Judeus Sefarditas - Informações e processos

17576788081155

Comentários

  • moralezmoralez Member
    editado October 2021

    @FlaviaLacerda A previsão atual certamente não é de 1 ano e meio. Não sei de onde veio essa previsão da planilha, talvez da média histórica da planilha, talvez inclua urgências ou até processos tramitando no Porto, mas em Lisboa, onde estão a maioria dos pedidos, está seguramente demorando em média mais de 2 anos (até a emissão da certidão de nascimento portuguesa).

  • editado October 2021

    @cubasdrummer

    Para Sefarditas, a coluna Z toma um extrato de uma amostra de tempo dos processos finalizados recentemente (atualmente 180 dias).

    Tomando por base esses últimos processos finalizados, sem exigência nem urgência (tempos normais), ordena-se os tempos, e toma-se o ponto da curva que corresponde a 70% deles.

    Trocando em miúdos, quanto tempo levou para que 70% dos processos mais recentes fossem concluídos? Esse valor vai em H1.

    Dessa maneira, os valores extremos (maiores e menores) são ignorados, porque pode ser algum erro na informação recebida.

    @FlaviaLacerda Essa técnica estatística é chamada Percentil, ou P70. Tende a ser muito mais preciso do que uma média simples.

    Um problema com a planilha de Sefarditas é a baixa adesão. Apenas 3 processos foram aprovados nos últimos 180 dias sem urg/exi. É uma quantidade estatisticamente inexpressiva, mas se aumentar o tempo para considerar mais que 180 dias seria excessivo.

    Outras planilhas de maior participação essa amostragem chega a ser dos últimos 30 ou 60 dias, para uma amostra de 30-40 processos. Nesses casos a previsão é muito mais precisa.

    Uso outras formas de amostragem, como por exemplo tomar os últimos X processos Finalizados (col-Y), independente da data que tenham concluído. Outra forma inclui os últimos X processos em Despacho+Finalizados (col-X). Uso para referência.

  • adltsadlts Member
    editado October 2021

    Oi pessoal!

    Estava montando a árvore genealógica da minha esposa na esperança de encontrarmos um ascendente português, e acabei encontrando uma árvore no Familysearch que se conectou com a dela, onde existe um ancestral com essa informação:

    "Judeu Sefardita/Cristão-Novo certificado pela Comunidade Israelita de Lisboa (CIL), sendo o último certificado conhecido emitido em (28/07/2021)."

    Neste caso, seria possível ela requerer a naturalização com base nisto? Existe algum guia de por onde começar? Eu estou mais acostumado com o processo por filho/neto, e nunca tinha lido nada sobre o processo por "judeus sefarditas", pois não acreditávamos que existia essa possibilidade. Qualquer ajuda é super bem vinda :)


  • Obrigada @gandalf! Tomara que seja 180 dias mesmo. :)

    De todo modo, incluí meus dados na planilha pra ter mais amostras!

  • @albert ,

    Gostaria que vc me informasse qual o documento utilizado junto a conservatória do seu registro de nascimento no Egito.

  • editado October 2021

    Gente, atualizando o meu processo, hoje foi aprovado e aguarda a emissão do assento.

    Mto obrigado a todos pela ajuda, agradeço imenso!

    seguem as datas do processo;

    Enviado: 17/06/20, via DHL

    Recebido no ACP: 22/06/20

    Por: Mônica Silva

    Recebimento da senha: 01/07/20

    Bolinha 1 - 01/07/2020

    Bolinha 2 - 30/03/2021

    Bolinha 4 - 28/05/2021

    Bolinha 6 (marrom) - 30/07/2021

    Bolinha 7 (marrom) - 15/10/2021

    Obs.: Sem urgência


  • @FlaviaLacerda

    Eu não disse que o processo demora 180 dias. Eu disse que toma-se uma amostra dos processos completados nos últimos 180 dias.

    O tempo do processo de Sefarditas varia muito, mas o tempo de conclusão é em 529 dias. A adesão a planilha ainda é baixa, o que aumenta a incerteza. Nos últimos 180 dias só tiveram 3 processos concluídos sem exigência ou urgência. É pouco.

    É um pouco mais complicado o fechamento do processo, porque tem a 1) aprovação na CRCentrais, 2) aprovação do MJ, e 3) o assento. Como 90% processos estão com advogados, essas informações intermediárias geralmente não são de conhecimento do cliente. Nem mesmo a data que enviou e a data da consulta online não são muito confiáveis. Se nota pela falta de sequência do número do processo.

    Devia ser perfeitamente ordenado, porque entra no sistema e é numerado automaticamente por ordem de chegada.

    Obrigado por participar na planilha.

  • Oi, @gandalf!

    Ops! Viajei, eu quis dizer "tomara que seja 1 ano e meio mesmo", não 180 dias. :)

    Eu entendi seu ponto, valeu pela ajuda!

  • Parabéns @cubasdrummer!

    Você sabe quanto tempo demora essa fase final do registro?

  • @FlaviaLacerda Muito obrigado ^^

    Eu não sei exatamente quanto tempo levam para a emissão do assento... acredito que possam levar talvez uns 2 meses para a emissão, ficarei no aguardo e assim que tiver o meu assento eu atualizo aqui tbm ^^

  • Pelo visto quem escolheu há um ano enviar para ACP se saiu melhor do que quem enviou para a CRC Lisboa.

  • @adlts o site da Comunidade Israelita de Lisboa dispõe de um guia com algumas instruções para o caso de você mesmo requerer o certificado.

    Ocorre que esta informação que encontrastes no site Family Search por si só não caracteriza uma prova documental, uma vez que qualquer pessoa pode ir lá e editar (inclusive, é bastante comum que pessoas "forcem" alguns vínculos por lá para que consigam chegar a algum ancestral judeu).

    A CIL, usualmente, considera como documentos comprovativos certidões digitalizadas (no próprio Family Search existem algumas, fazendo a referência ao original) ou livros de genealogia que foram publicados antes da Lei de Nacionalidade incluir o Artigo 6-7 (corrijam-me se estiver errado aqui).

    Em resumo: se tiver como comprovar, dá para fazer você mesmo; do contrário, contrate um especialista (genealogista ou advogado com experiência neste ponto). :-)

  • Boa tarde,

    Meu marido recebeu o certificado da CIL , como ele deve proceder para dar continuidade ao processo de naturalização portuguesa? Que documentos são necessários, para onde encaminhar?

  • @CAMLM O processo do meu marido levou 71 dias. Foi recebido na CRC de Lisboa no dia 21/06/21 e o código de acesso só chegou em 31/08/21, depois que mandamos um e-mail solicitando. Boa sorte!

  • @AnaMendonca , o meu ainda é mais recente. Pelo que falam aqui, 71 dias foi até um pouco rápido.

    Obrigada pela informação

  • @diegoabq nossa!! ia comentar que eu ia ligar para lá essa semana! Que azar tivemos, e o da minha família toda esta lá tb! Qualquer informação que tu tiver, vai me avisando! Estamos juntos! tomara que ande!

  • @cubasdrummer que notícia ótima!! parabéns!!


  • Boa noite, alguém poderia orientar,

    O processo da minha prima entrou em exigência conforme anexo. A primeira pendência se refere à falta da indicação e demonstração das circunstâncias que determinam a tradição de pertença, etc, etc. Esse campo do requerimento ela havia deixado em branco haja vista que já tinha anexado o certificado da CIL. Então a conservadora solicita que envie um novo requerimento com essas informações. Minha dúvida é quanto o preenchimento novamente dos outros itens desse requerimento, como por exemplo a certidão do registro de nascimento e certificado do registo criminal brasileiro que já estão em poder da conservadora enviados no primeiro requerimento. Resumindo, a dúvida é se ela deve fazer a marcação desses itens novamente mesmo não estando anexados novamente, ou deixa em branco?. Como ela deve proceder nesse novo requerimento?

    A outra pendência se trata do registo criminal canadense haja vista a conservadora ter verificado que no passaporte dela foi emitido um visto de estudante canadense. Esse item também vai ser marcado no novo requerimento.

    PS: Sobre a explicação da indicação e demonstração das circunstâncias ...., alguém teria um modelo para colocar no novo requerimento?

    Atenciosamente

    Cláudio

  • @Juan , bom dia


    Esse requerimento eu tenho em mãos e já foi foi enviado uma primeira vez. A dúvida é se eu completo todas as informações novamente ou apenas as informações que a conservadora pediu? Entenda que não tenho mais em mãos minha certidão de nascimento, antecedentes criminais, cópia do passaporte, porque já estão em poder dela, conservadora.

  • Prezados. Um amigo quer iniciar o processo pela ACP pois claramente as coisas andam mais rápido pela cidade do Porto. Como ele quer fazer via advogado, alguém conhece algum advogado com base lá? Obrigado

  • @claudiopb sua prima tem o contato lá da emissão do nada consta criminal? Se precisar tenho aqui para mandar email solicitando. Pelo que entendi tem que mandar pro consulado de Portugal?

  • @claudiopb o texto do documento que enviou a foto menciona: "(...) os documentos em falta devem ser remetidos (...)". Portanto, envie só o que lhe pediram.

  • @AlexandreSantos boa tarde ! Exite alguma publicação para consultar se o sobrenomes Abrahão e Abrão são de origem sefarditas ? Como posso consultar ? Agd

  • Amigos. Gostaria de informações (passo a passo) de como proceder para iniciar o processo sendo bisneta de Judeu Serfadita.

    Já vi que é necessário o certificado da CIL. Como obter esse certificado e se o mesmo é pago.


    Obrigada!

  • @Sandra brasil , se você é bisneta e ainda tem filiação com alguma comunidade judaica, o primeiro passo é pedir uma declaração dessa comunidade e daí partir para o pedido de certificação em Lisboa ou Porto. A comunidade israelita de Porto é bem mais rápida, porém analisa apenas os casos de requerentes que ainda mantém as tradições judaicas (eles solicitam uma declaração emitida por um rabino).

    Caso contrário, o passo a passo você pode encontrar nos posts anteriores nesse forum. (genealogia-certificação-conservatória).

  • Boa tarde!

    vi num comentário acima que para se obter a nacionalidae/naturalização por via sefardita, tem que comprovar ser descendente de judeus que fugiram de Portugal entre 1492 e 1821. Meu bisavô nasceu em 22/01/1906 nesse caso não tenho direito a nacionalidade?


    Grata se alguém puder me ajudar

  • Outra duvida

    Qual o valor a ser par na CIL e se tem algum modelo de arvore genealógica ou como comprovar que sou descendente de Judeu.


    Grata

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.