Judeus Sefarditas - Informações e processos

18586889091158

Comentários

  • @viniciusfm Muito obrigado meu querido! Pode deixar que eu vou atualizando sim!

  • @GlauberZ Poxa que legal, estão mandando bala nos assentos, isso é muito bom! Eu solicitei o meu assento e veio com os nomes dos meus avós tbm porém o nome do meu avô paterno veio com erro no sobrenome... Eu dei uma olhadinha em um grupo do facebook e vi que quando o assento vem com erro temos que enviar um email pedindo a correção, eu enviei para esses 2 emails "civilonline@irn.mj.pt" e "rcentrais.retificacoes@irn.mj.pt" .. estou no aguardo da correção.. se puder envie um email tbm


    @ikfln1997 Eu agradeço muitoo ^^

  • editado February 2022

    @GlauberZ

    Não sei informar. Escreva para geral@irn.mj.pt e pergunte o motivo.

  • @cubasdrummer Parabéns pela conclusão do seu processo Thiago . Fico muito feliz por você. Eu, se não me engano, já te vi lá no grupo genealogia sefardita no Facebook..

  • @GlauberZ Eu agradeço muito meu querido! Ah sim, eu faço parte do grupo sim e sempre postei as atualizações do processo por lá hehe

  • Parabéns @cubasdrummer !! Estou na bolinha 4 e na luta hehehe!

  • Ola pessoal, uma pergunta, quem faz as apostilas no Brasil? como posso fazer uma desde Mexico? eu morei lá dois anos, ja tenho minha carta de antecedentes criminais que eu peguei do internet e agora eu preciso apostilar-la. Muito obrigada pela sua ajuda

  • @leodesanchez , documentos mexicanos só podem ser apostilados no México!

  • Ola pessoal, Após quase 10 meses recebi meu certificado de judeu sefardita pela CI Lisboa. Agora vou dar entrada no processo de cidadania portuguesa. Vou ter que ter um atestado criminal aqui do Canadá. Pergunto, este atestado deve ser apostilado aqui? E traduzido juramentado? Ou melhor, a tradução juramentada é que será apostilada junto com o original? Alguém sabe me dizer ou tem algum check list do processo de entrada da cidadania após o certificado? Dinâmica etc. Mudou alguma coisa? Está mais difícil agora? Muito obrigado pela ajuda.

    Meu email mallonemb@gmail.com caso alguém quiser entrar em contato tbm para auxiliar.

    Obrigado!!

  • editado February 2022

    @leodesanchez

    Apostilamento só faz no país de origem do documento.

    No entanto, o atestado de antecedentes nem sempre precisa apostilamento. O atestado do Brasil faz a consulta online, e no mesmo link online tem o certificado, de deve ser impresso no verso. Essa impressão é feita em casa, e não precisa apostilar. Basta que o atestado tenha a certificação digital. Nela há o link para o IRN verificar online a autenticidade.

    Na Colômbia também é assim. Tudo feito online. É possível que o México tenha algum mecanismo semelhante.

    A Apostila de Haia atesta a autenticidade da assinatura de quem assinou (ou certificou) o documento. Geralmente de documentos oficiais, como certidões, e cópias certificadas no cartório. Como a consulta online é só impressa, não tem assinatura no documento para ser ser apostilada. Tem que ter é um certificado digital de origem. Geralmente inclui um QR code.

    Se não tiver um certificado digital no próprio site, terá que pedir o atestado em papel, na Policía Federal porque virá assinado, e poderá mandar notarizar e apostilar. Mas vi no site que a validade é de 30 dias. Se receberem fora do prazo terá que fazer outro. Só aceitam o documento dentro do prazo estabelecido. Imprima no dia que for mandar. e assegure-se de mandar por DHL. Leve na loja da DHL. Se agendar para recolher no seu endereço pode demorar mais, e você estará com prazo muito apertado.

  • Muito obrigada @gandalf , a carta de antecedentes penales do que eu falo é do Brasil entao eu preciso do certificação digital que voce fala, vou procurar no site para imprimir mais uma vez, para ter a data mas nova, e depois imprimir o certificado no verso. Obrigada pela sua ajuda!!

  • Boa noite, alguém sabe me dizer se o requerimento de cidadania a gente pode preencher no computador e assinar, ou tem que ser a mão?

    Grato!!

  • @MalloneBarros , pode ser feito no computador e depois você só assina. Sem problemas.

  • @MalloneBarros , o formulário precisa ir no cartório e fazer autenticação por autenticidade. Você só assina esse formulário no cartório. Pois vai precisar assinar no livro também. Por via das dúvidas você sempre leva 2 vias impressas do formulário. Caso de problemas na assinatura você tem outra. Recomenda você apostilar lá documentos tudo no mesmo dia, assim já pega no outro eles apostilados. Não esquece do comprovante de antecedentes.

  • Parece que os processos não serão mais distribuídos a conservatórias do interior. Alguns deles já estão sendo devolvidos para Lisboa.

  • @CAMLM

    Algumas vezes eles mandam o processo para outras conservatórias para fazer a auditoria. Dali o Conservador local pode resolver lançar o registo lá mesmo, ou pode devolver para a conservatória de origem.

    Apenas saber que estão sendo devolvidos para Lisboa não é motivo suficiente para entender que foi devolvido sem fazer nada.

  • editado February 2022

    @MalloneBarros

    É possível fazer no computador, mas eu não diria "sem problemas". Seus dados estão todos ali. Respondendo à mesma pergunta: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/273281/#Comment_273281

  • @gandalf Entendo.

    Seria interessante então começar a observar os processos com a bolinha 1 se serão remetidos para o interior ou se o prosseguimento será através de Lisboa. Torcer para que façam o que for mais rápido.


    Apenas uma curiosidade, @gandalf : você é sempre muito participativo, simpático e altruísta neste fórum. Ajuda sempre com informações bem relevantes, independente de quem seja. Isso é de admirar. O seu processo foi concluído? Você é um especialista no assunto? Estuda sobre? É bem interessante o seu conhecimento sobre o assunto. É de admirar.

  • @leodesanchez

    No BR geralmente se imprime online, mas não sei se consegue sem ter um documento brasileiro. Tente:

    https://www.gov.br/pf/pt-br/assuntos/antecedentes-criminais

  • @GlauberZ Fala aí Glauber,

    Não tinha observado que no meu assento de nascimento português não mencionam os meus avós maternos e nem paternos.

    No seu, houve essa anotação? Achas que devo solicitar para que façam essa inclusão nos emails que vc sugeriu?

    Um abraço,

    Géris

    obs: já estou com o cartão cidadão e passaporte e tenho já minha transcrição de casamento feita nos Açores!

  • Bom dia a todos!

    Quando fui autenticar o formulário de requerimento para o Ministro da Justiça, o atendente do cartório alegou que não havia espaço suficiente para colar o selo e fez uma emenda, colando um pedaço no formulário e outro nessa emenda. Carimbou tudo.

    Ficou esquisito, com essa "orelha". Acham que dá problema na ACP?

  • GlauberZGlauberZ Member
    editado February 2022

    @glcossalter olá Geris, eu acho que é importante ir atrás disso sim. Mandei email pra eles conforme orientado pelo Gandalf e até o momento não me responderam não.

    Edit: no meu registro de nascimento consta sim o nome dos meus avós paternos e maternos

  • Pessoal, eu de novo kk, acreditam que o cartório que está registrado meu nascimento disse que só pode tirar a fotocópia do livro de Registro de nascimento com ordem judicial... Alguém já teve essa situação? Obrigadoo

  • @MalloneBarros , você pode fazer várias coisas. A primeira é pedir que certifiquem que estão se negando e emitir a certidão reprográfica sem que haja ordem judicial. Leve um print do site do MJ de Portugal (https://justica.gov.pt/Como-obter-nacionalidade-portuguesa/E-descendente-de-judeus-sefarditas-portugueses#Documentosnecessrios) para mostrar o motivo de seu pedido. Até tem um fundamento legal para recusarem a expedição de certidões em inteiro teor e reprográficas, mas isso se dá quando o pedido é por terceiros, nunca quando é feito pela própria pessoa registrada. Enfim, a torcida é que eles percebam que você não quer um souvenir , e sim que vc realmente precisa (embora acho que seja mais fácil para eles xerocarem o livro do que digitar todo o conteúdo, mas enfim).

    A segunda, é entrar no site do Tribunal de Justiça do teu Estado, procurar por ouvidoria, e relatar que a serventia está se negando injustificadamente a certidão reprográfica, colocando exigência de ordem judicial que não é prevista em lei, pois você é o próprio registrado, e que necessita do documento para dar encaminhamento a processo de obtenção de cidadania estrangeira.

  • Uauuu @viniciusfm!! Muito obrigado. Me inspirou bastante pra eu brigar agora kkk! Vou fazer isso. Obrigado pelo seu tempo

  • @gandalf , eu acompanhei num grupo do whats o passo a passo do processo de cidadania de uma pessoa pela naturalização via sefardita, tenho todas as datas, finalizou hoje. Eu posso alimentar a planilha com essas datas para colaborar com a amostragem?

  • Hi, all! I am new to the forum as well.

    Please note I am not fluent in Portuguese, so I will write in English and use Google Translate for the Portuguese version.


    I would like to explain a little bit about my process. My family and I, with a group of lawyers representing us, began the process with CIL to obtain the Jewish certificate. This happened on or around the first or second week of February of 2021. We are still waiting for an answer from CIL to this date. They requested more documentation around August and September, which was delivered by the lawyers as they work with a group of genealogists that take care of this.


    Is it common that obtaining the Jewish certificate with CIL would take 12 months or more?

    Does anyone here know if the times have been increasing more recently, or have some of you also been waiting for this long?


    Would you recommend that I call, email, or even go directly to CIL and see if we can understand the delay in our case? Would this be counterproductive?


    Any and all advice is very much welcome.


    Thank you!

    --------------------------------------

    Olá a todos! Também sou novo no fórum.

    Observe que não sou fluente em português, então escreverei em inglês e usarei o Google Translate para a versão em português.


    Gostaria de explicar um pouco sobre o meu processo. Minha família e eu, com um grupo de advogados nos representando, iniciamos o processo junto à CIL para obter o certificado judaico. Isso aconteceu por volta da primeira ou segunda semana de fevereiro de 2021. Ainda estamos aguardando uma resposta da CIL até esta data. Eles solicitaram mais documentação por volta de agosto e setembro, que foi entregue pelos advogados que trabalham com um grupo de genealogistas que cuidam disso.


    É comum que a obtenção do certificado judaico junto ao CIL demore 12 meses ou mais?

    Alguém aqui sabe se os tempos têm aumentado mais recentemente, ou alguns de vocês também estão esperando por tanto tempo?


    Você recomendaria que eu ligasse, mande um e-mail ou até mesmo vá diretamente para a CIL e veja se entendemos o atraso no nosso caso? Isso seria contraproducente?


    Toda e qualquer dica é muito bem vinda.


    Muito Obrigado!

  • @viniciusfm

    Eu não faço nenhuma restrição, exceto que as informações estejam corretas. (senão prejudica mais do que ajuda)

    Inclua no final da planilha se quiser que eu dê uma olhada antes de colocar em ordem.

  • @pp73

    Que eu saiba, seria normal um tempo de 6 meses, podendo chegar a 250 dias.

    AFAIK, 6 months is what takes. Some can go up to 250 days.

    You should not contact them directly if you have lawyers working on it. It is not only counterproductive, but will also cause friction with the lawyers.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.