CRC - Lisboa: Processos enviados

19091939596107

Comentários

  • Enviei o processo da minha mãe, neta de português, em 10/12/2021 dia DHL. A documentação foi entregue em 13/12/2021.

    Não recebi nenhum e-mail ainda com número do processo e senha, acredito e espero que até março tenha alguma resposta!

  • Olá pessoal! E se fosse feita uma mobilização junto ao Governo Português, aos responsáveis pela CRC-Lisboa para que se agilizasse os processos, principalmente os de netos, que levam mais tempo, através de e-mails, redes sociais, será que surtiria efeito?

  • editado January 2022

    Olá Pessoal, sou nova aqui !

    Dei entrada no meu processo em 2018 em Lisboa e somente em Nov /2021 concluiu a fase 6 e agora desde então aguarda criação do assento de nascimento.

    Achei meu processo extremamente demorado e minha pergunta é … qual o tempo usual para criação desse registro de nascimento? Ainda irá demorar muito ?

    [Imagem removida pela moderação, por conter dados pessoais]

    Preciso muito dar entrada no processo de nacionalidade do meu filho.

  • @Monica1272 , Lisboa é extremamente demorada para dar andamento aos processos, mas acho que o seu bateu recordes!!!

    Tirei a imagem porque tinha o número do processo e seu nome completo. O Fórum é público e não sabemos quem acessa e o uso que podem fazer das informações exibidas. Pelo que tenho lido, Lisboa está levando uns 6 meses para criar os assentos.

    Mande o processo de seu filho para o Arquivo Central do Porto!!

    Se não foi você a declarante do nascimento dele, terá que transcrever seu casamento. Faça por um Consulado no Brasil.

  • Meu processo foi recebido em Lisboa em 12 de setembro de 2021. Até hoje não recebi a minha senha de acesso .

    Alguém mais nessa situação?

  • Bom dia, meu processo foi recebido na CRC Lisboa em Fev 2021. Ontem a bolinha 2 ficou verde logo imagino que algo esta se movendo na CRC. Boa sorte a todos.

  • @falves , obrigada por avisar. O seu processo é de filho, certo? Enviei de filho tambem em Abril de 2021 e ainda está na bolinha 1. Ver seu comentario que o de Fevereiro está caminhando me deu esperança!

  • @MarianaF sim meu processo e de filho. Boa sorte

  • @falves

    O meu ocorreu a mesma coisa, enviei em fevereiro de 2021 e agora está na segunda bolinha.

    Pelos cálculos talvez em abril esteja avançando. Acredito eu...

  • Uma dúvida, estou para iniciar o processo de atribuição do meu irmão.

    Nosso pai é Português, mas nasceu em Angola, somente Lisboa aceita o processo?

  • @HigorSeixas , sim, seu processo só pode tramitar na Conservatória dos Registos Centrais - Lisboa

  • renanlourencorenanlourenco Member
    editado February 2022


  • @mariannacarneiro

    A planilha de filhos 1C pela CRCentrais é um TAB na mesma planilha de netos. Não misture as coisas.

    E não tem planilha da CRCivil de Lisboa. Somente da CRCentrais por art-1C e não tem muita participação. https://docs.google.com/spreadsheets/d/1IYzPeWFrqiEF5MxruxslpFRjlkk-7ob9An3rdPLKzWE/edit#gid=521806804

  • @CAMLM eu também estou nessa situação... meu processo foi recebido em 26/10 e até agora nada

  • Pessoal,

    Tenho um processo de aquisição por casamento para qual recebi a "Chave de acesso ao estado do processo" em Novembro de 2021, desde então não recebi mais nenhum outro email ou atualização , e no site https://nacionalidade.justica.gov.pt continua como "1" = "Foi Recebido" .

    Minha dúvida na verdade é com a planilha https://docs.google.com/spreadsheets/d/1IBR-gqAFXzZ1XTxPgqJgtKSsbTIXfEX-VgQtddfTx68/edit#gid=0

    Eu tenho meu processo nela, e nas últimas semana o Status mudou para "Numerado" , antes estava "Recebido" , e não fui eu quem atualizou isto. Alguém mais atualiza esta planilha ? Se sim, baseado em qual fonte ?

    Obrigado

  • editado February 2022

    @geraldof

    Se você consegue acessar online, e ver o NºProcesso, é porque ele já foi numerado.

    O problema não é na planilha, mas o seu entendimento do que vê na consulta online. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17594/fases-do-processo-de-cidadania/p3

    Como você percebeu, algumas mudanças recentes na planilha tentam reduzir esse problema de interpretação da consulta.

    Eu não vi "geraldof" em nenhuma delas, e não parece estar na de casamento em 11/21 também. Qual é o nome na planilha?

    PS. Não se preocupe. já localizei. Deve começar a mudar de bolinhas pouco depois de 1 ano.

  • Entendi, muito obrigado.

  • olá pessoal! Com toda essa demora em Lisboa, alguem saberia me dizer se posso pedir pra uma pessoa que resida em Portugal dar entrada no processo de cidadania de neto em Lisboa, através de procuração? ? Desde já obrigada.

  • editado February 2022

    @rmf01

    Qualquer pessoa pode entregar. Não precisa (e não deve fazer) procuração. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/278887/#Comment_278887

  • @gandalf muito obrigada pelo esclarecimento.

  • @rmf01

    Caso queira ler o comentário feito aqui, como complemento, do por que em geral não vale a pena entregar pessoalmente. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/278927/#Comment_278927

  • @gandalf Mais uma vez agradeço sua colaboração, a ajuda desse grupo é sempre muito valiosa.

    O motivo de eu querer entregar pessoalmente é justamente pra receber a senha e o nº do processo na hora. Como estou fazendo pra minha sogra que já tem idade avançada, meu intuito é ganhar tempo. Eu fiz a transcrição do casamento do Português em Ponta Delgada e demorou 6 meses pra eu receber o link pra pagamento......fico preocupada com o tempo........Veja se entendi corretamente: Preencho o Formulário 1-D, reconheço a firma dela por autenticidade (preciso apostilar o formulário?) e peço pra pessoa entregar na Conservatória Central de Lisboa pessoalmente com a taxa em dinheiro. É isso?

  • @Marcia


    Obrigada a todos da comunidade!!

  • editado February 2022

    @rmf01 ...

    O procedimento para o tipo de processo que pretende é...:

    1 - Realizar o pagamento...:

    https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1D

    2 - Preencher o requerimento e assinar por AUTENTICIDADE...

    3 - Juntar o restante da documentação...(Que já deve ter sido verificada ANTES de realizar o pagamento)...

    4 - Despachar o pacote para Lisboa...


    Meu entendimento sobre essa questão...Os colegas me corrijam se eu estiver equivocado...:

    *** @rmf01 ...Se você optar por entregar pessoalmente...Da forma como pretende...POR UM TERCEIRO...Essa pessoa vai apenas fazer as vezes de um courier...Ou seja...Vai somente entregar o envelope...Ela não pode realizar nenhuma ação além disso...Nem pagar a taxa...Nem receber a numeração do processo...Para isso ela teria que ter uma PROCURAÇÃO...

  • Boa tarde, Pessoal.

    Estou no processo de atribuição de pais para filhos. Mandei a documentação do meu bisavô (português) e da minha avó (brasileira) para a conservadoria de Lisboa que chegou no dia 01/02/2022. Alguém sabe dizer quanto tempo demora para conseguir a chave de acesso ao processo? E alguma estimativa atual de quanto tempo está demorando para finalizar o processo?


    Agradeço.

  • @ramireserica

    Lisboa leva em média uns 4 meses apenas para numerar os processos e enviar chave de acesso.

    Infelizmente você não acessou esse fórum antes. Pois, como processo de filha, teria sido orientada a enviar para ACP Porto - onde o processo inteiro leva uns 6 meses para ser concluído - e a numeração em geral vem em uma semana.

    Fica a dica para processos subsequentes.

  • @CarlosASP pois é, conheci o forum somente agora. Tem uma estimativa do prazo total que tá levando em Lisboa?

  • @Nilton Hessel Bom dia! Entendo perfeitamente seu posicionamento.....algo a esclarecer. Antes de enviar, tenho que cumprir exigências de PD que acabei de receber. Mas quando enviar, se optar por pedir pra alguém, compartilho com vcs minha experiência. Obrigada.

  • boa noite, enviei toda a documentaçao necessaria para aquisiçao de nacionalidade portuguesa em 20.12.2021,portanto ja a mais de 60 dias,saberiam me dizer se a demora para acusar o recebimento e essa mesma? ate agora nao recebi emaill deles.

    teria algum emaill para eu entrar em contato para me dizerem do recebimento?

    desde ja agradeço

  • @MAJO , Lisboa está levando uns 4 meses para mandar o número o processo e a senha.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.