Judeus Sefarditas - Informações e processos

18485878990158

Comentários

  • Eu agradeco muito a sua resposta @gandalf !!!! de muita ajuda para mim

  • @metin

    Não há muita informação recente sobre Sintra.

    Há alguns casos de Xfer para CRC Sintra, um na planilha de Casamento, e três na de Sefarditas.

    Um finalizou em 107 dias, outro em 206 dias. O seu que foi transferido em 03/10/21 ainda aguarda o assento há 121 dias.

  • Olá pessoal.

    A quem interessar, acabo de ver esta matéria na CNN Portugal sobre os processos dos sefarditas. Não traz nada de novo, mas vale a leitura a título de curiosidade.


  • @gandalf


    "E não sei se você sabe dessa história: Na comemoração dos 500 anos do descobrimento, o Brasil quis fazer uma réplica da nau de Cabral. Passados 3 anos, a coisa não saia do chão. Chegaram os portugueses, olharam, perguntaram o que precisava ser feito, tiraram todos os brasileiros do projeto, e em 3 meses a réplica estava pronta e navegando para as comemorações. (os prazos podem estar pouco acurados, mas a história foi mais ou menos assim)"

    Essa história é verídica (mas não exatamente como você contou - rs), na verdade eles fizeram a réplica da Nau para comemorar os 500 anos, porém quando estavam transportando (rebocada), ela começou a fazer água e tiveram que levar de volta e chamaram os portugueses para ajudar a refazer :)


    Impressionante como com todas as ferramentas que temos atualmente, foi difícil refazer o que os portugueses fizeram com martelos e serrotes antes de 1500.


    Essa Nau hoje está exposta no Memorial Epopéia do Descobrimento em Porto Seguro, eu fui lá alguns anos atrás, vale bastante a visita (você pode inclusive entrar na Nau e ver como era navegar naquela época. É muito louco imaginar os portugueses atravessando o oceano naquilo (só vendo pra entender).

  • @LeoSantos

    Sim, agora você avivou minha memória. A história é contada aqui, com grande constrangimento, mas na época mesmo o constrangimento era muito maior. Minhas datas estavam até certas. A réplica acabou não tendo como comparecer na festa, senão 4 meses depois.

    https://www.comciencia.br/dossies-1-72/reportagens/501anos/br11.htm

    https://www.comciencia.br/dossies-1-72/reportagens/501anos/br12.htm

    O Projeto Nau, que só poderia ser viabilizado com a chancela do Ministério da Cultura, uma vez que seus idealizadores viam no envolvimento da iniciativa privada a única possibilidade de seu desenvolvimento, passeou de mesa em mesa, de gabinete em gabinete, de protelação a protelação, de Brasília ao Rio, daí para São Paulo, até que o tempo acabou inviabilizando sua realização.

    quase três anos, o projeto foi submetido à Comissão que, àquela altura, estava subordinada ao Ministério das Relações Exteriores.

    Qual foi a desculpa arranjada às pressas? Faltaram plantas para orientar a elaboração do projeto! 

    Até hoje, a maioria dos brasileiros não entende como 500 anos depois e com toda a tecnologia disponível não tenha sido possível fazer navegar a réplica da nau de Cabral.

    A Nau Capitânia só foi navegar quatro meses após o desastroso episódio das comemorações. [...] a nau esteve ancorada em Arraial do Cabo. Foi aberta a visitação pública, mas balançava tanto que as pessoas saiam tontas e enjoadas. [...] "Eu estive a bordo da nau e sinceramente não navegaria nela de jeito nenhum"

  • @gandalf


    A história é essa mesma, dá uma ótima noção de quanto algumas pessoas subestimam os portugueses. rs

  • Olá, pessoal!

    Há aqui algum Linhares, de preferência do Ceará, que conseguiu naturalização, por meio da ascendência dos judeus sefarditas?


    Muito obrigado!

  • @cubasdrummer

    Meu processo também estava na ACP já aprovado (bolinha 6 verde) e esperando a criação do Registro (bolinha 7 marrom) desde outubro de 2021. Na última semana, foi transferido para a "Conservatória do Registo Civil, Predial, Comercial e Automóvel do Cartaxo". Alguém sabe dizer se isso é boa ou má notícia? Em quanto tempo posso esperar que o Registo seja criado?

  • @Gambâ tbm estou nesta situação, foi transferido pra q façam o nosso assento porém pelo q tenho visto as postagens aqui no fórum essa conservatória é um pouco complicada, já li algumas reclamações sobre ela... Mas essas reclamações não foram feitas nos processos de sefarditas e sim nas outras leis, não sei se isso interfere ... No grupo dos judeus sefarditas do Facebook eu acompanhei o processo de uma pessoa q foi do Porto para Cartaxo e levou 1 mês e pouco para que emitissem o assento... Vamos torcer para q não demorem

  • Prezado @lucaslinhares ,

    Sou do Ceará e acredito que alguns ramos dos Linhares têm descendência sefardita, porém não dá para afirmar sem a árvore, sugiro que você comece a construir sua árvore em sites como FamilySearch ou MyHeritage, o primeiro é gratuito e com forte colaboração coletiva.

    Prezados @gandalf e @Leticialele,

    Saberia informar o tempo médio para a bolinha 7 ficar verde? Estou nesta última etapa.

  • @cubasdrummer

    Obrigado! Esperemos que não demore muito mais do que isso.

  • @Gambâ Se D'us quiser logo teremos os assentos! Vamos aguardar mais um pouco.

  • @LucianoCeará

    Na planilha, a coluna "AG" tenta fazer essa previsão. No momento seria 95 dias (mais 3 meses a partir da aprovação).

    Mas só tem 2 processos usados nessa estimativa, um em Sintra, e outro em Vila-Verde.

    Mas no seu caso, como foi para Amarante, ele segue os tempos de Amarante, e não tem muita informação detalhada.

    O seu processo levou 90 dias a mais para ser aprovado. Sabe dizer se houve alguma exigência?

  • @gandalf ,

    Grato pelas informações. Não houve exigência. Meu processo consta em Lisboa, esteve em Amarante por pouco tempo e entendo que depois retornou para Lisboa. Quando liguei a última vez para a Linha Registo me informaram que o processo estava em Lisboa, quando indaguei se o processo teria retornado de Amarante para Lisboa, o atendente desconversou e disse saber informar apenas que o processo estaria em Lisboa, isto foi no início de dezembro/2021 quando o processo finalmente saiu da bolinha 1.

  • Ola pessoal, sabem si eu tenho que enviar meus antecedentes criminais do pais onde eu morei numa escola por 10 meses quando eu tinha 17 anos?

  • @leodesanchez

    Sim, deve informar e mandar o atestado de antecedentes.

  • editado February 2022

    @LucianoCeará

    OK. Ele foi passear em Amarante só pra fazer a auditoria no processo, passou e está de volta. Deve concluir no prazo mencionado. :-)

  • @gandalf

    Caro gandalf obrigado pelas informações sintra crc, mas olhei para o excel sefarditas e vi o processo "mikinir" (linha 16) finalizado mas conversamos em outubro de 2021 e ele já estava na 7ª fase haverá mal entendido o excel eu acho.

    Obrigado

    (não falo português, uso tradutor)

  • Pessoal, gostaria de uma orientação. Ainda estou na fase de documentar minha ascendência. Minha árvore genealógica no FamilySearch se encontrou com uma outra árvore já existente, que chega até uma ascendente sefardita. No próprio site, encontra-se a seguinte descrição da pessoa (nascida em 1545): "Judeu Sefardita / Cristão-Novo reconhecido pela CIL - Comunidade Israelita de Lisboa, sendo o último certificado emitido em (22/11/2021)". Minha pergunta: existe alguma maneira de eu aproveitar um processo anterior, de outro Requerente, com base somente nesse ascendente que encontrei?

  • Diogo_1978Diogo_1978 Member
    editado February 2022

    Ah, só mais uma orientação: é possível fazermos todo o processo sem ajuda de terceiros? Ou melhor contratar uma assessoria jurídica? Me recomendaram a "[apagado pela moderação]". Nem cheguei a entrar em contato com eles. Imagino que deve ser bem dispendioso...


    Obrigado.

  • @Diogo_1978

    Aproveitar a mesma árvore, sim, certamente. A menos que você seja filho ou um parente próximo da família que montou a árvore (descendência direta ou colateral de progenitor comum), terá que ter seu próprio certificado da CIL.

    O Formulário CIL tem um campo para você selecionar: ( ) Novo Requerente OU ( ) Familiar de Requerente já Certificado, NºProcesso ( )

    Entretanto, no seu pedido do certificado, uma das coisas que custam caro e demora é o levantamento da árvore. Você precisa fornecer ao CIL os dados da árvore que já localizou (e completou) no FamilySearch. Isso simplifica muito o processo de certificação. Indique no formulário a indicação que já houve um processo anterior no CIL. Mesmo com todos os documentos, levará 2 meses para a pré-aprovação. Mais algum tempo até receber o seu certificado.

    Sim, você mesmo pode fazer sem advogados, ainda mais que já localizou a informação. Veja o TAB PROCEDIMENTOS: https://cilisboa.org/concess%C3%A3o-da-nacionalidade-portuguesa/

    Peça o certificado do CIL, e mande a contribuição especificada de €500 (se usar Paypal +6% = €532) https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/240019/#Comment_240019

    Mande os docs originais e recentes, por DHL-express para o ACP (Porto) ou para a CRCentrais (Lisboa). ACP é bem mais rápida. Se tiver documentos em outra língua precisará de tradução oficial para português, apostilada. Se estiver em inglês, francês, ou espanhol, pode ser mais conveniente mandar para a CRCentrais, porque apesar de demorar mais, lá dispensará a tradução nessas 3 línguas.

    etapa-1: Certificação da CIL

    etapa-2: Junte os documentos que estão na página do CIL mencionada acima. Vou ajustá-la aqui abaixo, com os requisitos atualizados.

    1. Certificado–declaração de ascendência directa ou colateral, relação familiar e tradição de pertença a uma comunidade sefardita de origem portuguesa, como já referido acima, as comunidades judaicas de Lisboa e Porto, as únicas com estatuto de pessoa coletiva religiosa legalmente estabelecidas em Portugal que auferem poderes para emitir o mesmo;
    2. Cópia certificada e apostilada do RG ou Passaporte (válido, menos de 10 anos de emissão, com filiação); Se mora no exterior, pode ser apenas notarizada no consulado português de sua área, e nesse caso dispensa apostilamento. Somente as páginas dos dados e as que estiverem assinadas 2&3, e se feito no exterior 4&5 confirmando se tem filiação;
    3. Certificado de residência; (não precisa, o RG ou Passaporte já cumpre essa função);
    4. Certificado de nascimento por cópia reprográfica do livro, apostilada (vale por 1 ano desde a emissão);
    5. Registos criminais dos países em que o requerente nasceu e residiu após os 16 anos, dentro do prazo de validade (em geral até 90 dias da emissão). Qualquer pena com crime punível em Portugal, com três anos ou mais de prisão efetiva anulam a legitimidade do requerente no exercício do exposto decreto-lei. No BR, o certificado de antecedentes pode ser impresso pelo diretamente do site da PF, e em seguida clicar no outro link para abrir o pop-up de certificação no mesmo site, impresso no verso da folha com um print-screen https://www.gov.br/pf/pt-br/assuntos/antecedentes-criminais
    6. Procuração, quando o requerimento não é apresentado pelo próprio requerente. (não precisa, você mesmo assina o form-6.7)
    7. Pague a taxa com cartão virtual ou app Nubank, pelo celular. O cartão pode ser em nome de qualquer pessoa: Titular e morada é do dono do cartão, e Requerente é o aplicante. Não erre o e-mail, ou ficará sem resposta; https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC6.7
    8. Receberá a confirmação por e-mail em até 24 horas. Mande uma cópia impressa desse e-mail como recibo;
    9. Imprima o form-6.7 contido no e-mail, a cores frente-e-verso na mesma folha. O requerente deve levar preenchido, pessoalmente, ao cartório para assinar diante do tabelião, e reconhecer a firma por AUTENTICIDADE. Se o requerente estiver no exterior, leve ao consulado português, e assine diante do cônsul, para ser notarizado. Nesse caso faça ali também a cópia certificada do RG ou Passaporte e dispensa apostilamento por ser um oficial português.
    10. Se o requerente tiver mais e 80 anos, enviar Prova de Vida, feita presencialmente no cartório, certificada e apostilada. Se estiver no exterior, fazer PV no consulado, que dispensa apostilamento;
    11. Se o requerente tiver mudado de nome, geralmente a mulher ao se casar, enviar uma certidão de casamento em inteiro teor certificada, para comprovar a mudança de nome do RG/Passaporte. (não precisa apostilar).

    Poderá pedir a devida tradução e certificação da documentação, bem como mais informação, no consulado português mais próximo.

    Atenção com o prazo dos antecedentes criminais. São uma fonte comum de exigências e indeferimentos. Vai exigir bastante coordenação se tiver que pedir de outros países, para que ainda estejam válidos quando chegarem na Conservatória. O da PF faça 1 dia antes de enviar.

    Junte toda a documentação, faça uma cópia xerox, grampeie, e guarde com você.

    Mande de preferência para o ACP. A instrução do CIL menciona apenas a CRCentrais, mas desde junho/2018 o ACP também pode receber. (o telefone e e-mail mencionados abaixo é uma referência para usar na DHL, não é para você usar)

    Arquivo Central do Porto | Rua Visconde de Setúbal, 328 | 4200-498 - Porto | Telefone: +351 22 557 3849 arquivocentral.porto@irn.mj.pt

  • Obrigado. Já me ajudou demais.

  • Olá. Gostaria de um esclarecimento, por favor, quem puder. Na lista de documentação solicitada pela CIL não é especificado se as certidões de nascimento, casamento e óbito, que comprovam os membros da árvore genealógica, devem ser de inteiro teor ou não. Será que essas certidões podem ser da simples mesmo?

  • @Diogo_1978 , para CIL basta certidão em breve relato.

  • Já me facilitou um pouco mais. Obrigado.

  • @Diogo_1978

    Quando se trata de nacionalidade, mesmo que possa ser usada a certidão de "breve relato", você sempre deve usar a de inteiro teor. Podem ter detalhes e anotações que não apareceriam, e que são essenciais. A diferença de custo de uma e de outra é pequena.

    E no processo de nacionalidade propriamente dito, nem a inteiro teor é suficiente. Querem a certidão do requerente "reprográfica". Não querem erros que podem ter sido introduzidos por quem fez a leitura e digitação.

  • editado February 2022

    Oi gente, boa tarde

    Hoje meu processo foi finalizado, quero agradecer todos que me ajudaram nessa longa jornada, seguem as datas do processo;

    Enviado: 17/06/20, via DHL

    Recebido no ACP: 22/06/20

    Por: Mônica Silva

    Recebimento da senha: 01/07/20

    N° do processo - 41XXX / 2020

    Bolinha 1 - 01/07/2020

    Bolinha 2 - 30/03/2021

    Bolinha 4 - 28/05/2021

    Bolinha 6 (marrom) - 30/07/2021

    Bolinha 7 (marrom) - 15/10/2021

    Bolinha 7 (verde) - 11/02/2022 -processo finalizado


    Boa sorte a todos e jamais desistam! Fiquem bem!


  • Parabéns, @cubasdrummer , fico realmente muito feliz, agradeço pelas atualizações e informações que você compartilhou durante o teu processo. Se possível, nos deixe informado também sobre o procedimento enfrentado para tirar o cartão de cidadão e passaporte. Felicidades!

  • Parabéns @cubasdrummer! Sucesso com a nova cidadania e os respectivos plano!

  • @gandalf o processo da minha irmã foi concluído ontem e já pedimos a certidão pelo civil online porém o registro dela não tem o nome dos avós paternos nem maternos, sendo que o meu registro tem. Poderia me dizer o porque disso ?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.