Judeus Sefarditas - Informações e processos

1969799101102157

Comentários

  • @amaiusculo

    Não há um padrão. alguns processos naturalmente demoram mais que outros, dependendo de quantos países a pessoa morou, consultas externas, e da complexidade da análise de cada caso.

    É uma etapa da chegada do processo na CRC até o Despacho de aprovação (6-Verde) 580 dias, e outra etapa até o assento (7-Verde) 140 dias.

    As fases intermediárias não importam muito, exceto para você ver que o processo está andando, ou que agarrou aqui ou ali. É lúdico. :-)

  • Olá pessoal,

    Finalmente chegou todos meus documentos e traduções para iniciar o processo de cidadania, gostaria de saber se há alguma conservatória que é melhor para se enviar o pedido? E se ainda dá pra eu enviar ou já vou ser afetado pelas mudanças na lei. Muito obrigado

  • @gandalf faz total sentido. Obrigado. Esclareci e na verdade será feita uma cobrança / reclamação… minha exigência era tão simples e foi tão rapidamente danada que desafia a paciência essa espera… abraços.

  • @MalloneBarros

    O processo Sefardita pode ser enviado para o ACP (Porto) ou CRCentrais (Lisboa).

    Mandando para o ACP parece ser mais rápido e eficiente, e o processo se inicia 4-5 meses mais cedo. É o mais indicado.

    A partir do dia 15/04 começam a vigorar algumas das regras, e se o processo tem um procurador, só pode ser enviado em forma digitalizada. Se a própria pessoa assinar o requerimento, não ha mudança ainda. Pode ser digitalizado ou em papel como se fazia antes.

  • @gandalf


    Ao de consigo informações sobre esse envio digitalizado dos documentos? Tem algum link?

  • Finalmente, cidadão português!

    ”O seu pedido foi deferido e o respetivo Registo criado. O processo de nacionalidade foi terminado.

    Ultima notificação enviada foi uma Notificação de registo no Registo Civil em 14/04/2022, para a morada indicada no seu pedido de nacionalidade, referente ao seu processo.”

    Como tiro cartão cidadão e passaporte??? :)

  • editado April 2022

    @LucianoCeará , Parabéns pela conquista!!

    Para tirar CC e passaporte no Brasil, terá que agendar no Consulado que atenda à região em que você reside.

    Em Portugal, em qualquer Loja do Cidadão ou no Palácio da Justiça, em Lisboa.

  • Pessoal, boa noite! Vocês poderiam compartilhar a planilha comigo por favor (Sefardita - CRC)? Abraços

  • Obrigado @Leticialele ! Quais documentos eu precisaria levar para o consulado?

  • @LucianoCeará , depende do Consulado!

    No do Rio, basta levar identidade com foto e um cartão de débito, a única forma de pagamento que aceitam.

    O de São Paulo exige comprovante de endereço, além da identidade e do cartão de débito.

    Teria que consultar a página do Consulado ao qual você vai comparecer.

  • @Leticialele nao recebi nenhum número de registo de nascimento ainda, não precisaria de algo a respeito?

  • @LucianoCeará , se a "bolinha 7" está verde, pode pedir a certidão pelo civil online, ao custo de 10 euros - https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1

  • @mercatelli

    Não tenho informação de quando a entrada digitalizada estará disponível para o público em geral.

    Procure o CNAI que eles têm os meios de digitalizar para indivíduos. Creio que advogados receberão instruções sobre como fazê-lo.

    Somente quando estiver consolidado, liberarão o acesso para o público em geral. É um momento de transição.

  • Olá,

    Eu preparei todos os documentos. Eu estava esperando a digitalização, mas o sistema ainda não inicializou. Não está claro como a autenticação será feita. Então vou enviar os documentos pelo correio. Parece mais lógico enviá-lo ao ACP. Para qual endereço devo enviar os documentos? Eles enviarão a senha de acesso automaticamente ou de qual endereço de e-mail vou solicitá-la?

  • Boa noite, pessoal!

    Agradecendo desde já os conhecimentos difundidos aqui pelos moderadores, informo que eu e meus irmãos encaminhamos os nossos processos (judeus sefarditas) para Portugal entre fevereiro e março de 2022. @Leticialele e @gandalf , inseri as informações do meu processo lá na planilha de acompanhamento. Coloquei na última linha para não correr o risco de desconfigurar a planilha. Assim que souber das informações dos processos dos meus irmãos,

  • Olá pessoal!

    Eu pedi urgencia no meu processo por email no dia 23-jan-2022, hoje recebi um email da CRC confirmando que o pedido foi aceito. O motivo foi trabalho.

    Vi hoje que o meu status foi da bolinha 1 e agora está na bola 3 (cor marron ou laranja - ? )

    Moro na França e estou pensando em ir antecipando um novo certificado de antecedentes crimimais daqui para apostilar em seguida, uma vez que isto toma certo tempo, e provavelmente ele será pedido de novo juntamente com o do Brasil. O que acham?

    @LucianoCeará, parabéns!


  • Boa a tarde a todos!

    Alguém está com dificuldade do envio da documentação para Lisboa ou Porto, através da DHL ou correios. Falo isto, pelo fato da operação tartaruga da receita federal em liberar. Me parece que estão greve, foi que me confirmou a funcionária da DHL.

  • Boa tarde, @Danimoura

    Meus documentos ficaram 4 dias parados... Depois que sairam de São Paulo chegaram no Porto em 2 dias.

  • Prezados, só para relatar minha experiência de contato com o Vice-Consulado aqui de Fortaleza-CE para solicitar cartão cidadão e passaporte.

    Consegui contato fácil por telefone, quem me atendeu foi a própria vice-cônsul, Cristina Pedrozo. Muito atenciosa ela me forneceu todas as informações:

    1 - O assento ela consegue consultar na própria unidade consular, por telefone mesmo ela checou tudo direitinho sobre meu assento, inclusive há indicativo de que foi pela via sefardita.

    2 - Como ela já consegue consultar o assento por lá, basta que eu me faça presente, para agendar a visita à unidade consular ela indicou o Portal das Comunidades Portuguesas (https://portaldascomunidades.mne.gov.pt/), fiz o agendamento pelo site normalmente.

    O cartão cidadão e o passaporte (com entrega em domicílio no exterior, que é meu caso) sairão por 125 euros (20 do CC e 105 do passaporte).

    Excelente atendimento da vice-cônsul.

  • @amaiusculo . O processo está com a previsão de entrega dia 19, mas continua desde o dia 16 em processo de liberação em SP. Vamos aguardar.

    Obrigada

  • @ALage

    qual foi a exigencia feita ao seu caso? Se importaria dividir, de forma generica, para que possamos nos atentar e evitar que isso aconteca com nossos processos?

    Grato.

  • @rickardonit

    Foi um erro de consistência no preenchimento do formulário.

    Teve que refazer o formulário de requerimento.

  • @gandalf como você e a @Leticialele são nossos mentores e a luz no túnel, poderia me informar o endereço da ACP para envio dos docs? Encontrei um no Google mas tô com medo, sabe aquela fazer que vc não pode mais errar se não perde tudo? Kkk

  • @MalloneBarros , o endereço é

    Arquivo Central do Porto

    Rua Visconde de Setúbal, nº 328

    4200-498 – Porto


    Boa sorte!!

  • @berkant , o endereço do ACP:

    Arquivo Central do Porto (somente Atribuição)

    Rua Visconde de Setúbal, nº 328

    4200-498 – Porto

  • @Leticialele e @gandalf Muito obrigado, sem palavras

  • @gandalf @Leticialele Uma pergunta, depois que a bola 4 é marrom, então ela se torna uma bola 6 verde ou marrom?

  • @WVG

    As bolinhas vão progressivamente ficando verdes quando completa aquela fase.

    A bolinha marrom, ao que parece, é quando o processo está sendo ativamente trabalhado, já na próxima fase. Se estiver branca, está na fila, aguardando a próxima fase.

    Mas as fases podem passar muito rápido e pular algumas, passando da 2-Verde, para 2,3,4-Verde. A que importa para você é a 6-Verde, porque o processo foi aprovado, e não retorna mais. Pelo menos nunca vi voltar. Falta apenas a criação do assento.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.