Judeus Sefarditas - Informações e processos

18384868889158

Comentários

  • editado February 2022

    @rfvieira

    Você está tentando achar lógica no raciocínio de portugueses? Rsrsrs

    O estado em que está é a próxima bolinha branca ou marrom, não a bolinha verde. O texto na maioria das vezes coincide com isso.

    Só quando chega na bolinha-6 verde essa regra se "quebra" porque é quando completa o trabalho do Conservador, recebe o Despacho de aprovação e muda pra bola-6 verde.

    De bola-1 a bola-5, a fase que está é a branca ou marrom. na bola-6 verde a fase que está é "teve Despacho aguardando Finalização". É meio complexo isso. Todos deveriam ser assim.

    Você pode entender que só fica como se espera, o texto e a bolinha verde coincidindo, quando chegar na bola-6 verde. Nas outras é como pensam Os Lusíadas. :-)

  • @gandalf , tsc, tsc, tsc... todos somos (ou seremos) portugueses aqui!!!

  • editado February 2022

    @Leticialele

    Eu convivi muitos anos com meu tio Manuel, casado com a irmã de meu pai.

    Os portugueses de fato têm uma lógica diferente, um jeito diferente de pensar. E como falam as coisas sem filtro, você acha que eles estão fazendo graça. Por isso tem tanta piada de português. (que eles recontam como dos Alentejanos). Não tem nada de errado. É só uma diferença cultural, e um jeito diferente de pensar.

    É como eu já disse aqui antes: Você liga no telefone, e diz: "Olá Joaquim, a Maria está?" R: Está. Depois de passado algum tempo de silêncio, desconcertante você diz: "Você poderia chamá-la?" R: "Pois não. Maria!!! aquele gajo seu parente quer falar contigo ao telefone".

    Mas se você disser: "Olá Joaquim, eu preciso falar com a Maria, você poderia chamá-la ao telefone?" R: Pois não! Maria!!!..."

    É um detalhe e uma maneira de pedir. A resposta da primeira vai parecer engraçada para brasileiros, que chamariam na primeira pergunta.

    E não sei se você sabe dessa história: Na comemoração dos 500 anos do descobrimento, o Brasil quis fazer uma réplica da nau de Cabral. Passados 3 anos, a coisa não saia do chão. Chegaram os portugueses, olharam, perguntaram o que precisava ser feito, tiraram todos os brasileiros do projeto, e em 3 meses a réplica estava pronta e navegando para as comemorações. (os prazos podem estar pouco acurados, mas a história foi mais ou menos assim)

  • @gandalf , estou zoando!

    Sei em como é o raciocínio dos portugueses. Eles respondem exatamente o que você pergunta. É, de fato, desconcertante para nós, brasileiros, que falamos demais! (eu , especialmente)

  • @gandalf uma ajudinha, ter o nome negativado no Brasil prejudica o processo de cidadania? Meu nome esta negativado por conta do meu fies e por um cartão que meus pais usaram no meu nome e ainda não pagaram, meu processo de cidadania pode ser prejudicado? A cidadania pode ser negada? Eles investigam a vida financeira?

  • @gandalf

    "Somente Netos, e Cônjuges, são obrigatoriamente enviados para a CRCentrais e não há o que possa ser feito. Também filhos de pais não brasileiros, e os nascidos nas ex-colônias, Só brasileiros têm um tratamento diferenciado, pelo acordo de cooperação PT-BR de 2000."

    Os filhos menores nascidos antes da naturalização dos pais (artigo 2º) são tratados apenas no CRCentrais ou podem ser atendidos em outro escritório?

  • ghdabghdab Member
    editado February 2022

    @LucianoCeará

    Que notícia boa! Quando essa bendita bolinha 7 ficar verde passa aqui no forum para avisar.

    Quanto a 1º pergunta posso te ajudar já a 2º pergunta não tenho informação a respeito.

    Você deve comparecer ao vice consulado de fortaleza, ele fica na Aldeota perto da FIC. ( Se você morar aqui em Fortaleza)

    Lá você solicita o cartão cidadão ( sem o número do NIF ) e o Passaporte.

    Parabéns.

  • Depois de muito tempo cheguei na bolinha 6 marrom. Alguém tem ideia de quanto tempo até a 7 marrom e verde?

  • @djenlo

    A lista de processos que só fazem na CRCentrais é mais longa do que minha simplificação. Seria melhor descrever quais as modalidades que se permite pelo ACP.

    art-2 também é só na CRCentrais.

  • @djenlo

    ACP é uma referência, rápida, segura, e recomendada para todas as modalidades em que está autorizada a fazer 1C, 1F, 6.1, 6.2, 6.3, 6.4, 6.7

    Ficam excluídos dessa lista acima os descendentes cujos pais não nasceram no BR ou PT, inclusive filhos de portugueses nascidos nas ex-colônias ultramarinas.

    A CRCentrais é a única que atende a todas as modalidades. Também assume exclusivamente algumas que o ACP não tem competência legal, como nacionalidade de Netos (art-1D), Cônjuges (art-3 e Base-X), menores (art-2),filhos (art-1C) sem restrições, para citar algumas das mais comuns.

    Brasileiros têm um tratamento diferenciado, em virtude do acordo de cooperação mútua PT-BR celebrado no ano 2000.

  • editado February 2022

    @Larissajade

    Sua saúde financeira não afeta seu pedido de nacionalidade. Ninguém irá verificar seu histórico de crédito.

    Apenas situações criminais, condenados por mais de 3 anos, tendo a sentença transitado em julgado (quando não cabe mais recurso para aguardar alguma apelação em liberdade).

    Se você viajou para o exterior e ficou residindo ilegalmente, isso vai aparecer na verificação e pode sim afetar sua avaliação. E se você omitir o fato, pode ser pior, porque mentiu para um oficial português na aplicação.

  • Nunca é demais lembrar: alimentem a tabela!!

    https://docs.google.com/spreadsheets/d/1x18mIU5AC0eAF6xrVHFTXrxVEFfNPdz2xd-1R7NnxXM/edit#gid=0

  • @gandalf

    Obrigado pela explicação. Faz sentido... na lógica lusa, claro!

  • Obrigado @gandalf

  • Bom dia a todos!

    @gandalf

    Sobre a lista de documentos, é preciso mesmo apostilar a cópia do passaporte?

    É que, no site do IRN, não pede isso, mas pede, sim, a certidão de nascimento e certidão criminal legalizadas (apostiladas).

  • @AndreF

    Se você fizer a cópia certificada no balcão do IRN, ou num consulado português, não precisa apostilar.

    Se fizer cópia certificada em cartório, precisa ser apostilada.

    Não sei de qual site do IRN você tirou essa informação, mas a versão completa pode ser lida aqui. https://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/docs-comuns/situacoes-de-legalizacao/

    O 1º parágrafo, dispensa por ser um oficial português. o nº1 é a apostila de Haia. o nº2 são algumas excessões na UE.

    Mas se for, digamos, uma certidão emitida na Itália por exemplo, para usar o nº2, precisa ser a versão internacional multilíngua. Caso contrário, terá que ser apostilada da mesma maneira que os demais. E o RG cai nessa mesma categoria e tem que ser apostilado, porque não é um documento oficial italiano.

  • Obrigado pela resposta,

    @gandalf

    O site a que me referi é este aqui:

    Nem sequer pede cópia do passaporte, e sim informações sobre o documento.

    Concordo que, se for um documento estrangeiro e não autenticado por autoridade portuguesa, deve ser apostilado, mas quando esse documento é de fato exigido.

    Mas vou apostilar essa cópia sim, por precaução.

    Também apostilei a certidão criminal, porque lá está dito que deve ser "legalizada".

    Muito obrigado mais uma vez.

  • @AndreF

    No caso dos antecedentes criminais, se for brasileiro, você imprime diretamente do site da PF, e no mesmo site tem um link para certificação. Esse segundo link faz um pop-up.

    Não invente procedimentos da sua cabeça. Não apostile "por precaução". Apenas siga o que lhe foi dito. Não pode é estar fora do prazo de 90 dias, por isso só faça quando estiver pronto pra mandar. Estar legalizada é ter o pop-up impresso do outro lado da folha.

    Imprima de um lado, vire a folha na impressora, vá no link de certificação, e faça um print-screen do pop-up da tela no verso da folha. Isso é tudo o que precisa. Nem mais, nem menos.

    Mas cada país pode ser diferente. Se precisar de certificado do FBI nos EUA, por exemplo, o pedido é feio online, eles mandam pelo correio, e a certificação é feita mandando de volta pelo correio para o Department of State, eles certificam e devolvem pelo correio. Leva 60 dias. Quando chega está quase vencendo, porque vale por 90 dias.

  • @AndreF

    De fato você não precisa enviar o RG ou Passaporte. Basta escrever o número no formulário. Mas tem algumas condições para isso:

    • Ou certifica o formulário no balcão de nacionalidade com um oficial português, que vai pedir o documento para conferir os dados, e a assinatura dele na certificação do formulário será suficiente;
    • Ou certifica os documentos no consulado, e o cônsul como oficial português confere o documento com a identidade e certifica;
    • Ou constitui um advogado com OAP como procurador, e presume-se que ele irá conferir os documentos apresentados, e nesse caso a assinatura do advogado e o número da OAP são suficientes;
    • Ou assina presencialmente no cartório, certifica o requerimento por autenticidade, e manda junto uma cópia certificada e apostilada do RG ou Passaporte com filiação. É o método usual quando o próprio requerente envia por DHL.

    Essa regra é a mesma para quase todas as modalidades de pedido de nacionalidade, com uma variação sutil. Geralmente outras modalidades são dirigidas especificamente "Aos estrangeiros". No caso de Sefarditas, a redação muda para "Aos indivíduos".

    Quando é especificamente "Aos Estrangeiros", há um requisito que exige enviar o RG ou Passaporte: "Documento comprovativo da nacionalidade estrangeira do interessado, acompanhado de tradução, se escrito em língua estrangeira."

    Se o documento enviado por DHL for um RG ou Passaporte "Estrangeiro", ele deve seguir as mesmas regras de autenticação e apostilamento.

    Este é o meu entendimento atual, mas se houver muitos que arrisquem com sucesso mandar sem o RG, eu mudarei de opinião. Por enquanto serei conservador. É que 95% dos processos Sefarditas são feitos por advogados, e portanto de fato não precisa enviar o RG.

  • editado February 2022

    Bom dia gente, hoje eu vi que depois de praticamente 4 meses aguardando o registro no Porto, o meu processo foi pra Conservatória do Registo Civil, Predial, Comercial e Automóvel do Cartaxo ... e pelos relatos que eu tenho lido isso é péssimo...

    Acredito que não tenha muito o que fazer né?

  • Antes estava no Arquivo Central do Porto?

  • @AndreF Sim, estava no Porto

  • Pessoal, preciso de uma recomendação. Quero dar entrada na solicitação à concessão da cidadania portuguesa via sefardita. Já obtive o certificado da Cill. Atualmente, seria melhor enviar a documentação para o Arquivo Central do Porto ou para Conservatória dos Registros Centrais? Ainda: melhor encaminhar a documentação por DHL-express? Agradeço antecipadamente a ajuda.

  • GlauberZGlauberZ Member
    editado February 2022

    @cubasdrummer mandaram o da minha irmã para a conservatória de Vale de Cambra. Você conhece ela, é a Patrícia.

  • @GlauberZ sim sim, eu tenho falado com ela, os nossos processos tem praticamente o mesmo tempo, vamos torcer pra que saia logo esse assento

  • Olá, já tenho o meu certificado CIL e estou juntando os documentos para enviar para Portugal. Morei 9 meses nos Estados Unidos, entendo que preciso obter o certificado do FBI, estou tentando fazer online. O que não sei é se basta que venha em envelope lacrado do FBI ou preciso apostilá-lo? se precisa da apostila, como faço esse processo se não moro mais lá?

  • @leodesanchez

    A regra no IRN é de que seja um atestado de antecedentes, certificado e traduzido.

    A certificação de documentos produzidos pelo FBI só pode ser feita pelo Department of State, por ser um documento federal. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/259947/#Comment_259947

    No caso do FBI, o certificado estará em língua inglesa. Se estiver na CRCentrais de Lisboa, dispensa a tradução, como citado no link acima.

    Se mandar para o ACP, terá que mandar junto a tradução juramentada, com assinatura certificada e apostilada. Não creio que consiga fazer a tempo, mas há a sugestão também no link acima.

    Também aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/258660/#Comment_258660

    https://travel.state.gov/content/travel/en/records-and-authentications/authenticate-your-document.html

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/259855/#Comment_259855

    Demora para receber o certificado pelo correio (USPS), enviar para o Dept. of State pelo correio, Receber novamente o atestado certificado. A validade do documento é de 90 dias. Esse mecanismo todo levará cerca de 2 meses. Dificilmente conseguirá fazer sem ter alguém que more nos EUA, e te ajude a comprar no correio o Money Order para o pagamento, receber o documento pelo correio, mandar apostilar, receber de novo, e mandar para você, para você enviar para PT antes de vencer. Precisará muita coordenação.

    Por isso alguns arriscam mandar sem a certificação, mas não creio passaria sem ela. A regra pede que que seja legalizado. Uma opção seria enviar o atestado sem certificar, e só se houver exigência, fazer novo atestado, e mandar autenticar. Exigirá menos coordenação, porque seria um documento só a ser certificado e enviado a PT.

    "Certificados do registo criminal, devidamente legalizados, emitidos pelos serviços competentes do país da naturalidade e da nacionalidade, bem como dos países onde o interessado tenha tido e tenha residência após os 16 anos, acompanhados de tradução, se escritos em língua estrangeira. O interessado está dispensado de apresentar o certificado do registo criminal do país da nacionalidade sempre que comprove que, após ter completado os 16 anos, residiu noutro país. O interessado está também dispensado de apresentar o certificado de registo criminal português, que é oficiosamente obtido pelos serviços."

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.