Judeus Sefarditas - Informações e processos

18687899192155

Comentários

  • @pp73

    Em nosso caso, a CIL demorou cerca de 4 meses para emitir o certificado, em novembro de 2021. Pediram a certidão de casamento da minha avó, por diferença na grafia do nome.

    Foi uma genealogista portuguesa quem fez o processo para nós.

  • @GlauberZ Obrigado Glauber pela sua resposta, vou levar em consideração e creio que vou solicitar para eles que façam essa inclusão.

  • Olá pessoal,

    Enviei o meu requerimento via DHL para Lisboa. Já se passaram mais de 100 dias e ainda não recebi a senha. Enquanto isso estou ajudando meus filhos e sobrinhos que obtiveram recentemente o certificado da CIL. Planejamos enviar os requerimentos para Porto via DHL que segundo o forum tem enviado a senha prontamente. Gostaria de esclarecer algumas dúvidas:


    - Posso enviar vários requerimentos (4 pessoas) em um mesmo envelope da DHL ?

    - Ao solicitar no cartório de registro civil a Certidão de Nascimento de minha filha (cópia reprográfica) apostilada, a atendente me questionou se eu gostaria de autenticar a assinatura do oficial antes de apostilar. Caso desejasse, eu teria que após elaborada a cópia reprográfica do registro, ir em um cartório de notas, obter essa autenticação para só depois apostilar. Não fiz essa autenticação da minha Certidão de Nascimento, apenas apostilei a certidão inteiro teor (reprográfica). É necessário essa autenticação?

    - Um dos requerentes que estou ajudando morou nos Estados Unidos, e por essa razão planejamos entregar o requerimento em Lisboa para não ter que fazer a tradução do Nada consta Criminal que está em inglês. Para entregar pessoalmente na conservatória, é necessário que se constitua um advogado ou qualquer pessoa poderia entregar os documentos e receber a senha?

    Agradeço desde já!

  • Sei responder apenas à primeira pergunta, "Posso enviar vários requerimentos (4 pessoas) em um mesmo envelope da DHL ?".

    Sim, você pode. Coloque os documentos de cada pessoa em envelopes separadas, devidamente identificados, e todos os 4 envelopes serão colocados dentro do envelope padrão fornecido pela DHL. Eu fiz isso com a minha esposa.

  • Obrigada @viniciusfm, já e uma grande economia!

  • @angfurtado

    SIM, como foi dito, basta que cada processo esteja completo com todos os documentos, sem compartilhar. O envelope interno pode ser de plástico, de papel pardo, ou mesmo apenas um clips, separando o bloco de documentos. Ao abrir separam os envelopes internos, e cada um segue seu caminho independentemente, talvez até com conservadores diferentes.

    NÃO precisa certificar. Basta apostilar.

    Se vai apresentar certidão de antecedentes em inglês, deve considerar mandar pelo menos esse para a CRCentrais. Eu entendo que sendo um documento estrangeiro, ele deveria ser apostilado. O apostilamento de documentos do FBI só é feito pelo Department Of State. Vai precisar alguém nos EUA para coordenar as ações, ou provavelmente não conseguirá. A validade é 90 dias da emissão. Tem que pagar com Vale Postal, preencher um formulário online. Mandar documentos pelo correio (USPS). Receber pelo correio. Mandar para o DoS apostilar. Receber de volta. Quando conseguir fazer tudo isso já terão se passado 2+ meses. Tem que correr para mandar por DHL para chegar lá e ser numerado antes do vencimento. Se ainda tiver que traduzir, não daria tempo.

    Alguns tentam sem fazer o apostilamento no DoS, mas não sei o resultado. Ninguém voltou pra contar se deu certo ou não. Não tenho conhecimento de nenhum acordo de cooperação nesse sentido. Exigem a certificação da PF brasileira, exigirão também do FBI.

    "As certidões e os documentos redigidos em língua estrangeira devem ser acompanhados de tradução feita ou certificada nos termos da lei; salvo se estiverem redigidas em língua inglesa, francesa ou espanhola e o funcionário competente dominar essa língua."

    Não seria o caso do ACP. Já a CRCentrais é a segunda nessa lista: https://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/docs-comuns/traducao-de-documentos/

  • Obrigada @gandalf ,

    Por essa questão da validade dos antecedentes criminais dos EUA, pensei dar a entrada desse requerimento na CRCentrais. A dúvida é, para não cair na fila de 120 dias na CRCentrais, seria necessário um advogado em Portugal para protocolar os documentos e receber a senha, ou qualquer pessoa poderia protocolar?

  • Boa Tarde Foristas,


    depois de 6 meses afastada daqui, estou de volta!!

    Atualizando meu processo (talvez gerando estatisticas...)

    Enviado processo para a ACP: 25/08/2021

    Recebido ACP: 31/08/2021

    Senha para consulta: 02/09/2021

    BOLINHA 3: HOJE (28/02/2022)


    Achei que mudou rapido da bolinha 1 para a 3.... Estava preparada para esperar 1 ano pra que comecasse a se mover....

    Deus abencoe que continue nesse ritmo!


    Peço desculpas para algumas pessoas, que falaram comigo no pvd e nao respondi.

  • @angfurtado

    Qualquer pessoa pode protocolar no balcão, desde que esteja assinado e certificado por autenticidade.

    Mas só recebe o NºProcesso e a senha na hora se o pagamento for feito em dinheiro no balcão.

    Se o pagamento for feito por cartão, tem que autorizar primeiro na contabilidade para confirmar o pagamento, e mandam por e-mail o número e a senha depois de 30-60 dias.

  • @CAMILLAPC

    Não funciona domingo. Se mudou para 3-Verde foi na sexta. De volta para o futuro? BOLINHA 3: HOJE (28/02/2022)

  • @gandalf

    kkkkkkkk, tem razao (é que so vi hoje).

    Bolinha 3: 18/02/2022 (não sei de onde tirei 28....)


    de qualquer forma, que permaneca nesse ritmo!

  • Olá, gostaria de confirmar os documentos a serem encaminhados por DLH

    1- Certidão de nascimento (copia reprográfica), apostilada. Precisa ter certificado de inteiro teor?

    2- Formulário preenchido com o recibo de pagamento. Assinatura presencial diante do tabelião

    3 - Certidão de casamento certificado de inteiro teor. Precisa ser apostilado?

    4 - Certidão de antecedentes criminais com validade de autenticidade. Precisa de fazer apostilamento ou algo no cartório? Ou fisicamente na polícia federal.

    5- copia do passaporte autenticado e apostilado.

    6 - Certificado da Cill.

    E isso mesmo? Alguma outra recomendação

  • Boa noite,

    Obrigada @gandalf .

    Fizemos o pagamento por cartão e já recebemos a confirmação. Só estamos aguardando a Certidão de Antecedentes Criminais do exterior. Será que mesmo apresentando a confirmação de pagamento eles não liberam a senha na entrega por algum portador?

    Mais um pra estatística! Depois de quase 4 meses recebi a senha do meu processo. Enviado processo para a CRCentrais por DHL em 25/10/2021. Entregue em 29/10/2021. Senha para consulta: 21/02/2022.

  • Olá pessoal, eu de novo kk alguém sabe me dizer se tem problema de reconhecer a assinatura no requerimento perante um notarial estrangeiro? Por exemplo, estou no Canadá e quero reconhecer a assinatura no formulário que está em português, mas o reconhecimento virá em Inglês, por um notarial que é registrado no consulado português no Canadá.

  • editado February 2022

    @MalloneBarros

    Para EUA e Canadá, os documentos tem que ser certificados no consulado português. E por ser um oficial português, dispensa apostila.

    Para quem mora no exterior, cuidado com o passaporte, que se foi emitido no exterior e for de maior, não contém a filiação, e o documento enviado tem que ter. A certificação no consulado português vale também para o RG/Passaporte e para o formulário. Basta apresentar os originais, assinar o form diante do cônsul, e certificar

    Quanto ao atestado de antecedentes criminais, também tem que ser certificado (no órgão oficial apropriado), e se estiver em inglês, francês, ou espanhol, se está mandando para a CRCentrais não precisa traduzir. Se mandar para o ACP terá que ter tradução oficial, certificada e apostilada. No caso do BR, os antecedentes são feitos diretamente do site da PT, e certificados no verso apenas com um print-screen da tela de certificação no outro link no mesmo site.

    Cuidado com a validade dos antecedentes. Geralmente é 90 dias da emissão. O processo de certificação costuma levar quase isso em alguns lugares. Essa é uma causa frequente de exigências e de indeferimentos em processos sefarditas. Tem que chegar lá na validade.

  • @angfurtado

    Que eu saiba, para receber na hora só se for pago no balcão. E as informações na planilha confirmam isso. Mas nada impede de tentar.

    Imagino que você esteja falando de 2 processos distintos: 1 que já entregou e recebeu a senha em 4 meses; outro que está ainda montando. Devia dar nome às pessoas para evitar erros na anotação da planilha.

  • @Lmba

    Na pág.87 tem a lista detalhada de todos os documentos, e do que precisa ser apostilado ou não. verifique.

  • @gandalf muito obrigado! Você é fera! Só para eu entende melhor, então se eu mandar meu antecedente criminal em inglês para um processo nas Centrais, ele não precisa ser traduzido? Só eu legalizar no consulado? Essas centrais, seria a conservatória de Lisboa? Outra coisa, coloquei meu endereço do Brasil no formulário, ainda que eu esteja morando aqui no Canadá, tem problema isso?

    Um dia o universo te retribui kkkk obrigadoo

  • editado February 2022

    @MalloneBarros

    SIM. Se mandar para CRCentrais não precisa traduzir se estiver em inglês, francês ou espanhol. Se mandar para o ACP precisa tradução.

    Lisboa tem vários locais que fazem nacionalidade. Tem a CRCivil de Lisboa, e a CRCentrais de Lisboa (Conservatória dos Registos Centrais), e mais algumas.

    A CRC de Lisboa só faz alguns tipos de processos, geralmente para filhos (art-1C) quando o pai/mãe português nasceu no BR ou PT.

    A CRCentrais faz todas as modalidades de nacionalidade (casamento, netos, filhos, Sefarditas, filhos de pais das ex-colônias, etc).

    No caso de Sefarditas não importa onde os pais nasceram, porque o direito a nacionalidade vem por outro caminho. Pode mandar para o ACP (Porto) ou para CRCentrais (Lisboa). Mas para dispensa da tradução só na CRCentrais de Lisboa (demora um pouco mais).

  • @gandalf,

    nesse caso são dois processos que estou falando, o meu que já está na planilha ( recebi a senha em 4 meses), e o do meu filho que mora na Itália. Como fizemos o pagamento por cartão estou achando melhor encaminhar o dele para a ACP quando receber a Certidão de Antecedentes Criminais italiana já que lá está bem mais rápido.

  • @angfurtado

    Entendi. Vai ser uma disputa saudável, e vamos ver quem ganha essa corrida... Rsrsrs

    (caso não se importe em informar, pq pode ajudar a outros)

    1) Você pediu certificados ao CIL separadamente um para você e outro para o filho?

    2) Se fez um certificado separado, o valor da doação ao CIL é a mesma, ou é diferenciada por já ter feito o certificado até o progenitor(a), e o do filho é apenas uma extensão dele? Como funciona isso?

    O filho terá que traduzir e apostilar os documentos e a tradução que não estiverem em português, e que não puderem ser obtidos em formato internacional multilíngua. A Itália faz parte do CIEC descrita no item-2, mas nem todo documento consegue ser obtido assim. Creio ser o caso do atestado de antecedentes criminais. https://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/docs-comuns/situacoes-de-legalizacao/

  • Sim @gandalf . Vai ser uma corrida boa, vamos ver !

    Respondendo:

    1- Fizemos os certificados na CIL separados. Cada requerente da cidadania precisa apresentar um certificado individual.

    2- Solicitamos 3 pessoas simultaneamente, eu , um filho e um sobrinho. Fizemos a doação de 1000 euros em uma única transferência - 250 euros da certificação da família + 250 euros cada. Quem encaminhou a documentação foi a genealogista. Acredito que ela cadastrou inicialmente a minha solicitação e fez referência ao número nas demais.

    Encaminhamos as solicitações 19/01/21 e os certificados foram entregues em 31/08/21. Acredito que um pouco da demora foi foi devido à um questionamento da ligação entre minhas 3a e 4a avós. Tivemos que enviar mais comprovantes.

    Com a certificação da família, todos os descendentes de meus bisavós podem solicitar a certificação, referenciando o certificado já aprovado e pagando 250 euros por pessoa. Algumas certificações solicitadas por outros familiares, estão sendo concluídas esses dias após aproximadamente 5 meses.

  • @angfurtado

    Obrigado pela explicação detalhada.

    Até tem jeito de fazer os descendentes diretos e colaterais sem ter o certificado do CIL, bastando anexar documentos que comprovem o vínculo Sefardita. Pelo que li dá muito mais trabalho.

    Eu suspeitava que o preço tinha uma diferença quando faz os familiares, porque usa toda a pesquisa já existente.

    Com certeza vale a pena pedir os certificados então.

  • @gandalf tudo bem? Meu processo 53xxx/20 que está em Leiria caiu em exigência e conforme troca de e-mails da minha advogada com a conservadora, a juntada da nova documentação foi realizada e voltou para diligências aguardando retorno da SEF. Minha advogada comentou que tem visto cada vez mais ir para a etapa 4 e depois serem realizadas as diligências junto a SEF. Sigo paciente e aguardando a mudança ser refletida no site. Abraços.

  • Olá, galera.

    Depois de 1 ano, 8 meses e 20 dias, meu processo 375xx/20 foi p bolinha 3 vermelha.

    @ALage estão pedindo algo a mais agora? Tomara que não me peçam, já tá demorando muito sem pedir nada.

  • Ola @msdmedeiros nao me pediram mais nada… além de paciência… hehehehe

  • @ALage, vc se importaria de mencionar qual foi a exigência? A fim de que possamos entender o que a dinâmica da Conservatória, o que ela tem passado a exigir etc.

  • @viniciusfm tudo bem? Foi simples. Foi erro no formulário onde marcou-se “não” sobre ter morado no exterior e anexado meu background check dos EUA… besteira… mas foi preenchido errado… mas daí a protocolar novo form e digitalizar e voltar a andar perdem-se ao menos 2 meses.


  • Qual a lógica das datas na CRC Lisboa? Existe alguma lógica?

    Vendo os comentários de vocês aqui em cima, @ALage é 53xxx/20 e tá na bolinha 4, e @msdmedeiros é 375xx/20 e só agora saiu da 1. Vi agora um cara do grupo do Facebook que entrou em outubro 2020, em Lisboa, sem urgência, e já terminou o processo.

    Achei que era pela ordem mas pelo visto não é, né?

  • @ALage, entendi. Temos então que redobrar a atenção no preenchimento. Espero que a partir de agora as coisas andem rápido! obrigado

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.