Atribuição de Nacionalidade para Netos - Lei 37/81 (atualizada 2020/22) - Processos e Acompanhamento

1379380382384385662

Comentários

  • @gandalf Muito obrigado!

  • @Nilton Hessel

    O advogado lhe forneceu algum documento comprovativo da data exata em que deu entrada no processo nos Registos Centrais...??? Não

    Você tem total confiança nesse advogado??? Ele já fez processos para meus familiares e amigos

    Farei como vcs me orientaram. Obrigada!

  • @gandalf Amanhã mesmo ligarei para o advogado. Vejamos o que vai me dizer. Obrigada.

  • Boa tarde,

    Acabei de efetuar o pagamento dos emolumentos referentes ao formulário 1D com cartão de crédito e não recebi ainda nenhum tipo de confirmação ou recibo por email. Alguém saberia informar se há um prazo para recebimento do email com o recibo/ confirmação?

    Obrigado desde já!

    Atenciosamente,

    Lucas

  • Processo aprovado, step (bolinha 6), serei registrado automaticamente? Terei que registrar-me? Receberei email?

  • @lucascunha

    boa tarde,

    quando tentei fazer o pagamento com cartão de crédito, num domingo de novembro p.p., não conseguir finalizar em razão de mensagem de erro. Não sei dizer se foi em razão de não ser dia útil.

    No dia seguinte, segunda-feira, foi muito fácil. Assim que concluir o pagamento, no mesmo instante, quase que automaticamente, recebi a confirmação do pagamento com a declaração em anexo, contendo no cabeçalho todas as informações acerca do pagamento do emolumento.

  • RosyeRosye Member

    @Roger53 Não precisa fazer nada é aguardar que o registro seja criado que tem demorado em torno de 6 meses. Alguns dizem receber um email outros dizem receber apenas a carta em casa. De qualquer forma se quiser, quando aparecer bola 7 verde registro criado também pode pedir seu assento online que tem um custo de 10 euros e leva até 24hrs para ser enviado pelo email.

  • Boa noite a todos.. aproveitando que @Rosye e @Roger53 estão dentro do assunto de “assento” gostaria de tirar uma dúvida… O “assento” retirado pelo “civil on line” informa que não é disponibilizado em modelo Internacional!

    Alguém saberia dizer como obter o modelo Internacional, ou como transformar o modelo simples, em Internacional ????

    Obrigado:-))

  • Simone S BHSimone S BH Member
    editado April 2022

    Boa note a todos!

    Estou com uma dúvida em relação ao quadro 2 e quadro 4 do formulário d.

    Quadro 2 - Como temos a certidão batismal, então colocamos somente o nome do avô português no item 1 e se pretende manter a composição originária do nome?

    Quadro 4 - No iem 5 em outros documentos coloco que estou encaminhando a certidão batismal do português?

    Att

  • editado March 2022

    @Roger53

    Você entrou seus dados na planilha?

    Quando diz "bolinha 6", está dizendo sobre qual cor? Se for 6-Verde foi aprovado, caso contrário ainda está em análise.

    De qualquer forma tem que esperar até 7-Verde para receber ou pedir o assento. Depois de 6-Verde, ainda demora 6 meses para 7-Verde.

  • editado March 2022

    @Criscarvalhoma

    Como a resposta foi para as duas coisas, creio que a maioria nessa lista seja para "em papel", mas pelo menos um deles tem que ter o que busca, mas só presencialmente. https://justica.gov.pt/Servicos/Pedir-certidao-de-nascimento

    Se pretender uma certidão em papel ou em modelo internacional, o pedido tem de ser feito presencialmente:

    • numa conservatória do registo civil.
    • numa Loja de Cidadão.
    • num Espaço dos Registos do IRN.
    • no estrangeiro, num consulado português.


  • Bom dia a todos..

    Obrigado @gandalf :-)

    por exemplo: Se eu estiver aqui em São Paulo, qual local eu teria com alternativa para solicitar o ASSENTO MODELO INTERNACIONAL???

    No RIO DE JANEIRO qual seria ????

  • @Pedroserodio @gandalf

    Também ocorreu esse erro com o processo do meu pai (e ainda está indisponível). Provavelmente é alguma instabilidade de sistema mesmo, como disse o @gandalf

    Torcer para na atualização avançarmos algumas etapas do processo... hahaha

    Abraços e boa semana, meus caros.

  • Bom dia...

    O pessoal vem postando bastante em diferentes tópicos sobre duas questões...

    A - Transcrições de Casamento "Emperradas" em Conservatórias que deixaram de ter balcão de NACIONALIDADE ao final de 2021...;

    B - Página de consulta de processos...(Página do Tribunal de Justiça de Portugal)...Está "Fora do Ar"...

    Então...como são problemas que podem estar afetando pessoas que transitam em diferentes tópicos...Decidi copiar o link aqui...:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/282345/#Comment_282345

    Sorte...!!!

  • RosyeRosye Member

    @Fabiano creio que infelizmente pode haver uma certa "prioridade" para processos digitalizados assim como aconteceu quando os processos de residência passaram a ser online e também os processos de troca da carta de condução da brasileira para a portuguesa.

    Porém possa ser mais vantajoso ao ganhar alguns dias, por exemplo economizaria o tempo de entrega para quem iniciar agora e futuramente tiver alguma exigência.

    Por outro lado foi recentemente regulamentada a nacionalidade para pais de nascidos portugueses, ou seja prevê-se uma grande quantidade de pedidos nos próximos meses, não otimizando tanto o tempo como imaginado.

  • @Criscarvalhoma

    Se está falando da certidão portuguesa, é a última linha do post. Se conseguir, para quem está no exterior, vai ser no consulado da área.

    Se você está dizendo que quer uma certidão brasileira, não tem. O país tem que ser signatário da convenção da CIEC. O Brasil não está na lista. https://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/docs-comuns/situacoes-de-legalizacao/

    2 - Estão dispensados de legalização os documentos estrangeiros, que obedeçam às formalidades previstas na Convenção n.º 17 da CIEC (Convenção Relativa à Dispensa de Legalização Para Certas Certidões do Registo Civil e Documentos), assinada em Atenas em 15 de Setembro de 1977, e se trate de Estado que tenha ratificado a referida Convenção.

    Estados aderentes: Áustria; Espanha; França; Grécia; Itália; Luxemburgo; Holanda; Polónia e Turquia

  • Boa tarde!

    Estou preenchendo o formulário D1 e estou em dúvida se no momento de preencher o nome da minha avó portuguesa devo incluir o nome de casada ou nome de solteira. No assento de nascimento obtido através do Civil Online consta um averbamento registrando que ela se casou e incluiu o sobrenome do meu avô.

    Alguém saberia me ajudar?

    Abs,

    Lucas

  • Oie @gandalf :-D

    sim, eu me refiro o “Assento português”

    no site diz que NAO É POSSÍVEL EMITIR ASSENTO MODELO INTERNACIONAL.

    Entao, eu terei que solicitar no consulado aqui de São Paulo esse Modelo Internacional.

    Obrigado @gandalf

  • @lucascunha , coloque o nome que consta do RG. Se for o nome de casada, mande uma certidão de casamento inteiro teor (não precisa apostilar) apenas para justificar a diferença entre o nome na certidão de nascimento e o RG.

  • editado March 2022

    @fcarneiro

    Olá, amiga.

    Seguindo nessa saga de tentar dar entrada diretamente em Portugal, gostaria de perguntar se você poderia disponibilizar o modelo de procuração e como ela foi feita para para conferir poderes de procurador para seu advogado representá-lo na CRCentral.

    Eu praticamente abandonei esse caminho, por questão de custos, mas seria interessante deixarmos essa possibilidade em aberto para futuras pessoas. (Quem sabe se for mais prático eu mesmo volte pra ela?)

    Muito obrigado!!

  • @gandalf

    Agradeço pelo retorno.

    Como não tinha visto ele antes, acabei já solicitando a cópia autenticada e o apostilamento do RG no cartório e ficará pronta essa semana. Vou arriscar enviar dessa forma mesmo, pois também acredito que não terá problema.

    De qualquer forma, agradeço pela dica sobre a solicitação do RG novo.

    Boa semana a todos.

  • Aline17Aline17 Member
    editado March 2022

    Boa noite! Preciso de ajuda!

    Sou nova aqui e em assuntos referente à nacionalidade.

    Meu avô materno era português, casado com minha avó brasileira. Porém, quando ele casou com a minha avó brasileira, era viúvo de outra brasileira.

    Minhas dúvidas:

    1) Precisaremos dos documentos da primeira esposa dele?

    2) Precisaremos da certidão de nascimento da minha avó? A certidão de casamento dos meus avós, nós temos. Já fiz busca em alguns cartórios e continuo fazendo nos demais mas a certidão de nascimento da minha avó, até o momento não localizamos.

    No SIAN, só a partir de 1929, ela nasceu em 1925.

    Caso alguém possa me tirar essas dúvidas, agradeceria muito pois estamos desesperados. Meu irmão enviou toda a documentação pra ele tirar primeiro mas estamos com medo de precisar da certidão de nascimento da minha avó e da primeira esposa (ambas brasileiras) do meu avô.

    1. Mas não são 29 meses para a conclusão? Já deu 29 em Jan/22.
    2. Existe Sistema Digitalizado em algum outro serviço, para que possamos ter idéia de como será?

  • Boa noite, pessoal, tudo bem?

    Enviei o processo de cidadania de neto, ou seja, para Lisboa.

    Recebi o comprovante de entrega da DHL em 14/01/2022 e até agora nada!!!

    Sabia que estava demorado mas alguém pode me atualizar o prazo atual para criar número de processo e registro?

    Obrigada.

  • @Roger53 os processos judiciais são todos eletrônicos. O portal é www.citius.mj.pt mas ninguém sabe como será ainda pois existe também o eportugal.gov.pt que dá acesso eletrônico aos serviços do estado português.

  • @Fabiana2023

    Tem levado uns 4 meses ou mais.

    Olhe sempre sua caixa de spam; muitas vezes o email com o número e chave de acesso acaba lá.

  • @CarlosASP obrigada, olharei :)

  • @Fabiana2023

    Olhe esse relato aqui: recebeu a chave hoje - o processo chegou em Lisboa dia 12/12/2021; então o seu deveria chegar em mais ou menos um mês se mantiver o ritmo:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/20656/conservatoria-de-lisboa-chave-de-acesso#latest

  • @CarlosASP , obrigada novamente.

    Então, está dentro do prazo estimado.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.