Judeus Sefarditas - Informações e processos

18182848687155

Comentários

  • Obrigado @gandalf. Entendo que foi protocolado na CRC. Mais uma dose de paciência então hehehe abs.

  • olá, tenho uma duvida a respeito da copia do passaporte a ser enviada, se precisa ser apenas as paginas de identificação ou o passaporte completo? agradeço a quem puder me informar.

  • @Samuel_Santos33 a orientação que recebi do meu advogado foi o passaporte inteiro. E funcionou assim. Abs

  • @Raquel_ O meu Processo encontra-se na mesma situação que o seu - parado na conservatória do Fundão. Também já liguei e a resposta é que não tem gente suficiente para dar andamento a esses processos. Eu creio que a melhor saída é realmente a gente tentar uma resposta formal desta conservatória do Fundão indicando sua impossibilidade de dar andamento aos processos, e posteriormente tentar uma redistribuição de volta para Lisboa.

  • @eduardo_augusto nao sei como faz pra mandar no privado kkkk

  • @Samuel_Santos33

    O passaporte tem que estar válido, menos de 10 anos de emissão, e ter a filiação. Cópia certificada e apostilada.

    Precisa mandar apenas as páginas que possuem os dados pessoais e assinaturas, pag.2-3.

    Se o passaporte foi emitido num consulado no exterior, o selo e a assinatura do Cônsul vão na página 4-5 e terá que incluí-las também. Saiba que passaportes de maiores de idade emitidos no exterior, normalmente não trazem a filiação na página 2. Verifique, se é o caso, porque não poderá usá-lo para nacionalidade se não tiver. Há alternativas.

    Também nesse caso, com xerox de 4 páginas do passaporte provavelmente não haverá espaço na folha para a certificação, porque tudo tem que estar do mesmo lado da folha. Seria altamente recomendável fazer essa cópia notarizada no consulado português. Eles sabem como se faz, e se for necessário têm os meios para fazer uma autenticação multi-página, prendendo as páginas juntas com um ilhós, aplicando o selo, o carimbo em relevo em todas juntas, e assinando por cima do "selo-branco".

    Fazendo a cópia notarizada no consulado não precisa apostilar, porque foi feita por um oficial português.

    Pergunte novamente se precisar mais esclarecimentos. Sempre teclando "arroba"gand e clicando no nome quando aparecer no pop-up, para ativar a notificação. copy/paste não ativam a notificação.

  • @Larissajade @eduardo_augusto

    Nem todos têm a funcionalidade de MP ativada.

    A MP pode ser iniciada por qualquer das partes desde que tenha permissão para isso. Ao clicar o envelope do canto direito superior da tela, se estiver habilitada, aparecerá um quadradinho com uma caneta ao lado da palavra Mensagens no pop-up.

    mais detalhes aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/18193/mensagens-privadas#latest

  • Sobre a perda de nacionalidade acho que o @gandalf já falou muito bem. Mas há outra possibilidade que seria você mesmo desejar abrir mão da nacionalidade BR. Neste caso a nacionalidade adquirida seria sua justificativa. Em alguns países (não é o caso de Portugal) certos cargos públicos ou eletivos podem não estar acessíveis a pessoas com dupla nacionalidade. Por isso as vezes se faz necessário abrir mão da anterior. Do mais, não imagino que haja um setor no Itamaraty e/ou na PF para monitorar e "caçar" cidadãos que adquiram nacionalidade por aí. Se você não for denunciado ou tomar a iniciativa de abrir mão, a chance disso acontecer é de fato muito baixa, ainda que legalmente haja essa possibilidade. E mesmo se você fosse processado, a cidadania por via sefardita, ainda que adquirida, foi transmitida por consanguinidade, ou seja, via hereditária/genealógica (o que a lei permite). O que ao meu ver abriria espaço para alguma possibilidade de defesa (benefício da dúvida). Só não é controverso ainda porque provavelmente não aconteceu nenhum caso .. rs

  • @Larissajade , mandei uma mensagem privada para você, se olhar lá no canto superior da tela, deve aparecer um envelope com uma bolinha vermelha, ou algo parecido


  • Mais alguém aqui com mais de 1 ano na bolinha 1?

    Meu processo é 70.XXX de outubro 2020 e nada de andar :(

  • O meu processo (sefardita) está na bolinha 7 marrom na ACP desde do dia 17/08/2021, 48XXX/2020...


    O que resta é esperar...

  • @FlaviaLacerda se olhar lá na tabela verás que quase todos os processos após Julho/2020 que não estão no Porto ou com pedido de urgência ainda estão na fase 1. Ou seja: tem gente que logo logo completara 18 meses na Bola 1. Eu tinha alguma esperança de ver tudo resolvido até Dezembro deste ano, mas acho que neste ritmo .. estamos falando de 36 meses ou mais. No site estima-se 24 a 29 meses: pode botar mais 12 em cima.

  • Segundo a tabela, o processo da @yasminmdavid faz 1 ano e meio hoje e está na Bola 1 (a menos que ela não tenha atualizado).

  • Saudações a todos. Por favor, preciso de informações. Eu não posso entregar pessoalmente todos os documentos da aplicação da nacionalidade de origem Safardi no escritório central. Alguém pode entregá-los em meu nome? Eu não seria um advogado. Seria uma pessoa conhecida que vive em Lisboa, que me diz que ele pode entregá-los. Essa pessoa recebe o número do registro do documento? Ou é o número de registro e senha recebidos por e-mail após aproximadamente 3 a 4 meses? Muito obrigado.

  • Boa tarde, gente! Tudo bem?

    Eu sei que a taxa do cartório deve ser paga com cartão de crédito, mas estou com dúvida se pode ser parcelado ou tem que ser a vista... Alguém consegue me ajudar?

  • @amaiusculo

    A conservatória requer o pagamento integral. Se você parcelar, vai pagar os juros na sua operadora de CC.

    Calcule quanto vai precisar, porque o pagamento acontece antes do início do processo. Só inicie seu processo quando tiver o necessário para não parar no meio da obra. Alguns documentos perdem o prazo de validade, e você teria que refazer.

    Podem surgir despesas, previstas e imprevistas, que vão além do custo da taxa. Deixe reservado algum dinheiro para o caso de exigências, que podem requerer novos documentos, retificações, e pagamento de remessas. Se ocorrer elas terão prazo curto pra ser atendidas, e não poderão esperar um momento oportuno.

    Comece pelos documentos portugueses, porque não vencem. Depois faça tudo de uma só vez. taxa de €250, custo de documentos brasileiros, apostilamento, R$250 para remessa DHL, doação ao CIL (se for o caso).

    Veja quanto gastou, e ponha a parte uns 20% disso para cobrir eventuais exigências. Terá algum prazo (1 ano) para ajuntar esse dinheiro, mas não deixe de fazê-lo, ou pode ficar em dificuldade depois.

  • editado January 2022

    @JUANES

    Qualquer pessoa pode entregar os documentos para você, desde que esteja tudo assinado e devidamente autenticado.

    Se pagar em dinheiro no balcão na hora da entrega, numeram na hora e já lhe dão a senha.

    Se foi pago por cartão de crédito, terá que esperar pela aprovação pela contabilidade. Eles recebem, e mandam depois o número e a senha por e-mail.

    Se houver algum problema com os documentos na hora de conferir, recusam e mandam tudo com a pessoa de volta pra casa.

  • @gandalf Muito obrigada! Irei ajuntar o dinheiro sim. Estou pagando o meu processo e de mais duas pessoas, então as vezes as coisas ficam complicadas... mas vai vou ajuntar e manter pensamento positivo.

  • Excelente notícia pessoal, estou na bolinha 6!

    "O seu processo aguarda a decisão final do conservador e o respetivo despacho."

    Quanto tempo será que demora a partir de agora? :)

  • Gente, eu tenho uma dúvida, preciso pagar o fies mas só posso depois q minha cidadania sair e eu começar a ganhar em euros, aí queria saber se dívidas afetam o processo de cidadania, ter o nome negativado, ter dívidas tipo o fies ou cartão de crédito podem vir a prejudicar o processo de cidadania, alguém sabe dizer ou já passou por isso?

  • @Larissajade , não tem problema algum. A vida financeira do requerente não é investigada.

  • @gandalf, Muito grato por suas respostas, eles são muito úteis.

  • @LucianoCeará foi da 3 para a 6 em uma semana? Que beleza!

  • Prezados, bom dia!

    Meu processo foi repassado hoje a outra conservatória:

    Processo 48XXX/2020 - Porto

    Estava na bolinha 07 marrom desde 17/08/2021 e hoje foi passada para a Conservatória do Registo Civil do Barreiro.

    Alguém já teve alguma experiência com essa conservatória? É válido ligar/mandar e-mail questionando do andamento?

    Obrigado a todos!

  • @ikfln1997

    Na planilha de Casamento (linha 148) tem um caso, em que o processo tinha ido pra Cartaxo e ficou parado muito tempo esquecido.

    Finalmente mandaram para Barreiro e foi finalizado em 1 dia.

    Quer dizer, os relatos parecem ser muito bons. Não deve ser 1 dia como foi o outro, mas vai ser rápido. Boa sorte.

  • @gandalf

    Obrigado pela informação! Vamos torcer pelo melhor.

    Você consegue me passar o link dessa planilha pra olhar o caso?

  • hsghsg Member

    Pessoal, tudo bem? Aterrissando no fórum hoje. Acabei de ver no site da DLH a notificação de recebimento dos documentos no CRC Lisboa. Qual o próximo passo agora para acompanhamento do processo? Devo enviar algum email (se sim, pra qual correio e solicitando exatamente o quê?)?

    Obrigado!

  • editado January 2022

    @hsg

    Próximo passo: esperar 130 dias para receber o e-mail com a senha. Então ponha os dados na planilha pra acompanhar e ter uma previsão.

    Depois mais 2 anos acompanhando online, até sair a aprovação.

  • Olá pessoal tudo bem?


    Alguém saberia me informar como proceder para solicitar urgência no processo? Quais seriam os argumentos aceitos e como formalizamos o pedido de urgência?


    Obrigado!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.