Atribuição de Nacionalidade para Netos - Lei 37/81 (atualizada 2020/22) - Processos e Acompanhamento

1366367369371372659

Comentários

  • @Geraldes1963

    Obrigado pela informação.

    Tomara que acelere.

    ===

    @Mariarb

    Obrigado pelas informações.

    ===

    @IMD

    Acredito que vc já tinha aberto um tópico sobre essa questão.

    Mantenha as dúvidas em um único lugar.

    Se nasceu depois de 1911, deve estar no civilonline.

    Mas o seu caso pode ser diferente.

    Boa sorte!

  • Olá @guimoss, enviei os documentos básicos que todos mandam, não fiz prova de vida, a única coisa que a advogada me pediu foi fazer a prova de vida que se faz todo ano nos bancos (para aposentados) e enviar junto de toda documentação uma cópia. Não fiz a transcrição do casamento dos meus avós, a adv disse não ser necessário, espero que não caia em exigência. Mas há outros netos do mesmo ascendente fazendo o processo, meus primos, é possível que algum tenha transcrito o casamento

  • @gandalf

    Tudo bem, deixa como estiver mais usual para o que é necessário (no caso, ver as previsões).

    Fiquei em dúvida ao ver o status (coluna J) com a palavra "analisando", pois me parecia que corresponderia à bolinha 5.Parece que não tem lá a fase 4, de verificação de documentos, que é onde está agora (bolinha 4 marrom).

    Mas vou consultar com mais frequência e, quando aparecer a bolinha 4 verde, vou mexer só lá na coluna da consulta online (coluna U).

    Obrigada

  • @Mariarb

    Qual era a nacionalidade da espoda do português?

    Se o português (homem ou mulher) foi o declarante do nascimento do filho/a (pai/mae da Requerente), antes do filho completar 1 ano, a transcrição é dispensada, se o português se casou com uma brasileira ou estrangeira não-portuguesa.

    Se ambos forem portugueses, a transcrição é necessária.

    Se cair em exigencia por causa disso, vc pode verificar com a conservatória com o o AD, se há algum casamento averbado no batismo/nascimento do avô português.

    Boa sorte no seu caso.

  • fabiofcdfabiofcd Member
    editado February 2022

    @gandalf @Leticialele

    O forum me ajudou muito a montar o processo da minha mãe e serei muito grato.

    Vi recentemente uma troca de mensagens aqui sobre a planilha e confesso que eu mesmo fiquei confuso em entender no início e as vezes o que as pessoas cadastram.

    Eu desenvolvo sistemas para web, e se acharem que pode ser interessante, posso fazer para o forum, em agradecimento, um sistema de cadastro e acompanhamento dos processos. Se tiverem interesse, será como forma de agradecimento pela ajuda que recebi aqui!

  • @fabiofcd

    Vou lhe responder por Mensagem Privada, aquele envelope do canto direito superior da tela.

  • Depois de alguns meses, meu processo foi recebido e a chave de acesso disponibilizada.

    Agora nos resta aguardar.

  • @lucasnc19

    Vc poderia informar o número de meses exatos entre o recebimento do processo em PT e o envio da chave para vc?

    Ajudaria muito na planilha do fórum.

    Muito obrigado

  • @lucasnc19

    Vá na planilha e corrija os dados que estão ali, caso queira participar. Linha 391

  • Boa tarde a todos,

    Eu recomendo a todos que estão fazendo o processo de netos que olhem o tópico de Atribuição de filhos pela ACP, cujo endereço está abaixo:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/2437/atribuicao-pelo-acp-porto-informacoes-e-processos#latest

    É verdade que há diferenças entre os dois tipos de processo, mas há muitas semelhanças.

    Eu vi recentemente que houve casis de erros nos selos no cartórios (a discussao está entre os dias 15 a 20/02), o que certamente afeta os que estão por aqui.

    Como o processo aqui leva, em média, 24-36 meses e lá leva 6 meses, a chance da publicação de exigências, problemas e experiências é muito maior por lá.

    Muita coisa pode ser aprendida acompanhando aquela discussão.

    Eu só queria deixar essa sugestão por aqui.

    Bom final de seman a todos.

  • @vaniatheodoro

    A função da coluna-J de netos, é justamente educar as pessoas, de que o processo depois que sai da bolinha 1-Verde, fica em Análise durante todas as fases intermediárias, desde 2, 3, 4, 5-Verde, com a próxima Branca ou Marrom.

    Se tiver Exigência, ela volta para 4-Laranja; Se for Aprovado, 6-Verde; Quando for Finalizado, 7-Verde.

  • @lucasnc19

    Por favor, quantos meses entre o recebimento do processo em PT e o envio da chave?

    Estou aguardando a senha faz 4 meses e nada até agora.

  • @fcarneiro

    Ele reportou que estava enviando em 15/10/21.

    A data provável de recepção é 20/10/21 e da senha é 15/02/22.

    Na CRCentrais, 4 meses tem sido a regra geral. Se tiver mais de 5 meses então pode ligar na LR.

  • @gandalf

    Vc sempre tão atencioso! Muito obrigada.

    Vou esperar mais um pouco, o processo que acompanho foi entregue na ultima semana de outubro/21 (quase 4 meses).

  • @gandalf A senha foi enviada depois 4 meses, nesse caso vai ter problema com a validade de antecedentes criminais?

  • @gandalf

    Entendi o propósito agora. Obrigada.

  • Bom dia!

    Fiz o pagamento através do cartão de crédito que gerou uma IRN. Nesse formulário precisa constar meu nome ou de uma prima que mora em Portugal, ela que vai entregar na conservatória?Os endereços que aparecem são em Lisboa, mas ela irá entregar na conservatória do Porto. Fiquei preocupado, pois tudo é muito gasto. Se alguém puder me ajudar!

  • @Al_Reis

    Olá obrigada , eu nasci a 7 de março de 1987 em Santo Antão Cabo Verde.

  • @ahmadahs2000

    Não tem problema. Desde que os documentos cheguem lá na validade. Eles serão escaneados e entram no sistema dentro da validade.

    Não liberaram número e senha ainda, mas as pessoas não podem ser penalizadas por uma deficiência interna deles.

    É um caso parecido com o Vale Postal, que vence em 30 dias. Por isso, ao chegar, eles abrem o envelope, dão entrada dos dados, e cobram o VP de imediato. Senão já estariam todos vencidos.

  • editado February 2022

    @Carlos79

    Seu post ficou um pouco confuso... Tem várias coisas ali.

    O pagamento pode ser feito com o cartão de qualquer pessoa, desde que preencha corretamente o campo Requerente, que é o nome que vai aparecer no formulário-1D personalizado. O recibo é o e-mail impresso, e faz a ligação do nome do dono do cartão, com o nome do requerente. Desde que o pagamento tenha sido processado, não terá problemas.

    Qualquer pessoa pode ir lá entregar. Pode ser um entregador da DHL, sua prima, um desconhecido, um "motoboy". Não importa, e não precisa ter o nome dele/dela em lugar algum.

    O recibo sempre sai em nome da CRCentrais, mas pode ser usado em qualquer conservatória. Quem cuida disso é a contabilidade, um órgão centralizado.

    Mas não há nenhuma vantagem em entregar pessoalmente. A DHL faz isso de forma muito profissional, mais do que qualquer prima ou outro parente. E mesmo se eles perderem o documento (que nunca vi acontecer), tem um seguro que cobre todas as despesas resultantes, e mais algum pelo transtorno causado. Sua prima não tem isso.

    A única vantagem que poderia ter (mesmo assim é discutível), seria no caso de processos na CRCentrais, que se forem entregues pessoalmente no balcão e pago em dinheiro, recebe o NºProcesso e a Senha na hora. Mas como você já pagou por C.Crédito não faz muita diferença, porque só liberam depois de confirmado o recebimento pela contabilidade, e vão lhe mandar isso por e-mails depois.

  • Olá pessoal.

    Para ter acesso ao formulário, há que pagar primeiro??

    Aonde eu consigo ter acesso a esse sistema?

  • Olá, por gentileza tenho uma dúvida

    Quando o nome é alterado administrativamente (deveria ser "Beira" e estava como "Veira", ok corrigido nas certidões) na hora de tirar os antecedentes criminais.....o nome continua como "Veira", não está alterado na base dos órgãos federais....como fazer? Também precisa alterar todos os dados na base federal ? Ou manda desse jeito, sem a atualização, deduzindo que essa mudança está justificada nas certidões de nasc e casamento e RG etc.....???

    Obg

  • Mais uma dúvida. A identidade do requerente e o passaporte datam do mesmo ano, 2017. Nesse caso, uso a identidade?

    ( Na parte da documentação de tirar xerox e autenticar) .


    O formulário tenho que reconhecer firma em um cartório?

  • @pedrocabral3

    Pode usar o RG. Teria 5 anos desde a emissão, e é mais fácil para fazer a cópia certificada e sobra espaço para apostilar, tudo na mesma página. O passaporte costuma não caber.

    O formulário que receberá após o pagamento, vem personalizado com o Nome e o Recibo do pagamento. Ele precisa ser impresso a cores frente-e-verso, preenchido sem rasuras, e levar pessoalmente para assinar no cartório diante do tabelião. Só assinando assim ele poderá ter a assinatura reconhecida por AUTENTICIDADE.

    Nessa mesma ida você faz a cópia certificada e apostilada do RG.

    Mas pode usar o formulário genérico para maiores de 18 anos, sem personalização, caso vá pagar na hora de entregar, ou se fizer o pagamento por VP (atualmente em desuso, mas ainda possível). Basta clicar no link dessa linha.

  • Obrigado @gandalf , só mais uma dúvida, aonde é o portal para pagar? e assim receber o formulário personalizado.

  • Meu caro @gandalf , curador da planilha. rsrs

    Tenho uma pergunta meio idiota, mas ....

    Eu olhei a planilha recentemente e tive a impressão de que os prazos previstos para conclusão nos processos de neto diminuíram, é isso mesmo?

    Eu acho que antes o processo do meu pai tinha previsão para meados de 2023, agora esta em 2022. Isso é verdade? Seria maravilhoso!

    E outra pergunta, essa bolinha 4 marrom, é comum? normalmente ela não deveria estar verde?


    Muito obrigado, parceiro.

  • Pessoal, no requerimento 1D, Apelido, pode ser só o primeiro nome?

  • @felipesvieira_

    Apelido em Portugal é o sobrenome (ou sobrenomes, se tiver mais de 1).

  • @viniciusmrocha

    Há pouco tempo eu reduzi o tempo de amostragem para fazer a estimativa para os concluídos nos últimos 60 dias.

    Com isso, muitos processos antigos, que entraram pela lei antiga, mas foram aprovados pela lei nova, porque estavam retidos por mais tempo, saíram fora da amostragem. Reduziu o número de processos, e tão logo os processos antigos de Dezembro saíram do radar, a estimativa caiu em 90 dias.

    Vamos ver se essa tendência de queda se mantém nos próximos processos. Em Dezembro teve muitos processos antigos com 1100+ dias.

    Não é que eu faço nada. É que a janela de amostragem se move mais rapidamente. Idealmente devia ter mais processos na amostragem, mas estaríamos olhando o que aconteceu num passado mais distante, que foi atípico.

    Esse novo prazo está até mais realista.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.