de um prazo estabelecido. As informações sobre o CIL são valiosas, mas na minha opinião não devem ser usadas como uma diretriz oficial, especialmente com um processo sensível aos prazos de processamento, bem como ao prazo para os novos requisitos. Ótimo se alguém no fórum puder esclarecer qual é a validade/expiração oficial dos registros criminais. obrigado

  • Ainda não tive retorno da Conservadora sobre a minha solicitação de reconsideração de exigência.

    Começo a me preocupar visto que o tempo de envio da documentação em exigência é de 20 dias uteis.

    Perguntas:

    1) Quando pedi o oficio da exigência recebi a resposte em menos de uma hora. Será que realmente irão responder à minha solicitação de reconsideração via e-mail?

    2) Os 20 dias uteis começam a contar: a)na emissão do oficio de exigência b)no recebimento da correspondência via postal ou c)a partir da resposta que me enviaram por e-mail?


    Obrigada.

  • @JUANES , a validade do atestado de antecedentes criminais não é determinada pela Lei portuguesa, é determinada pelo país (órgão) emissor.

    No Brasil, vem escrito na certidão emitida pela Polícia Federal que o prazo de validade é de 90 dias.

    Certamente, na certidão do FBI deve haver um prazo de validade.

  • @Leticialele @JUANES Oi Leticia, o requisito deve ter mudado porque quando eu solicitei foi informado claramente que tem que ser emitido em até 3 meses. Este foi um problema, pois o Departamento de Estado dos EUA estava levando de 2 a 3 meses para emitir uma apostila, o que era um problema porque, no momento em que a apostila era fornecida, o registro criminal havia expirado. Mesmo problema com a certidão de nascimento, pois só seria aceita se fosse emitida dentro de 3 meses do registro da nacionalidade. O certificado do FBI não tem uma data de validade, mas afirma que o certificado fornece informações até a data indicada no documento. Conheço alguns escritórios de advocacia que não aceitam questões de registros criminais por mais de 3 meses, pois são rejeitados pela conservatória. Obrigado.

  • Olá, pessoal! Sigo o fórum há um tempo (inclusive já coloquei meus dados na planilha), mas só agora obtive sucesso na hora de me cadastrar. Minha irmã também está com processo na CRC e está pensando em pedir Urgência por motivo de trabalho. Qual a melhor forma de fazê-lo, por carta ou por email?

  • @Leticialele @gandalf

    poderiam ajudar com a indagacao abaixo:

    qual recomendacao para parte da Solicitacao ao Ministro que diz: "Para o efeito declara que (indicar e demonstrar as circunstâncias que determinam a tradição de pertença a uma comunidade sefardita de origem portuguesa, designadamente, apelidos de família, idioma familiar, descendência direta ou colateral de progenitor comum a partir da comunidade sefardita de origem portuguesa) ____________" ?

    grato

  • @gandalf


    Caso eu precise ir, em última instância, correndo para Portugal para protocolar o pedido da cidadania, posso protocolar a do meu irmão também? Existe alguma procuração específica para esse fim?


    Obrigado!

  • Bom dia @gandalf e @Leticialele tudo bem? Dúvida. Meu processo está sendo conduzido por advogado. Apenas o advogado pode se corresponder com a conservatória dada a procuração? Grato.

  • @ALage , sim. Se você deu procuração ao advogado, só ele pode ter acesso às informações.

  • @gandalf @Leticialele @mercatelli


    algum retorno a pergunta de @mercatelli postada anteriormente: "Caso eu precise ir, em última instância, correndo para Portugal para protocolar o pedido da cidadania, posso protocolar a do meu irmão também? Existe alguma procuração específica para esse fim? "


    Tambem estou considerando entrega em pessoa e gostaria de saber se posso meramente portar e dar entrada com a documentacao de meus irmaos.

    grato

  • JUANESJUANES Member
    editado April 2022

    @Juan @WVG @Leticialele

    Eu sou muito grato por todos os seus comentários que são muito úteis.

  • @rickardonit , se você for apenas portador, pode entregar o processo. Para isso, não precisa de procuração.

  • @gandalf

    Sabe me dizer quanto tempo devo esperar? https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/283994/#Comment_283994

    Hoje contactei novamente a Linha de Registros e me disseram que uma vez que já contestei por e-mail, o prazo já foi cumprido. Posso confiar?

    Tentei conseguir um protocolo com essa resposta, mas não me forneceram.

    Me passaram o contato da Conservatória de Leiria, mas ninguém atende.

    Ansiedade tá grande aqui. E o prazo pra responder esta contando.

  • Olá a todos!

    Alguém sabe informar se ACP recebe 4 processos enviado no mesmo envelope da HDL. Todos estão aguardando a pré análise da CIL. Enviaram o estudo genealógico com os respectivos número do processo da CIL, ou acham que não é interessante, pelo fato de não estar concluído o certificado. Estou vendo que ACP está rápida na verificação dos processos e CRC mais lenta no registro, medo de não dar tempo por lá. O que vcs acham?

    Obrigado a todos!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.