Judeus Sefarditas - Informações e processos

17879818384155

Comentários

  • Prezados/as,

    Entrada na CIL feita!

    Gostaria de, gentilmente, solicitar uma lista dos docs necessarios a voces que ja deram entrada e obtiveram exito

    ... sei que neste site (https://justica.gov.pt/Como-obter-nacionalidade-portuguesa/E-descendente-de-judeus-sefarditas-portugueses) e neste (https://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/aquisicao/n/aquisicao-da8318/) tem lista dos docs necessarios, mas vejo muita diferenca entre o que se envia e o que seria o requerido. Por exemplo: a) vejo gente enviando duas cert nascimento e somente uma e' solicitada; b) alguns enviam registro criminal conforme emitido pelo site da PF, outros o enviaram assinado por delegado, outros autenticado, e no site da justica Port nao solicita autenticacao ou assinatura, ja no site da IRN diz "devidamente legalizado"; c) apostilagem ou nao... e por ai vai.

    Desde ja, agradeco!

  • @gandalf

    Voce poderia, por gentileza, informar sugestao para o caso onde o RG e' ja antigo (acima de 10 anos emissao) e o Passaporte NAO contem filiacao (acredito este ser o padrao atual) ?

    grato

  • @rickardonit

    Eu vou lhe responder por MP. Veja o envelope no canto direito superior da tela.

  • @gandalf

    Muuuuito obrigado! Não tenho palavras para expressar tamanha gratidão dada a gentileza da sua parte.

    Abraços!

  • @gmaferreira Se precisar estamos aqui! :-)

  • Bom dia a todos/as,

    Queria perguntar se alguém pediu correcções ao certificado à CIL? E quanto tempo demorou a corrigi-lo? O meu certificado tem um erro em nome dos meus pais e pedi uma correcção esta semana.

    Com os melhores cumprimentos,

  • @Juan_Ottawa

    Eles erraram o nome da minha mãe no certificado da minha irmã, por duas vezes até. Foram bem ágeis, algo como um dia para o outro ou 48h.

  • @Lilli que excelente notícia! Parabéns!

    Os demais membros da sua família também deram entrada em setembro/20?

  • Prezados, hoje notei algo estranho. Meu processo 44XXX/2020 quando fez 1 ano foi movimentado para conservatória de Amarante, porém agora em consulta recente fala que está na Conservatória de Registos Centrais, mas segue na bolinha 1.

  • @Lilli

    ja que voce teve sucesso em seu processo, se importaria de compartir uma lista de todos os docs enviados e como os enviou (ex.: autenticado, apostilado, etc.)?

    grato.

  • @LucianoCeará , eu vi um caso semelhante em Beja, onde o conservador se aposentou e os processos ficaram parados, e depois foram devolvidos para a CRC, talvez seja o caso.

  • @LucianoCeará

    Eu veria isso como um bom sinal.

    Já vi acontecer antes, do processo voltar a suas origens e ter um resultado positivo, seja aprovando ou concluindo. O processo só pode tramitar na CRCentrais ou ACP. Depois do Despacho aprovado, ele poderia ser enviado para outras conservatórias só para o Registo.

    Eu imagino que no seu caso houve algum erro, e o processo voltou. Mas a movimentação indica um desfecho rápido e positivo.

    Para saber o que houve de fato, sem especulações, somente ligando na Linha de Registos, a funcionária pode ler no processo e te dizer.

  • editado December 2021

    @rickardonit

    Não sentiu confiança na lista que lhe mandei? Ela está correta. Apenas compare com o site do IRN.

    Essa lista acima será mais completa que a de outras pessoas, porque podem haver pequenas mudanças, pelo fato de ser casada, da situação dos pais serem casados ou solteiros, idade do requerente, e coisas assim.

    Como dia o velho deitado: "O homem que tem um relógio, sempre sabe que horas são. Aquele que tem dois relógios, nunca tem certeza". Hehe

  • @gandalf

    hahaha - otima a maxima do relogio, nao conhecia....

    nao e' questao de confiaca, chamaria de excesso de cuidado, pois sinto que, como varias outras coisas desse tipo (imigracao), a lista solicitada e' uma, o que um e outros enviam, e' outra... e o resultado de cada um, tambem varia!

    grato!

  • Olá,

    Procurei sobre relatos de processos pela via sefardita enviados para o ACP, mas não encontrei muita coisa. Sabem me dizer se esse órgão aceita esse tipo de pedido e se há relatos de que o histórico de agilidade do mesmo se mantém?

    Obrigado!

  • Prezados, boa tarde a todos.

    Estamos eu e meu filho obtendo a cidadania por descendência sefardita. Já temos o certificado da CIL. Eu moro no Brasil e já dei entrada na conservatório com os documentos. Como meu filho mora atualmente e está em Milão, estamos em dúvida em relação a:

    - onde obter a legalização do passaporte brasileiro (Haia) na Itália?

    - qual o documento de identidade que ele deve apresentar, o brasileiro ou o italiano?  Se a identidade brasileira, como legalizar? Hoje ele tem na Itália um permesso di soggiorno. Tradução e Haia?

    Agradeço desde já! 

  • @Bcbim

    Sim, como eu disse 2 posts acima do seu, processos Sefarditas podem tramitar na CRCentrais de Lisboa, ou no ACP (desde junho/2020).

    O ACP tem mostrado mais rápido na avaliação dos processos em geral, inclusive Sefarditas, justamente porque não tem a mesma amplitude que a CRCentrais. Netos e casamentos, e alguns outros, só podem ser feitos na CRCentrais.

    ACP tem sido preferencial em todos os processos que tem competência para tramitar.

  • editado December 2021

    @angfurtado

    Você pagou o certificado do CIL para você e para o seu filho, ou está fazendo a dele por "descendência direta ou colateral" a partir do seu?

    • onde obter a legalização do passaporte brasileiro (Haia) na Itália? Busque o consulado português da área onde mora. Especificamente Milão possui um consulado honorário, e nem todos fazem serviços de notário (ainda que no site diga que sim). Deve ligar e perguntar: https://portaldascomunidades.mne.gov.pt/pt/rede-consular/europa/italia
    • qual o documento de identidade que ele deve apresentar, o brasileiro ou o italiano? Deve utilizar o documento do país de nascimento. Entretanto, pode ser usado um documento de país membro da UE desde que tenha filiação. Tipicamente se usa uma cópia notarizada e apostilada do RG ou Passaporte brasileiro (válido, menos de 10 anos de emissão, com filiação). Passaportes de adultos emitidos em consulados no exterior tipicamente não têm o campo de filiação na página 2. Somente nos docs emitidos em solo brasileiro. Verifique. Pode-se tentar alguma alternativa.
    • Se a identidade brasileira, como legalizar? Se o documento for certificado (notarizado) por um oficial português, seja no consulado português, ou em algum balcão de nacionalidade em PT, dispensa o apostilamento. Basta apresentar o documento original, e eles fazem a cópia, aplicam o selo com carimbo em relevo, e assinam por cima. Se forem múltiplas páginas, prendem com um ilhós antes de carimbar. Se o documento for produzido em outro país (no BR ou na Itália por exemplo), terá que ser apostilado no país de origem. É o caso de certidões de nascimento ou de casamento, que se produzem no cartório, e traduções, que são notarizadas e apostiladas no país de origem. Sendo país da UE, em muitos casos é possível pedir a certidão em "formato internacional, multilíngua", que dispensa apostilamento e tradução. Basta mandar a original em papel assinada com tinta.

    Se não respondi tudo, pergunte novamente.

  • @gandalf olha só, acho que você tinha razão sobre o bom presságio, meu processo hoje finalmente andou e está com as duas primeiras bolinhas verdes e a terceira bolinha laranja com o seguinte texto:

    ”O seu pedido está a ser verificado e aguarda informação do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, da Polícia Judiciária, do Registo Criminal Português, de consulado e/ou de outras entidades externas.”

    Quanto tempo será que demora a partir deste ponto? Foi uma longa espera, mas estou finalmente mais animado agora.

  • Obrigada @gandalf pelas informações.

    Sim, estamos entrando com dois certificados da CIL, eu e meu filho. Não tinha observado que no passaporte dele não consta a filiação. Foi emitido na Italia e realmente não tem a filiação assim como o Permesso di Soggiorno. 

    Respondeu tudo sim, ótimo. Ele vai tentar os contatos no consulado. Ele vai usar o Passaporte e a Identidade brasileira. Vamos torcer para que tudo dê certo. 

    Obrigada mais uma vez!

  • @LucianoCeará

    Não dá pra ter muita idéia, mas eu diria 1 mês. Se meu presságio estiver certo, você pode ter aprovação antes do carnaval. Mas é só intuição

  • editado December 2021

    @angfurtado

    Se quiser recomendações eu tenho alternativas, como disse acima.

    Se o RG estiver próximo de 10 anos pode funcionar sim ao juntar os dois, mas o documento mencionado no form tem que ser aquele que tem filiação.

    Se o RG for muito antigo, só tem duas alternativas: 1) aproveitar uma ida ao BR e renovar o RG e/ou passaporte; 2) renovar o passaporte no consulado, mesmo que tenha tempo nele ainda, com um requerimento ao Cônsul para incluir a filiação no passaporte.

  • Hola a todos! Gracias por este espacio, es de gran utilidad.

    Recientemente envié todos los documentos a la CRC desde Argentina, por DHL. Cuanto tiempo pasa, aproximadamente, hasta que envían la clave de acceso? Recomiendan llamar por teléfono para confirmar la llegada de los documentos?

    Muchísimas gracias :)

  • editado December 2021

    @verasanzer

    Para processos Sefarditas, la Conservatória de Lisboa há tardado unos ocho dias. Búscalo en el spreadsheet, y, se lo desea, tu misma puede añadir tus datos al final, cuando los tenga. https://docs.google.com/spreadsheets/d/1x18mIU5AC0eAF6xrVHFTXrxVEFfNPdz2xd-1R7NnxXM/edit#gid=0

  • @rfvieira

    Os demais membroa deram entrada em outubro/2020 mas ainda continua na bola 1 na CRC Lisboa.

    :(

    Lilli

  • @rickardonit

    Desculpa mas não lembro o que enviei!

    Sei que estaba tudo legalizado e apostilhado!

    Lilli

  • @Lilli Grato pela informação! Então temos duas informações: Uma é que a CRC de lisboa está processando os pedidos do primeiro semestre de 2020 seguindo os dados da tabela e a segunda informação é que os de outubro/2020  não foram iniciados.

  • @ghdab meu processo é de julho/2020 e começou a andar esses dias conforme postei mais acima

  • @gandalf , muito obrigado pelas dicas.

    Enviei meu processo semana passada dia 1 de dezembro de 2021, receberam dia 6 de dezembro de 2021 e recebi minha senha hoje: 10 de dezembro de 2021. Deve ficar 1 ano e 3 meses a 1 ano e meio nessa primeira bolinha.


Entre ou Registre-se para fazer um comentário.