Judeus Sefarditas - Informações e processos

18788909293158

Comentários

  • Bom dia,

    Gostaria de saber se e normal ter mais de 2 meses e o processo ainda continua na fase como recebido?

  • Pessoal,

    Tenho uma dúvida, fiz todo meu relatório para a CIL com arvore genealógica informando o nome de solteiros dos meus avós e pais, já fui certificado e meu processo se encontra CRC Lisboa, existe alguma possibilidade de solicitarem retificação nessa arvore genealógica por estar com o nome de solteiros dos meus pais e avós?

  • @FlaviaLacerda

    Os processos são analisados em ordem. Alguns são mais complexos que outros, porque a pessoa pode ter vivido em vários países. Pode ter uma análise mais longa que outros. Alguns têm pedido de urgência e a pessoa não conta; alguns têm exigência e a pessoa nem fica sabendo porque o advogado lida com ela (geralmente foi erro dele); alguns o advogado faz uma coisa e conta outra para o cliente.

    Alguns fazem pelo ACP e outros fazem pela CRCetrais. (aqui há grande diferença de tempo, mas quem acaba decidindo é o advogado, quando tem procurador)

    Mas no geral eles seguem mais ou menos a ordem. No caso de Sefarditas há muitos fatores externos a ser considerados.

  • @wandersoncampos

    Soube de um relato , no grupo do telegram , de uma pessoa que caiu em exigência por causa disto, dos nomes de solteira na árvore, da mãe e da(s) avó(s), não coincidirem com os nomes de casadas constantes na certidão de nascimento.

    Não tenho experiência ou conhecimento para orientar se o melhor seria pedir uma retificação para CIL desde já, ou esperar uma posição da Conservatória...

  • amigos boa noite tudo bem? Entrei no Porto processo via sefardita em jan 22. Protocolei meu contrato de trabalho há uma semana pedindo urgência ! Alguem sabe mais ou menos o prazo para avaliar esse pedido de Urgencia?

  • @thaiaga

    Qual a modalidade do processo, e qual conservatória? Maior ou menor? https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/280615/#Comment_280615

  • @gandalf

    Entao mandei para ACP - conservatoria do porto, e requerimento de cidadania originaria, de filho maior de idade

  • Boa tarde a todos, sou novo no Fórum, mas acompanho ele já algum tempo.

    Gostaria de saber se alguém pode me tirar uma dúvida.

    O pai de meus irmãos recebeu a cidadania portuguesa por aquisição via serfadita.

    Ele já está em posse de seu assento de nascimento expedido em 2022.

    Podem meus irmãos pedirem a cidadania por atribuição com este assento de nascimento ou eles teriam que pedir a cidadania também por aquisição via serfadita.

    Todos são hoje de maiores, nascidos no Brasil e foram registrados com menos de 1 ano.

    Obrigado antecipadamente,

    José

  • Oi José, pelo que eu entendi, você consegue pagar a metade do valor para ter a certidão junto à comunidade Sefardita ao indicar o processo do parente com a mesma árvore genealógica, mas inicia novo processo junto ao governo português depois que a certidão sair.

  • @JRBN1976 , como são maiores, terão que pedir pela via sefardita. Faça como a @MartaTorresBrPt indicou.

  • Então @viniciusfm , eu já mandei um e-mail para a CIL com a nova Arvore Genealógica contendo os nomes das mães e avós de casadas eles me responderam para aguardar a CRC se manifestar oficialmente para ai então encaminhar novamente para eles (CIL) Tenso, já está demorando na CRC . torço para não exigirem.

  • Olá, Marta.

    Obrigado pela atenção.

    Na verdade eu gostaria de saber se meus irmãos podem pedir a cidadania por atribuição com um assento de nascimento de 2022.

    Atenciosamente,

    José

  • Obrigado @Leticialele @MartaTorresBrPt

    Mais uma dúvida. Vocês saberiam qual Conservatória está mais rápida nos processos Serfaditas?

    Obrigado mais uma vez.

    José

  • @gandalf tudo bem? Meu processo está parado no momento aguardando as diligências, notadamente a SEF, conforme resposta da conservatória. Você sabe como se dá esse processo e se tem um prazo? Obrigado.

  • Olá pessoal. Eu minha irmã e meu pai estamos na bolinha 6. Quando o assento de meu pai sair ele vai precisar transcrever casamento ou não é necessário para tirar cartão e passaporte. Em caso positivo, é melhor fazer o processo em Portugal ou aqui no consulado?

  • Prezados colegas,

    Tenho uma dúvida: posso apresentar os Antecedentes Criminais obtido online? Ou deve ser pessoalmente?

    Precisa ter o reconhecimento da assinatura de quem o emite? Porque o documento online não vem com assinatura.

  • @gigiiastrid , já respondi no tópico do ACP

  • Oi, pessoal!

    Recebi hoje o certificado da CIL!! Já maratonei o fórum, mas ainda tenho algumas dúvidas para dar encaminhamento ao processo...

    1. Cópia reprografica com apostilamento - ok

    2. Cópia autenticada e apostilada do passaporte com filiação - ok

    3. Pagamento da taxa - já paga

    4. Certidão de antecedentes criminais - imprimo a do site da PF e imprimo também o print da tela de autenticidade?

    5. Preenchimento do requerimento - na parte dos documentos preciso assinalar o item "pretende que o certificado do registro criminal português seja obtido oficionamente na conservatório"? E o certificado criminal preciso preencher o item país da sua naturalidade e país da sua nacionalidade? Só morei no Brasil e é um único certificado, fiquei em dúvida se preencho só a naturalidade ou também a nacionalidade com a mesma data.

    6. Envio DHL Express para o Porto - no requerimento consta que o envio via correios deve ser para a conservatória dos registros centrais, sei que pode ir para o porto pq vcs me disseram, mas alguém sabe onde tem essa informação oficial? Meu irmão é cri-cri e tá perguntando hehe

    Desde já agradeço muito, esse fórum é incrível!!

  • @IsabelaLopes , a certidão de antecedentes criminais tem que ter a validação (está na mesma página) impressa no verso. A validação aparece como uma janela pop-up. Volte a certidão à impressora e imprima a validação (Ctrl P) no verso.

    Sim, o Arquivo central do Porto também tem competência para analisar os processos de descendentes de judeus sefarditas.

  • Oí, pessoal! O meu processo foi finalizado! Aparece a seguinte mensagem:

    "O seu pedido foi deferido e o respetivo Registo criado. O processo de nacionalidade foi terminado.

    Ultima notificação enviada foi uma Notificação de registo no Registo Civil em 09/03/2022, para a morada indicada no seu pedido de nacionalidade, referente ao seu processo."

    Quais são os próximos passos para tirar a identidade e o passaporte?

    Atualizei as informações do meu processo na planilha. Dei entrada pela ACP de Porto com um advogado, recebi a senha no dia 26/08/20 e o processo foi finalizado no dia 09/03/22 em Cartaxo.

  • parabéns , @Gambâ . não vejo a hora da minha vez chegar tb, é sempre bom receber esse tipo de notícia de quem está na nossa frente :-D

    Agora vc deve agendar no Consulado de onde vc mora para fazer o cartão do cidadão e o passaporte, geralmente os sites dos consulados tem as informações necessárias.


    Se você não quiser esperar a chegada do assento por correspondência, pode pedir uma online por 10 euros. Veja : https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1

  • GambâGambâ Member
    editado March 2022

    Obrigado, @viniciusfm!

  • Muito obrigada, @Leticialele!


    Pessoal, alguém já precisou solicitar os antecedentes criminais da Holanda? Pelo pouco que encontrei, entendi que o documento só é emitido em holandês. Nesse caso preciso traduzir com um tradutor juramentado e depois levar ao consulado para ser legalizado?

  • Bom dia, gente

    Sou nova aqui no forum mas to acompanhando faz um tempo.

    Recebi anteontem (08/03) o meu certificado da CIL (enviado dia 20/08, donativo pago dia 20/01) e agora to esperando os ultimos documentos pra dar entrada na conservatoria.

    Eu tenho uma pergunta, procurei aqui e vi alguns casos parecidos mas gostaria de confirmar duas coisas, por favor. Eu moro na França, entao meu antecedentes criminais brasileiro eu vou tirar pela internet. Ele precisa ser autenticado e apostilado? Pois minha mae deve me enviar minha certidao copia reprografica (apostilada) e gostaria de saber se peço pra ela apostilar o antecedentes criminais tb.

    Quanto ao antecedentes criminais frances, ele precisa ser traduzido? Eu li que se eu fizer o processo pela CRCentral de Lisboa nao, mas quero confirmar!


    Muito obrigada, esse forum é incrivel e tem me ajudado muito!

  • Tenho mais uma dúvida:

    Eu posso reconhecer a assinatura da solicitação diretamente na CRCentral?

    O consulado Português que atende a minha região é apenas incomunicável! Não atendem o telefone e nem respondem os e-mails, e os serviços de notariado só funcionam através de marcação de horário prévia (o que é impossível, já que ninguém responde).

    Aqui na França os notários não fazem reconhecimento de assinatura e pelo que li não posso fazer perante um funcionário público francês, não teria validade.


    alguém já assinou direto na conservatória? Pensei em fazer assim e aí já deixar os documentos lá, dando assim já entrada no processo.


    Obrigada novamente.

  • metinmetin Member

    @gandalf O meu processo está concluído em Sintra CRC

    Quanto tempo leva para receber a notificação final por correio?

    Atualizei minhas informações de processo na planilha. Meu processo foi finalizado em 10/03/2022 em Sintra.


    Boa sorte a todos!

  • @luizanobrega sim, fiz a assinatura lá na CRC centrais. Mas sempre tem fila e demora. Dica é chegar antes de abrir

  • Bom dia,

    Acompanho o fórum tem algum tempo, porém só agora me registrei.

    Sei que aqui tem uma planilha para colocar as informações e acompanhar o andamento dos processos, inclusive a utilizo para ver como estão os prazos.

    Participo do grupo de Genealogia sefardita do facebook e lá tem pessoas na fase da conservatória que poderiam querer colocar as informações na tabela, já que essa já tem vários dados...

    Não sei quem toma conta, mas queria pedir, se possível, que fizesse um post no facebook sobre a tabela, colocando o link e explicando o funcionamento, assim as pessoas poderiam preencher, sem dúvidas e caso tivessem, poderiam ter um local para saná-las.

    Desculpe se isso não é o foco do fórum...

    Desde já, obrigada.

    Izabel

  • Prezados colegas,

    Quem é filho de cidadão português que se naturalizou português através da ascendência judaica sefardita pode obter a cidadania portuguesa através do progenitor?

    Ou terá que fazer o mesmo processo (de judeu sefardita)?

  • @IsabelaLopes , se está em holandês, tem que mandar tradução juramentada, apostilada.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.