CRC - Lisboa: Processos enviados

18788909293107

Comentários

  • @gsilvestre , @guilhermepimentel , pelo que entendi do caso, a bisavó era casada e, certamente, estava separada do marido.

    Teve um filho com um português viúvo, que registrou a criança 4 anos após o nascimento.

    Na certidão de nascimento do filho, declarou ser solteira e, não sei a que documento se referem, informaram à Conservatória que ela era casada à época do nascimento da criança.

    Juridicamente, por ser casada, opera a presunção de que o pai é o marido da mãe, pois a criança nasceu na constância do casamento!

    É um nó de difícil justificativa... Podem alegar que, na época, o desquite e o divorcio eram ilegais no Brasil e que ela era separada do marido. Mas precisaria de documentos, testemunhas, algo oficial, para comprovar que o pai não era o marido!!

  • @Leticialele Ingenuamente foi comunicado a conservatoria que ela era casada, acha possivel comecar um novo processo em uma conservatoria diferente pra driblar essa informacao ou seria melhor dar continuidade com documentos pedidos e ir ate ver oque vai dar...

    desde ja agradeco.

  • @guilhermepimentel , se é processo de neto, tramita apenas em Lisboa.

    Veja o que consegue dos documentos pedidos e escreva um requerimento com a justificativa, informando que o "desquite" no Brasil, a única separação possível, só começou a vigorar em 1942, e previa apenas a separação do casal e de seus bens materiais, sem romper o vínculo conjugal, o que impedia novos casamentos.

    Assim, pode dizer, sem medo de errar, que a avó era filha adulterina.

  • felismente o processo eh de filho, caso o processo seja negado por lisboa, existe a possibilidade de tentar outra conservatoria ou o processo nao podera ser mais feito em nenhum lugar?

    muito obrigado mesmo, seguirei com esperancas...

  • EderEder Member
    editado August 2021

    Dei entrada no meu processo de filho pelo correio em Lisboa em Julho de 2020 uma semana depois recebi a senha para o acompanhamento do processo no dia 14 Abril 2021 rcebi um email comum normal deles dizendo que foi registado e ai mudou para a bolinha 2 agora e so aguardar entao pelo jeito nao tenho pressa so apreencao mesmo.

  • @Eder

    Sugiro que entre com o processo na planilha, e acompanhe ali para ter uma previsão pelos outros processos que correm ali. https://docs.google.com/spreadsheets/d/1IYzPeWFrqiEF5MxruxslpFRjlkk-7ob9An3rdPLKzWE/edit#gid=521806804

    Se tudo estiver bem, o processo deve ser aprovado em Setembro/21 (mais ou menos no mesmo dia que tiver chegado lá). Se chegou lá dia 15/07/20, seria aprovado em 22/09/21 (445 dias depois), e concluído talvez em 12/21.

    Quanto mais gente participa mais precisa vai ficando a previsão.

    Boa sorte.

  • Oi @gandalf vi no site e realmente ela foi aprovada direto, sem pedir documentos!


    Agora estou um pouco perdido do procedimento que tenho que fazer pra solicitar o cartão cidadão e o passaporte da minha mãe.

    E também o procedimento para que eu possa solicitar a cidadania pra mim. Tem algum lugar que eu possa ver isso aqui?


    Obrigado mais uma vez


    Abraços

  • editado August 2021

    @g0ham

    Parabéns a D. Cíntia. Quando foi concluída, com bolinha 7 verde?

    Se a bola-7 não estiver verde, aguarde.

    Para a sua nacionalidade só precisa do assento de nascimento dela, que pode pedir pelo civilonline, e dar início ao seu processo. Deve chegar na sua casa o original em 3 semanas. O do civilonline chega em 24h, e custa €10. https://www.civilonline.mj.pt/CivilOnline/secure/cert/CertidaoController?action=semCDO

    Para CC e PEP (opcional, se ela quiser) só precisa agendar no consulado, e ir pessoalmente levando o assento, um documento de identidade.

    Uma conta de água, luz, etc (como comprovante de residência, para o consulado conferir que mora na área de abrangência, se pedirem).

    Todo o resto eles fazem lá mesmo. Se tiver, leve uma foto 3x4 ou de passaporte, porque alguns consulados criam um cadastro, para fins eleitorais e pra ter uma ficha do novo cidadão.

  • editado August 2021

    Olá @gandalf realmente a bolinha não está verde, mas foi aprovado certo?

    Caso não tenha sido, essa fase demora?


    Mais uma vez, Muito obrigado pela ajuda


  • @g0ham

    Sim, foi aprovado. Agora é só uma questão de tempo até a bolinha-7 ficar verde e você poderá pedir o assento no civilonline e iniciar o seu.

    Não tem mais nenhuma pendência. Está aprovado, e foi enviado para emitirem o registo de nascimento português de sua mãe (assento).

    Pode demorar 1 semana, pode demorar 2 meses, e alguns muito azarados demora ainda mais. Tenha calma e espere.

  • @gandalf Ufa fiquei aliviado ahhahha. Atualizei a planilha também, espero que ajude outras pessoas.

    Sensacional, vou aguardar e já preparar a minha documentação para solicitar o meu, a documentação para o processo você tem fácil ou algum link que me informe?

    Entrei em contato com o consulado de SP e estão agendando para maio de 2022 só, super distante! Você acha melhor só emitir o registro quando estiver mais perto de ir pra fazer o CC e o PEP da minha mãe?

    Ultima pergunta... No meu caso é mais rápido para sair do que o dela certo?

    Muito obrigado mesmo pela ajuda!

  • @g0ham , assim que o registo português de sua mãe for criado, peça uma certidão dela pelo civil online e, se não foi ela a declarante do seu nascimento, faça a transcrição do casamento dela pelo Consulado de Santos, antes de mandar seu pedido de cidadania para o ACP.

  • @g0ham

    Você terá que começar com a transcrição de casamento de sua mãe.

    Dependendo de onde voce mora, pode ser no Rio (RJ & ES), em Santos (SP & MS), ou em Ponta Delgada (qualquer estado).

    Os documentos são diferentes de um consulado pra outro, e também pra PD. Verifique no site do consulado. Se for de outro estado tem que buscar no tópico de transcrição por Ponta Delgada.

    Como vê, cada caso é diferente.

    Não peça seus documentos até ter iniciado o processo de transcrição. Você terá 1 mês pra fazer isso.

  • @g0ham

    Eu não gosto desse tópico, porque pode ser qualquer tipo de processo.

    No caso de sua mãe era processo por art-1D como neta, e deveria estar no tópico de Netos.

    O título do tópico é genérico, não diz nada, e hoje foi a primeira vez que eu consegui saber que o processo dela era como neta. Poderia ser como filha (1C), poderia ser por residência legal, Sefardita, Casamento, qualquer coisa se encaixaria dentro desse título. Esse tópico deveria ser fechado.

  • oi @Leticialele e @gandalf Só pra eu entender... Então eu preciso fazer a transcrição do casamento mesmo já constando no registro de nascimento que eu mandei atualizado o casamento dela? Pois eu já tinha solicitado a averbação na certidão de nascimento dela o casamento antes de iniciar o processo de atribuição.

    No meu caso eu sou o filho dela mesmo.


    Quanto ao topico, desculpe, eu só respondi o que eu fui marcado, achei que era o correto. Se puder, me manda o link e continuamos a discussão lá para não poluir este.


    Muito obrigado mais uma vez.

  • @g0ham

    Com o registo ela terá acabado de nascer em PT, como acontece com um bebê. Volta lá ao nascimento dela.

    A transcrição tem que ser feita, para que ela passe a ser casada, ter o nome de casada, e otras cositas (como o seu direito a nacionalidade).

    TEM que ser feita, a menos que ela fosse solteira quando você nasceu, ou ela tenha sido a declarante na sua certidão de nascimento.

  • @gandalf Perfeito, entendi e desculpe por reativar esse topic que não era sobre o assunto!

    Muito obrigado pelas informações mais uma vez e vou procurar o topic.

  • EderEder Member

    @ganda obrigado pelo comentario dei uma olhada no meu email chegou um e-mail dos correios de Portugal CTT no dia 30/07/20 dizendo que foi entregue e depois 4 dias recebi um email com a senha coloquei na planilha de uma olhada se puder nao sei se coloquei certo Obrigado Eder

  • Por favor, sou nova no fórum onde posso achar a planilha?

  • @Eder

    Sim, está correto na planilha. Eu só rearranjei por ordem de data.

  • EderEder Member

    @gandalf Obrigado

  • @Leticialele

    Esqueci de mencionar qual planilha rsrs .Eu quero a planilha de aquisição pelo casamento,

    obrigada

  • Pessoal, ja fazem 50 dias que meu processo de aquisição pelo casamento chegou em Lisboa e até agora nada de senha. Isso é normal? Sei que demora 24 meses pra finalizar, mas pelo menos a senha de "recebido" ja devia ter chegado...

  • @Leticialele muito obrigada

  • Bom dia

    Inseri os dados do meu processo (filha) na tabela.

    Muito bom esse espaço para troca de informações.

    Muito obrigada.

  • Oi pessoal, boa tarde! Lembro que pra pegar a senha de acesso precisava telefonar pra linha de registo. Algo mudou nesse procedimento? Trata-se de pedido de aquisição pelo casamento. Obrigada!

  • Está demorando mais ou menos 1 mês e meio pra mandarem a senha por E-mail, se já passou esse tempo desde que vc mandou os documentos, pode ligar lá que eles passam. @JuliaRF. Tente ligar por volta de 12h aqui do Brasil, esse horário tem menos fila!

  • Não sabia que chegava por email - quando fiz o meu tinha que ligar pra saber. Ainda não tem 1 mês, então vou esperar. Muito obrigada @VictorKlein1!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.