Judeus Sefarditas - Informações e processos

17980828485158

Comentários

  • @gmaferreira

    Muito bom! Mas verifique e corrija o seu número do processo. Ele não pode ser 511xxx/21 se o processo deu entrada em 01/12.

    Pela data deveria ser cerca de 1400xx/21. Ou a data está errada, ou o número está errado na planilha.

  • @gandalf tem razão, corrigi. Eu havia inserido a chave ao invés do processo.

  • Bom dia! Finalmente recebi no sábado, dia 11.12, um e-mail com a chave de acesso da CRC. O processo foi recebido por eles, através da DHL, no dia 23.08.2021. Irei atualizar os dados na planilha de acompanhamento.

  • Bom dia! Estou a procura de registros do tribunal do Santo Ofício referentes as localidades de Aveiro e Ponta Delgada. Não encontro nada a respeito dessas localidades. Sei que existe o caderno de de cristãos novos de Barcelos, e queria saber se existe algo semelhante referente as localidades de Aveiro e Ponta Delgada.

  • Prezados, boa noite!

    Vocês podem confirmar os documentos necessários para dar entrada na conservatória?

    Na minha lista estão:

    - Certidão de nascimento de inteiro teor em cópia reprográfica com apostila de Haia - Cartório de Registro Civil


    - Cópia autenticada e apostilada do RG - Cartório de Notas


    - Cópia autenticada e apostilada do passaporte (todas as folhas, incluindo capas, uma apostila só) - Cartório de Notas


    - Cópia autenticada e apostilada da certidão de antecedentes criminais (antecedente da PF tem validade de 3 meses, tirar por último) - Cartório de Notas

  • @amaiusculo

    Até onde eu saiba, essa é uma lista bem completa.

    1. Certificado do CIL, ou documentos que comprovem a descendência direta ou colateral;
    2. Certidão de nascimento do requerente por cópia reprográfica do livro, apostilada;
    3. Cópia certificada e apostilada do RG ou Passaporte (válido, menos de 10 anos de emissão, contendo a filiação);
    4. Pagamento da taxa de €250 por cartão virtual em https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC6.7
    5. Copia impressa do e-mail que vai receber como recibo do pagamento (o cartão pode ser de qualquer pessoa);
    6. Formulário impresso a cores frente-e-verso, preenchido sem rasuras, e assinado presencialmente diante do tabelião para ser certificado por autenticidade, ou presencialmente no consulado português para ser notarizado, ou em algum balcão de nacionalidade em PT;
    7. Se o requerente for mulher, e casada, enviar uma certidão de casamento em inteiro teor certificada p/ mudança de nome (sem apostila)
    8. Atestado de antecedentes criminais dos países onde viveu após os 16 anos, do país de nascimento, e de outros países que tenha nacionalidade, certificado, com tradução certificada e apostilada. Esse certificado vale por 90 dias, então tem que ser obtido de forma coordenada. Do Brasil basta ir ao site da PF, e imprimir de um lado e autenticação e no verso com print-screen (sem apostilar) https://www.gov.br/pf/pt-br/assuntos/antecedentes-criminais

    Nota: A tradução de documentos pode ser dispensada se o documento estiver em inglês, francês ou espanhol, e o processo for enviado para a CRCentrais de Lisboa. Nesse caso, terá que considerar entre fazer a tradução e mandar para o ACP, ou dispensar a tradução e mandar para a CRCentrais.

    Tire cópia de tudo o que manda, grampeie e guarde como referência. Mandar por DHL-express para:

    Conservatória dos Registos Centrais | Rua Rodrigo da Fonseca, 200 | 1099-003 - Lisboa

  • @amaiusculo

    Correção: Não sei por que recomendei mandar para a CRCentrais. O ACP também faz processos Sefarditas, e é muito mais rápido. Portanto, mude a última linha do post acima, e mande por DHL-express para:

    Arquivo Central do Porto | Rua Visconde de Setúbal, 328 | 4200-498 - Porto | Telefone: +351 22 557 3849

  • gente recebi minha chave de acesso hoje, onde tem essa planilha que a gente fica postando o acompanhamento?

  • editado December 2021

    @Larissajade

    Basta ir voltando nos posts anteriores e buscar. Pode acrescentar ao final, e será ordenada posteriormente.

    https://docs.google.com/spreadsheets/d/1x18mIU5AC0eAF6xrVHFTXrxVEFfNPdz2xd-1R7NnxXM/edit#gid=0

  • Antes de tudo, muito obrigada por todas as informações compartilhadas aqui. Este fórum tem sido de grande ajuda!

    Já estou com toda a documentação pronta para o pedido de cidadania pela via sefardita. Estarei em Portugal em janeiro e gostaria de dar entrada pessoalmente para já obter a numeração do processo.

    Por e-mail, o Arquivo Central do Porto (arquivocentral.porto@irn.mj.pt​)​ informou que estará atendendo presencialmente no período, mas não ficou claro se ele recebe esse tipo de processo presencialmente ou apenas pelos Correios, se é preciso chegar com muita antecedência à abertura para pegar senha, se há agendamento ou se o atendimento é demorado. Ou mesmo se seria mais indicado air os locais apontados no formulário do requerimento (CNAI, lojas de Registos etc).

    Alguém aqui fez esse passo pessoalmente? Caso positivo, poderia relatar como foi o atendimento?

  • @Larissajade quando você enviou a documentação? Demorou muito para receber o numero?

    Obrigada

  • Um Feliz Ano novo para todos!

    @CAMLM Não possui um tempo exato pode ocorrer entre 01 a 02 meses. Recebí o meu 01 mês meses.

  • @CAMLM

    Veja pela planilha, que os que mandaram para o ACP já receberam a senha. Os que mandaram para Lisboa, somente começam a aparecer com senha os que foram recebidos em 23/08. (exceto advogados, que entregam diretamente no balcão e por isso numera na hora). O seu foi 12/09, deve demorar mais umas 3-4 semanas para receber a senha.

    É pra isso que serve a planilha. Para acalmar as pessoas! Hehe

  • Boa tarde. Sou novo no fórum, mas fiz questão de já preencher a planilha. Meu processo está na Bola 1, 9 meses no próximo dia 15. Recebi a chave depois de 18 dias, mas como foi o advogado que apresentou a juntada à Conservatória, parece que isso influi. Estou moderadamente esperançoso de ver tudo concluído ainda em 2022 .. mas nunca se sabe.

    Gostaria de tocar no assunto da comprovação de efetiva ligação com Portugal. O escritório de advocacia perguntou se eu tinha alguma ligação efetiva com o país, podendo ser imóvel, conta bancária, visitas frequentes, residência ou até mesmo participação em associações/clubes portugueses no exterior. Avaliei que não tinha nada que preenchesse esses requisitos, mas foi esclarecido que isso não era um pré requisito e sim "um plus a mais". Entretanto .. fiquei com a pulga atrás da orelha

    Pergunta: algum de vocês anexou alguma ligação efetiva que não fosse o Certificado da CIL? Temos notícia de alguém que foi chamado a comprovar essa efetiva ligação ou, pior, que tenha tido o pedido negado por este motivo?

  • editado January 2022

    @pauloalex

    Segundo a fala da conservadora no parlamento, chefe dos serviços na CRCentrais, para Sefarditas a prova objetiva se dá apenas pelo certificado do CIL ou CIP, e o conhecimento da língua (que é presumido para brasileiros e países lusófonos). Isso e mais o certificado de antecedentes criminais dentro da validade.

    Requerimentos de ligação efetiva para Sefarditas não está na lei, e consequentemente não está no regulamento da nacionalidade, como se pode ver na instrução do IRN clique no link para ver no site do IRN. (tentei publicar o trecho do vídeo mas não suporta .mov & .mp4)

    Advogados gostam de criar uma aura de incerteza sobre o processo, mas de fato não existe nada disso relacionado aos Sefarditas.

    Na verdade o processo é muito simples, e a grande maioria poderia ser feito diretamente pelo interessado. Causa surpresa até para a conservadora, que 99% dos processos Sefarditas sejam por advogados, como o seu. Manter a aura de incerteza, mistério, pode ser um dos motivos.

    Para sua informação, em 2019 entraram cerca de 25.199 pedidos, e houve apenas 38 foram indeferidos. Os que foram indeferidos foram por ter antecedentes criminais vencido, e na exigência não suprirem outro comprovante dentro do prazo (deserção), ou por condenação.

  • @CAMLM oi! Não demorou nenhum pouco, recebi 5 dias depois de pagar a taxa da conservatória! Meu processo está sendo feito por advogados, talvez tenha sido muito rápido por conta disso….

  • Oi Gandalf. Exatamente! O certificado da CIL é o pré requisito necessário e suficiente. Fico ainda mais confiante depois do seu comentário. Do mais, serei BEM SINCERO: advogado é comodidade! Eu sabia que muita gente "pioneira" fez a juntada sozinha. Mas realmente optei pelo auxílio profissional que acaba sendo um baita atalho (quando bom). Mas com a grana que investi poderia ter ido a Lisboa e resolvido tudo lá :-/

  • @pauloalex

    Contudo, o seu advogado não sabia que para Sefarditas não pede de prova de ligação efetiva. Hehe

    Não precisaria ter ido a Lisboa para resolver lá. Tudo pode ser feito pedindo os documentos online, e enviando via DHL para CRCentrais.

    Dá algum trabalho sim, e tem que dedicar algum tempo lendo e aprendendo as regras. O advogado tira essa carga dos seus ombros.

  • @gandalf

    Caro Gandalf, obrigado pelo seu apoio, aprendemos muito com seus feedbacks. Estou no estágio 7 e aguardando o registro da Turquia.

    Vou candidatar-me ao meu fioncee após a criação do registo; qual é a melhor e mais rápida para ela casar antes do registo na Turquia ou após o registo e fazer um casamento em Portugal.

    Obrigada

    (nao falo portugues ,uso tradutor)

  • editado January 2022

    @metin

    Para nacionalidade pelo casamento (pelo artigo 3), não importa se o casamento é antes ou depois de ter obtido a nacionalidade.

    Também não importa se o casamento civil ocorre em Portugal ou em outro país. Apenas se a certidão (de inteiro teor) não estiver em português teria que ser traduzida por um tradutor oficial e os dois documentos ser certificados e apostilados: a certidão e a tradução. O mesmo vale para a certidão de nascimento do cônjuge não português.

    O casamento tem que seguir os trâmites processuais devidos, seja em PT ou no exterior. Veja aqui qual é o seu caso: https://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registo-civil/docs-do-civil/casamento/

    Depois de casados, o casamento pode ser registado em PT, que é o processo de transcrição do casamento. Para ter direito a nacionalidade, haverá um período de espera para habilitação: 3 anos com filhos em comum com nacionalidade PT, ou 6 anos sem filhos.

    Durante o período de espera para nacionalidade, podem viver em PT se desejarem, mediante um pedido de Reagrupamento Familiar. O cônjuge tem direito a pedir Residência. No entanto, se o prazo entre o casamento e o pedido de residência for muito curto (seja antes ou depois), pode levantar suspeita de ter sido um casamento de conveniência, arranjado apenas para conseguir os documentos. Há vários fatores que são avaliados, mas isso seria ilegal, e pode ocasionar uma investigação demorada. Procure saber antes o que fazer para evitar problemas.

    Sob o aspecto prático, acho difícil vocês conseguirem organizar o casamento, antes da nacionalidade estar concluída. Tem prazos a serem observados, mesmo se iniciar de imediato. Mas não faz diferença onde e quando se casarão. Pode ser feito até por procuração.

    Parabéns!

  • @gandalf

    Obrigado por sua resposta rápida. Mais uma pergunta; tem recebido notícias recentes sobre a velocidade no CRC de Sintra. A minha candidatura foi transferida de Lisboa para a criação do registo de nascimento a 8 de Outubro e aguarda o registo. Espero que não dure muito.

  • @gandalf oii, deixa eu tirar uma dúvida rapidinho, meu processo foi recebido em dezembro, pelo dia 22/12/21, na planilha está como data prevista pra finalizar em 05/2024, sendo q os outros processos que também foram recebidos apenas um mês antes do meu estão previstos pro início de 2023, porque seria essa diferença tão grande de previsão na planilha sendo que só tem um mês de diferença?

  • Kkkkk .. verdade @gandalf . Quando disse que dava pra ir a Lisboa falava do valor que paguei: era realmente o valor de uma viagem. Infelizmente a gente paga por coisas que não precisava, simplesmente por não saber. Paguei 300 Euros em um estudo genealógico porque achei que precisava da assinatura de um profissional especializado para validar as informações. No fim o genealogista fez uma tabela com os dados que eu mesmo tinha levantado e enviado. Very nice :-/

  • Olá a todos. Tenho uma pergunta, o meu processo é 74XXX / 2021 no CRC Lisboa. Meu advogado apresentou meus documentos em junho e em julho recebi a senha.


    Meu advogado enviou o pedido de urgência em 29/10/2021. Ainda não recebemos uma notificação de que o pedido foi aceito, mas há duas semanas (21/12/2021) mudei da etapa 1 para a etapa 3 (marrom).


    Com isso eu poderia supor que aceitaram o pedido de urgência?


    Obrigado,

  • @gcantu

    Com certeza seu processo passou pela fila rápida com o pedido de urgência.

  • @Larissajade

    Você havia preenchido a data incompleta, o que pode ter afetado o cálculo. Assim que corrigi o formato da data, a previsão ficou igual.

    No entanto, essa previsão está um pouco afetada, porque há um único processo concluído na planilha que atende aos requisitos para fazer parte do cálculo: Processamento normal, sem pedido de urgência ou exigência, completado nos últimos 210 dias.

    Com poucos dados, o prazo ficou o do "eu sozinho", que não parece refletir bem a realidade. O que fazer? Aumentar a faixa de observação, incluir processos que estão apenas com Despacho?

    Tem ainda que separar os processos que entraram no Porto (mais rápidos) dos processos que entraram por Lisboa. Mas se deixando tudo como uma coisa só já não tem volume suficiente, se separar os dois blocos fica pior.

    A menos que haja mais participação dos Sefarditas, informando os dados corretamente, não haverá previsão de qualidade, como nas outras planilhas que têm 20, 50 nos últimos 90 dias.

  • Planilha tá me dando 6 meses pra conclusão, tendo se passado apenas 8 desde o início. No entanto, se concluir tudo até 31/12 deste ano penso estar muito no lucro.

  • @gandalf muito obrigada!! Entendi agora!!

  • Olá pessoal! Estou começando do Zero e queria uma dica sobre minha busca pela ascendência Sefardita. Tenho na minha ascendência 4 sobrenomes que batem com aqueles da lista na Lei Portuguesa. Porém estou com dificuldades, pois fica difícil ir além de 1889.

    Alguma indicação de especialistas em genealogia? Buscas dos docs no interior de MG, SP e Bahia.

    Valeu.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.